Online braz j nurs

EFFECT OF TRISODIUM CITRATE COMPARED WITH THE USE OF SODIUM HEPARIN IN THE BLOOD INFECTION CHAIN. SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW

 EFEITO DO USO DE CITRATO TRISSÓDICO COMPARADO COM O USO DA HEPARINA SÓDICA NA INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA. - REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA

Alessandra Cristina C de Souza – Enfermeira - Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos Métodos Dialíticos e Transplante / Universidade Federal Fluminense (UFF). xandinha.nurse@oi.com.br Profa. Dra. Isabel Cruz. Titular da UFF. isabelcruz@uol.com.br

  

 

ABSTRACT This article attempts to distinguish, by comparing evidence-based nursing, the effectiveness of trisodium citrate and heparin to prevent blood infections caused by the permeability of the double lumen catheter. We selected 12 articles by collecting data on a virtual (BIREME), among other journals recommended by the program. The findings point to heparin as the anticoagulant widely used in Brazil but the selected articles showed no evidence a conclusion, therefore, it is deemed necessary to develop research that present solutions to this issue.

 

Keywords:  catheter double lumen. heparin, trissodium citrate, blood infection. 

 

RESUMO O presente artigo tenta distinguir, através de uma comparação baseada em evidência de enfermagem, qual a eficácia do citrato trissódico e a heparina sódica para impedir as infecções sanguineas provocadas pela permeabilidade do cateter dupla luz. Foram selecionados 12 artigos através de coleta em base de dados virtuais (BIREME), entre outros periódicos recomendados pelo programa.  Os achados apontam a heparina como o anticoagulante mais utilizado no Brasil, mas, os artigos selecionados não evidenciavam uma conclusão, portanto, julga-se necessário desenvolver pesquisas que apresentem soluções para esta questão.   

Palavras-chave: cateter dupla luz. heparina. citrato trissódico. infecção sanguínea

 

INTRODUÇÃO

O paciente renal crônico além de uma variedade de implicações consequentes da insuficiência da função renal, ainda assim, está sujeito a outras complicações relativas ao seu procedimento dialítico. Entre essas adversidades pode-se, elencar a infecção sanguínea. Em meio a os motivos que podem originar esta infecção, aponta-se o cateter dupla luz (CDL).

O acesso venoso através do CDL é temporário, e está sujeito a provocar um grande número de complicações, e dentre elas a infecção sanguínea no local de punção, sendo a manifestação sistêmica, a mais recorrente.

 

SITUAÇÃO PROBLEMA

 

A realidade do paciente renal crônico o envolve em situações complexas. O hábito da terapia dialítica, a rotina de remédios, os aspectos emocionais e sociais, a dor e o sofrimento se degladiam com a sua perspectiva de vida.

Neste sentido, se justifica qualquer pesquisa de cunho científico, que venha discutir e alargar o conhecimento de profissionais e alunos, quando o assunto a ser desvendado é a doença renal crônica e os seus efeitos no paciente.  Portanto, este estudo é relevante também, por relatar como proceder um melhor atendimento a esses enfermos. Acredita-se que as pesquisas às fontes poderão vir a contribuir para uma melhor assistência e uma visão integral, entendendo, também o efeito do uso de citrato trissódico, comparado com o uso da heparina sódica, sobre ocorrência de infecção na corrente sanguinea. Julga-se, ainda, que poderá servir como fonte de informação para a academia, enfermeiros e outros que se interessem por essa temática.

 

DESDOBRAMENTO DA QUESTÃO CLÍNICA FLAMEJANTE

 

 

Descrição

Paciente

Renal Crônico

Intervenção de enfermagem

Manutenção da permeabilidade do cateter dupla luz

Comparação

Uso de citrato trissódico e uso de heparina sódica

O (Resultado)

Prevenir a infecção da corrente sanguinea

 

PERGUNTA PESQUISA     

 

Durante a manutenção da permeabilidade do cateter dupla luz em paciente renal crônico, qual o efeito do uso do citrato trissódico comparado com ouso da heparina sódica sobre a ocorrência de infecção na corrente sanguínea?

