2812en

REVIEW ARTICLES

 

 

Lung injury associated with mechanical ventilator: systematic literature review for a clinical protocol

 

Lesão pulmonar associada ao ventilador: revisão sistematizada da literatura para um protocolo clínico

 

Camila Pereira Folco1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

 


ABSTRACT
Mechanical ventilation (MV) applies a positive pressure during the inspiratory phase, reversing the respiratory physiology, which may cause several complications, such as the biotrauma, the atelectrauma and the volutrauma. The reduction of these complications is essential for the maintenance of adequate oxygenation and ventilation in patients on ventilation support, reducing the deleterious hemodynamic effects and ensuring patient safety. This study aimed to evaluate the knowledge of nurses working in the intensive care unit on mechanical ventilation, check if the errors during the assistance to the patient in mechanical ventilation are related with the staff dimensioning of the nursing team and describe the strategies for the prevention of lung injuries associated with mechanical ventilation. This is a descriptive and exploratory study, based on literature review, covering the period from 2 April 2015 to 02 November 2015, through the setting of the Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Twenty articles were selected, which have suffered systematic analysis. A clinical protocol has been proposed, covering the 13 strategies listed in the studies analyzed as relevant to the prevention of lung injury associated with mechanical ventilation in order to ensure patient safety. It was concluded that nursing care is the main focus of the studies and that there is the need to improve nursing care in intensive care units, to increase the quality of care and reduce the risk of complications related to the use of ventilatory prosthesis. It is also concluded that the scientific research in this area needs to be intensified for the effective improvement of the care and recognition of the importance of nurses in mechanical ventilation.
Keywords: Nursing; Patient Safety; Respiration; Artificial; Lung Injury.


RESUMO
A ventilação mecânica (VM), por aplicar uma pressão positiva durante a fase inspiratória, inverte a fisiologia respiratória, podendo ocasionar diversas complicações, como os biotraumas, os atelectraumas e os volutraumas. A redução dessas complicações é de suma importância para a manutenção da oxigenação e ventilação adequadas em pacientes em uso de prótese ventilatória, reduzindo os efeitos hemodinâmicos deletérios e garantindo a segurança do paciente. Objetivou-se avaliar o conhecimento dos enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva sobre ventilação mecânica, verificar se a ocorrência de erros na assistência a tal paciente possui relação com o dimensionamento de pessoal da equipe de enfermagem e descrever as estratégias para a prevenção de lesões pulmonares associadas à ventilação mecânica. Trata-se de um estudo de cunho descritivo-exploratório, baseado em revisão de literatura, abrangendo o período de 02 de abril de 2015 a 02 de novembro de 2015, através do cenário da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram selecionados 20 artigos, os quais sofreram análise sistemática. Foi proposto um protocolo clínico, abrangendo as 13 estratégias listadas nos estudos analisados como relevantes para a prevenção de lesões pulmonares associadas à ventilação mecânica, de forma a garantir a segurança do paciente. Concluiu-se que o cuidado de enfermagem é o enfoque principal dos estudos e que há a necessidade de aprimoramento da assistência de enfermagem na terapia intensiva, visando aumentar a qualidade dos cuidados prestados e diminuir o risco de complicações relacionadas ao uso de prótese ventilatória. Concluiu-se também que a pesquisa científica nesta área precisa ser intensificada, para o efetivo aperfeiçoamento do cuidado prestado e reconhecimento da importância do enfermeiro na ventilação mecânica.
Palavras-chave: Enfermagem; Segurança do Paciente; Respiração Artificial; Lesão Pulmonar.


 

INTRODUÇÃO

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) constituem um ambiente diferenciado que visam à manutenção da vida e recuperação da saúde de pessoas que necessitam de um acompanhamento mais intensivo do seu estado de doença. Nelas, a ventilação mecânica é comumente instituída, como forma de suporte ventilatório.

A ventilação mecânica (VM) consiste em um método artificial de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, que utiliza um ventilador mecânico e uma prótese introduzida na via aérea do paciente (tubo orotraqueal / nasotraqueal ou cânula de traqueostomia), possibilitando a manutenção da ventilação em pacientes incapazes de ventilar espontaneamente.(1,2,3)

Como indicações para a utilização de VM, citam-se anormalidades da ventilação e oxigenação, drive respiratório diminuído, fadiga da musculatura respiratória, necessidade de uso da pressão positiva ao final da expiração (PEEP), inadequada condução do comando respiratório, doenças neuromusculares/paralisia, resistência aérea aumentada, complacência pulmonar diminuída, hipoxemia refratária, instabilidade da parede torácica e excessivo trabalho respiratório.(3)

A VM, por aplicar uma pressão positiva durante a fase inspiratória, inverte a fisiologia respiratória, podendo ocasionar diversas complicações importantes em vários aparelhos e sistemas. Dentre essas complicações, encontram-se as pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV), os atelectraumas e os volutraumas.(3)

 

OBJETIVO

Descrever as estratégias para a profilaxia de lesões pulmonares associadas à ventilação mecânica.


