J Special Nurs Care

A UTILIZAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM: A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA.[1]

[1] Apresentado em mesa-redonda no I Simpósio Internacional sobre Diagnósticos de Enfermagem, USP - SP, 1995.

 Isabel Cristina Fonseca da Cruz

 

Resumo. Neste estudo relacionamos uma bibliografia classificada segundo as atividades da prática de  enfermagem, destacando do diagnóstico de enfermagem.  Foi utilizado como fonte de dados o Catálogo de Dissertações do Mestrado em Enfermagem em Saúde Publica da Universidade Federal da Paraíba-João Pessoa. Concluiu-se que o conhecimento de  enfermagem existente pode ser reorganizado a partir de uma estrutura própria da profissão. Pretendeu-se  com  este  estudo  contribuir  para  a validação da Classificação Internacional da Prática de  Enfermagem em Atenção Primária em Saúde.

Unitermos: Atenção Primária em Saúde. Diagnósticos de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem

Introdução

            Inicialmente gostaria de agradecer a Comissão Organizadora do I Simpósio Internacional sobre Diagnósticos de Enfermagem o convite para participar desta mesa-redonda, desenvolvendo o tema referente às pesquisas na área.

            A utilização de diagnósticos na pesquisa em enfermagem não é um tema simples de ser abordado em um congresso internacional visto que os estudos sobre diagnóstico não acontecem de uma forma homogênea pelo mundo afora. Há países que estão num estágio bem avançado quanto a sua utilização e há outros mais que ainda nem atentaram para a questão. Além do que não podemos nos esquecer que existem vários modelos ou terminologias para diagnósticos de enfermagem.

            Em razão dessa diversidade ou multiplicidade de termos e conceitos, optei por abordar a utilização dos diagnósticos de enfermagem conforme a proposta da NANDA - North American Nursing Diagnosis Association. Isto porque é o modelo que utilizo há anos e, portanto, com ele tenho alguma intimidade. Decidi também não fazer nenhuma análise comparada do Brasil com qualquer outro país. Nào pensem, por favor, que uma comparação seria desleal, ao contrário, o Brasil nos estudos sobre classificação de diagnósticos e demais atividades de enfermagem ocupa uma posição privilegiada.

            Ao olhar para o próprio umbigo para refletir sobre a utilização dos diagnósticos de enfermagem nas pesquisas considerei, num primeiro momento, que pouco teria para apresentar neste Simpósio. Afinal, no Brasil o número de sócios do Clube de Diagnósticos de Enfermagem deve ter o mesmo número de associados da Sociedade de Esperanto. Contudo se eu entendo que diagnóstico é mais que um termo ou expressão, que além de descrever os fenômenos que os clientes de enfermagem vivem constitui uma atividade profissional, então o diagnóstico já é tema das pesquisas de enfermagem ainda que não esteja explicitado ou que não esteja de acordo com o medelo que eu particularmente adoto.

            Com base nessas considerações iniciais decidi apresentar nesete Simpósio as pesquisas de enfermagem existentes que se relacionam aos diagnósticos de enfermagem decritos na Taxonomia I da NANDA. Avancei um pouco ao tentar classificar essas pesquisas quanto as demais atividades de enfermagem relacionadas a prescrição e avaliação do resultado, até porque o meu momento profissional não entende mais o diagnóstico isolado de suas prescrições e resultados.

            Este  estudo  deve  ser   compreendido   como   uma   relação selecionada  de  publicações  que  podem  ajudar  a   validar   as atividades de enfermagem, isto e, os diagnósticos, as  prescrições e os resultados da assistência. Com este trabalho entendemos que a enfermagem passa neste momento por duas situações concomitantes: a construção e a reconstrução/reorganizarão do seu conhecimento.

            Realizamos a seleção exclusivamente em publicações nacionais, visando  não     a   validação   nacional/internacional   destas atividades, como também  proporcionar  aos  interessados  no  tema referências bibliográficas de apoio.

            A seleção dos trabalhos foi realizada com base no Catálogo de Dissertações do  Mestrado  em  Saúde  Publica  da  Coordenação  do Mestrado em Enfermagem da  Universidade  Federal  da  Paraíba-João Pessoa (1979-1991). Dois motivos são apontados aqui para justificar a escolha deste catálogo.

