Desconstruindo  
o RI – proposta de educação permanente em saúde
Isabel Cruz
Resumo: Este artigo apresenta o planejamento de ensino online para a educação permanente de profissionais de saúde da Atenção Básica em Saúde visando a implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no ponto do cuidado.
Descritores:  
racismo; educação permanente; população negra;treinamento anti-racista;  
consciência crítica
Breve  
descrição do contexto: 
A Política Nacional de Saúde Integral da  
População Negra (PNSIPN) (2013)[1]  
é a estratégia da sociedade brasileira, a partir do reconhecimento do racismo  
como um dos determinantes sociais da saúde, para a prevenção e o combate às  
iniqüidades identificadas no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) em  
especial.
Para a desconstrução do racismo  
institucional em suas diversas formas de operacionalização no ponto do cuidado  
de saúde, uma das diretrizes previstas pela PNSIPN é a educação permanente  
dos trabalhadores e gestores da saúde quanto às estratégias e recursos para o  
efetivo enfrentamento da discriminação étnica, assim como para o  
redirecionamento do foco da atenção à saúde para a pessoa e a família, para  
a comunidade e população negra com respeito à sua cultura de matriz africana.
Descrição  
do problema: 
Em consonância com a Política Nacional  
de Educação Permanente em Saúde (2009)[2]  
que recomenda a aprendizagem significativa para a transformação das práticas  
profissionais, o Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN) propôs  
à Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) a criação de um curso online sobre a  
PNSIPN que subsidie tanto a formação quanto a educação continuada dos  
profissionais de saúde. 
Neste artigo, apresentamos o planejamento  
didático e metodológico do curso sobre PNSIPN para profissionais de saúde que  
atuam na Atenção Básica, visando apontar as reais competências e habilidades  
a serem desenvolvidas nos profissionais de saúde para o cuidado culturalmente  
pertinente e isento de vieses discriminatórios para o(a) cliente do SUS,  
detalhando as estratégias metodológicas para uma capacitação desta natureza  
por meio da educação a distância. Esperamos que esta proposta didática possa  
servir a iniciativas similares no enfrentamento de outras discriminações e  
promoção da equidade em saúde.
Medidas chaves para a mudança (ou  
melhoria): 
Uma oficina foi realizada pela UNA-SUS/DF,em  
28/05, para o mapeamento colaborativo sobre o curso. Nesta oficina, com base no  
documento produzido pelo CTSPN no qual estão elencados temas sobre saúde da  
população negra de interesse para implantação da política (Brasil, 2010)[3]  
e após o “brain-storm”, foram identificadas competências que o  
profissional de saúde da Atenção Básica (Brasil, 2011)[4]  
deve demonstrar e que potencializam a ação sob a perspectiva da PNSIPN,  
considerou-se que o curso deve ter, no mínimo, as seguintes unidades e ações:
A Contextualização: 
·           
Entender que os dados epidemiológicos  
referentes à saúde da população negra refletem as práticas racistas e  
discriminatórias
·           
Problematizar o racismo como herança  
ideológica estruturante a ser superada
·           
Reconhecer as práticas racistas  
(linguagem, negligência)
·           
Atentar para as consequências das ações  
discriminatórias;
·           
Identificar a legislação que protege o  
usuário do SUS negro;
·           
Conceituar e caracterizar os determinantes  
sociais de saúde da população negra e outros grupos em situação de  
vulnerabilidade social, focalizando no cuidado às causas subjacentes à doença,  
morte prematura e incapacidade, entre outras, assim como ao enfrentamento das  
ideologias discriminatórias.
·           
Analisar as principais disparidades ou  
iniqüidades étnicas em saúde e suas implicações na prestação do cuidado  
de enfermagem para a pessoa negra, família, grupos e comunidades.
·           
explicitar preconceitos étnicos no SUS,  
desconstruindo a discriminação nas relações interpessoais profisional de saúde-cliente
O Encontro Clínico
·           
Desenvolver uma visão multicultural da saúde,  
assim como a habilidade de estabelecer um relacionamento profissional terapêutico,  
culturalmente competente quanto às necessidades da população negra, firmando  
em uma perspectiva anti-racista e anti-sexista na implementação do processo de  
enfermagem.
·           
promover o empoderamento das comunidades  
negras do entorno da UBS, assim como a melhoria do controle social da saúde.
·           
Buscar conhecer a comunidade onde atua  
para identificar a melhor maneira de atendê-la.
·           
Identificar no entorno da UBS as referências  
da cultura negra ; blocos, terreiros, etc. assim como lideranças (saúde  
transcultural)
·           
Lidar com as diferenças culturais com  
atitudes permeadas de ética e respeito
·           
Reconhecer as práticas tradicionais e  
populares de saúde da população negra no seu território (inclusive em relação  
ao cuidar dos terreiros).