JUSTIFICATIVA

A redução de complicações decorrentes do uso de ventilação mecânica, como as PAV, é de suma importância para a manutenção da oxigenação e ventilação adequadas em pacientes em uso de prótese ventilatória, reduzindo os efeitos hemodinâmicos deletérios e evitando barotrauma, volutrauma, toxicidade pelo oxigênio e hipoxia tissular.(3)

Dessa forma, o estudo justifica-se por ser um tema atual, baseado pela literatura científica e que contribui com resultados teóricos, práticos e reflexivos.

Pretende-se, com esse estudo, contribuir para a pesquisa acadêmica com o intuito de fornecer uma base teórica para estudos posteriores que abordem o tema. A intenção dessa pesquisa encontra-se fundamentada na necessidade de esclarecer os profissionais atuantes na área da saúde sobre a importância da assistência de qualidade ao paciente de UTI, bem como a prevenção de lesões pulmonares decorrentes do uso de prótese ventilatória.

Assim, com esse trabalho, será possível propiciar um maior conhecimento técnico-científico sobre o tema, difundindo as informações necessárias e aumentando o conhecimento sobre as medidas que podem contribuir para a prevenção de complicações de grande ocorrência e tão prejudiciais ao paciente em uso de ventilação mecânica. Tais medidas podem fazer a diferença no cuidado ao paciente crítico, aumentando a qualidade da assistência prestada pela equipe de enfermagem, dando suporte para sua recuperação e qualidade de vida e garantido a segurança do paciente.

 

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica computadorizada e manual, no período de 2010 a 2015 no cenário da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nos bancos de dados MEDLINE e Lilacs, utilizando os descritores enfermagem, segurança do paciente, respiração artificial e lesão pulmonar e o operador booleano “and”.

Os resultados foram classificados segundo a escala de Oxford. (4)
Os critérios de inclusão dos achados foram: responder aos objetivos da pesquisa ou à temática abordada, acessibilidade pelo meio virtual, não serem repetidos, serem das línguas portuguesa, inglesa e espanhola, serem dos anos de 2010 a 2015 e de periódicos de enfermagem.

 

Fluxograma da Informação com as Fases da Revisão Sistematizada (Recomendação Prisma)           

SÍNTESE DAS EVIDÊNCIAS
Diante do exposto no estudo, foi realizada análise dos resultados apresentados pelos autores dos estudos selecionados, seguida por uma leitura criteriosa, buscando alcançar o objetivo proposto da pesquisa.

Dados coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) evidenciam a grande ocorrência de óbitos por doenças do aparelho respiratório, totalizando 56.793 em 2013, na faixa etária entre 5 e 74 anos, sendo 6.631 somente no estado do Rio de Janeiro. Levando-se em consideração que o DATASUS informa um total de óbitos por causas evitáveis de 5 a 74 anos em 2013 de 704.883, as doenças respiratórias foram responsáveis por 8% dos óbitos de toda a população brasileira, na faixa etária e no ano citados.(5)

Os principais fatores relacionados à equipe de enfermagem que interferem no estabelecimento da cultura de segurança do paciente foram: dimensionamento de pessoal e carga de trabalho; formação e capacitação profissional; trabalho em equipe; vínculo empregatício, rotatividade e falta de estabilidade; má prática/indisciplina.(6, 7,8,9,10,11,12, 13)

Outros fatores relacionados à equipe de enfermagem e intervenientes na segurança do paciente foram: quantitativo de pessoal; percepção geral de segurança do paciente, indicando melhoria dos procedimentos e processos; e apoio da gestão hospitalar, com destaque para a melhoria dos recursos materiais e equipamentos.(7,9)

Quanto ao conhecimento do enfermeiro a cerca da ventilação mecânica, os dados obtidos foram alarmantes: a avaliação da ciclagem do ventilador mecânico a volume e a montagem do circuito do ventilador mecânico não foram satisfatórias; a participação do enfermeiro é mínima na definição de parâmetros, extubação, desmame e aspiração.(8,11)

Quanto maior a diferença entre as horas disponíveis e requeridas de cuidado nas alocações de enfermagem, menor a frequência de eventos adversos / incidentes. Fato evidenciado em um dos estudos, onde houve diferença significativa na frequência de eventos adversos / incidentes entre duas unidades: uma com alocações adequadas e outra com alocações inadequadas.(9)

