J Special Nurs Care

NEPAE-NESEN: 16 anos dos Grupos de Pesquisa.

Isabel CF da Cruz - coordenadora dos cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos e Métodos Dialíticos e Transplante

Em 20 de julho de 1994, o NEPAE - Núcleo de estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem - e o NESEN- Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra - tiveram sua criação aprovada em Assembléia do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola de Enfermagem/UFF. O NEPAE foi aprovado por unanimidade e o NESEN teve 01 voto contra. Ainda bem. Se nem sempre toda unanimidade é burra, como atestou Nelson Rodrigues, dependendo da situação, a unanimidade pode ser hipócrita. 
Nestes 16 anos aconteceram tantas coisas que, por vezes, tenho a impressão de que se passou um século, tamanha a intensidade das experiências e o número de pessoas e vidas envolvidas em nesta trajetória.
É gratificante olhar para o passado e sentir orgulho das realizações. Mas, quando me volto para o futuro, vejo que há tanto ainda por fazer e por consolidar. Assim, este momento de celebração torna-se também um momento de inspiração e fortalecimento para as demandas em andamento e as que estão por vir.
Estes dezesseis anos não seriam de sucesso se não fosse a força recebida de meus orixás, de meus ancestrais, de minha família, de meus/minhas mestres/as e de meus/minhas colaboradores/as (alunos/as, colegas, companheiros/as de movimentos sociais).  
Gostaria de agradecer, em especial, aos/às autores/as que compartilham sua poesia, sua prosa, seu conhecimento técnico científico em enfermagem com o mundo. Se não fosse por aqueles/as que  escreveram/relataram suas experiências e emoções, eu não seria metade do que sou e os grupos  NEPAE-NESEN não existiriam. 





JSNCARE
Share |