 

OBJETIVO

 

Comparar, através de uma Revisão da Literatura, utilizando a estratégia PICO, artigos científicos de enfermagem, a efetividade do citrato trissódico e da heparina sódica nas intervenções infecciosas da corrente sanguínea.

 

 

METODOLOGIA

 

Este estudo tem o intuito de comparar a efetividade do citrato trissódico e da heparina sódica nas complicações relacionas à infecção da corrente sanguínea, resultante de um processo de manutenção e permeabilidade do cateter dupla luz.  Para obtenção dos dados, foi utilizado o processo de pesquisa indireta, em que são consultadas fontes bibliográficas referentes ao assunto em questão, para que essas consubstanciem as análises próprias do autor desta pesquisa.

Pretendeu-se implementar uma pesquisa descritiva com um delineamento bibliográfico e de natureza qualitativa, para o entendimento dos aspectos concretos que levam às ações dos profissionais de enfermagem em relação ao paciente renal crônico.

Para identificação das referências, visando atender ao objeto de estudo, foi efetuado um levantamento de informações através de algumas fontes como periódicos e artigos, que tratam do tema em questão, para melhor aprofundamento e entendimento acerca do estudo.  Para isso, foi realizada uma pesquisa através das seguintes palavra-chaves/Kew-words: cateter dupla luz, heparina, citrato trissódico, infecção sanguínea com combinações dos seguintes descritores extraídos do DeCS da BIREME: prevenção e controle, conhecimento e cuidados de enfermagem. 

Como critérios de exclusão e inclusão apreciou-se: o ano de realização da pesquisa (2005 a 2009), a objetividade e o idioma.  Dos 18 artigos escolhidos na pré-seleção, optou-se por 12 (doze) para desenvolvimento do artigo, sendo oito em língua portuguesa e cinco em língua inglesa. Convém ressaltar que o período de coleta de informações ocorreu de outubro a dezembro de 2009. 

 

Tabela 1 – Publicações localizadas, segundo o tema a eficácia do citrato trissódico e da heparina em ocorrências infecciosas, mencionadas nas bases de dados, Niterói, 2009.

 

 

 

Autores, Data e País

Objetivos das Pesquisas

Tamanho das Amostras

Tipo de Estudo / Instrumentos

Principais Achados

Conclusão

dos Autores

Pacheco GS, Santos I1.

2005

Brasil

Propor a orientação do autocuidado ao cliente na fase pré-diálise, visando sua independência quanto ao atendimento e à compreensão de suas necessidades.

Não cita

Teoria de Orem

Essas ações certamente vão provocar no cliente o desejo de viver, resistir e sobreviver.

Implantação de programas preventivos que visem, além do tratamento, a atenção e educação

Hilário EAP. Reinaldo MAS2

2007

Brasil

Avaliar e discutir a reprodução do discurso médico por paciente portador de IRC

5 entrevistas

Pesquisa qualitativa com realização de estudo de caso

O discurso médico repercutiu na fala do enfermo para legitimar sua história de adoecimento.

Com a suprimissão da carga emocional  é preciso criar um ambiente no qual a subjetividade do paciente possa ser expressa livremente sem mascarar seus reais sentimentos.

Mesiano ERAB3

2007

Brasil

Enfocar a incidência de ICS (infecção na corrente sanguínea), e fatores de riscos associados ao uso de CVC

650 pacientes em UTI no Distrito Federal

Estudo epidemio-lógico analítico

Entre os pacientes com CVC, 64% apresentaram infecção na corrente sanguinea

Pacientes neurológicos e os traqueostomizados foram os mais acometidos

Ribeiro RCHM et al. 4

2008

Brasil

Identificar a taxa de infecção, agente etiológico, complicações infecciosas em permanência de CDL em mesmo período de anos alternados.

80

Pacientes

Pesquisa de Campo

21%  dos pacientes estavam em uso do cateter e três anos mais tarde de 186, 10,7% também estavam.