·           
Negociar o cuidado garantindo a comunicação  
interculutural com os pacientes negros 
·           
Realizar o processo de enfermagem  
culturalmente competente entrado na pessoa negra & família
·           
Fazer em parceria com o(a) cliente &  
família negra um planos de intervenção multiprofissional a partir de um  
projeto terapêutico individualizado, baseado em evidência científica, que  
garanta resultados etnicamente equânimes, incluindo no plano a marcação dos  
retornos periódicos, o agendamento da visita domiciliar, a solicitação de  
apoio de outros profissionais, a negociação do atendimento em grupo ou outras  
práticas que potencializem o cuidado.
·           
Avaliar a adesão do(a) cliente negro(a)  
ao plano terapêutico a cada encontro, assim como suas crenças e preocupações
·           
Identificar a disposição e a capacidade  
do cliente negro & família (alfabetismo em saúde, crenças de saúde, etc)  
em usar a medicação corretamente e/ou realizar o tratamento (cirurgia, por ex)
·           
Incluir no plano terapêutico, em parceria  
com o cliente & família, se conveniente, terapias complementares de matriz  
africana. Se não for possível negociar a compatibilização do tratamento com  
as crenças& valores do(a) cliente negro(a) & família.Instituir uma política  
de atendimento “centrada na pessoa”, observando as especificidades da  
cultura negra.
·           
Qualificar o acolhimento no sentido de  
proporcionar a inclusão do usuário com humanização e respeito;
·           
Substituir o “contato” médico-paciente  
pelo “encontro” médico-paciente
·           
Ter empatia , saber ouvir as necessidades  
do outro.
·           
Questionar estigmas, estereótipos
·           
Estimular/ promover autoestima da população  
negra
Enfrentamento do Racismo
·           
Atuar na defensoria dos direitos da população  
negra e demais populações  em risco  
social à saúde, criando ou fortalecendo parcerias e redes de trabalho estratégicas  
no entorno do UBS, principalmente.
·           
Ampliar o conhecimento clínico sobre  
etnofarmacologia
·           
Garantir a autodeclaração de pacientes  
no quesito raça/ cor;
·           
Com base no diagnóstico simplificado de  
saúde da UBS, com dados desagregados por raça/ cor, propor um plano de  
intervenção para a correção das inequidades nos resultados terapêuticos
·           
Implementar as ferramentas de prevenção  
e/ou combate do racismo institucional
·           
Identificar as vulnerabilidades da população  
negra
·           
Estabelecer/ seguir “linhas de  
cuidado” (protocolos) que priorizem  a  
população vulnerável
·           
Avaliar a operacionalização dos  
processos na UBS que promovem o preconceito e ou discriminação à pessoa negra  
e sua cultura.
·           
(Viabilizar acesso dos ACS à terreiros)
·           
Fazer a avaliação e o diagnóstico  
simplificado de situações de saúde da  clientela  
vivenciando o racismo/sexismo ou em situação de vulnerabilidade social, de  
comunidades e de Micro-Regiões de Saúde.
·           
Integrar o empoderamento do(a) cliente  
& família em todos os pontos do cuidado por meio do ensino de saúde  
(quanto à condição & tratamento, por ex)
Com o material produzido pelo grupo quanto  
aos temas geradores do curso, retornamos à instituição de origem para dar  
continuidade ao plano de ensino-aprendizagem sob o referencial das políticas de  
educação permanente em saúde e de saúde integral da população negra.
Processo  
de planejamento do curso online: 
O curso online foi planejado para uma  
carga horária de 45h e para ser desenvolvido de forma auto-instrucional, ou  
seja, sem mediação de tutoria, mas com o apoio de um(a) facilitador(a) da  
interatividade no AVA (questionários, lições, glossários, etc) e através do  
AVA com os colegas de curso (blogs, emails, fóruns, etc) para assim os  
profissionais desenvolverem a consciência crítica sobre o racismo  
institucional e a autonomia quanto à sua desconstrução.
No que se refere à educação permanente  
sobre a PNSIPN, os conceitos teóricos norteadores do nosso planejamento foram o  
treinamento anti-racismo, o desenvolvimento da consciência crítica e  
multiculturalismo [5].
Sob os referenciais da PNSIPN e da PNEPS,  
mesmo por meio do ambiente virtual de aprendizagem, nosso planejamento  
fundamentou-se no construtivismo social buscando apresentar a cultura enquanto  
conhecimento para proporcionar experiências que desfaçam mitos e criem  
conhecimento nas pessoas nos profissionais de saúde sobre o cuidado isento de  
viés discriminatório.
