Journal of Specialized Nursing Care

Desconstruindo o RI – proposta de educação permanente em saúde

 

Isabel Cruz

 

Resumo: Este artigo apresenta o planejamento de ensino online para a educação permanente de profissionais de saúde da Atenção Básica em Saúde visando a implantação da Política Nacional de Saúde Integral  da População Negra (PNSIPN) no ponto do cuidado.

Descritores: racismo; educação permanente; população negra;treinamento anti-racista; consciência crítica

 

Breve descrição do contexto:

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) (2013)[1] é a estratégia da sociedade brasileira, a partir do reconhecimento do racismo como um dos determinantes sociais da saúde, para a prevenção e o combate às iniqüidades identificadas no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) em especial.

Para a desconstrução do racismo institucional em suas diversas formas de operacionalização no ponto do cuidado de saúde, uma das diretrizes previstas pela PNSIPN é a educação permanente dos trabalhadores e gestores da saúde quanto às estratégias e recursos para o efetivo enfrentamento da discriminação étnica, assim como para o redirecionamento do foco da atenção à saúde para a pessoa e a família, para a comunidade e população negra com respeito à sua cultura de matriz africana.

Descrição do problema:

Em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (2009)[2] que recomenda a aprendizagem significativa para a transformação das práticas profissionais, o Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) propôs à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) a criação de um curso online sobre a PNSIPN que subsidie tanto a formação quanto a educação continuada dos profissionais de saúde.

Neste artigo, apresentamos o planejamento didático e metodológico do curso sobre PNSIPN para profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, visando apontar as reais competências e habilidades a serem desenvolvidas nos profissionais de saúde para o cuidado culturalmente pertinente e isento de vieses discriminatórios para o(a) cliente do SUS, detalhando as estratégias metodológicas para uma capacitação desta natureza por meio da educação a distância. Esperamos que esta proposta didática possa servir a iniciativas similares no enfrentamento de outras discriminações e promoção da equidade em saúde.

Medidas chaves para a mudança (ou melhoria):

Uma oficina foi realizada pela UNA-SUS/DF,em 28/05, para o mapeamento colaborativo sobre o curso. Nesta oficina, com base no documento produzido pelo CTSPN no qual estão elencados temas sobre saúde da população negra de interesse para implantação da política (Brasil, 2010)[3] e após o “brain-storm”, foram identificadas competências que o profissional de saúde da Atenção Básica (Brasil, 2011)[4] deve demonstrar e que potencializam a ação sob a perspectiva da PNSIPN, considerou-se que o curso deve ter, no mínimo, as seguintes unidades e ações:

A Contextualização:

·          Entender que os dados epidemiológicos referentes à saúde da população negra refletem as práticas racistas e discriminatórias

·          Problematizar o racismo como herança ideológica estruturante a ser superada

·          Reconhecer as práticas racistas (linguagem, negligência)

·          Atentar para as consequências das ações discriminatórias;

·          Identificar a legislação que protege o usuário do SUS negro;

·          Conceituar e caracterizar os determinantes sociais de saúde da população negra e outros grupos em situação de vulnerabilidade social, focalizando no cuidado às causas subjacentes à doença, morte prematura e incapacidade, entre outras, assim como ao enfrentamento das ideologias discriminatórias.

·          Analisar as principais disparidades ou iniqüidades étnicas em saúde e suas implicações na prestação do cuidado de enfermagem para a pessoa negra, família, grupos e comunidades.

·          explicitar preconceitos étnicos no SUS, desconstruindo a discriminação nas relações interpessoais profisional de saúde-cliente

O Encontro Clínico

·          Desenvolver uma visão multicultural da saúde, assim como a habilidade de estabelecer um relacionamento profissional terapêutico, culturalmente competente quanto às necessidades da população negra, firmando em uma perspectiva anti-racista e anti-sexista na implementação do processo de enfermagem.

·          promover o empoderamento das comunidades negras do entorno da UBS, assim como a melhoria do controle social da saúde.

·          Buscar conhecer a comunidade onde atua para identificar a melhor maneira de atendê-la.

·          Identificar no entorno da UBS as referências da cultura negra ; blocos, terreiros, etc. assim como lideranças (saúde transcultural)

·          Lidar com as diferenças culturais com atitudes permeadas de ética e respeito

·          Reconhecer as práticas tradicionais e populares de saúde da população negra no seu território (inclusive em relação ao cuidar dos terreiros).

