Journal of Specialized Nursing Care

Previna o diabetes. Agora!

Isabel Cruz

Previna o diabetes. Agora!Dia 14 de novembro é o dia mundial do diabetes (tipo 1 [crianças e jovens], tipo 2 [adultos e idosos] e gestacional; sem esquecer obviamente o pré-diabetes que pode ser revertido!).
E o tema mundial é "Act on diabetes. Now." Numa tradução rápida é tipo: "Controle o diabetes. Agora." Mas pode ser também: "Previna o diabetes. Agora".
O que se recomenda é que se faça algo para conter a epidemia (embora seja uma doença não transmissível!) e prevenir ou reduzir o impacto de sua morbidade (amputações, cegueira, etc) e mortalidade (precoce) sobre os pacientes portadores. Temos 92 dias para planejar ao menos 1 atividade e prevenir, quem sabe, a morte de pelo menos 1 pessoa (a cada 8 segundos, morre uma pessoa no mundo em razão do diabetes).
Sugestões de atividades para o Dia Mundial do Diabetes:
1- Iluminação dos monumentos de sua cidade com luz azul neste dia (ou semana). Rio de Janeiro pode iluminar o Cristo de azul!! Mas, você pode iluminar também a sua casa.
2- Eventos saudáveis: caminhada (5Km/1h), corrida, ciclismo, picnic só de verduras, frutas e sucos naturais!
3- Visita ao Museu Virtual de Diabetes
3.1- Posters da campanha de prevenção do diabetes em português para download: http://www.idf.org/materials/campaign-posters/portuguese
4- Agora, se for fazer exames de glicemia nas praças, garanta aqueles com hiperglicemia o devido encaminhamento para o tratamento de saúde e a educação (pode ser até necessário tratamento de urgência!.
4.1- Trabalhe intensamente sobre aqueles que estão pré-diabéticos no sentido de reverter os fatores de risco. Garanta o acesso ao serviço de saúde e devido acompanhamento.
5- Garanta a educação sistematizada sobre diabetes e seu tratamento para o paciente e sua família (inclusive com horários compatíveis para quem estuda e trabalha). "A pessoa portadora de diabetes que mais sabe, é a que melhor consegue enfrentar a doença."
5.1- em setembro, no site Educação em Saúde Online, acontecerá o mini-curso Controle do Diabetes tipo 2, voltado principalmente para o paciente e sua família. Mas também pode ser realizado por profissionais de saúde.
6- Se possível, envolva as escolas e creches da comunidade e autoridades para conseguir para crianças e jovens uma merenda escolar saudável (frutas e legumes), assim como educação física regular e práticas esportivas (Opção por saúde).
6.1- Se possível, envolva as empresas e sindicatos da comunidade e autoridades para conseguir para os trabalhadores/as uma alimentação saudável (frutas e legumes), assim como educação física regular e práticas esportivas (Opção por saúde) no local de trabalho ou em clubes e academias conveniadas.
7- Se possível, envolva o movimento negro, feminista, GLTB, entre outros, nas atividades do Dia Mundial. Diabetes não discrimina! Atinge todos e todas e requer uma resposta coletiva.
8- Com 1 milhão de amputações por ano, faça atividades de educação continuada com a equipe de saúde sobre o exame criterioso dos membros inferiores da pessoa portadora de diabetes. Atualize as enfermeiras e médicos sobre o tratamento de feridas para a pessoa com diabetes com base em evidência científica.
9- Divulgue na comunidade a política de medicamentos da instituição de saúde para a pessoa portadora de diabetes, incluindo os beneficiários do programa em atividades de educação para o autocuidado.
Estas são algumas sugestões, mas você com certeza deve ter outras idéias.
Então compartilhe! E também divulgue suas atividades e resultados.
E não se esqueça de você: previna-se também do diabetes: ande mais, coma menos e melhor. Sorria o triplo.





JSNCARE
Share |