Quanto aos conteúdos para as habilidades  
de implantação da PNSIPN no ponto do cuidado, os temas e subtemas  
identificados como fundamentais foram:
-  
    Tema: Nova demografia brasileira 
 Subtemas: epidemiologia geral das doenças e agravos prevalentes na população negra; racismo(s) em ação: disparidades e iniqüidades em saúde no Brasil
-  
    Tema: PNSIPN na Unidade de Saúde 
 Subtemas: Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e barreiras para a população negra no acesso ao SUS / Novas modalidades de discriminação & preconceito no SUS / PNSIPN como estratégia mais efetiva para o enfrentamento dos vários tipos de racismo no SUS/Diagnóstico simplificado de RI na US
-  
    Tema: Quem é o (a) Outro, quem é meu cliente e quem sou eu, profissional de saúde? 
 Subtemas: De onde vem o “outro” - Inclusão da história, culturas & resiliência negra no processo de cuidar em saúde. Como prestar cuidado de saúde à pessoa e não ao estereótipo étnico-racial. Corporeidade negra
-  
    Tema: Relações interpessoais na prática clínica na perspectiva da PNSIPN 
 Subtemas: choque de culturas (profissional x leigo)/ Fontes de disparidades no encontro clínico/ Cuidado centrado no paciente / Anamnese na perspectiva da PNSIPN e a coleta sensível do item raça/cor.
-  
    Tema: Promovendo a autonomia do(a) usuário(a) negro(a) por meio do alfabetismo em saúde. 
 Subtemas: O acesso do(a) usuário & família à informação em saúde: Comunicação terapêutica. Entrevista motivacional & negociação. Autocuidado apoiado.
-  
    Tema: Medicina de matriz africana e práticas populares de cuidado em saúde 
 Subtemas: Religiosidade negra e saúde espiritual (promovendo o ecumenismo, combatendo o fundamentalismo e garantindo laicicidade do Estado brasileiro)
-  
    Tema: PNSIPN e o monitoramento iniqüidades na US por meio do item raça/cor 
 Subtemas: Prioridades em SPN (monitoramento das iniqüidades quanto ao ciclo vital, agravos prevalentes, da promoção à recuperação da saúde, ambiente acolhedor, monitoramento de resultados, etc) e práticas culturalmente pertinentes.
-  
    Tema: Estratégias para implantação e implementação da PNSIPN na US 
 Subtemas: Organização do controle social da população negra na US. Estratégias de desconstrução do do RI e empoderamento do usuário e da comunidade na perspectiva da PNSIPN
-  
    Tema: Promoção da Saúde (e do Bem-Estar) da População Negra 
 Subtemas: Transversalidade da PNSIPN com as ações e programas do MS. O papel do ACS. Arte & esporte negros:a dança, música e a capoeira como instrumentos terapêuticos
Estratégias  
para a promoção da aprendizagem: 
Os objetivos do curso, as atividades e as  
ações de acompanhamento são apresentados no quadro a seguir, indicando também  
uma expectativa de aprendizagem progressiva (Amantesa et al, 2007)[6]  
auto-dirigida sobre o desempenho adequado da competência profissional para a  
implantação da PNSIPN no ponto do cuidado de saúde.
Meta: Contribuir para a  
implementação da PNSIPN no ponto do cuidado, promovendo o acesso ao SUS, assim  
como o cuidado de saúde equânime e culturalmente pertinente às necessidades  
da população negra
|  | 
  
          
         | ||||
| Intenção  
        de Resultados de Aprendizagem | Eu  
        posso identificar o SUS, mas preciso de ajuda para identificar as políticas  
        relevantes para o cuidado na unidade de saúde (US) | Eu  
        posso identificar o SUS e uma política relevante para o cuidado na US | Eu  
        posso identificar o SUS e várias políticas relevantes (em especial as  
        de equidade) para o cuidado na US  | Eu  
        posso explicar o que acontece ao SUS se ou quando a PNSIPN está  
        faltando na US | Eu  
        posso explicar o que acontece ao SUS se ou quando a PNSIPN está  
        faltando na US E generalizar sobre a função da PNSIPN para o  
        SUS. E avaliar a função da PNSPN para o todo. E  
        implementar a PNSIPN na US | 
| Contexto Caso  
        clínico: 1.        
        Como  
        eu trato RI?(vinheta) 2.        