            O primeiro motivo é uma singela homenagem que faço a um grupo pioneiro no Brasil quanto aos estudos sobre diagnósticos de enfermagem. O Grupo de Interesse em Diagnósticos de Enfermagem - GIDE-PB - liderado pelas professoras Maria Miriam Nóbrega, Vera Pérez e Telma Garcia entre outras companheiras é o grande disseminador do tema por meio de livros, cursos, palestras e outras atividades. O GIDE-PB merece um lugar de destaque na história da enfermagem brasileira.

            O segundo motivo deve-se  ao crescente interesse em validar conceitualmente  as  atividades  de enfermagem relacionadas  a  Atenção  Primária  em  Saúde  e  neste catálogo encontramos as dissertações defendidas em um mestrado  em Saúde Publica, especificamente.

            Cabe ressaltar que os trabalhos relacionados neste estudo não tinham como referencial a Taxonomia I da NANDA e as atividades de enfermagem que constituem paradigma para nossa análise. Entretanto,  entendemos  que    nestas publicações um conhecimento de enfermagem  sobre  diagnóstico, prescrição e resultado,  porém  este conhecimento obedece muito provavelmente  a  uma  outra  forma  de estruturação. Assim, neste estudo, temos por propósito demostrar que não há necessidade de desconstruir a enfermagem para construir uma outra baseada nos diagnósticos da NANDA uma vez que a produção de conhecimento existente precisa apenas ser (re) ordenada,  segundo  um  referencial próprio da profissão.

            Quanto  aos  diagnósticos,  as  citações  foram   organizadas segundo os Padrões de Respostas Humanas e não para um  diagnóstico específico, uma vez que só podia utilizar na análise os títulos  e  resumos das dissertações.  Cabe  observar ainda que a mesma citação pode atender a um ou mais padrões.

            No que se refere às prescrições, buscamos organizar as citações segundo os domínios propostos para a Nursing Interventions Classification (NIC) Taxonomy (McCLOSKEY, BULECHEK, 1993). Em relação aos resultados, baseamo-nos nas categorias  apresentadas por LANG; MAREK (1990).

            Assim, a compilação desta listagem representa um  esforço  de (re) organização do nosso conhecimento, mas não garante a inclusão de todos os trabalhos.

Desenvolvimento

Os diagnósticos de enfermagem

            Nossa linha de pesquisa segue como conceito de diagnóstico de enfermagem aquele proposto pela NANDA, segundo a qual o diagnóstico é um  julgamento clínico sobre as respostas do cliente, família ou  comunidade  aos processos vitais ou problemas de saúde atuais  ou  potenciais,  os quais  fornecem  a  base  para  a  seleção  das   prescrições   de enfermagem, para atingir resultados pelos  quais  a  enfermeira  e responsável (CRUZ, 1993).

            A taxonomia de diagnósticos de enfermagem está dividida em nove Padrões de Respostas Humanas nos quais estão classificados os diagnósticos de enfermagem. Estes padrões servem em nosso estudo como categorias para classificar os resumos de dissertações.

            O Padrão de Resposta Humana Trocar envolve os sistemas de controle do corpo num  processo de  permuta  com  o  meio  físico,  onde  ocorre  a  captação,   a transformação e a eliminação de elementos (CRUZ; CRUZ, 1991)  

GRILO, M. do S.  Ações integradas de Enfermagem e Nutrição: acompanhamento  da  desnutrição  energética-proteica  e  das carências de ferro e vitamina A, no vale do Pianco-PB. João Pessoa,  1985.   Dissertação   (Mestrado) -  Escola  de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

RODRIGUES,  H.G.C.  Estudo da situação sócio-econômica e nutricional de famílias camponesas assentadas numa área desapropriada. São Sebastiao de Lagoa de Roja - PB. João Pessoa, 1989. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

SILVA, S.M.M.  Ações integradas  de  Enfermagem  e  Nutrição: acompanhamento da  desnutrição  energética-protéica  e  das carências de ferro e vitamina A, em  crianças  menores  de seis  anos,  no  vale  do  Pianco-PB.  João  Pessoa, 1985. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.  

            Todos os três trabalhos tratam de alteração na nutrição. Cabe observar  que  os  mesmos  especificam  a  clientela-alvo  o   que futuramente pode subsidiar a definição operacional da clientela da enfermeira. GRILO (1985), por  exemplo,  estudou  uma  comunidade; enquanto SILVA (1985), agregados, ou seja, indivíduos com um mesmo perfil  de  saude/doença.  No   trabalho   de   RODRIGUES   (1989) encontramos uma rara referência ao cliente-família.