Houve uma melhora significativa quanto aos índices de infecção na população analisada.

Reis CK, Guirardello EB, Campos CJG5.

2008

Brasil

analisar as diferentes fontes de demanda de atenção vivenciadas por pacientes com IRC

8

pacientes

estudo qualitativo, por meio de

uma entrevista semi-estruturada.

Ausência de perspectiva quanto ao futuro; morte

como possibilidade iminente; perda de autonomia e relação de dependência c/ a

máquina.

Acredita-se que muitas das fontes de demandas sejam semelhantes

para ambos os sexos, mas para afirmar tal questão faz-se necessária

a elaboração de outros estudos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Robichaux, CM et. al. 6

2007

EUA

Explorar a prática do enfermeiro especialista em cuidados intensivos

21 agentes

Abordagem qualitativa foi utilizada com a análise de dados a entrevista narrativa

Apresentar um quadro realista revelou o sentido de incapacidade, resignação e frustração.

Os enfermeiros especialistas demonstraram a capacidade e a vontade de proteger e defender ativamente seus pacientes.

Souza EF, De Martino MMF, Lopes, MHB7

2007

Brasil

Identificar os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes nos clientes renais crônicos

20 pacientes

Coleta de dados por meio de levantamento de dados

Os diagnósticos de enfermagem, encontrados em 50% ou mais dos pacientes renais crônicos, foram: risco para infecção, proteção alterada e conforto alterado.

A utilização da teoria de King permite ao enfermeiro coletar e identificar dados relevantes para a assistência de enfermagem, uma vez que permite uma abordagem holística do paciente.

Landreneau KJ.  Ward-Smith P. 8

2007

Estados Unidos

Explorar o que os pacientes em HD percebem sobre a escolha entre três tipos de terapias de substituição renal.

650 pacientes

Pesquisa qualitativa fenomenológica, exploratória e descritiva.

 

Deve manter-se um tratamento específico e incluir todos os tratamentos de substituição renal a disposição do paciente.

Estudos futuros devem continuar a investigar as percepções de escolha e nenhuma hipótese deve ser feita sobre se os pacientes em HD

Weijmer MC et al9

2005

Estados Unidos

Comparar o citrato trissódico 30% e Heparina

363 pacientes

Multicêntrico, duplo cego randomizado e controlado.

No grupo heparina, 46% dos cateteres foram removidos por causa de qualquer complicação em comparação com 28% no grupo TSC.

O citrato trissódico melhora as taxas de permeabilidade e reduz infecções relacionadas a cateteres.

Queiroz MVO. Dantas MCQ. Ramos IC. Jorge MSB10

2008

Identificar situações de aprendizagens que sirvam de base para a prática de educação em saúde.

06 pacientes

Estudo qualitativo

Os participantes revelaram a necessidade de aprofundamento em temas específicos como a questão social e a sexualidade.

Esta pesquisa evidenciou as necessidades de aprendizagem e apontou instrumentos e estratégias a serem utilizados na proposta de educação em saúde.

Mevill D11

2004

Inglaterra

 

Diagnósticos e intervenções em enfermagem: informações aos clientes sobre seus tratamentos

24

artigos

Bibliográfica / coleta em base de dados

Problemas relacionados aos clientes levantados durante a pesquisa, como a falta de informação sobre seu tratamento.

Implantar o diagnóstico de enfermagem com a meta de esclarecer o cliente em tratamento dialítico.

Bezerra RB.  Cruz ICF12.

2006

Brasil

Buscar na literatura científica a aplicabilidade sobre hemodiálise

17

artigos

Bibliográfica: coleta em bibliotecas

A intervenção de enfermagem em busca de soluções nas limitações provocadas pela IRC e o tratamento são de fundamental importância.

