Journal of Specialized Nursing Care

 Enteral Nutrition Therapy in Patients Critics: Systematized Literature Review on the highly complex patient in intensive care.

Terapia Nutricional Enteral em Pacientes Críticos: Revisão Sistematizada da Literatura quanto ao paciente de alta complexidade em terapia intensiva.

Adicéa de Souza Ferreira - Enfermeira. Pós-graduanda de Enfermagem em Cuidado Intensivo de Adulto e Idoso pela Universidade Federal Fluminense - adiceafer@gmail.com

Isabel C F da Cruz – Doutora em Enfermagem. Titular na Universidade Federal Fluminense - Isabelcruz@uol.com.br

ABSTRACT: Nutritional therapy has a satisfactory impact on the recovery of critically ill patients, when unable to feed orally. This study aims to identify in scientific articles a systematic review of the scientific nursing literature using the PICO strategy to determine the evidence as to nursing care to patients who are up will Infusion Therapy Nutritional Enteral. Métodologia were used 10 relevant articles to theme proposed in which 4 in Portuguese and 6 in a foreign language in the 2009-2014 period in LILACS, BDENF and MEDLINE.Resultado Given the strength of evidence found in the articles surveyed the nurse should draw up a protocol of care to the client in therapy enteral Nutrition Conclusão.Conclui up that nutritional therapy when initiated early in accordance with the evidence found, codizem that the patient has a better prognosis, nursing has to implement an enteral infusion protocol relating to the care of highly complex patients.

Key Words: Nursing Care, Enteral Nutrition Intensive Care Units.

Resumo: A terapia nutricional tem um impacto satisfatório na recuperação do paciente grave, quando  impedido de alimentar-se por via oral. O presente estudo tem como objetivo identificar em artigos científicos uma revisão sistematizada  da literatura científica de enfermagem utilizando a estratégia PICO para determinar as evidências quanto aos cuidados de enfermagem aos pacientes que estão sobe á infusão de Terapia Nutricional Enteral.Metodologia Foram utilizados 10 artigos pertinentes ao tema proposto nos quais 4 em português e 6 em língua  estrangeira no período de 2009-2014 na base de dados LILACS, BDENF e MEDLINE.Resultado Diante da força de evidências encontradas nos artigos pesquisados a enfermeira deve elaborar um protocolo de cuidados ao cliente em Terapia Nutricional Enteral Conclusão.Conclui-se que a Terapia nutricional quando iniciada precocemente de acordo com as evidências encontradas ,codizem que  o paciente tem um melhor prognóstico ,a enfermagem tem que implementar um protocolo de infusão enteral referentes aos cuidados dos pacientes de alta complexidade.

Palavras Chave: Cuidados de Enfermagem, Nutrição Enteral, Unidades de Terapia Intensiva.

Situação Problema

O suporte nutricional enteral está indicado para pacientes graves com risco nutricional identificado, ou seja, aqueles que não conseguem ingerir espontaneamente suas necessidades nutricionais. A TNE deve ser infundida nas primeiras 24-48 horas, especialmente naqueles diagnosticados com desnutrição, e ou catabolismo intenso - decorrente do quadro patológico, sem previsão de ingestão adequada de 3 a 5 dias.

A terapia nutricional ganhou enorme importância nos últimos 20 anos, tornando-se peça fundamental nos cuidados dispensados aos pacientes críticos. Evidências cientificas demonstram que o estado nutricional do paciente interfere diretamente na sua evolução clinica, bem como: na redução da mortalidade, diminuição da resposta catabólica, incremento do sistema imune, manutenção da integridade funcional gastrointestinal, além de contribuir para período menor de internação com a consequente redução no custo do tratamento.

A nutrição adequada do paciente é uma estratégia terapêutica proativa, que pode reduzir a gravidade da doença e diminuir as complicações, e o tempo de permanência na UTI.³

Na unidade de terapia intensiva, é frequente a utilização da nutrição enteral principalmente associada ao uso de sondas de alimentação naso/oro entéricas que permanecem em média por 30 dias, pois, acima deste período as enterostomias estão indicadas para nutrição enteral. Lembrando que embora a nutrição seja benéfica existem riscos inerentes a sua aplicação. ²

A enfermagem tem como principal propósito o cuidado com o paciente, portanto, avaliar e definir a melhor forma de assistência nutricional é de suma importância.

