Journal of Specialized Nursing Care

Critical review of the article Nursing assistance to patients with atrial fibrillation

 Análise crítica de Assistência de enfermagem a paciente com fibrilação atrial

LIANA VIANA RIBEIRO, enfermeira e aluna do curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos/UFF

 

Vanheusden LMS, Santoro DC. Assistência de enfermagem a paciente com fibrilação atrial. ESc Anna Nery R Enferm 2006 abr; 10 (1): 47 – 53. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a06.pdf>. Acesso em:  06 de junho de 2013.

 

RESUMO: Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão atualizada sobre as questões que envolvem a assistência à paciente que desenvolve fibrilação atrial. Essa revisão discute a condição complexa dessa taquiarritmia que influencia a mortalidade, morbidade, abordando o seu elevado custo para o sistema de saúde. A assistência e o importante papel da educação para a enfermagem nessa área estão sendo discutidos. Como a prevalência da fibrilação atrial aumenta com a idade e o Brasil tem uma população idosa cada vez mais crescente, a enfermagem enfrenta atualmente o desafio para cuidar dessa população que apresenta necessidades variadas.

 

COMENTÁRIOS:

O artigo aborda as diversas terapêuticas médicas indicadas aos pacientes com fibrilação atrial e seus respectivos cuidados de enfermagem. O objetivo do artigo foi apresentar uma revisão atualizada sobre as questões que envolvem a assistência à paciente que desenvolve fibrilação atrial. Este estudo consiste em uma revisão sistemática de produções científicas como estudos do tipo coorte, descritivos, de revisão. Os resultados apontam que existem tratamento farmacológico e não farmacológico. Quanto ao tratamento farmacológico, para a terapia medicamentosa,  o autor indica como cuidado de enfermagem orientar as indicações, os benefícios, os efeitos colaterais dos medicamentos e o uso de anti-arrítimicos e anticoagulantes (Warfarina). No tratamento não farmacológico com cardioversão elétrica aconselha-se o enfermeiro a informar o procedimento para o paciente; acompanhar o paciente na cardioversão; atentar a complicações; evitar queimaduras; observar resposta do ECG e proporcionar suporte ventilatório. Como cuidado de enfermagem para a ablação por radiofrequência indica a necessidade do enfermeiro explicar o procedimento para o paciente; observar atentamente o paciente com anticoagulação constante; dispor medicamentos e dispositivos de emergência cardiológica e ventilatória e observar o paciente após ablação. Para os pacientes com indicação cirúrgica o cuidado é o mesmo para pacientes cirúrgicos. O presente artigo conclui que o acompanhamento e cuidado de enfermagem são primordiais para os pacientes portadores de fibrilação atrial e refere a importância da educação em saúde do paciente.

Este estudo possui Força de evidencia: 3 e qualidade da evidencia: A. 

Seguindo o método descrito neste estudo, é possível aplica-lo no cotidiano da assistência e trazer benefícios para os pacientes adultos e idosos de alta complexidade.

 

 

REFERÊNCIA

Vanheusden LMS, Santoro DC. Assistência de enfermagem a paciente com fibrilação atrial. ESc Anna Nery R Enferm 2006 abr; 10 (1): 47 – 53. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a06.pdf>. Acesso em:  06 de junho de 2013.





JSNCARE
Share |