Os trabalhos científicos de enfermagem enquanto recurso didático-pedagógico
Isabel
Cruz, RN, PhD.
A
pesquisa deve ser entendida como um recurso para a atividade cotidiana d@
enfermeir@ no cuidado d@ cliente. Desde a oficialização do Trabalho de Final
de Curso (TFC) no currículo de graduação e de especialização, entendo que
aumentou a exigência do consumo de pesquisa em todos os períodos da graduação
e de especialização de modo que o trabalho de final de curso seja a culminância
de um processo e não o primeiro contato do aluno com os textos científicos de
enfermagem.
Com
base na minha experiência com a orientação de TFC, tenho algumas sugestões a
oferecer no sentido de tornar o consumo e a produção de textos científicos
uma atividade regular. Apresento aqui algumas delas, outras podem e devem ser
incorporadas a esta lista:
*
A
bibliografia selecionada para a disciplina deve conter artigos recentes de periódicos
de enfermagem, dissertações e teses.
*
Exija que
nos trabalhos escolares sejam consultados artigos recentes de periódicos de
enfermagem, dissertações e teses
*
Exija que
os fichamentos didáticos e as referências bibliográficas sejam sempre segundo
as normas da ABNTou um referencial utilizado para revisões sistemáticas da
literatura, preferencialmente.
*
Estimule a
leitura e a análise crítica dos artigos e teses
*
Estimule a
inscrição dos trabalhos escolares em eventos científicos e o envio para a
publicação em periódicos
*
Padronize o
formato dos trabalhos acadêmicos conforme as normas dos eventos científicos e
dos periódicos de enfermagem. Isto ajuda a dar um “caráter”científico ao
mais simples trabalho e pode diminuir a preguiça em divulgá-lo pois não é
necessário fazer adaptações de forma.
Com estas estratégias teremos o conhecimento de enfermagem como um recurso do processo ensino-aprendizagem. Sucesso para nós!
Publicado
originalmente no Boletim NEPAE-NESEN, junho 1999.
JSNCARE