            Dentro deste Padrão de Resposta  Humana,  podemos  considerar que os estudos de  GRILO  (1985)  e  SILVA  (1985)  fundamentam  o diagnóstico nutrição alterada: ingestão menor que as  necessidades corporais (NOBREGA et al,  1992)  para  indivíduos  em  diferentes fases de desenvolvimento (crianças, gestantes,  nutrizes)  e  para comunidade. No âmbito deste estudo, não foi possível, com base  no resumo publicado, inferir  quais  diagnósticos  a  dissertação  de RODRIGUES (1989) poderia validar.

            O Padrão de Resposta Humana Comunicar  refere-se  a  resposta  que  envolve  o  envio  de mensagens verbais e não-verbais (CRUZ; CRUZ, 1991)

            Neste estudo não identificamos nenhum resumo  de  dissertação que pudesse ser relacionado a este Padrão ou a  um  diagnóstico  a ele pertencente. Este fato  não  exclui  a  possibilidade  de  ter trabalhos relacionados, mediante a leitura  da  obra  completa  ou pela adoção de um conceito mais abrangente de comunicação.

            A comunicação é um fenômeno amplo  o  bastante  para  permear todas  as  situações  de  nossas  vidas.  Entretanto  nem  sempre constitui  variável  de  pesquisa  que  possa  ser  aferido  pelos instrumentos aplicados. Sugerimos, diante da  escassez  de  estudos neste   Padrão,   que   pesquisas   futuras   considerem   a   sua validação/invalidação.

            O Padrão de Resposta Humana Relacionar envolve a capacidade de estabelecer  vínculos  com seus semelhantes (CRUZ; CRUZ, 1991)  

FALCÃO, M.J.A.  Equipe de saúde  e  necessidades  familiares. Estudo das  necessidades sentidas pela família e pela equipe de saúde de uma unidade  sanitária em João  Pessoa  -  PB  Brasil, 1981. João Pessoa, 1983. Dissertação  (Mestrado)  -  Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.  

            Para o Padrão Relacionar  identificamos  apenas  um  trabalho que estuda a relação clientela-enfermeira. Cabe  observar  que  no estudo relacionado o cliente da enfermagem e a família. Assim como estudos futuros deverão contribuir para o delineamento dos Padrões e dos diagnósticos, outros deverão ajudar na definição do  cliente da enfermeira, ou  seja,  quem  e  esse  indivíduo,  quem  e  essa família, quem e essa comunidade que  nos  compete  diagnosticar  e tratar?

            O Padrão de Resposta Humana Valorizar envolve o  julgamento  sobre  o  significado  ou  a importância das coisas,  ou  seja,  daquilo  que  existe  ou  pode existir (CRUZ; CRUZ, 1991)

            Não foi possível relacionar, no âmbito deste estudo,  nenhuma dissertação que pudesse estar incluída no Padrão  Valorizar.  Para este Padrão há um único diagnóstico que e o  distresse  espiritual (NOBREGA et al, 1992) e entendemos que sua  manifestação  acontece em momentos muito específicos da vida,  resultando  numa  concreta dificuldade para sua validação por estudos aleatórios.

            O Padrão de Resposta Humana Escolher caracteriza a seleção de alternativas  (CRUZ;  CRUZ, 1991)

            Para este Padrão também não houve trabalhos  relacionados.  O Padrão  Escolher  engloba  os  diagnósticos  que  representam   um processo de decisão por parte da clientela. No nosso entendimento, com o ré-direcionamento da responsabilidade pelo  cuidado  para  o cliente e sua família, este Padrão torna-se uma profícua área para pesquisas futuras.

            O Padrão de Resposta Humana Mover envolve a  capacidade  de  executar  ações  voluntárias (CRUZ; CRUZ, 1991)  

SILVA, M. do S. S. e   Aleitamento  materno,  cuidado  com  o neonato e autocuidado  no  pós-parto.  João  Pessoa,  1984. Dissertação (Mestrado) -  Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.  

