Proposta de Plano Estratégico para um Hospital Universitário[1]
Isabel CF da Cruz[2]
Introdução
Este estudo é uma continuidade do anterior sobre a análise de competição. Assim, aqui proponho um plano estratégico para o hospital universitário.
O hospital público universitário igual ao hospital particular faz não só parte da rede do Sistema Único de Saúde como também em termos de gestão está sujeito às questões de mercado. No que se refere ao planejamento estratégico, ele é imprescindível para compor o plano plurianual dos Ministérios da Educação e da Saúde.
Uma vez reconhecido que a gestão pública deve ser feita com base no planejamento estratégico, o monitoramento do desempenho de sua missão institucional do hospital universitário(o cuidado de alta complexidade, o ensino e a pesquisa), assim como de seus resultados é uma atividade a ser realizada tanto pela própria instituição como igualmente pelas instituições de controladoria. O monitoramento não é só do resultado (fiscal) e inclui também os processos (pró-ativo) da instituição.
Questão do estudo
No Sistema Único de Saúde (SUS), os recursos são pactuados a partir de planos estratégicos. Sendo o Hospital Universitário (HU) integrante da rede do SUS há que se atender à determinação da legislação vigente e apresentar o seu planejamento estratégico. A finalidade é propiciar a implementação de um modelo de gestão que possibilite o atendimento de alta complexidade, mas também humanizado e, principalmente, seguro para o paciente. Conforme sua posição na rede de saúde, o HU deve garantir uma capacidade de atendimento à demanda referenciada pelo SUS, com eficiência e eficácia no serviço. Pela sua natureza de HU, o modelo de gestão deve promover igualmente o ensino e a pesquisa clínica.
Referencial teórico
Segundo Corrêa (2007), o planejamento estratégico a partir da visão e da missão do Estado contempla os quatro setores de atuação do Estado: o núcleo estratégico; as atividades exclusivas; os serviços não-exclusivos; e a produção de bens e serviços para o mercado.
Por sua vez, o contrato de gestão apresentou-se como o instrumento de ligação entre o núcleo estratégico, responsável pela formulação e avaliação de políticas de Estado e os setores de execução das políticas públicas.
O contrato de gestão deve conter a estipulação das metas a serem atingidas e os respectivos prazos de execução, bem como previsão expressa dos critérios objetivos de avaliação de desempenho a serem utilizados, mediante indicadores de qualidade e produtividade, a estipulação dos limites e critérios para despesa com remuneração. Quando se celebra o contrato de gestão e são atendidos os demais requisitos previstos em regulamento, as agências executivas e as organizações sociais obtêm maiores flexibilidade e autonomia gerencial, vantagens que dependem do fiel cumprimento das metas e resultados estipulados nos contratos.
Para poder firmar o contrato de gestão, é necessário antes imprimir uma nova forma de gerenciamento do HU. Cabe ressaltar que, segundo GELBCKE et al (2006), o Ministério da Saúde preconiza o fortalecimento da gestão democrática e assim para o alcance deste objetivo é necessário a realização do planejamento estratégico participativo.
Em síntese, o planejamento estratégico é um instrumento técnico–político que permite definir missão, valores e objetivos da instituição, como um marco inicial do processo de mudança organizacional.
Questão do estudo
Que elementos o plano estratégico deve contemplar de modo a proporcionar ao HU o cumprimento de sua missão e a realização de contratos de gestão favoráveis à sua autonomia financeira?
Processo de obter dados
Com as palavras chave “planejamento estratégico” e “hospital universitário” foi realizada busca bibliográfica nas seguintes bases de dados: Scielo, LILACS e Google
Estratégias para mudanças
O Caso do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP)/Universidade Federal Fluminense (UFF)
Missão do Hospital Universitário Antônio Pedro
O Hospital Universitário Antonio Pedro tem por missão gerar, transformar e difundir o conhecimento, prestando serviços de saúde com excelência, de forma complexa, crítica e hierarquizada. Seu objetivo institucional é ser reconhecido como um centro de excelência, por sua capacidade técnica, seu valor humano e sua gestão administrativa transparente; assim como formar profissionais de valor, capacitando e treinando seu pessoal técnico e gerindo recursos de forma eficiente e eficaz e desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão dentro dos conceitos da Universidade Federal Fluminense (UFF) (http://rede.huap.uff.br/huap/node/14).