·          Negociar o cuidado garantindo a comunicação interculutural com os pacientes negros

·          Realizar o processo de enfermagem culturalmente competente entrado na pessoa negra & família

·          Fazer em parceria com o(a) cliente & família negra um planos de intervenção multiprofissional a partir de um projeto terapêutico individualizado, baseado em evidência científica, que garanta resultados etnicamente equânimes, incluindo no plano a marcação dos retornos periódicos, o agendamento da visita domiciliar, a solicitação de apoio de outros profissionais, a negociação do atendimento em grupo ou outras práticas que potencializem o cuidado.

·          Avaliar a adesão do(a) cliente negro(a) ao plano terapêutico a cada encontro, assim como suas crenças e preocupações

·          Identificar a disposição e a capacidade do cliente negro & família (alfabetismo em saúde, crenças de saúde, etc) em usar a medicação corretamente e/ou realizar o tratamento (cirurgia, por ex)

·          Incluir no plano terapêutico, em parceria com o cliente & família, se conveniente, terapias complementares de matriz africana. Se não for possível negociar a compatibilização do tratamento com as crenças& valores do(a) cliente negro(a) & família.Instituir uma política de atendimento “centrada na pessoa”, observando as especificidades da cultura negra.

·          Qualificar o acolhimento no sentido de proporcionar a inclusão do usuário com humanização e respeito;

·          Substituir o “contato” médico-paciente pelo “encontro” médico-paciente

·          Ter empatia , saber ouvir as necessidades do outro.

·          Questionar estigmas, estereótipos

·          Estimular/ promover autoestima da população negra

Enfrentamento do Racismo

·          Atuar na defensoria dos direitos da população negra e demais populações  em risco social à saúde, criando ou fortalecendo parcerias e redes de trabalho estratégicas no entorno do UBS, principalmente.

·          Ampliar o conhecimento clínico sobre etnofarmacologia

·          Garantir a autodeclaração de pacientes no quesito raça/ cor;

·          Com base no diagnóstico simplificado de saúde da UBS, com dados desagregados por raça/ cor, propor um plano de intervenção para a correção das inequidades nos resultados terapêuticos

·          Implementar as ferramentas de prevenção e/ou combate do racismo institucional

·          Identificar as vulnerabilidades da população negra

·          Estabelecer/ seguir “linhas de cuidado” (protocolos) que priorizem  a população vulnerável

·          Avaliar a operacionalização dos processos na UBS que promovem o preconceito e ou discriminação à pessoa negra e sua cultura.

·          (Viabilizar acesso dos ACS à terreiros)

·          Fazer a avaliação e o diagnóstico simplificado de situações de saúde da  clientela vivenciando o racismo/sexismo ou em situação de vulnerabilidade social, de comunidades e de Micro-Regiões de Saúde.

·          Integrar o empoderamento do(a) cliente & família em todos os pontos do cuidado por meio do ensino de saúde (quanto à condição & tratamento, por ex)

 

Com o material produzido pelo grupo quanto aos temas geradores do curso, retornamos à instituição de origem para dar continuidade ao plano de ensino-aprendizagem sob o referencial das políticas de educação permanente em saúde e de saúde integral da população negra.

Processo de planejamento do curso online:

O curso online foi planejado para uma carga horária de 45h e para ser desenvolvido de forma auto-instrucional, ou seja, sem mediação de tutoria, mas com o apoio de um(a) facilitador(a) da interatividade no AVA (questionários, lições, glossários, etc) e através do AVA com os colegas de curso (blogs, emails, fóruns, etc) para assim os profissionais desenvolverem a consciência crítica sobre o racismo institucional e a autonomia quanto à sua desconstrução.

No que se refere à educação permanente sobre a PNSIPN, os conceitos teóricos norteadores do nosso planejamento foram o treinamento anti-racismo, o desenvolvimento da consciência crítica e multiculturalismo [5].

Sob os referenciais da PNSIPN e da PNEPS, mesmo por meio do ambiente virtual de aprendizagem, nosso planejamento fundamentou-se no construtivismo social buscando apresentar a cultura enquanto conhecimento para proporcionar experiências que desfaçam mitos e criem conhecimento nas pessoas nos profissionais de saúde sobre o cuidado isento de viés discriminatório.