        Pré  
        teste PNSIPN  | -  
        Conhecer o funcionamento do SUS e as políticas  
        de promoção da equidade, assim como os direitos dos usuários - Identificar as redes sociais e as forças políticas que atuam  
        no território de cobertura da ESF e que podem influenciar na atuação  
        da ESF e no cumprimento da  
        implantação da PNSIPN na US | -Identificar as principais patologias e agravos que acometem a  
        população adscrita e  
        sua distribuição no território por subgrupos populacionais: etários,  
        territoriais, étnicos (brancos,  
        pretos, pardos, amarelos e indígenas), econômicos e\ou por  
        outros determinantes sociais (RACISMO)* | Objetivo 1:  Caracterizar (distinguir)  
        as iniqüidades evidenciadas pelos dados epidemiológicos referentes à  
        saúde da população negra; | Objetivo 3: Correlacionar (explicar  
        causas e efeitos) a influência da cultura, da família, da história,  
        da resiliência e da genética da população negra brasileira com a saúde-doença  
        e  bem-estar. | Objetivo 2: Especificar (predizer) as conseqüências  
        do RI para o(a) cliente, o profissional e o SUS como um todo e da  
        implementação da PNSIPN e outras legislações que promovem a equidade  
        na US. | 
| Atividades | Revise  
        por meio da lição (ou scorm/IMS ou hot potatoes) as políticas de  
        humanização e equidade, sumarizando as mais frequentes na sua US (fórum) Mapeie  
        a rede social adstrita a US de interesse para implantação da PNSIPN Compartilhe  
        seus resultados e  impressões  
        na rede social do curso,da US e/ou da comunidade | Revise por meio da lição  
        (ou scorm/IMS ou hot potatoes) os agravos prevalentes na população  
        negra, sumarizando os mais frequentes na sua US (texto  
        online e fórum) Compartilhe seus resultados e  
        impressões na rede social do curso,da US e/ou da comunidade | Revise por meio da lição  
        (ou scorm/IMS ou hot potatoes) os dados epidemiológicos recentes  
        desagregados por raça/cor identificando as condições de desigualdades  
        e iniqüidades em saúde (texto online e fórum) Reflita, por meio do jogo,  
        sobre as barreiras ao acesso ao SUS e, na posição de cliente, avalie  
        quais recursos a partir da US você teria para superá-las.  TAREFA: Busque nas bases  
        online (Scielo & portal BVS, Saúde Baseada em Evidência -MS  
        [websearch]) os temas  
        disparidade e iniqüidade utilizando com descritor “população  
        negra” ou negros (fórum) Analise criticamente 1 dos  
        artigos encontrados quanto à força de evidência da recomendação  
        para a PNSIPN (texto online:  
        resenha) | Descreva no glossário do curso os termos sobre a PNSIPN com base na  
        literatura Exemplifique no glossário do curso os termos X, Y, e Z descritos Identifique nas palavras cruzadas os termos definidos TAREFA: Determine o Diagnóstico  
        Simplificado de RI na US, por meio do formulário de avaliação  
        do RI  
        e avalie em relatório as  
        condições para implantação da PNSIPN em nível local Identificar os aspectos comuns  
        de sua vida com a cultura negra por meio do teste A  
        cultura Negra faz arte de suas raízes? | Julgue sua competência  
        cultural em saúde por meio do pré-teste  
        PNSIPN identificando seus potenciais e déficits Classifique os tipos de  
        racismo por meio de um Mapa  
        de conceitos (texto online) Sumarize, no Facebook ou Delicious, os itens das legislações de equidade que  
        tem relação direta com o cuidado em saúde na US  A partir da vinheta de  
        abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo  
        com a sua Explique os possíveis efeitos  
        ou vantagens da implementação da PNSIPN na US para a clientela e para  
        os profissionais, sumarizando em texto online. Fazendo  
        conexões: (1) PNSIPN e eu (o que há na política  
        que tam bem há no meu cotidiano; o que está na política e não está  
        no meu cotidiano). (2) PNSIPN e outras Políticas (similaridades e  
        diferenças) (3) Diante de uma imagem ou gráfico sobre SPN: O que  
        aconteceu antes ou o que vai acontecer depois?.(4) Perguntas sobre a  
        PNSIPN: preferencialmente criadas pelo aluno. Mas pode ser tipo: “O  
        que neste texto me ajuda no cotidiano da US?”Na medida em que se  
        encontram respostas as perguntas são retiradas. (5) Monitoramento e  
        Codificação do texto: ler e marcar os trechos que entendeu (ok), não  
        entendeu (x) (6) Visualização: a imagem mental do texto. (7) Sumarização  
        e palavras chave | 
| Atividades  
        Moodle/Web 2.0 | Lição,  
        scorm questionário Fórum Twitter, Face, etc Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica) | Lição ou  
        scorm questionário Fórum  Texto  
        online Twitter, Face, etc Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica) | Lição,  
