Journal of Specialized Nursing Care

Nurse´s self-knowledge – a book review
Autoconhecimento do enfermeiro – uma resenha

Isabel CF da Cruz, Professora Titular, UFF

Referência bibliográfica

Leoni, MG Autoconhecimento do enfermeiro – instrumento nas relações terapêuticas e na gestão/gerência de enfermagem. 1a. ed. RJ. GEN – Guanabara Koogan, 2014

Propósito e leitor a quem se destina

Em que pese o título afirmar que a obra é sobre o autoconhecimento do enfermeiro, o livro tem como leitor alvo tod@ professional de saúde, seja da assistência, seja da gestão, que esteja incomodado e inconformado com o grau elevado de insatisfação d@s pacientes com o cuidado prestado, mesmo quando este cuidado resulta de avanços tecnológicos.

Óbvio que pacientes querem o cuidado mais avançado. Mas, o cuidado avançado, baseado em evidência, é justamente o cuidado que respeita @ paciente e suas subjetividades e é prestado por profissionais que são capaz de estabelecer uma relação de confiança, terapêutica em uma instituição de saúde cujo foco é a pessoa.

Podemos afirmar, sem medo de equívoco, que o propósito do livro é contribuir para uma gestão em enfermagem que promova o encontro clínico entre @ enfermeira e seu/sua paciente.

Biografia da autora; editora

A autora, Miriam Garcia Leoni, graduou-se em enfermagem pela Escola Alfredo Pinto (UNIRIO) e na mesma instituição obteve o título de mestre. Obteve o título de doutora, na área de gerência e educação, pela UFRJ. Além da sua carreira acadêmica, a autora acumulou expertise no tema dirigindo a Divisão de Recursos Humanos do Hospital de Ipanema, pelo extinto INAMPS, entre outras instituições de saúde de grande porte. Atualmente, atua fortemente na área da formação de enfermeir@s em instituições como a Universidade Estácio de Sá e o Conselho Regional de Enfermagem – RJ.

A editoria do livro foi realizada pelo Grupo GEN que inclui a Guanabara Koogan com seu vasto catálogo de livros da área da saúde, em geral,e na de enfermagem, em especial dispensa maiores comentários.

Delineamento do conteúdo/capítulos

O livro divide-se em 2 grandes partes.

Na primeira, a autora trabalha o relatório de uma pesquisa cujo tema é o autoconhecimento e a relação terapêutica profissional-cliente.

Na segunda parte, a autora aprofunda o relato da pesquisa focalizando o autoconhecimento d@ profissional e a gestão/gerência de enfermagem.

Sumário, apêndices, figuras e quadros

O livro apresenta o sumário (na orelha), apêndices (prioridade da pesquisa em enfermagem e instrumento da pesquisa), referências bibliográficas e um índice alfabético que é útil para localização dos termos e suas definições.

As figuras, melhor dizendo, diagramas, são poucas mas ajudam a entender o texto. Alguns resultados da pesquisa são apresentados em quadros

 Qualidade e nível do conteúdo

 Até por se tratar do relatório de dissertação e tese da autora, a qualidade do material resulta do rigor metodológico, da revisão da literatura e da discussão sobre os achados.

Ainda que o tema seja instrumental para qualquer pessoa, isto é o autoconhecimento, o livro é de leitura fluente, mas de nível avançado na área e por esta razão é recomendado para profissionais que já possuam um conhecimento prévio sobre comunicação interpessoal, comunicação terapêutica e relacionamento profissional de saúde-cliente, entre outros tópicos correlatos, ou estudantes nos últimos períodos de graduação e estudantes de pós-graduação.

Apresentação e legibilidade

O livro tem uma apresentação “clean”, ou seja, simples, moderna e bonita. Linguagem correta e fluente.

Qualidade acadêmica

A qualidade acadêmica resulta de ser a combinação de 2 relatórios de pesquisa a partir do mestrado e do doutorado da autora.

Atualização da obra

Ainda que o tema seja pouco explorado em pesquisas da área de enfermagem, o livro tem um valor conceitual-histórico, ou seja, interrelacionou conceitos de outras disciplinas ao sistema profissional de enfermagem e de gestão do cuidado num determinado período de tempo, a saber: o tempo da realização destas pesquisas e defesa de seus relatórios. Assim, a bibliografia de base e a discussão refletem este período e não caberia, nesta publicação,nenhum tipo de atualização.

Com esta observação em mente, @ leitor@ tem neste livro uma referência  

 Conclusão e recomendação

Urge que as instituições de saúde, em qualquer ponto na rede de cuidado  implementem o cuidado centrado n@ paciente, isento de viéses. Uma das condições para o pleno funcionamento desta filosofia institucional  é o desenvolvimento da consciência crítica d@ profissional de saúde sobre si e sobre seu papel na relação com @ cliente.

O livro Autoconhecimento do Enfermeiro aponta algumas estratégias para que tanto a consciência profissional desperate quanto para tornar o cuidado centrado na pessoa uma realidade. Neste sentido, recomendamos mais do que sua leitura. Recomendamos seu estudo pelos profissionais envolvidos com a criação de uma cultura de cuidado compassivo nas instituições de saúde.

 





JSNCARE
Share |