            Para este  Padrão  identificamos  um  único  trabalho.  Neste Padrão há diagnósticos  relacionados  a  atividade,  ao  sono,  ao repouso, ao lazer, a manutenção da saúde, entre outros.  No  nosso entendimento, constitui uma das áreas por excelência para as ações de Atenção Primária em Saúde e, consequentemente, para atuação  da enfermeira.

            O Padrão de Resposta Humana Percepção envolve a captação  de  informações  por  meio  dos órgãos dos sentidos  e a interpretação ou formação de  idéias  com base apenas nestas informações (CRUZ; CRUZ, 1991)  

FERREIRA,  A.O.S.   Pacientes   esquistossomóticos   e   suas necessidades  sentidas na  família.  João  Pessoa,   1982. Dissertação (Mestrado) - Escola de  Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

LOBATO, C.S.  O conhecimento do hanseniano sobre a hanseníase  e a  contribuição social do enfermeiro. João  Pessoa,  1989.  Dissertação (Mestrado)  - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

SILVA, H.M. de L. e  O estudo  do  aleitamento  a  partir  do olhar da mulher. A (des)  mistificação  da  mãe  biológica.  João Pessoa,  1990.  Dissertação  (Mestrado)  -  Escola  de  Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

SOUZA, M.D. de O  ajustamento  da  mulher  mastectomizada  na sociedade, quanto aos  problemas  físicos,  psicológicos  e sociais. Uma dimensão dos aspectos educativos. João Pessoa, 1985.  Dissertação  (Mestrado)  -  Escola  de   Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.  

            Relacionamos para este Padrão quatro dissertações que  buscam a forma como a clientela capta determinado  acontecimento  e  como esta captação influi no  engajamento  do  cliente  em  relação  ao cuidado ou atividade.

            O Padrão de Resposta Humana Conhecer refere-se  a  compreensão  racional  do  significado preciso de uma informação (CRUZ; CRUZ, 1991)  

BATISTA, A.L.  Conhecimento  e  prática  sobre  planejamento familiar.  João  Pessoa,  1984.  Dissertação  (Mestrado)  - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

LEMOS, M.J. de A.  Conhecimentos, opiniões, comportamentos  e  dificuldades de pacientes epiléticos e seus familiares.  João Pessoa,  1982.  Dissertação (Mestrado)  -  Escola  de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

LIMA, M.S.V. de  Conhecimentos e opiniões dos  estudantes  de  2º grau da cidade de Joao  Pessoa  sobre  as  doenças sexualmente transmissíveis. João Pessoa, 1990. Dissertação  (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal  da Paraiba.

LINS, Z.M.B.  Sarampo e vacinação contra  o  sarampo.  Estudo  sobre as condições de vacinação e o conhecimento  dos  pais  de crianças acometidas pela doença internadas no  H.U.-UFPB (1980/81). João  Pessoa,  1982.  Dissertação  (Mestrado)  -  Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

OLIVEIRA,  M.F.  de   Necessidade  de  saúde  dos  idosos   e terapêutica  popular. João   Pessoa,   1989.   Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal  da Paraiba.

OLIVEIRA,  R.L.F.  de    A   desidratação   na   criança:   o conhecimento da mãe e o uso do concentrado da água de  coco  como  reidratante  oral.  João Pessoa,  1985.  Dissertação  (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal  da Paraiba.

REGIS, A. D.  Conhecimentos, opiniões  e dificuldades em relação ao tratamento ambulatorial de  tuberculose  pulmonar.  João  Pessoa,  1983.  Dissertação (Mestrado)  -  Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

VILELA, M. A. S. D.   Conhecimentos, opiniões, sentimentos  e  dificuldades de pacientes psiquiátricos e seus familiares  em  relação  a  alta   hospitalar.   João Pessoa,   1982. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.  

            No Padrão conhecer encontramos o maior número  de  trabalhos. Com base neste fato, podemos inferir que o grau de conhecimento da clientela sobre  determinado  problema  ou  situação  direciona  a atenção a enfermeira para uma área de  atividade  específica  sua que e a Educação em Saúde.

            Entre  os  trabalhos  relacionados,  identificamos   clientes individuais (LEMOS, 1982; REGIS, 1983), familiar  (BATISTA,  1984; LEMOS, 1982; LINS, 1982;  VILELA,  1982)  e  grupal  (LIMA,  1990; OLIVEIRA, 1985). Verificamos também o interesse por  clientes  não afetados por doenças (BATISTA, 1984; LIMA, 1990; OLIVEIRA,  1985), mas vivenciando determinado estágio do desenvolvimento humano.