        scorm Jogo RPG (O cliente negro & as barreiras do SUS para conquistar o  
        cuidado étnico-cultural centrado na pessoa) Texto  
        online (impressões sobre as barreiras ao SUS encontradas pelo cliente  
        negro[a]) Websearch   
        (evidência científica) & tarefa baseada em projeto (texto  
        online – resenha) | glossário jogo (hot  
        potatoes) texto  
        online Questionário Twitter, Face, etc Escolha (feedback sobre a utilidade para a prática clínica) | Tarefa  
        baseada em projeto de implantação da PNSIPN na US) MAPA DE PROCESSO: A JORNADA DO PACIENTE NA SUA  
        US Wiki  
        (acompanhamento do projeto) Questionário pré-teste PNSIPN Texto online ou diário | 
| Produto  
        do(a) aluno(a) |  |  | Ensaio sobre política baseada  
        em evidência para publicação em Blog ou periódico | TAREFA: Diagnóstico  
        simplificado do RI na US (visando a implantação da PNSIPN) | Ensaio (vantagens da PNSIPN no  
        ponto do cuidado) Relato de Experiência (Diagnóstico)  
        para publicação em Blog ou periódico | 
| Conteúdo |  |  | Racismo(s) em ação:  
        disparidades e iniqüidades em saúde no Brasil Determinantes Sociais da Saúde  
        ou da Doença e outras barreiras no SUS para a população negra  | Nova demografia brasileira:  
        maiorias em número e vulnerabilidades  História, culturas &  
        resiliência negra Saúde da População Negra (transcultural,  
        violências, outras doenças e agravos prevalentes (além do RI) Relações interpessoais &  
        choque de culturas (branquidade x negritude) Cenas de discriminação –  
        identificação e resolução | SUS realmente universal? Políticas  
        de equidade para o enfrentamento das várias discriminações no SUS  Estratégias sistêmicas para  
        enfrentamento do racismo institucional no Brasil (Estatuto da Igualdade  
        Racial, PNSIPN movimentos sociais negros, etc) | 
| Material  
        de apoio SUS | Brasil.  
        Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e  
        Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa.  
        I Seminário Nacional de Saúde da População Negra : síntese do relatório  
        :  | Guia  
        de Enfrentamento ao Racismo Institucional e Desigualdade de Gênero. Geledés, SEPPIR 2013 | Saúde  
        da população negra / Black population health. Batista, Luís Eduardo;  
        Werneck, Jurema; Lopes, Fernanda. Petrópolis; DP et Alii;ABPN; 2012.  
        319 p. Racismo  
        como determinante social de saúde.SEPPIR, 2011 | Brasil.  
        Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Manual de  
        doenças mais importantes, por razões étnicas, na população  
        brasileira afro-descendente / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas  
        de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001 (valor histórico  
        – está desatualizado quanto aos dados epidemiológicos, terapias e  
        políticas de atendimento) | Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (mód  
        I-V)/Orgs Maria Luiza Heilborn, Leila Araújo & Andreia Barreto - RJ  
        - CEPESC; Brasília, Secretaria de Políticas para Mulheres, 2010 | 
| O  
        encontro clínico Caso  
        clínico:  
        Como eu trato RI? (vinheta) | - Conhecer e ser capaz de utilizar sistemas de informação sobre  
        raça/cor e outros instrumentos de suporte para a realização do  
        conjunto de competências em ESF | - Conhecer, descrever e aplicar técnicas de abordagem, culturalmente  
        pertinentes,  à  
        família negra; | Objetivo 1:  Incorporar (seguir um  
        procedimento)  na consulta clínica  
        o item raça/cor e da cultura negra como componentes chave da história  
        do(a) paciente, família e comunidade, - Conhecer, descrever e aplicar técnicas de entrevista e consulta  
        que tenham a pessoa negra como  
        centro (entrevista clínica centrada na pessoa) Objetivo 3:  Aplicar (seguir um  
        procedimento) as estratégias da comunicação culturalmente efetiva   
        e terapêutica no encontro com pacientes, famílias e comunidades  
        negras. | Objetivo 2:  Reconhecer (explicar causas e  
        efeitos do uso ou da negação) as práticas  
        tradicionais e populares de saúde da população negra no seu território  
        (inclusive em relação ao cuidar dos terreiros). - Realizar ações pedagógicas de saúde junto à população  
        negra adscrita, no nível individual, de grupos, de acordo com os  
        conceitos de aprendizagem ativa e autonomia dos sujeitos | Objetivo 4:  Demonstrar a tomada de  
        decisão clínica compartilhada, integrando a perspectiva cultural do(a)  
        paciente no desenvolvimento do tratamento de saúde e do autocuidado. - Estabelecer, qualificar continuamente e utilizar  
        terapeuticamente o vínculo longitudinal com o usuário, família e comunidade negros. | 
| Atividades | Sequencie as perguntas básicas  
        da anamnese de modo que o item raça/cor fique contextualizado Relacione a devida  