Atualmente, o HUAP (2011) é a maior e mais complexa unidade de saúde da Grande Niterói e, portanto, considerado na hierarquia do SUS como hospital de nível terciário e quartenário, isto é, unidade de saúde de alta complexidade de atendimento.
O HUAP atende a população da Zona Metropolitana II que engloba, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Sua área de abrangência atinge uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes e, pela proximidade com a cidade do Rio de Janeiro, atende também parte da população desse município.
Diretrizes para o planejamento estratégico
Cabe observar que o decreto federal 7082/2007 instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais- REHUF, que dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais entre as áreas da educação e da saúde e disciplina o regime da pactuação global com esses hospitais.
O REHUF apontou as seguintes diretrizes aos hospitais universitários federais:
I - instituição de mecanismos adequados de financiamento, igualmente compartilhados entre as áreas da educação e da saúde, progressivamente, até 2012;
II - melhoria dos processos de gestão;
III - adequação da estrutura física;
IV - recuperação e modernização do parque tecnológico;
V - reestruturação do quadro de recursos humanos dos hospitais universitários federais; e
VI - aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão, bem como à assistência à saúde, com base em avaliação permanente e incorporação de novas tecnologias em saúde.
Para atender esta demanda, o HUAP elaborou conforme as diretrizes, os seguintes objetivos estratégicos:
I - Melhoria dos processos de gestão
1 -Instituir melhoria nos processos de trabalho para gerir com qualidade, segurança e de forma humanizada, a atenção prestada à clientela interna e externa;
2 -Implantar o novo Sistema informatizado de Gestão Hospitalar de Acordo com as Normas de Acreditação Hospitalar
3 –Planejar a Logística de Suprimentos
4 -Gerenciamento da aquisição, controle e dispensação de materiais médico-hospitalar para todas as Unidades
5 -Sistema de Controle de Acesso para servidores, estudantes, visitantes e usuários, em todas as entradas do HUAP
6 -Criação da Central de Marcação de Exames e procedimentos
7 -Implantar um novo modelo de Gestão Administrativa
8 -Revisão da Estrutura Organizacional do HUAP
9 -Adequação da estrutura organizacional e ampliação dos cargos gerenciais de acordo com a proposta de expansão elaborada pela gestão
10 -Certificar o HUAP no Modelo de AcreditaçãoHospitalar da Organização Nacional de Acreditação(ONA)
II – Adequação da estrutura física
1 .0 -Ampliação no atendimento de pacientes de Alta Complexidade
1 .1 -Implantação da Unidade de Transplante Renal e da CIDHOT
1.2 -Adequação de espaço para implantação de uma Unidade
Cardiológica englobando o Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, a
Unidade Coronariana e a enfermaria de Cardiologia
1.3 -Implantação da Unidade Clínica e Cirúrgica do Tórax
1.4 -Implantação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
1.5 -Adequação de espaço para implantação de Unidade de
transplante autólogo
2.0 -Reformar, adequar e ampliar os espaços existentes em
conformidade com às normas da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária -ANVISA e às disposições específicas do Ministério da
Saúde
2.1 -Ampliação e adequação do espaço dos ambulatórios
2.2 -Reforma e adequação da Rouparia
2.3 -Reforma e adequação do Posto de Coleta sanguínea
2.4 -Adequação das instalações para coleta e armazenamento de
resíduos hospitalares
3 -Reforma predial e adequação de todas as instalações no
espaço do Almoxarifado.
