Videoaula sobre alimentação saudável na manutenção do colesterol nos limites saudáveis: um relato de experiência

Isabelle Andrade Silveira, Isabel Cristina Fonseca Cruz

Resumo


O gerenciamento da hipertensão e da hipercolesterolemia nem sempre é uma tarefa fácil, devido à necessidade de adoção de medidas que devem perdurar por toda a vida. A educação em saúde é uma oportunidade de ensino de habilidades de autocuidado que auxiliem no manejo desses problemas. A videoaula é um recurso que pode ser utilizado pelos enfermeiros para o ensino dessas habilidades, sendo uma forma de divulgação do ensino. A construção de uma videoaula é uma proposta da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III (PPE III), do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. O tema da videoaula descrita neste relato é: “Como manter o colesterol dentro dos limites saudáveis através da alimentação”? Este relato tem por objetivo descrever a experiência de construção de uma videoaula sobre ensino de uma habilidade do autocuidado de como manter o colesterol dentro dos limites saudáveis através da alimentação. Descritores: educação em saúde, enfermagem, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia. 


Palavras-chave


educação em saúde, enfermagem, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia.

Texto completo:

HTML

Referências


- Schütz R, et al. Associações entre diferentes fatores de risco para doenças cardiovasculares e hipertensão arterial de pacientes com dislipidemia pertencentes a uma comunidade universitária. RBAC, vol. 40(2): 97-99, 2008.

- Maia ICMP, Nicolato R, Lopes ALS. Aconselhamento nutricional a idosos dislipidêmicos. Rev Med Minas Gerais 2011; 21(3): 253-259.

- Gregori F, et al. Acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes dislipidêmicos de um lar de idosos da cidade de Novo Hamburgo-RS. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2013; 16(1):171-180.

- Souza LM, Wegner W, Gorini MIPC. Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. Rev Latino-am Enfermagem 2007 março-abril; 15(2).

- Reiners AAO, et al. Produção bibliográfica sobre adesão/não-adesão de pessoas ao tratamento de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl.2, pp. 2299-2306. ISSN 1413-8123.

- Ribeiro AG, et al. Hipertensão arterial e orientação domiciliar: o papel estratégico da saúde da família. Rev. Nutr., Campinas, 25(2): 271-282, mar./abr., 2012.

- Sopelete MC, et al. Desenvolvimento e utilização de videoaula enquanto recurso didático na abordagem de biossegurança em laboratório de aulas práticas. 2012. Disponível em . Acesso em 11/12/13.

- IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia - Volume 88, Suplemento I, Abril 2007.

- Franzen E, et al. Adultos e idosos com doenças crônicas: implicações para o cuidado de enfermagem. Rev HCPA 2007; 27(2): 28-31.

- CRUZ I. Demonstração e o ensino clínico em enfermagem - Revisão Sistematizada da Literatura. Online Brazilian Journal of Nursing, Vol 9, No 1 (2010). Disponível em:. Acesso em 11/12/13.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).