        justificativa para as prováveis dúvidas ou questionamentos do cliente  
        sobre o item raça/cor | Defina estereótipo e estigma,  
        explicando as causas e consequências de uma relação profissional de  
        saúde-clientela baseada em viés étnico-racial  Delineie as estratégias de  
        comunicação terapêutica ou assertiva básicas e para a abordagem de  
        pacientes, famílias e comunidades na perspectiva da PNSIPN.  Apresente, em vídeo, uma ação  
        pedagógica de saúde junto à população negra adscrita, no nível  
        de indivíduos ou grupos, de acordo com os conceitos de aprendizagem  
        ativa e autonomia dos sujeitos  
        a entrevista clínica ao (à) cliente a partir de um roteiro adequado à  
        cultura negra A partir da(s) vinheta(s) de  
        abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo  
        com a sua | Distinga na galeria de imagens  
        a pessoa de seu estereótipo étnico-racial  Delineie as perguntas básicas  
        para a entrevista clínica na perspectiva da PNSIPN. (questionário) “Fazer cara para a  
        entrevista” Escolha o rosto que você mostrará conforme o sentimento  
        experesso pelo(a) paciente TAREFA: Apresente, em vídeo,  
        a entrevista clínica ao (à) cliente a partir de um roteiro na  
        perspectiva da PNSIPN TAREFA: Apresente, em vídeo,  
        ensino ao cliente negro(a) ou um projeto terapêutico singular na  
        perspectiva da PNSIPN A partir da vinheta de  
        abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo  
        com a sua Delineie as estratégias de  
        comunicação terapêutica ou assertiva básicas e para a abordagem de  
        famílias e comunidades na perspectiva da PNSIPN. Reflita, por meio do jogo,  
        sobre sua ação (e a da equipe) para neutralizar as barreiras ao acesso  
        ao SUS e implementar a PNIPN na US. | Sumarize num mapa de conceitos  
        as religiões dos clientes da US Compare e contraste:  
        ecumenismo ou fundamentalismo entre as instituições religiosas no  
        entorno da US  Classifique, no banco de  
        dados, as práticas tradicionais, religiosas e populares de saúde  
        vivenciadas pelos(as) clientes da US e da comunidade adstrita. Compartilhe suas impressões  
        na rede social do curso,da US e/ou da comunidade. | Prediga as vantagens para a  
        sua clientela (e para os profissionais) com a adoção da tomada de  
        decisão compartilhada Justifique adoção da tomada  
        de decisão compartilhada no processo de trabalho dos profissionais da  
        sua US Crie uma árvore de decisão  
        sobre o cuidado em saúde para o(a) cliente negro na perspectiva da  
        PNSIPN TAREFA:Estruture um plano de  
        negociação do cuidado em saúde na perspectiva da PNSIPN | 
| Atividades  
        Moodle/Web 2.0 | Questionário (hot potatoes) External tool Lição  
        ou Scorm / Escolha (feedback da atividade para a prática clínica | Lição  Galeria de imagens (lightbox  
        gallery) External tool Scorm / Escolha (feedback da  
        atividade para a prática clínica Fórum Wiki Questionário Tarefa baseada em projeto  
        (estudo de caso) | Lição  Galeria de imagens (lightbox  
        gallery) External tool Scorm / Escolha (feedback da  
        atividade para a prática clínica Fórum Wiki Questionário Tarefa baseada em projeto  
        (estudo de caso) | Lição Questionário  Mapa de conceitos ou hot maps  
        (texto online) Fórum  Banco de dados Jogo  
        RPG: “Faça a coisa certa” (a ação do profissional contra as  
        barreiras do SUS para o cliente receber um cuidado étnico-racial  
        centrado na pessoa) Twitter,  
        Face, etc Escolha  
        (feedback sobre a utilidade para a prática clínica) | Fórum Tarefa baseada em projeto Texto online ou em blog  
        (projeto) Wiki (acompanhamento) Lição | 
| Produto  
        do(a) aluno(a) |  |  | TAREFA: Estudo de caso (vídeo e texto) para publicação  | Vídeo (religiões e práticas locais) | Estudo  
        de caso – para publicação TAREFA: Plano de negociação (projeto terapêutico singular) | 
| Conteúdo | Relação profissional-cliente Teorias do cuidado em saúde |  | OBJ 1 O(a) Outro – meu (minha  
        cliente: a nova demografia brasileira e os velhos medos. Ou como prestar  
        cuidado de saúde à pessoa e não ao estereótipo étnico-racial. Corporeidade Anamnese anti-opressiva com  
        foco no(a) usuário(a) negro(a) e a coleta sensível do item raça/cor. VÍDEO-AULADEMONSTRAÇÃO: O  
        ENCONTRO CLÍNICO (NA PERSPECTIVA DA PNSIPN) preparada para o curso  
        (incluindo no script as perguntas do paciente [engajamento ou  
        empoderamento]) OBJ 3 Fontes de disparidades no  
        encontro ·           
        Comunicação terapêutica ·           
        Entrevista motivacional &  
        negociação ·           
        Autocuidado apoiado ·           
        VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO: A  
        TOMADA DE DECISÃO COMPARTILHADA (NA PERSPECTIVA DA PNSIPN) | Medicina de matriz africana e  