Quanto aos conteúdos para as habilidades de implantação da PNSIPN no ponto do cuidado, os temas e subtemas identificados como fundamentais foram:

  • Tema: Nova demografia brasileira
    Subtemas: epidemiologia geral das doenças e agravos prevalentes na população negra; racismo(s) em ação: disparidades e iniqüidades em saúde no Brasil

  • Tema: PNSIPN na Unidade de Saúde
    Subtemas: Determinantes Sociais da Saúde (DSS)  e barreiras para a população negra no acesso ao SUS / Novas modalidades de discriminação & preconceito no SUS / PNSIPN como estratégia mais efetiva para o enfrentamento dos vários tipos de racismo no SUS/Diagnóstico simplificado de RI na US

  • Tema: Quem é o (a) Outro, quem é meu cliente e quem sou eu, profissional de saúde?
    Subtemas: De onde vem o “outro” - Inclusão da história, culturas & resiliência negra no processo de cuidar em saúde. Como prestar cuidado de saúde à pessoa e não ao estereótipo étnico-racial. Corporeidade negra

  • Tema: Relações interpessoais na prática clínica na perspectiva da PNSIPN
    Subtemas: choque de culturas (profissional x leigo)/ Fontes de disparidades no encontro clínico/ Cuidado centrado no paciente / Anamnese na perspectiva da PNSIPN e a coleta sensível do item raça/cor.

  • Tema: Promovendo a autonomia do(a) usuário(a) negro(a) por meio do alfabetismo em saúde.
    Subtemas: O acesso do(a) usuário & família à informação em saúde: Comunicação terapêutica. Entrevista motivacional & negociação. Autocuidado apoiado.

  • Tema: Medicina de matriz africana e práticas populares de cuidado em saúde
    Subtemas: Religiosidade negra e saúde espiritual (promovendo o ecumenismo, combatendo o fundamentalismo e garantindo laicicidade do Estado brasileiro)

  • Tema: PNSIPN e o monitoramento iniqüidades na US por meio do item raça/cor  
    Subtemas: Prioridades em SPN (monitoramento das iniqüidades quanto ao ciclo vital, agravos prevalentes, da promoção à recuperação da saúde, ambiente acolhedor, monitoramento de resultados, etc) e práticas culturalmente pertinentes.

  • Tema: Estratégias para implantação e implementação da PNSIPN na US
    Subtemas: Organização do controle social da população negra na US. Estratégias de desconstrução do do RI e  empoderamento do usuário e da comunidade na perspectiva da PNSIPN

  • Tema: Promoção da Saúde (e do Bem-Estar) da População Negra
    Subtemas: Transversalidade da PNSIPN com as ações e programas do MS. O papel do ACS. Arte & esporte negros:a dança, música e a capoeira como instrumentos terapêuticos

 

Estratégias para a promoção da aprendizagem:

Os objetivos do curso, as atividades e as ações de acompanhamento são apresentados no quadro a seguir, indicando também uma expectativa de aprendizagem progressiva (Amantesa et al, 2007)[6] auto-dirigida sobre o desempenho adequado da competência profissional para a implantação da PNSIPN no ponto do cuidado de saúde.

 

Meta: Contribuir para a implementação da PNSIPN no ponto do cuidado, promovendo o acesso ao SUS, assim como o cuidado de saúde equânime e culturalmente pertinente às necessidades da população negra

 

 

 

 

 


Intenção de Resultados de Aprendizagem

Eu posso identificar o SUS, mas preciso de ajuda para identificar as políticas relevantes para o cuidado na unidade de saúde (US)

Eu posso identificar o SUS e uma política relevante para o cuidado na US

Eu posso identificar o SUS e várias políticas relevantes (em especial as de equidade) para o cuidado na US

 

Eu posso explicar o que acontece ao SUS se ou quando a PNSIPN está faltando na US

Eu posso explicar o que acontece ao SUS se ou quando a PNSIPN está faltando na US E generalizar sobre a função da PNSIPN para o SUS. E avaliar a função da PNSPN para o todo. E implementar a PNSIPN na US

Contexto

Caso clínico:

1.       Como eu trato RI?(vinheta)

2.       Pré teste PNSIPN

- Conhecer o funcionamento do SUS e as políticas de promoção da equidade, assim como os direitos dos usuários

- Identificar as redes sociais e as forças políticas que atuam no território de cobertura da ESF e que podem influenciar na atuação da ESF e no cumprimento da implantação da PNSIPN na US

-Identificar as principais patologias e agravos que acometem a população adscrita e sua distribuição no território por subgrupos populacionais: etários, territoriais, étnicos (brancos, pretos, pardos, amarelos e indígenas), econômicos e\ou por outros determinantes sociais (RACISMO)*

Objetivo 1:

Caracterizar (distinguir) as iniqüidades evidenciadas pelos dados epidemiológicos referentes à saúde da população negra;

Objetivo 3: Correlacionar (explicar causas e efeitos) a influência da cultura, da família, da história, da resiliência e da genética da população negra brasileira com a saúde-doença e  bem-estar.

 

Objetivo 2: Especificar (predizer) as conseqüências do RI para o(a) cliente, o profissional e o SUS como um todo e da implementação da PNSIPN e outras legislações que promovem a equidade na US.

 

Atividades

Revise por meio da lição (ou scorm/IMS ou hot potatoes) as políticas de humanização e equidade, sumarizando as mais frequentes na sua US (fórum)

 

Mapeie a rede social adstrita a US de interesse para implantação da PNSIPN

 

Compartilhe seus resultados e  impressões na rede social do curso,da US e/ou da comunidade

 

 

Revise por meio da lição (ou scorm/IMS ou hot potatoes) os agravos prevalentes na população negra, sumarizando os mais frequentes na sua US (texto online e fórum)

 

Compartilhe seus resultados e impressões na rede social do curso,da US e/ou da comunidade

 

Revise por meio da lição (ou scorm/IMS ou hot potatoes) os dados epidemiológicos recentes desagregados por raça/cor identificando as condições de desigualdades e iniqüidades em saúde (texto online e fórum)

 

Reflita, por meio do jogo, sobre as barreiras ao acesso ao SUS e, na posição de cliente, avalie quais recursos a partir da US você teria para superá-las.

 

TAREFA: Busque nas bases online (Scielo & portal BVS, Saúde Baseada em Evidência -MS [websearch]) os temas disparidade e iniqüidade utilizando com descritor “população negra” ou negros (fórum)

 

Analise criticamente 1 dos artigos encontrados quanto à força de evidência da recomendação para a PNSIPN (texto online: resenha)

Descreva no glossário do curso os termos sobre a PNSIPN com base na literatura

 

Exemplifique no glossário do curso os termos X, Y, e Z descritos

 

Identifique nas palavras cruzadas os termos definidos

 

TAREFA: Determine o Diagnóstico Simplificado de RI na US, por meio do formulário de avaliação do RI e avalie em relatório as condições para implantação da PNSIPN em nível local

 

Identificar os aspectos comuns de sua vida com a cultura negra por meio do teste A cultura Negra faz arte de suas raízes?

 

Julgue sua competência cultural em saúde por meio do pré-teste PNSIPN identificando seus potenciais e déficits

 

Classifique os tipos de racismo por meio de um Mapa de conceitos (texto online)

Sumarize, no Facebook ou Delicious, os itens das legislações de equidade que tem relação direta com o cuidado em saúde na US

 

A partir da vinheta de abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo com a sua

 

Explique os possíveis efeitos ou vantagens da implementação da PNSIPN na US para a clientela e para os profissionais, sumarizando em texto online.

 

Fazendo conexões: (1) PNSIPN e eu (o que há na política que tam bem há no meu cotidiano; o que está na política e não está no meu cotidiano). (2) PNSIPN e outras Políticas (similaridades e diferenças) (3) Diante de uma imagem ou gráfico sobre SPN: O que aconteceu antes ou o que vai acontecer depois?.(4) Perguntas sobre a PNSIPN: preferencialmente criadas pelo aluno. Mas pode ser tipo: “O que neste texto me ajuda no cotidiano da US?”Na medida em que se encontram respostas as perguntas são retiradas. (5) Monitoramento e Codificação do texto: ler e marcar os trechos que entendeu (ok), não entendeu (x) (6) Visualização: a imagem mental do texto. (7) Sumarização e palavras chave