4 -Sinalização Interna (Visual, Sonora e em Braille)
5 -Adequação dos acessos de entrada e circulação no HUAP
6 -Manutenção predial corretiva e preventiva de todas as áreas construídas do HUAP
6. 1 -Reforma completa de todas as coberturas (telhados) dos
prédios do HUAP
6.2 -Sub-estações geradoras de energia e da rede elétrica
6.3 -Reforma de toda rede Hidráulica
6.4 -Reforma e expansão da rede de abastecimento de gases
medicinais
III - Recuperação e modernização do parque tecnológico
1 -Reequipar o Centro Cirúrgico, visando atender melhor as
cirurgias de alta complexidade
2 -Equipar a unidade de transplante renal
3 –Equipar a UTI Infantil
4 –Modernização da Radiologia
5 -Composição da Central de Respiradores
IV -Aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão)
1 -Ampliação da Unidade de Pesquisa Clínica
2 -Criação de um Banco de Dados
3 -Implantar processos de melhoria de gestão de pessoas com
instituição de capacitação e qualificação permanente
4 -Criação de um Centro de estudos e de capacitação profissional
Por alguma razão não explicada o HUAP decidiu ignorar a diretriz:
I - instituição de mecanismos adequados de financiamento, igualmente compartilhados entre as áreas da educação e da saúde, progressivamente, até 2012;
Assim sendo, não estabeleceu para esta diretriz nenhum objetivo estratégico. Isto futuramente pode comprometer sua capacidade de firmar contratos de gestão com as esferas públicas de administração.
Ainda conforme sugestão do MEC, os HUs devem estabelecer os seguintes indicadores para seus objetivos estratégicos:
a) Indicadores de Gestão
- Taxa de ocupação
- Média de permanência
- Número de funcionários / leito
b) Indicadores de Ensino e Pesquisa
- Número de alunos / docente
- Número de docentes / residente
- Número de pesquisas aprovadas (CEP) / Total de docentes
- Número de internações / aluno
- Número de internações / residente
Iniciativas
No site do HUAP não nenhuma referência a iniciativas. Mas, tendo em vista que todos os HUs estão se organizando de modo a poderem firmar seus contratos de gestão, considero que o HUAP deveria propor as seguintes iniciativas:
1. Ministário da Educação – dentro do programa REHUF apresentar e protocolar a lista de obras necessárias ao HUAP, observando o cumprimento dos prazos e a apresentação de projetos com plantas e orçamentos.
2. Ministério da Saúde – apresentar e protocolar a lista de contendo relação de equipamentos necessários aos Serviços do HUAP, juntamente com os projetos a serem encaminhados para o Fundo Nacional de Saúde.
3. Acreditação do HUAP – deve ser iniciado, imediatamente, o processo de acreditação com o Consórcio Brasileiro de Acreditação, representante exclusivo do Joint Commisson International, de modo que se criem condições sólidas de trabalho e de controle de qualidade. Apresentar projeto para obtenção de recursos provenientes de fundos dos hospitais de excelência que investem neste tipo de iniciativa, com autorização do Ministério da Saúde.
5. Secretaria Estadual de Saúde – RJ: inserção do HUAP nos convênios guarda-chuvas da Secretaria com a UFF, participação nas UPAs, e recursos para obras, equipamentos e renovação e extensão do apoio para exames de laboratório e aquisição de insumos básicos
