J Special Nurs Care

Segurança do(a) Paciente de Alta Complexidade & Prática de Enfermagem Baseada em Evidência

Isabel CF da Cruz - coordenadora dos cursos de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos e Métodos Dialíticos e Transplante

A segurança do(a) paciente é um dos principais programas da Organização Mundial da Saúde e as pesquisas neste tópico visam a construção de sólido conhecimento científico para a superação dos desafios que comprometem a segurança do cuidado de saúde em geral. 

Uma vez que nosso referencial é o Cuidado Centrado na Pessoa (1), e considerando a natureza do curso de especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) abordam e discutem as evidências científicas de enfermagem disponíveis sobre os danos resultantes de erros para o(a) paciente em estado crítico, bem como sobre as intervenções de enfermagem testadas em pesquisas para a prevenção ou correção dos danos.  

Compartilhamos com a comunidade de prática de enfermagem a literatura, as conclusões e recomendações para maior segurança do(a) paciente por meio da publicação do TCC. Obviamente que a leitura crítica do artigo publicado é que será a principal referência para a melhoria da prestação do cuidado de alta complexidade de forma segura e compassiva. Isto é parte da prática baseada em evidência e da segurança do(a) paciente.

Neste número do Journal of Specialized Nursing Care você poderá, por meio da leitura crítica dos artigos, identificar fatores que influenciam a segurança do(a) paciente de alta complexidade e a qualidade do cuidado de enfermagem intensivista. As revisões de literatura lhe permitirão discernir sobre o papel da prática baseada em evidência na segurança do(a) paciente de alta complexidade e, quem sabe, lhe ajudar a atuar com base em evidência no cuidado do(a) paciente.

Mais uma vez,  o Journal of Specialized Nursing Care cumpre seu papel de veicular os TCCs dos cursos de especialização em enfermagem coordenados pelos NEPAE- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem & NESEN - Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra.

Estamos todos & todas de parabéns!

Referência

Cruz I. Deconstructing institutional racism - continuing education course for health professionals Journal of Specialized Nursing Care [serial on the Internet]. 2013 September 11; [Cited 2016 April 7]; 6(3):[about ## p.]. Available from:http://www.uff.br/jsncare/index.php/jsncare/article/view/2619





JSNCARE
Share |