Constatou-se a importância do conhecimento científico adquirido através da pesquisa para a prática de enfermagem

 Fonte: UFF – Especialização Enfermagem em Métodos Dialíticos e Transplante

EFEITO DO USO DE CITRATO TRISSÓDICO COMPARADO COM O USO DA HEPARINA SÓDICA NA INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA. - REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA

 

DISCUSSÃO

 

A Sociedade Brasileira de Nefrologia apresenta a seguinte estatística em relação aos pacientes em programa de diálise no Brasil: Em 1999, 42.695 pessoas eram dialisadas, enquanto, de 2003 a 2004, este número aumentou para 59.153 pacientes. Na realidade, esses são dados do Brasil, mas a doença renal crônica é uma preocupação mundial1.

A experiência do adoecimento é única. Desde o momento da elaboração do significado sobre a patologia até sua exteriorização por diversas influências que podem ser provocadas por diversas formas2. O paciente renal crônico tem a deterioração progressiva e irreversível da função renal, por causa da insuficiência do rim em manter o equilíbrio metabólico e hidroeletrolítico do organismo. Essa patologia pode ser originada por doenças crônicas, tais como: o diabetes melitus (principal causa); hipertensão; glomerulonefrite; pielonefrite; obstrução do trato urinário; distúrbios vasculares; infecções; medicamentos; ou agentes tóxicos (chumbo, cádmio, mercúrio e cromo)1,3.

Esta adversidade remete o paciente renal crônico à necessidade de participar de tratamento dialítico, que é uma técnica de depuração sanguínea. Este procedimento constitui-se em um sistema de circulação extracorpórea, composto por uma linha arterial e uma venosa, um filtro ou capilar de diálise e um cateter de dupla luz inserido em veia calibrosa.  Este circuito deve permanecer sem coágulos de sangue e permeável para atingir um desempenho adequado, resultando em ótimo controle da homeostasia do paciente3.

O processo terapêutico dialítico deve ser de conhecimento do paciente.  Neste sentido, o enfermeiro deve interagir com o cliente e tentar transpor a barreira sobre o conhecimento dos pacientes em relação ao autocuidado. Nessa relação, estão inclusos o diálogo e orientações para ajudá-lo a entender e a obter forças para superar as limitações impostas pela mesma4.

Diversos estudos na área de enfermagem preocupam-se em promulgar, que a educação da equipe de enfermagem pode ser a medida mais importante para a prevenção das infecções advindas do uso dos cateter dupla-luz (CDL).  Porém, o déficit da educação em enfermagem tem grande influência no aumento de pacientes em terapias dialíticas e na progressão da doença renal, prejudicando a qualidade de vida dessas pessoas.1

Isso se deve na maioria das vezes pela falta de comunicação entre o paciente e o enfermeiro. Por ser um tratamento bastante complexo, a diversidade das informações podem interferir na compreensão do paciente, quanto ao seu problema de saúde e ao seu tratamento.  Então, a abordagem a esses pacientes, pelos profissionais de enfermagem, deve ser realizada de maneira a transmitir informações em uma linguagem acessível, principalmente ao se considerar a especificidade da linguagem técnica e o nível de escolaridade do paciente. Portanto, as informações devem ser transmitidas aos poucos e de forma clara, e o enfermeiro deve se certificar do entendimento do paciente, auxiliando-o nesse aspecto5.

Um estudo retrospectivo foi realizado para identificar pacientes que tiveram uma história de bacteremia na permeabilidade e manutenção do CDL. Este estudo não foi conclusivo porque a literatura investigada não apresentou solução antimicrobiana nem relação com as infecções sanguíneas6.

No Centro de Hemodiálise do Hospital de Base de São José do Rio Preto-SP, foi realizado outro estudo retrospectivo com o fito de identificar: a taxa de infecção, agente etiológico, as complicações infecciosas e a permanência do cateter duplo luz em um mesmo período e em anos alternados. Participaram desta amostra todos os pacientes que apresentaram infecção no local da inserção do cateter dupla-luz. O Staphylococcus aureus foi o agente etiológico mais prevalente e o tempo médio de permanência do cateter foi de 43 dias em ambos os períodos do estudo.  O estudo revelou que houve uma melhora significativa quanto aos índices de infecção nessa população4.