O suporte Nutricional a pacientes críticos é comumente realizado por via enteral, para atenuar os efeitos do estado hipermetabólico, caracterizado por grande mobilização de energia no reparo de tecido, estimulo ao sistema imunitário e preservação da função orgânica.

 

 

 

 

  Estratégia PICO (Desmembramento)

Acrômio

Definição

Descrição

 

 

 

P

Paciente ou diagnostico de enfermagem

 

Cliente de alta complexidade submetido a infusão enteral.

I

Prescrição

 

Infusão de alimentação enteral

C

Controle  ou Comparação

NA*

 

O

Resultados

Manter o peso e o estado nutricional do paciente que está internado na unidade de terapia intensiva com terapia nutricional.

 

 

Pergunta da Pesquisa em Destaque 

Para o cliente de alta complexidade em Terapia Nutricional Enteral, qual a intervenção de enfermagem mais eficaz para sua resolução.

 

Objetivo

Identificar a produção científica de enfermagem utilizando a estratégia PICO para determinar a melhor evidência disponível para o cuidado do cliente/família  Em relação a Terapia Nutricional Enteral.

Metodologia

 Este estudo é uma pesquisa bibliográfica computadorizada, que busca ampliar conhecimentos sobre determinado tema, com a finalidade de produzir através de avaliação já publicada, a reunião de informações em único e diferente texto.

A busca dos artigos foi realizada através da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados eletrônicas, a saber: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados em Enfermagem), e MEDLINE, considerando como instrumento relevante artigos científicos dos períodos 2009 e 2014. Utilizando-se como critério de inclusão os artigos que fizeram abordagem ao tema descrito e, do Decs (Descritores em Ciências da Saúde); Cuidados de Enfermagem, Nutrição Enteral, Unidades de Terapia Intensiva.

Para a combinação dos descritores foram utilizados os componentes da estratégia PICO (P) AND (I) AND(C) AND (O). Os descritores foram cruzados com pares utilizando-se operador booleano AND. Para localização dos descritores em maior número foi realizado o cruzamento do primeiro descritor com o segundo e do primeiro com o terceiro. Identificou-se 27 textos, dos quais 19 em português e 8 em outras línguas. Foram selecionados 10 dez artigos para analise: 04 seis na língua portuguesa e 06 quatro na língua estrangeira, sendo selecionados os que apresentavam evidências pertinentes ao tema.

 

Resultados. Tabela 1-Publicações localizadas nas bases de dados .Niterói,2014

 

Autor(ES) data e pais

Objetivo da

pesquisa

Força da

Evidência

Tipo do  estudo

& instrumento

Principais

achados

Conclusões do autor(ES)

 

Oliveira N.S;

Caruzo,L Soriano,F,G 

2010.Brasil

 

Analisar a adequação da TNE

Visando a melhoria da qualidade da assistência nutricional.

147 pacientes

Estudo de caráter

Prospectivo e

observacional.

 

A Terapia Nutricional Enteral apresenta menor risco de complicações infecciosas  quando introduzida de forma precoce dentro de 24 a 48 horas decorridas da admissão.

O uso de protocolos de infusão de nutrição enteral resulta em alcance das metas nutricionais.

 

Passinato,F. Valeska;Berbigier 2013 Brasil

Avaliar a adequação do manejo nutricional do paciente séptico a diretrizes de nutrição enteral para pacientes críticos.

115 Pacientes internados  na unidade de terapia intensiva com sepse.

Estudo de coorte prospectivo

Os pacientes que estejam estáveis hemodinami camente e com

 TGI funcionante devem receber nutrição enteral precoce dentro de 24 a 48 horas da admissão hospitalar.  O inicio da alimentação nesse período mostrou diminuir a incidência de complicações  infecciosas.

Embora expressivo o numero de pacientes sépticos que iniciaram a nutrição enteral precocemente metas calóricas e proteicas no 3º dia de internação foram atingidas apenas pela metade destes percentual que diminuiu no 7º dia.

 

Pereira,M.Sandra

Regina;Coelho Maria Jose;

Mesquita F.M Ayla;

2013 Brasil

Descrever as principais  causas de retirada não planejada da sonda de alimentação em uma unidade de terapia intensiva.