Atividades Moodle/Web 2.0

Lição, scorm

questionário

Fórum

Twitter, Face, etc

Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica)

 

Lição ou scorm

questionário

Fórum

Texto online

Twitter, Face, etc

Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica)

Lição, scorm

Jogo RPG (O cliente negro & as barreiras do SUS para conquistar o cuidado étnico-cultural centrado na pessoa)

Texto online (impressões sobre as barreiras ao SUS encontradas pelo cliente negro[a])

Websearch  (evidência científica) & tarefa baseada em projeto (texto online – resenha)

glossário

jogo (hot potatoes)

texto online

Questionário

Twitter, Face, etc

Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica)

Tarefa baseada em projeto de implantação da PNSIPN na US)

MAPA DE PROCESSO: A JORNADA DO PACIENTE NA SUA US

Wiki (acompanhamento do projeto)

Questionário pré-teste PNSIPN

Texto online ou diário

Produto do(a) aluno(a)

 

 

 

Ensaio sobre política baseada em evidência para publicação em Blog ou periódico

 

TAREFA: Diagnóstico simplificado do RI na US (visando a implantação da PNSIPN)

Ensaio (vantagens da PNSIPN no ponto do cuidado)

Relato de Experiência (Diagnóstico) para publicação em Blog ou periódico

Conteúdo

 

 

Racismo(s) em ação: disparidades e iniqüidades em saúde no Brasil

 

Determinantes Sociais da Saúde ou da Doença e outras barreiras no SUS para a população negra

Nova demografia brasileira: maiorias em número e vulnerabilidades

 

História, culturas & resiliência negra

 

Saúde da População Negra (transcultural, violências, outras doenças e agravos prevalentes (além do RI)

 

Relações interpessoais & choque de culturas (branquidade x negritude)

 

Cenas de discriminação – identificação e resolução

SUS realmente universal? Políticas de equidade para o enfrentamento das várias discriminações no SUS

 

Estratégias sistêmicas para enfrentamento do racismo institucional no Brasil (Estatuto da Igualdade Racial, PNSIPN

 

movimentos sociais negros, etc)

 

Material de apoio SUS

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. I Seminário Nacional de Saúde da População Negra : síntese do relatório : 18 a 20 de agosto de 2004 : Brasília – DF / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006.

Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero. Geledés, SEPPIR 2013

Saúde da população negra / Black population health. Batista, Luís Eduardo; Werneck, Jurema; Lopes, Fernanda. Petrópolis; DP et Alii;ABPN; 2012. 319 p.

 

Racismo como determinante social de saúde.SEPPIR, 2011

 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Manual de doenças mais importantes, por razões étnicas, na população brasileira afro-descendente / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001 (valor histórico – está desatualizado quanto aos dados epidemiológicos, terapias e políticas de atendimento)

Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (mód I-V)/Orgs Maria Luiza Heilborn, Leila Araújo & Andreia Barreto - RJ - CEPESC; Brasília, Secretaria de Políticas para Mulheres, 2010

O encontro clínico

 

Caso clínico: Como eu trato RI?

(vinheta)

- Conhecer e ser capaz de utilizar sistemas de informação sobre raça/cor e outros instrumentos de suporte para a realização do conjunto de competências em ESF

 

- Conhecer, descrever e aplicar técnicas de abordagem, culturalmente pertinentes,  à família negra;

Objetivo 1

Incorporar (seguir um procedimento)  na consulta clínica o item raça/cor e da cultura negra como componentes chave da história do(a) paciente, família e comunidade,

- Conhecer, descrever e aplicar técnicas de entrevista e consulta que tenham a pessoa negra como centro (entrevista clínica centrada na pessoa)

 

Objetivo 3: 

Aplicar (seguir um procedimento) as estratégias da comunicação culturalmente efetiva  e terapêutica no encontro com pacientes, famílias e comunidades negras.

 

Objetivo 2:

Reconhecer (explicar causas e efeitos do uso ou da negação) as práticas tradicionais e populares de saúde da população negra no seu território (inclusive em relação ao cuidar dos terreiros).

- Realizar ações pedagógicas de saúde junto à população negra adscrita, no nível individual, de grupos, de acordo com os conceitos de aprendizagem ativa e autonomia dos sujeitos

Objetivo 4:

Demonstrar a tomada de decisão clínica compartilhada, integrando a perspectiva cultural do(a) paciente no desenvolvimento do tratamento de saúde e do autocuidado.