            O Padrão de Resposta Humana Sentir envolve a consciência  emocional,  subjetiva,  de  uma informação (CRUZ; CRUZ, 1991)

            No Padrão  Sentir  não  foi  identificado,  no  âmbito  deste estudo, nenhum trabalho que a ele pudesse estar relacionado.  Este Padrão engloba diagnósticos relacionados  aos  fenômenos  de  dor, luto, violência, ansiedade  e  medo.  São  fenômenos  que,  embora familiares as enfermeiras,  não  constituem  uma  área  sólida  de estudos e pesquisas.

As prescrições de enfermagem

            A  credibilidade  sobre  a  prática  de  enfermagem   repousa principalmente sobre as atividades  resultantes  de  diagnósticos. Quando um diagnóstico e feito, a enfermeira tem a obrigação  ética e legal de prestar um tratamento.

            Neste estudo consideramos  que  prescrição  de  enfermagem  e qualquer cuidado direto que a enfermeira realiza em  benefício  do cliente (indivíduo,  família,  comunidade).  Esse  cuidado  direto inclui os tratamentos iniciados pela  enfermeira,  os  tratamentos iniciados  pelo  médico  e  a  realização  de  atividades  diárias essenciais para o cliente (BULECHECK; McCLOSKEY, 1992).

            As  prescrições  são  classificadas  em  domínios,  a  saber: fisiológico  (cuidados  para o estado funcional/homeostase), comportamental  (cuidados  para  a  funcionalidade psicológica), familiar, sistema de saúde (cuidados para o uso efetivo  do sistema) e segurança (McCLOSKEY; BULECHECK, 1993).

            As dissertações, segundo nossa classificação quanto à atividade  de  prescrever,  estão assim relacionadas: domínio fisiológico (LOBATO, 1989;  SILVA,  1984;  1985;  SOUZA;  BATISTA, 1984; LIMA, 1988; OLIVEIRA, 1985; VILELA, 1982), domínio comportamental  (SILVA, 1990; SOUZA, 1985; BATISTA, 1984; OLIVEIRA, 1989; VILELA, 1982; LIMA, 1990; LOBATO,  1989), domínio familiar (RODRIGUES; SILVA, 1985; SILVA, 1984; FERREIRA, 1982; LEMOS, 1982; LIMA, 1988; OLIVEIRA, 1985) e domínio do Sistema de Saude (GUEDES, 1982; FALCAO, 1983; LINS, 1982; REGIS, 1983; VILELA,  1982;  LIMA, 1988;  COSTA,  1987).  Para o domínio de segurança não foi identificado nenhum trabalho que pudesse ser relacionado.

Os resultados de enfermagem.

            Os resultados da assistência  de  enfermagem  não  constituem ainda  uma  sólida  área  de  pesquisa  na   enfermagem   conforme evidenciado por YOSHIOCA et al (1993). Entretanto, esta  atividade de enfermagem implica num processo de avaliação fundamental para a garantia da qualidade com  um  menor  custo.  LANG;  MAREK  (1990). definem o resultado de  enfermagem  como  o  estado  de  saúde  do cliente que foi influenciado  pela  prescrição  de  enfermagem.  O resultado é identificado  como um estado de resolução do diagnóstico de enfermagem que é solucionado, não-solucionado  ou referenciado para a continuação do cuidado.

            Os resultados estão  classificados  por  áreas  ou  domínios. Ficaram assim também classificadas as  dissertações:  fisiológicos (GRILO,  1985;   LIMA,   1988;RODRIGUES,   1989;   SILVA,   1985), psicossociais (RODRIGUES, 1989; LIMA, 1990; LINS, 1982;  OLIVEIRA, 1989;  SILVA  1984;  LOBATO,  19;  SILVA,  1990),  comportamentais (BATISTA,  1984;  OLIVEIRA,  1989),  conhecimento  (SILVA,   1984; LOBATO, 19; BATISTA, 1984; LEMOS, 1982; LIMA,  1990;  LINS,  1982; OLIVEIRA,  1989;  OLIVEIRA,  1985;  REGIS,  1983;  VILELA,  1982), manutenção do lar (SILVA, 1984; FERREIRA, 1982;  RODRIGUES,  1989; SILVA, 1985; FALCAO, 1983;  LEMOS, 1982;   LINS,  1982;  OLIVEIRA, 1985; VILELA, 1982)  e  satisfação  da  clientela  (FALCAO;  1983; REGIS, 1983; VILELA, 1982; COSTA, 1987).  Não  foram  relacionados trabalhos para os resultados funcionais, de segurança, de controle dos sintomas, resolução de  diagnóstico,  freqüência  do  serviço; custo e re-hospitalização.