4.228 pacientes

dia com sonda de alimentação

 

Estudo transversal

retrospectivo

A perda da sonda enteral é considerada como um indicador

Pertinente e ou

muito pertinente

de qualidade da assistência de enfermagem por 96% dos enfermeiros.

 

Um dispositivo comum na terapia intensiva

e o cuidado com

a sonda ser exclusividade da enfermagem.

 

Diestel F. Cristina

Rodrigues G. Mônica.

Pinto M . Fernanda

Rocha M. Rachel

Sá S. Patrícia.

2013 Brasil

Apresentar e difundir a Terapia nutricional no paciente crítico,de forma pratica e adequada.

Pacientes críticos que possuem necessidades nutricionais complexas e precisam de terapia nutricional intensiva.

Estudo bibliográfico

Ao iniciar o suporte nutricional no paciente critico é importante considerar a perda de peso recente ingestão oral previa grau de severidade da doença presença de comorbidade e função do trato gastrointestinal.

Adequada terapêutica

Nutricional no paciente criticamente enfermo

Pode resultar numa melhor evolução

da doença de base

com maior sobrevida e

 menor custo hospitalar.

 

Foguera.Martin.T,Hernandez. Álvares.J,Peláes.Burgos.R,

Pérez.Celaya.s

Hernándes.S Calvo.V.Mª

Luna.Gárcia.P.P

Rocamora.Irles A Moreles.Lago.T

Pérez Luengo M.l

2012 Espanha.

 

 

Realizar um levantamento

para avaliar um conjunto de indicadores de qualidade para pacientes em uso de terapia nutricional.

 

40 profissionais de saúde que trabalham em Terapia Intensiva.

Estudo transversal com pesquisa qualitativa.

O passo primordial no cuidado nutricional visa identificar o risco nutricional por um método de triagem,tempo de internação e incidência de complicações quanto ao tipo de dieta utilizada.

A utilização de indicadores deve ser integrado dentro de um programa de processo de cuidar tomar em conta o curso da doença e suas complicações e os resultados esperados e riscos ao tratamento.

 

Cereda.Emanuele Costa.Antônio Caccialanza and Pedrolli .Carlo 2013 Espanha.

Colocação adequada do tubo de alimentação nasogastrico.

Uma mulher com demência presente de 68 anos remetida á disfagia complicada..

Estudo de caso.

Hoje em dia a colocação de sonda nasogástrica é um procedimento que é  praticado todos os dias em UTI.

Em relação ao tubo de alimentação á atenção está focada em como evitar as complicações.

J.C Gonzáles y M

Gonzáles Catalan

2009 Espanha

O diagnóstico da Diarreia associada a nutrição enteral requer uso dos parâmetros frequência e resistência

 

  34 pacientes

Revisão bibliográfica

Cuidados intensivos que permite uma valorização adequada em relação a dieta enteral.

 

 

 

 

 

Valorização do problema utilizando protocolos para evitas cuidados inadequados quanto a nutrição enteral.

Annette M.Bourgault;   Janie Heath;       Vallire Hooper

Jennifer L.Waller

Elizabet G. NeSmit

2014 U.S.A

 

Examinar  fatores que influenciam  os Enfermeiros de cuidados intensivos,alerta pratica na verificação da colocação do Tudo de alimentação .

370 Enfermeiros

que atuam em unidades de Terapia Intensiva ,a colocação e o manuseio de Sonda Enteral.

Estudo transversal, exploratório, com uma

Pesquisa

 online .

Fundo diretrizes de prática clínica se destinam a colmatar

a lacuna pesquisa-prática, ainda pouco se sabe sobre como crítico cuidam enfermeiros adotar orientações. alimentando as práticas de verificação do tubo

permanecem variável e levaram a danos ao paciente e à morte.

Medidas de inovação pessoal incluído

papel da enfermagem comunicação baseada na web pesquisa

comportamentos  e práticas adoção alerta. medidas de

inovação organizacional que foram preditores

da prática de adoção incluído percepção de uma política

e o tipo de instalação da terapia nutricional enteral.

Metheny,A.N

Stewart,J.B

Mills,C.A

2012.USA

Descrever os resultados de uma pesquisa nacional de crítica cuidar enfermeiros sobre a alimentação do tubo na terapia intensiva.