 

- Estabelecer, qualificar continuamente e utilizar terapeuticamente o vínculo longitudinal com o usuário, família e comunidade negros.

Atividades

Sequencie as perguntas básicas da anamnese de modo que o item raça/cor fique contextualizado

Relacione a devida justificativa para as prováveis dúvidas ou questionamentos do cliente sobre o item raça/cor

Defina estereótipo e estigma, explicando as causas e consequências de uma relação profissional de saúde-clientela baseada em viés étnico-racial

 

Delineie as estratégias de comunicação terapêutica ou assertiva básicas e para a abordagem de pacientes, famílias e comunidades na perspectiva da PNSIPN.

 

Apresente, em vídeo, uma ação pedagógica de saúde junto à população negra adscrita, no nível de indivíduos ou grupos, de acordo com os conceitos de aprendizagem ativa e autonomia dos sujeitos a entrevista clínica ao (à) cliente a partir de um roteiro adequado à cultura negra

 

A partir da(s) vinheta(s) de abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo com a sua

Distinga na galeria de imagens a pessoa de seu estereótipo étnico-racial

 

Delineie as perguntas básicas para a entrevista clínica na perspectiva da PNSIPN. (questionário)

“Fazer cara para a entrevista” Escolha o rosto que você mostrará conforme o sentimento experesso pelo(a) paciente

 

TAREFA: Apresente, em vídeo, a entrevista clínica ao (à) cliente a partir de um roteiro na perspectiva da PNSIPN

 

TAREFA: Apresente, em vídeo, ensino ao cliente negro(a) ou um projeto terapêutico singular na perspectiva da PNSIPN

 

A partir da vinheta de abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo com a sua

 

Delineie as estratégias de comunicação terapêutica ou assertiva básicas e para a abordagem de famílias e comunidades na perspectiva da PNSIPN.

 

Reflita, por meio do jogo, sobre sua ação (e a da equipe) para neutralizar as barreiras ao acesso ao SUS e implementar a PNIPN na US.

Sumarize num mapa de conceitos as religiões dos clientes da US

 

Compare e contraste: ecumenismo ou fundamentalismo entre as instituições religiosas no entorno da US

 

Classifique, no banco de dados, as práticas tradicionais, religiosas e populares de saúde vivenciadas pelos(as) clientes da US e da comunidade adstrita.

 

Compartilhe suas impressões na rede social do curso,da US e/ou da comunidade.

Prediga as vantagens para a sua clientela (e para os profissionais) com a adoção da tomada de decisão compartilhada

 

Justifique adoção da tomada de decisão compartilhada no processo de trabalho dos profissionais da sua US

 

Crie uma árvore de decisão sobre o cuidado em saúde para o(a) cliente negro na perspectiva da PNSIPN

 

TAREFA:Estruture um plano de negociação do cuidado em saúde na perspectiva da PNSIPN

Atividades Moodle/Web 2.0

Questionário (hot potatoes)

External tool

Lição ou Scorm / Escolha (feedback da atividade para a prática clínica

Lição

Galeria de imagens (lightbox gallery)

External tool

Scorm / Escolha (feedback da atividade para a prática clínica

Fórum

Wiki

Questionário

Tarefa baseada em projeto (estudo de caso)

Lição

Galeria de imagens (lightbox gallery)

External tool

Scorm / Escolha (feedback da atividade para a prática clínica

Fórum

Wiki

Questionário

Tarefa baseada em projeto (estudo de caso)

 

Lição

Questionário

Mapa de conceitos ou hot maps (texto online)

Fórum

Banco de dados

Jogo RPG: “Faça a coisa certa” (a ação do profissional contra as barreiras do SUS para o cliente receber um cuidado étnico-racial centrado na pessoa)

Twitter, Face, etc

Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica)

Fórum

Tarefa baseada em projeto

Texto online ou em blog (projeto)

Wiki (acompanhamento)

Lição

Produto do(a) aluno(a)

 

 

TAREFA: Estudo de caso (vídeo e texto) para publicação

Vídeo (religiões e práticas locais)

Estudo de caso – para publicação

TAREFA: Plano de negociação (projeto terapêutico singular)

Conteúdo

Relação profissional-cliente

Teorias do cuidado em saúde

 

OBJ 1

O(a) Outro – meu (minha cliente: a nova demografia brasileira e os velhos medos. Ou como prestar cuidado de saúde à pessoa e não ao estereótipo étnico-racial.