Considerações Finais

            Neste  buscamos  realizar   uma   relação   selecionada   das dissertações de um  Curso  de  Mestrado  em  Enfermagem  de  Saúde Publica, visando validar as atividades de enfermagem, isto  é,  os diagnósticos,  as  prescrições  e  os  resultados  da  assistência voltados para a Atenção Primária.

            A análise dos resumos permitiu  evidenciar  áreas  de  maior desenvolvimento como, por exemplo, a relacionada  ao  conhecimento do cliente  sobre  determinada  situação;  assim  como  áreas  que necessitam de pesquisas para serem validadas/invalidadas como, por exemplo, as que envolvem o processo de decisão pelo cliente  ou seus valores de vida.

            Quanto  às  prescrições  e aos resultados  pudemos   identificar igualmente áreas para  as  quais  existem  estudos  e  outras  que precisam ser desenvolvidas.

            Em síntese, consideramos que este estudo possui uma limitação importante que e a análise das obras por um paradigma que ao tempo em que foram realizadas não estava  proposto.

            Quanto à utilização de diagnósticos de enfermagem em pesquisas, tema proposto para esse Simpósio, temos a considerar que a estratégia implementada neste estudo permitiu, no nosso entendimento, demonstrar que já possuímos um conhecimento  que  necessita apenas, neste  momento,  ser organizado  por  uma  nova  ordem  que  se  caracterize  por   ser essencialmente uma ordem da enfermagem.

 

Abstract Nursing diagnoses in Brasilian research. This paper refers to a  comprehensive  bibliografy  of citations  regarding  validation  studies  completed  on   nursing practice  in  Primary  Health  Care.  The  author   searched   the dissertations' abstracts for the period 1979-91 published  in  the UFPB catalog. Any study that adressed a pattern,  a  diagnosis,  a intervention, a  client  outcome,  and  a  client  population  was included. Because only abstracts were available, some of these may not contain data but appeared to  be  research  studies  from  the title and abstract.

Key-words: Primary Healh  Care.  Nursing  Diagnosis.  Nursing Process. Nursimg Research  

Referências Bibliográficas

BULECHEK,  G.M;  McCLOSKEY,  J.C   Defining  and   validating  nursing interventions. Nurs Clin North Am, v. 27, n. 2,  p.  289-99, 1992.

COSTA, M.S.B. da  Assistencia Primária de Saude e  a  prática de enfermagem -  Natal/RN. João Pessoa,  1987.  Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem,      Universidade Federal  da Paraiba.

CRUZ, I.C.F. da;  CRUZ,  D.  de  A.L.M.  da   Os  Padrões  de  Comportamento Humano: uma proposta de tradução  dos  termos da Taxonomia I sobre  diagnósticos de  enfermagem.  Rev  Esc Enf USP, v. 25, n. 1, p. 17-20, 1991.

GUEDES, D.G. de  M.   Modelo  de  consulta  de  enfermagem  a  gestante.  Joao   Pessoa,  1982.  Dissertação  (Mestrado)  -  Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

LANG , N.M. ;  MAREK,  K.D.   The  classification  of  patients outcomes. Journal of Professional Nursing, v. 6, n.  3,  p. 16-8, 1990

LIMA, M.J.C. de  A  Cobertura vacinal em crianças  menores  de um ano  de   idade no  Estado  da  Paraíba. João Pessoa, 1988.  Dissertação  (Mestrado)  -   Escola  de Enfermagem, Universidade Federal da Paraiba.

McCLOSKEY, J; BULECHECK,  G.  The NIC Taxonomy  structure. Image, v.25, n.,      p. 187-92, 1993.

YOSHIOCA,  M.R.  et  al   Classificação   Internacional   das  Atividades  de  Enfermagem:  uma   análise   da   realidade  brasileira. Rev. Bras. Enf, v. 46, n. 3/4, p. 258-65, 1993.





JSNCARE
Share |