Os cateteres dupla luz são indispensáveis no tratamento inicial do paciente renal crônico. Entretanto, são importantes fonte de infecção da corrente sanguínea primária2. O profissional que manipula o cateter de dupla luz precisa ter total domínio dos fatores de risco e prevenção de infecção do cateter e deve introduzir o paciente nesse processo7.

Para que se tenha um diagnóstico mais específico da infecção sanguinea relacionada ao CDL, pode-se adotar o método semiquantitativo de cultura de ponta de cateter, que auxilia na diferenciação da infecção e contaminação3.

Um grande fator de risco para infecção na corrente sanguínea é a duração da cateterização.  Um fato que deve ser destacado, por sua relevância, ocorre quando a inserção do cateter é realizada na situação de emergência.  Esse ato pode desprezar as técnicas de assepsia, além do risco de lesões traumáticas no vaso. Para evitar maiores complicações, o cateter deve ser trocado o mais rápido possível8.

Nas infecções sanguineas, os germes mais persistentes são os Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase, principalmente em pacientes imunocomprometidos e com cateterização prolongada. Um outro alerta nas infecções da corrente sanguínea tem relação com a Candida spp, que tem se mostrado patógeno importante e ascendente, aumentando a sua participação3.

Na tentativa de encontrar achados conclusivos que recomendassem o uso de citrato de sódio ou da heparina sódica como solução medicamentosa para minimizar as infecções na corrente sanguínea, é próprio dizer que não foi constatada nenhuma padronização indicadora dessa administração. Na maioria dos estudos, foi recomendado o uso de povidona-iodo e na ausência desse, a  limpeza com soro fisiológico.  Essa falta de padronização não permitiu avaliar o uso do citrato trissódico e da heparina como uma solução eficaz para a desinfecção da corrente sanguínea.

Já nos Estados Unidos, um estudo multicêntrico, duplo-cego, randomizado, controlado comparou o citrato trissódico 30% com a heparina não fracionada para a prevenção de infecções relacionadas a cateter, trombose e complicações hemorrágicas. O estudo foi inconclusivo por ter sido interrompido prematuramente devido a uma diferença de bacteremia relacionada ao cateter. Contudo, em uma avaliação antecipada observou-se que, no grupo da heparina, 46% dos cateteres tiveram que ser removidos por causa de qualquer complicação em comparação com o citrato trissódico que, em seu grupo apresentou somente 28% de complicações8.

A heparina no Brasil é comumente usada como um anticoagulante.  Neste procedimento, utiliza-se a heparina sódica, na dose de 500 a 1000 unidades por hora, sob a forma de infusão contínua. Se a anticoagulação for insuficiente, a performance e a durabilidade do filtro serão reduzidas9.

A heparina é o anticoagulante com o qual se tem maior experiência clínica.  Quando não fracionada oferece vantagens, como baixo custo, meia vida curta, alta eficiência, fácil reversão com protamina e facilidade de monitorização do nível de anticoagulação9.

Da mesma forma, o citrato normalmente é administrado para a anticoabulação do sangue, não para infecção da corrente sanguínea. Suas funções farmacológica evitam hemorragia, pela infusão simultânea de cloreto de cálcio, via endovenosa, na dose de 10 ml/h, ajustando-se esta infusão para manter o cálcio iônico plasmático normal. O tempo de coagulação ativado é determinado na linha venosa do circuito extracorpóreo, devendo permanecer entre 180 e 240 segundos3,9.

O uso do citrato pode acarretar algumas adversidades, entre elas: hipernatremia, alcalose metabólica, acidose metabólica com ânion GAP aumentado (pela administração de citrato em pacientes com insuficiência hepática severa, ocorrendo acúmulo de citrato face à redução de seu metabolismo) e hipocalcemia (por ajuste inadequado da infusão de gluconato de cálcio)9.

A infecção da corrente sanguínea tem sua importância por ser causa de substancial morbidade. Quando relacionada ao cateter pode ser diagnosticada pela  seguinte sintomatologia: febre, dor, eritema ou calor no sítio vascular envolvido, hemocultura positiva, com microrganismo isolado na ponta do cateter4.