6. Secretaria Municipal de Saúde -Niterói: estabelecimento de contrato de metas e de manutenção dos recursos SUS.
Metas
Objetivo |
Indicador |
Meta |
Instituir melhoria nos processos de trabalho para gerir com qualidade, segurança e de forma humanizada, a atenção prestada à clientela interna e externa; |
- Taxa de ocupação |
>= 89,6 |
- Média de permanência |
=< 8,6 dias |
|
- Número de funcionários / leito |
1/1 |
|
- Taxa de reinternação 7 dias |
=<4,5 (ver fórmula) |
|
- Mortalidade cirúrgica |
=<3,03 (ver fórmula) |
|
- Infecção relacionada a CVC |
=<3,5 (ver fórmula) |
|
- Infecção urinária relacionada a procedimentos invasivos urinários |
=<7,8 (ver fórmula) |
|
- satisfação dos pacientes internados (ótimo) |
>= 85% |
|
- satisfação dos pacientes ambulatórios (ótimo+ bom) |
>= 85% |
|
Implantar o novo Sistema informatizado de Gestão Hospitalar de Acordo com as Normas de Acreditação Hospitalar |
- registros de gestão |
>= 80% |
Planejar a Logística de Suprimentos |
Comprometimento do faturamento com consumo |
<= 64% |
Gerenciamento da aquisição, controle e dispensação de materiais médico-hospitalar para todas as Unidades |
Índice de renovação do permanente |
>=1 |
Criação da Central de Marcação de Exames e procedimentos |
- Taxa de ocupação - Média de permanência - Número de funcionários / leito |
>= 89,60 ≤ 8,68 dias |
Certificar o HUAP no Modelo de AcreditaçãoHospitalar da Organização Nacional de Acreditação(ONA) |
Satisfação dos usuários de pesquisa com a infra-estrutura Artigos publicados em periódicos científicos indexados |
>= 85%
>= 250
|
Plano de Ação para eficiência dos processos de gestão
Ação |
Resultado esperado |
Instituir melhoria nos processos de trabalho para gerir com qualidade, segurança e de forma humanizada, a atenção prestada à clientela interna e externa; |
Contribuir para redução da média de permanência Aumentar o atendimento de exames de ecografia, exames de tomografia computadorizada, exames de Raios X e exames de mamografia por mês. Agilizar o atendimento de interconsultas e aumentar a produção de cirurgias. Aumentar a taxa de ocupação de sala cirúrgica. |
Implantar a tecnologia de gestão informatizada (AGHU) |
Adequar o sistema informatizado AGHU para permitir registros de gestão. |
Em síntese, a força do HUAP é a prestação do cuidado de alta complexidade, a realização de pesquisa e a formação de recursos humanos em saúde. Todavia, isto não o diferencia de outros HU porque esta é a missão de qualquer HU.
O plano estratégico propiciará a implantação do novo modelo e a firmação de contratos de gestão favoráveis ao HUAP. Com o investimento na acreditação a instituição terá uma oportunidade única de revisar todo seu modelo gerencial e de prestação de assistência.
Próximos passos
O Hospital Universitário enquanto instituição de ensino, pesquisa e prestação de cuidados especializados e complexos precisa ainda aprofundar esta proposta de plano estratégico. É preciso considerar no seu planejamento metas de segurança do paciente para poder avançar na qualidade hospitalar.
Bibliografia
CORREA, Izabela Moreira. Planejamento estratégico e gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, jun. 2007 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122007000300006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 jul. 2011. doi: 10.1590/S0034-76122007000300006.
GELBCKE, Francine et al . Planejamento estratégico participativo: um espaço para a conquista da cidadania profissional. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 15, n. 3, set. 2006 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000300018&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 12 jul. 2011. doi: 10.1590/S0104-07072006000300018.
HCUEC. Planejamento estratégico. Campinas, SP. Maio, 2003. Disponível em http://www.hc.unicamp.br/ouvidoria/01_planejamento2003.pdf
HUAP [homepage na Internet]. Niterói: Hospital Universitário Antonio Pedro Disponível em http://rede.huap.uff.br/huap/node/14
SANTOS, JAN dos Gestão de organizações sustentáveis. Notas de aula, LATEC-UFF, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/HULW. Plano de reestruturação do HU Lauro Wanderley. João Pessoa, OB. 2010. Disponível em http://www.agencia.ufpb.br/hu_plano_reestrut.pdf
HUAP-REHUF. Plano de reestruturação do HUAP. Niterói, 2010. Disponível em http://www.huap.uff.br/intranet/Arquivos/27-139-rehufhuap.pdf
[1] Trabalho da disciplina Gestão de Organizações Sustentáveis
[2] Aluna do MBA – Desenvolvimento Gerencial Avançado Gestão de Serviços de Saúde Hospitalar. Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente (LATEC), Universidade Federal Fluminense.
JSNCARE