 

Corporeidade

 

Anamnese anti-opressiva com foco no(a) usuário(a) negro(a) e a coleta sensível do item raça/cor.

 

VÍDEO-AULADEMONSTRAÇÃO: O ENCONTRO CLÍNICO (NA PERSPECTIVA DA PNSIPN) preparada para o curso (incluindo no script as perguntas do paciente [engajamento ou empoderamento])

 

OBJ 3

Fontes de disparidades no encontro

 

·          Comunicação terapêutica

·          Entrevista motivacional & negociação

·          Autocuidado apoiado

·          VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO: A TOMADA DE DECISÃO COMPARTILHADA (NA PERSPECTIVA DA PNSIPN)

 

Medicina de matriz africana e práticas populares de cuidado em saúde

 

Religiosidade negra e saúde espiritual

 

Arte & esporte negros:a dança, música e a capoeira como instrumentos terapêuticos

Discriminação & preconceito – onde se escondem? Como se manifestam? Como são combatidos?

 

Cuidado centrado no paciente

 

Autonomia do paciente

 

Alfabetismo em saúde

 

O acesso do paciente/usuário à informação em saúde (e prontuário)

 

Materiais do SUS

 

 

Autocuidado apoiado: manual do profissional de saúde / Organização            Ana Maria Cavalcanti. -- Curitiba : Secretaria Municipal da Saúde, 2012.

 

Brasil, Centro de Referência e Treinamento DST/aids - Como e para que Perguntar a Cor ou Raça/Etnia no Sistema Único de Saúde? Série: Prevenção às DST/aids. ISBN 978-85-99792-09-4.

Estratégias de enfrentamento do RI

 

Caso clínico:

1.       Como eu trato RI (vinheta)?

2.       Pós-teste PNSIPN

 

 

- Conhecer e utilizar os sistemas de informação do SUS, em especial sobre o quesito raça/cor, assim como aplicá-los na prática na ESF

Objetivo 1:

Reconhecer (comparar e contrastar dados de brancos/negros) as iniquidades étnicas existentes no nível local

- Mapear e ranquear, em ordem de prioridade os problemas que são mais prevalentes e que possuem maior impacto sobre a saúde da população negra, desde os eventos ou desfechos patológicos até as suas causas mais profundas ou distais.

 

Objetivo 3:

Incluir (organizar) a participação do controle social na priorização do tratamento clínico do usuário negro na unidade de saúde.

Objetivo 2:

Apresentar (estruturar) propostas de intervenção na unidade de saúde para integração de práticas de saúde da população negra

 

- Estabelecer planos de ação coerentes, conforme critérios epidemiológicos, éticos (erradicação de iniquidades étnicas e outras), econômicos e sociais, de modo a atender à PNSIPN

Atividades

 

 

 

Mapear e ranquear, em ordem de prioridade os problemas que são mais prevalentes e que possuem maior impacto sobre a saúde da população negra

 

TAREFA: Com base no calendário SPN ou saúde ou linha do tempo, operacionalizar uma atividade de promoção da SPN no nível comunitário ou diagnóstico precoce (ou busca ativa) de doença ou agravo prevalente

 

Comparar e contrastar os resultados terapêuticos da US conforme os grupos étnicos da clientela

 

TAREFA: Estruturar a política de participação do controle social nas decisões da US

 

A partir da vinheta de abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo com a sua

 

TAREFA: Estabelecer um plano para implantação & monitoramento da PNSIPN na US

 

Julgue sua competência cultural em saúde por meio do pós-teste PNSIPN

 

Compartilhe suas impressões na rede social do curso,da US e/ou da comunidade

 

Atividades Moodle/Web 2.0

 

 

 

Lição

Glossário ou texto externo

Questionário

Tarefa

Fórum (Fagulha, ação & reação)

Texto online ou blog: Promoção da Saúde da População Negra – Relato de experiência

Twitter, Face, etc

Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica)

Lição

Tarefa “baseada em Projeto”

Wiki (acompanhamento do projeto)

Fórum

Questionário (pós-teste PNSIPN)