        práticas populares de cuidado em saúde Religiosidade negra e saúde  
        espiritual Arte & esporte negros:a  
        dança, música e a capoeira como instrumentos terapêuticos | Discriminação &  
        preconceito – onde se escondem? Como se manifestam? Como são  
        combatidos? Cuidado centrado no paciente Autonomia do paciente Alfabetismo em saúde O acesso do paciente/usuário  
        à informação em saúde (e prontuário) | 
| Materiais  
        do SUS |  |  | Autocuidado  
        apoiado: manual do profissional de saúde / Organização             
        Ana Maria Cavalcanti. -- Curitiba : Secretaria Municipal da Saúde,  
        2012. |  | Brasil, Centro de Referência e Treinamento DST/aids - Como e  
        para que Perguntar a Cor ou Raça/Etnia no Sistema Único de Saúde? Série:  
        Prevenção às DST/aids. ISBN 978-85-99792-09-4. | 
| Estratégias  
        de enfrentamento do RI Caso clínico:  
         1.        
        Como  
        eu trato RI (vinheta)? 2.        
        Pós-teste  
        PNSIPN |  |  | - Conhecer e utilizar os sistemas de informação do SUS, em  
        especial sobre o quesito raça/cor, assim como aplicá-los na prática  
        na ESF | Objetivo 1:  Reconhecer (comparar e  
        contrastar dados de brancos/negros) as iniquidades étnicas existentes  
        no nível local - Mapear e ranquear,  
        em ordem de prioridade os problemas que são mais prevalentes e que  
        possuem maior impacto sobre a saúde da população negra, desde os  
        eventos ou desfechos patológicos até as suas causas mais profundas ou  
        distais. Objetivo 3:  Incluir (organizar) a  
        participação do controle social na priorização do tratamento clínico  
        do usuário negro na unidade de saúde. | Objetivo 2:  Apresentar  
        (estruturar) propostas de intervenção na unidade de saúde para  
        integração de práticas de saúde da população negra - Estabelecer planos de ação coerentes, conforme critérios  
        epidemiológicos, éticos (erradicação  
        de iniquidades étnicas e outras), econômicos e sociais, de modo  
        a atender à PNSIPN | 
| Atividades |  |  |  | Mapear e  
        ranquear, em ordem de prioridade os problemas que são mais prevalentes  
        e que possuem maior impacto sobre a saúde da população negra TAREFA: Com  
        base no calendário SPN ou saúde ou linha do tempo, operacionalizar uma  
        atividade de promoção da SPN no nível comunitário ou diagnóstico  
        precoce (ou busca ativa) de doença ou agravo prevalente Comparar e  
        contrastar os resultados terapêuticos da US conforme os grupos étnicos  
        da clientela TAREFA: Estruturar a política  
        de participação do controle social nas decisões da US  | A partir da vinheta de  
        abertura do módulo, compare e contraste a ação do profissional do vídeo  
        com a sua TAREFA: Estabelecer um plano  
        para implantação & monitoramento da PNSIPN na US Julgue sua competência  
        cultural em saúde por meio do pós-teste PNSIPN Compartilhe suas impressões  
        na rede social do curso,da US e/ou da comunidade | 
| Atividades  
        Moodle/Web 2.0 |  |  |  | Lição  Glossário ou texto externo Questionário Tarefa  Fórum (Fagulha, ação &  
        reação) Texto online ou blog: Promoção  
        da Saúde da População Negra – Relato de experiência Twitter,  
        Face, etc Escolha  
        (feedback sobre a utilidade para a prática clínica) | Lição Tarefa “baseada em  
        Projeto” Wiki (acompanhamento do  
        projeto) Fórum Questionário  
        (pós-teste PNSIPN) | 
| Produto  
        do(a) aluno(a) |  |  |  | Infográfico  
        sobre  
        a demografia local, com dados desagregados por raça/cor & gênero Relato de experiência sobre  
        tarefa Promoção da Saúde | TAREFA: Plano de implantação da PNSIPN na US | 
| Conteúdo | Política de saúde baseada em  
        evidência científica |  |  | OBJ 1 Item raça/cor: elementos para  
        o monitoramento iniqüidades na US OBJ 3 Organização do controle  
        social da população negra na US Estratégias de empoderamento  
        do usuário e da comunidade VÍDEO-DEMONSTRAÇÃO: PROJETO  
        TERAPÊUTICO SINGULAR (NA PERSPECTIVA DA PNSIPN) | Políticas de ação  
        afirmativa e o impacto na SPN Prioridades em SPN (ciclo  
        vital, agravos prevalentes, da promoção à recuperação da saúde,  
        ambiente acolhedor, etc) e práticas culturalmente pertinentes | 
| Materiais  
        do  SUS |  |  |  | Linha de  
        Cuidado à Saúde de  
        Famílias em Situação de Violências Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/ |  | 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
·           
Obs: objetivos em azul foram  
extraídos das competências dos profissionais de nível superior em ESF
Próximos  
passos: 
Terminado o planejamento do curso, se dará  
início à sua estruturação no Ambiente Virtual de Aprendizagem. As unidades  
temáticas foram planejadas da seguinte forma: Contexto (10 horas), Encontro Clínico  
(20 horas) e Enfrentamento do Racismo (15 horas). 