A infecção da corrente sanguínea associada à inserção e manutenção de cateter dupla luz é uma das mais graves complicações, prolongando a internação e aumentando os custos da assistência médica8.

Em estudo que apresenta a frequência de infecção da corrente sanguínea e faz uma relação com o número de lúmen do cateter venoso central utilizado, foi relatado que a quantidade de lúmen é considerada como fator de risco para infecção da corrente sanguínea. A pesquisa observou preferência pela utilização de cateter de dupla luz (78,4%), o qual estatisticamente apresentou maior porcentagem de infecção (85%)3.

Neste caso, se o paciente estiver com o cateter de dupla luz, o enfermeiro deve orientar a equipe quanto à administração de heparina no espaço morto de cada luz do cateter, pois no cateter já vem a medida a ser administrada em cada luz; e antes de iniciar cada diálise deve-se aspirar a heparina e lavar com solução salina e começar o procedimento.  Nunca se deve administrar uma dose maior que o recomendado na luz do cateter temporário10.

As infecções da corrente sanguínea relacionadas a cateteres continuam sendo uma das maiores preocupações em pacientes na terapia dialítica, com alta morbidade e implicações de custo3. Para prevenir o risco de infecção relacionado ao acesso direto à corrente sanguínea, é necessário realizar assepsia nas punções e aspiração do anticoagulante.

Como já relatado acima, a comparação para qual o estudo se propôs evidenciar não pôde ser mensurada. Isto se deve por falta de subsídios científicos que contemplem o uso da heparina e do citrato trissódico, como recurso de prevenção de infecções na corrente sanguinea, provenientes da permeabilidade do CDL.

Assim, para realçar este artigo, o qual não encontrou a comprovação dos efeitos do citrato trissódico e da heparina no combate a infecção sanguinea, vale destacar que, o conhecimento científico adquirido através da pesquisa para a prática de enfermagem é relevante, porque vários aspectos, embora documentados, não estão expostos como literatura científica de enfermagem, principalmente na literatura nacional12.

 

SUGESTÕES PARA A PRÁTICA DE ENFERMAGEM

 

Sobre as intervenções de enfermagem inerentes ao paciente renal crônico, houve a preocupação de apontar a educação e a comunicação como atribuições imprescindíveis do enfermeiro, pois, também, entendemos que a dimensão da educação, enquanto área cooperadora na atuação da enfermagem, é de grande relevância, devendo ser tomada como indispensável na prática profissional.  A carência, de um enfoque educativo-terapêutico, nos serviços de hemodiálise, construído com a participação dos sujeitos deve despertar o desenvolvimento de pesquisas que identifiquem situações de aprendizagens que sirvam para nortear a prática de educação em enfermagem10.   Do mesmo modo, implantar o diagnóstico de enfermagem, com a meta de esclarecer o cliente em tratamento dialítico, propicia a exatidão das prescrições de enfermagem e faz o cliente desenvolver seu autocuidado11.

Para isso, os enfermeiros devem estar capacitados a atender as suas próprias necessidades, funcionando esse fator como requisito principal para a percepção e atendimento às necessidades dos pacientes.  É relevante ressaltar que o real encontro entre a enfermagem e o paciente, fator essencial para a humanização, só irá se efetivar quando os profissionais estiverem preparados e disponíveis para isso8, 10.

Pode-se dizer que a metodologia que sistematiza as práticas de enfermagem é ainda muito limitada.  Ao nível prático, no exercício profissional, o enfermeiro tem-se limitado ao cumprimento de cuidados rotineiros, à execução de ordem médicas, às exigências e determinações da administração hospitalar. Isso sem dúvida, tem tornado a prática de enfermagem numa atividade mecânica, fragmentada, massificada, descontínua e geralmente desatualizada.

 

CONCLUSÃO

 

Este estudo tentou apresentar uma evidência teórica sob a questão que investiga o efeito do uso do citrato trissódico comparado com o uso de heparina sódica durante a manutenção da permeabilidade do cateter dupla luz, em decorrência de uma infecção sanguínea.

