VIDEOAULA SOBRE HIPERTENSÃO COMO UMA DOENÇA SILENCIOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Taynara Vilela Oliveira, Isabel CF da Cruz

Resumo


RESUMO: Introdução: Faz parte dos papéis da Enfermagem atuar como educadora em saúde, buscando técnicas inovadoras que facilitem ao paciente portador de uma doença crônica exercer o autocuidado, além de uma mudança em seu estilo de vida.  Com isto, a videoaula se apresenta como um meio diferente de chegar ao cliente permitindo a associação da audição à visão, possibilitando uma maior assimilação do conteúdo desenvolvido, além de atingir pacientes em diversas distâncias. Metodologia: O artigo trata de um relato de experiência com base na construção de uma videoaula que ensine ao paciente com hipertensão arterial sistêmica a manter sua PA controlada em 120 x 80mmhg, independentemente de apresentar sintomas que indiquem uma pressão elevada, acima do considerado ideal. Resultado: A elaboração desta videoaula trouxe à tona pontos que merecem ser evidenciados, como a importância do enfermeiro buscar novos métodos de ensino específicos para um público-alvo que sejam capazes de promover uma melhora na qualidade de vida dos pacientes portadores de doenças crônicas.



Palavras-chave


Enfermagem; ensino ao paciente; hipertensão arterial

Texto completo:

HTML

Referências


SANTOS, Z. M. S. A.; Hipertensão Arterial - Um Problema de Saúde Pública. Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza, 24(4): 285-286, out./dez., 2011 2. SOUZA, A. L. L., JARDIM, P.C. B. V. A Enfermagem e o paciente hipertenso em uma abordagem multiprofissional: relato de experiência. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Jan 1994, vol.2, no.1, p.5-17. ISSN 0104-1169


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).