Por meio do AVA estão previstas as  
atividades que propiciarão inicialmente o preparo do(a) profissional para a  
reflexão sobre si próprio(a), sua cultura e relações interpessoais (vinhetas  
e pré-teste sobre PNSIPN), sendo seguidas por atividades que levem à consciência  
crítica isenta de viés discriminatório até às atividades de avaliação  
pelas quais o(a) profissional deverá demonstrar sua prontidão para a  
implementação da PNSIPN no ponto do cuidado por meio de propostas de intervenção  
na Unidade de Saúde e na comunidade adstrita.
Considerações  
finais
Em que pese a PNSIPN tornar obrigatório a  
inclusão sobre saúde da população negra e enfrentamento do racismo  
institucional dos currículos dos cursos da área da saúde e nos cursos de  
educação permanente, percebemos tanto uma dificuldade quanto um certo  
desconforto em contextualizar o racismo enquanto um determinante social da saúde  
e, principalmente, em ensinar as estratégias evidenciadas pelas pesquisas para  
o desenvolvimento do relacionamento terapêutico profissional-usuário(a) do SUS  
e para a redução das iniqüidades étnicas em saúde.
É preciso dizer com todas as letras: a  
desconstrução das discriminações institucionais por meio do processo formal  
de ensino-aprendizagem demanda técnicas e métodos de ensino problematizadores  
e construtivistas sociais que levem o(a) aluno(a) a expor suas crenças  
publicamente, de forma segura, para serem trabalhadas à luz das evidências  
científicas e, desta forma, (re)construir sua consciência crítica quanto ao(à)  
cliente em situação de vulnerabilidade social e a sua responsabilidade sobre  
qualidade do relacionamento profissional.
Em síntese, as evidências científicas  
sustentam que é possível realizar um ensino online para o desenvolvimento de  
atitudes. Portanto, planejamos este curso contando ainda com a interatividade do  
AVA Moodle e da web 2.0 no engajamento no curso, compartilhamento de experiências  
e comprometimento dos(as) profissionais de saúde na implantação da PNSIPN no  
ponto do cuidado. 
Referências
 
  
[1]  
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e  
    Participativa.  Departamento de  
    Apoio à Gestão Participativa. Política   
    Nacional de Saúde Integral da População Negra : uma política para  
    o SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e  
    Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. – 2. ed.  
    – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.   
    Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_integral_populacao.pdf  
    
[2]  
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação  
    na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política  
    Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde,  
    Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de  
    Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde,  
    2009. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf  
    
[3]  
    Brasil, Ministério da Saúde. Saúde da População Negra: Bases para a  
    Gestão Municipal na Construção da Equidade no SUS. Orientações para  
    Gestores Profissionais de Saúde para a implementação da Política  
    Nacional de Saúde Integral da População Negra, Brasília, 2010.
[4]  
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação  
    na Saúde. Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Competências  
    dos profissionais de nível superior na estratégia de saúde da família /  
    Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. – Brasília : UNA-SUS,  
    2011.
[5]  
    Parker, S et al Anti-Racism & Diversity Trainers: Core Competencies and  
    Leading Training Practices - A Literature and Scoping Review, Canadá, 2010.  
    Disponível em http://www.embracebc.ca/embracebc/resources/index.page#training_practices  
    
[6]  
    Amantesa, A. et al O USO DATAXONOMIA SOLO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA  
    PESQUISA EDUCACIONAL. Encontro Nacional de Pesquisa de Educação em Ciências,  
    Anais, 2007.Disponível em http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/search0.html
JSNCARE
 Journal of Specialized Nursing Care
	Journal of Specialized Nursing Care
 
  
  
  
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