Mapa da comunidade

Produto do(a) aluno(a)

 

 

 

Infográfico sobre a demografia local, com dados desagregados por raça/cor & gênero

Relato de experiência sobre tarefa Promoção da Saúde

TAREFA: Plano de implantação da PNSIPN na US

Conteúdo

Política de saúde baseada em evidência científica

 

 

OBJ 1

Item raça/cor: elementos para o monitoramento iniqüidades na US

OBJ 3

Organização do controle social da população negra na US

 

Estratégias de empoderamento do usuário e da comunidade

 

Calendário da SPN

 

VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO: PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (NA PERSPECTIVA DA PNSIPN)

 

Políticas de ação afirmativa e o impacto na SPN

 

Prioridades em SPN (ciclo vital, agravos prevalentes, da promoção à recuperação da saúde, ambiente acolhedor, etc) e práticas culturalmente pertinentes

Materiais do  SUS

 

 

 

Linha de Cuidado à Saúde de Famílias em Situação de Violências Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






























·         
Obs: objetivos em azul foram extraídos das competências dos profissionais de nível superior em ESF

 

Próximos passos:

Terminado o planejamento do curso, se dará início à sua estruturação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As unidades temáticas foram planejadas da seguinte forma: Contexto (10 horas), Encontro Clínico (20 horas) e Enfrentamento do Racismo (15 horas).

Por meio do AVA estão previstas as atividades que propiciarão inicialmente o preparo do(a) profissional para a reflexão sobre si próprio(a), sua cultura e relações interpessoais (vinhetas e pré-teste sobre PNSIPN), sendo seguidas por atividades que levem à consciência crítica isenta de viés discriminatório até às atividades de avaliação pelas quais o(a) profissional deverá demonstrar sua prontidão para a implementação da PNSIPN no ponto do cuidado por meio de propostas de intervenção na Unidade de Saúde e na comunidade adstrita.

Considerações finais

Em que pese a PNSIPN tornar obrigatório a inclusão sobre saúde da população negra e enfrentamento do racismo institucional dos currículos dos cursos da área da saúde e nos cursos de educação permanente, percebemos tanto uma dificuldade quanto um certo desconforto em contextualizar o racismo enquanto um determinante social da saúde e, principalmente, em ensinar as estratégias evidenciadas pelas pesquisas para o desenvolvimento do relacionamento terapêutico profissional-usuário(a) do SUS e para a redução das iniqüidades étnicas em saúde.

É preciso dizer com todas as letras: a desconstrução das discriminações institucionais por meio do processo formal de ensino-aprendizagem demanda técnicas e métodos de ensino problematizadores e construtivistas sociais que levem o(a) aluno(a) a expor suas crenças publicamente, de forma segura, para serem trabalhadas à luz das evidências científicas e, desta forma, (re)construir sua consciência crítica quanto ao(à) cliente em situação de vulnerabilidade social e a sua responsabilidade sobre qualidade do relacionamento profissional.

Em síntese, as evidências científicas sustentam que é possível realizar um ensino online para o desenvolvimento de atitudes. Portanto, planejamos este curso contando ainda com a interatividade do AVA Moodle e da web 2.0 no engajamento no curso, compartilhamento de experiências e comprometimento dos(as) profissionais de saúde na implantação da PNSIPN no ponto do cuidado.

Referências



[1] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.  Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política  Nacional de Saúde Integral da População Negra : uma política para o SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.  Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf

[2] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf

[3] Brasil, Ministério da Saúde. Saúde da População Negra: Bases para a Gestão Municipal na Construção da Equidade no SUS. Orientações para Gestores Profissionais de Saúde para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, Brasília, 2010.

[4] Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Competências dos profissionais de nível superior na estratégia de saúde da família / Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. – Brasília : UNA-SUS, 2011.

[5] Parker, S et al Anti-Racism & Diversity Trainers: Core Competencies and Leading Training Practices - A Literature and Scoping Review, Canadá, 2010. Disponível em http://www.embracebc.ca/embracebc/resources/index.page#training_practices

[6] Amantesa, A. et al O USO DATAXONOMIA SOLO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA PESQUISA EDUCACIONAL. Encontro Nacional de Pesquisa de Educação em Ciências, Anais, 2007.Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/search0.html





JSNCARE
Share |