 

1.848 Enfermeiros atuantes em Terapia Intensiva.

Estudo Transversal Exploratório .

Executar inserções mais cegos de tubos de alimentação .

fazer enfermeiros; em contraste, a

confirmação radiográfica da posição correta.

Obter a confirmação radiográfica que cada  tubo de alimentação inserido é posicionado corretamente antes de o primeiro uso do tubo não são adequadamente implementados.

auscultação é amplamente utilizada.

 

Junqueira,A.L;

Souza,A.D

Espanha 2012

Criar um algoritmo interdisciplinar

visando otimização da terapia nutricional enteral para pacientes adultos críticos.

Ambiente: Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Clinica,

Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil.

Revisão de Literatura

A equipe de saúde multiprofissional  é necessário a fim de oferecer assistência especializada e em  terapia nutricional.

Para o sucesso da Terapia Nutricional

A adesão às novas práticas é um desafio.

 

 

 

 

Discussão

Neste estudo foram identificados os cuidados de enfermagem na nutrição enteral do paciente crítico explicitando os cuidados que devem ser tomados com este fator na Unidade de Terapia Intensiva.

Oliveira, Caruso e Soriano. Realizaram um estudo cujo resultado apresentou a monitorização rotineira da Terapia Nutricional Enteral, que possibilita a identificação de pontos a serem melhorados e desenvolvidos de estratégias para corrigir as inadequações, resultando em melhora da oferta nutricional.¹

O suporte nutricional esta indicado nos pacientes graves com risco nutricional identificado, que não conseguem ingerir espontaneamente suas necessidades nutricionais calóricas ou especificas. A Terapia Nutricional deve ser instituída nas primeiras 24-48 horas, especificamente em pacientes com diagnostico de desnutrição e ou catabolismo intenso decorrente do quadro patológico, e quando não houver previsão de ingestão adequada em 3-5 dias.

 

Sugestão para a prática do enfermeiro.

O enfermeiro intensivista tem o papel primordial na prestação dos cuidados aos pacientes hospitalizados na unidade de terapia intensiva, sendo de sua responsabilidade os cuidados diretos ao paciente grave com risco de vida colaborando para diminuir o tempo de hospitalização.

Devemos considerar como cuidado de enfermagem para pacientes em Terapia Enteral o controle da temperatura, o volume, a velocidade do fluxo de infusão da dieta, pois, a alimentação continua e, em pequenas quantidades evita distensão abdominal, a diarreia, náuseas ,vômitos e contribui para um balanço nitrogenado adequado. Controlar a glicemia do paciente, infundir a dieta sempre em bomba de infusão, atentar para o volume prescrito, nunca infundir volume a mais ou a menos são deveres indispensáveis.                                                                                                 

Para prevenção de infecção em nutrição enteral, e necessário utilizar a dieta preparada no máximo 48horas, estar atento a validade da dieta a ser administrada, lavar as mãos antes a depois de instalada a dieta, lavar a sonda de alimentação antes a após administração da dieta , pois, pode acumular germes,que podem causar piora no quadro clinico do cliente e prolongar o tempo de hospitalização,  administrar a terapia nutricional no cliente atentando sempre para via de administração e o tempo de infusão .

A evolução do estado nutricional determina parâmetros que refletem na evolução do estado nutricional do paciente representando a efetividade da Terapia Nutricional, as informações utilizadas como: ganho ou perda de massa magra, presença de edema e perda de peso ponderal, podem sinalizar uma resposta inadequada à terapia escolhida. Na Unidade de Terapia intensiva é primordial que o enfermeiro , implantar protocolos de cuidado aos pacientes que estão sendo assistidos, assim, contribuindo para a melhora do quadro clinico e, redução da hospitalização.

 

Conclusão

Levando-se em consideração a evolução da Terapia Nutricional Enteral aos clientes internados na Unidade de Terapia Intensiva e dever dos profissionais de enfermagem que estão diretamente ligados a prestação de cuidado desses  como banho no leito, mudança de decúbito, inserção de sondas para terapia nutricional, curativos e etc.

 A enfermeira como líder da equipe tem que programar cuidados aos pacientes em terapia nutricional enteral, primando sempre pela excelência na prestação de seus serviços e melhora no quadro clinico de seus pacientes.