Diante disso, tentou-se, entre todos os artigos selecionados, escolher aquele que evidenciasse uma conclusão.  Sem essa certificação para a pergunta da pesquisa, o artigo não pode ser conclusivo.  Vale salientar, que a literatura nacional e internacional que privilegiam a temática dialítica são ínfimas diante deste assunto em específico.

Sobre a melhor intervenção clínica para o combate de infecções na corrente sanguínea, a administração de povidona-iodo e de clorexidina, são recorrentes em protocolos de enfermagem e em algumas investigações científicas.

Foi entendido que a infecção sanguínea é um assunto importante e delicado, pois perpetua-se no rol das complicações dos pacientes renais crônicos sem, contudo, merecer um manual para sua intervenção.  As ações do enfermeiro quando da ocorrência desta mazela,  devem prestigiar a educação e o conhecimento do paciente, de todas as situações que abarcam o tratamento.

Diante dessa incógnita que contestou a resposta da pesquisa, sugere-se o desenvolvimento de ações, que resultem na padronização de rotinas para a inserção e retirada do CDL, além de orientação quanto à manutenção da permeabilidade, na tentativa de se promover medidas de controle e prevenção das infecções sanguíneas.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

1.         Pacheco GS. Santos I. Cuidar de cliente em tratamento conservador para doença renal crônica: apropriação da Teoria de Orem. Rev Enferm UERJ. 2005, vol. 23 no. 2.

2.         Hilário EAP, Reinaldo MAS. A apropriação e a reprodução do discursomédico por paciente com insuficiência renal crônica. Rev. Enferm. UERJ 2007; 15(4): 544-546, out-nov.

3.         Mesiano ERAB. Infecções da corrente sanguinea em pacientes em uso de cateter venoso central em unidades de terapia intensiva.  Rev. Lat. Am. Enfermagem. 2007, Vol. 15 no. 3.

4.         Ribeiro RCHM et al. Survey about infection at the site of a doublé-lumen catheter insertion. Acta Paul. Enferm. 2008; V. 21, no. spe. São Paulo.

5.         Reis CK. Guirardello EB. Campos CJG. O indivíduo renal crônico e as demandas de atenção. Rev Bras Enferm, 2008 61(3): 336-41; Brasília; maio-jun.

6.         Robichaux CM. et. al. Practice of expert critical care nurses in situations of prognostic conflict at the end of life. American Journal of Critical Care 2006; 15: 480-491

7.         Souza EF. Martino MF de. Lopes MHBM. Diagnósticos de enfermagem em pacientes com tratamento hemodialítico utilizando o modelo teórico de Imagine King. Rev. Esc. de Enfermagem USP 2007; vol. 41 no. 4, São Paulo: Dezembro.

8.         Landreneau KJ. Ward-Smith P. Perceptions of adult patients on hemodialysis concerning choice among renal replacement therapies. Nephrology Nursing Journal 2007; 34(5), 513-525.

9.         Weijmer MC. et al. Randomized, clinical trial comparison of trisodium citrate 30% and heparin as catheter-locking solution in HD patients. Nephrol Nursing Journal 2005; 16: 2769–2777.

10.       Queiroz MVO. Dantas MCQ. Ramos IC. Jorge MSB. Tecnologia do cuidado ao paciente renal crônico: enfoque educativo-terapêutico a partir das necessidades dos sujeitos. Texto e contexto enfermagem 2008; 17(1): 55-63, jan-mar.

11.       Mevill D. Nurses in Role: diagnostic and intervention nephrology. Nephrology Nursing Journal 2004 July/Aug; 31(4): 559-62.

12.       Bezerra RB, Cruz ICF.  Produção científica de enfermagem sobre hemodiálise: implicações para a (o) enfermeira (o) de métodos dialíticos. Online Braz J Nurs 2003. Disponível em: www.uff.br/nepae/objnursing.htm. Acesso em 11 dez 2009.

 





JSNCARE
Share |