De acordo com os artigos citados, cristalino a concordância pelo uso da terapêutica nutricional em pacientes críticos. Trazendo maior sobrevida e diminuição do custo hospitalar .

O papel primordial do Enfermeiro é supervisionar dieta enteral ao paciente, pois, impedido de se alimentar por via oral a terapia nutricional é a primeira opção. Portanto, levando-se em conta o que foi apresentado, é imprescindível que todos se conscientizem caminhando para a evolução da terapia nutricional enteral em pacientes de grande risco nas UTI, levando o tratamento de tais pacientes a outro nível, trazendo melhora significativa, inclusive, com menor tempo de internação e custo hospitalar. Desta forma, progredimos para um novo patamar de dignidade no tratamento, não só para o paciente, bem como toda sociedade.

 

 

 

 

 

Referências:

1.Oliveira,N.S;Caruso,L;Soriano,F.G.Terapia Nutricional em UTI:Seguimento Longitudinal Nutrire:ver.Soc.Bras.Alim.Nutr.J., São Paulo,SP,v .35,n3,p.133-148,dez de 2010. Disponível em : www.revistanutrire.org.br/articles/view/id/4:fa159721f1fa015100001a

2.Pisinato,F.V ;Berbigier, M.C;Rubin A.B;Castro,K;Moraes ,B.R;Perry,S.D.I. Terapia Nutricional em Pacientes Sépticos na Unidade de Terapia intensiva :Adequação às diretrizes nutricionais para pacientes críticos. Rer Bras Ter Intensiva.2013;25(1):17-24 Disponível em : www/scielo.br/pdf/rbti/v25n1/05.pdf

 3.Pereira,M.R.S;Coelho,J.M;Mesquita,F.M.A;Teixeira,O.A;Graciano,A.S; Causas da retirada não Planejada da Sonda de Alimentação em terapia Intensiva Acta Paul Enf 2013;26(4)338-44.Disponível em. http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212

4.Diestel,F.C;Rodrigues,G.M;Pinto,Rocha,M.R;Sá S.P Terapia Nutricional no paciente Crítico Revista HUPE,Rio de Janeiro,2013;12(3):78-84                             Disponível em www.revista.hupe.uerj.br

5-Foguera.Martin.T,Hernández.Álvares.J,Peláes.Burgos.R,Pérez.Celaya.S. Hernándes.S Calvo.V.Mª,Luna.Gárcia.P.P,A.J.Irles.Rocamora. Moreles.Lago.T,Pérez Luengo M.l ,Pastor.Mellado.C,Fuster Oliveira.G        Anális de La relevância y factibilidad de indicadores de calidad em lãs unidades de nutrición Nut  hosp 2012 ,27(1):198-204 Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S0212-16112012000100024&script=sci_arttext&tlng=en%5D

6- Cereda.Emanuele Costa.Antônio Caccialanza and Pedrolli .Carlo                                  A malfunctioning  nasogastric  feeding tube . nutr hosp .2013,28 (1):229-231 Disponível em: http://scielo.isciii.es/pdf/nh/v28n1/32casoclinico01.pdf6666ee66

7.González,C.J;González .Diarrea.significado y Control em nutrición artificial Nutr clin Med 2009;III(1):40-51 Disponível em:                                                                        www.nutricionclinicaenmedicina.com/images/flash/nutr090104/index.html

8.Bourgault,M.A;Heath.J;Hooper.V;Sole.L;Waller,L.J;NeSmith Factors Influencing Critical Care Nurses adoption of the AACC Pratictice alert on feeding tube Placement American Association of Critical-Care Nurses 2014 volume 23 number 2.                                                                             Disponível  em :ajcc.aacnjournals.org/content/23/2/134.full.pdf+html

 

9.Metheny,A.N;Stewart,J.B;Mills,C.A Blind Insersion of Feeding Tubes in Intensive Care Units a National Survey Association of Critical-Care Nurses 2012volume 21 number . Disponível em:ajcc.aacnjournals.org/content/21/5/352

 

 

10.Junqueira,A.L;Souza,A.D Enteral nutrition therapy for critically ill adut patients;criticalreview and algorithm creation.Nutr Hosp 2012;27(4)999-1008               Disponível em:scielo.isciii.es/pdf/nh/v27n4/06_revision05.pdf

                                                                                                                       

 





JSNCARE
Share |