Em relação aos cuidados de enfermagem necessários para a prevenção de complicações respiratórias relacionadas à ventilação mecânica, a análise dos estudos revelou dados bastante preocupantes: a maioria dos cuidados não foi realizada adequadamente: cabeceira elevada, pressão do cuff, higienização das mãos e da cavidade oral, mudança de decúbito, uso de equipamentos de proteção individual, higiene brônquica e instalação da sonda enteral. Tal evidência demonstra a necessidade de estratégias que promovam a qualidade de todos os cuidados citados no protocolo elaborado neste estudo, para alcançar efetividade na cultura de segurança do paciente. (10,11,12,14,15, 16, 17, 18, 19, 20)

Não houve diminuição no desenvolvimento de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), na mortalidade hospitalar e no tempo de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) comparando-se os sistemas aberto e fechado de aspiração traqueal, porém, o sistema fechado demonstrou maior segurança ao profissional e reduzir o risco de atelectasia pulmonar, em comparação com o sistema aberto de aspiração.(10)

Outro artifício na prevenção de lesões pulmonares decorrentes do uso de ventilação mecânica é a estratégia ventilatória protetora, a qual utiliza modo ventilatório controlado ciclado a pressão (PCV) ou ciclado a volume (VCV), com volume corrente (VC) baixo (3 a 6 mL/Kg de peso predito), pressão expiratória final positiva (PEEP) entre 1 e 5 cmH2O (valores suficientes para garantir uma adequada troca gasosa) e frequência respiratória suficiente para manter PaCO2 entre 35 e 45 mmHg. Em caso de pacientes com síndrome da angústia respiratória (SDRA), deve-se utilizar a PEEP até o limite de 15 cmH2O e manter a pressão de platô (Pplatô) até o limite de 30 cmH2O. (21, 22, 23, 24, 25)

 

RESULTADOS

Foram encontrados 1.016 trabalhos, que foram refinados, restando 20 artigos. Os resumos dos trabalhos selecionados foram lidos e sofreram leitura seletiva e interpretativa. Após esta leitura, sofreram análise temática, de onde foram retiradas as categorias de análise para o estudo: conhecimento do enfermeiro em ventilação mecânica, relação entre erros na assistência e o dimensionamento de pessoal associado à carga de trabalho da equipe de enfermagem e estratégias para a prevenção de lesões pulmonares associadas à ventilação mecânica.

 

Autor(es), Data e País

Objetivo da Pesquisa

Força de Evidência

Tipo de Estudo e Instrumentos

Principais Achados

Conclusões do Autor

Oliveira R. M. Leitão I. M. T. de A. Aguiar L. L. Oliveira A. C. de S. Gazos D. M. Silva L. M. S. da et al. 2015  Fev. Brasil.

Avaliar os fatores que interferem na segurança do paciente, com foco na equipe de enfermagem do hospital.

3B

Descritivo, com abordagem qualitativa.

Dimensionamento de pessoal e carga de trabalho, qualificação profissional, trabalho em equipe, falta de segurança no trabalho e más práticas / indisciplina. These aspects severely interfere with the establishment of a safety culture in the hospital analyzed.

É necessário valorização dos profissionais de enfermagem por parte dos gestores.

Silva S. G. da. Salles R. K. de. Nascimento E. R. P. do. Bertoncello K. C. G. Cavalcanti C. D. K. 2014  Set. Brasil. 

Avaliar a conformidade de um bundle de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva.

2C

Descritivo, transversal e quantitativo.

Conformidade geral do bundle de 69,2%. Higiene oral e aspiração obtiveram o índice esperado; cabeceira elevada e pressão do cuff tiveram os menores índices.

É necessário criar estratégias que promovam a efetividade de todos os itens do bundle.

Silva S. G. da. Nascimento E. R. P. do. Salles R. K. de. 2014  Jun. Brasil.

Identificar os cuidados importantes para prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica na UTI de um hospital.

3B

Pesquisa descritiva de natureza qualitativa.

Higiene oral e das mãos; prevenção da broncoaspiração; aspiração das secreções e circuito ventilatório, e avaliação diária da possibilidade de extubação.

Os profissionais conhecem as medidas preventivas, porém tem dificuldade para implementar alguns cuidados.

Villamón N. M. J.  2015  Abr. Espanha.

Analisar o cumprimento do protocolo dos cuidados de enfermagem e descrever a evolução da incidência de PAV durante o período do estudo.

2A

Revisão sistemática de coorte retrospectiva.

A aplicação das medidas foi superior a 80 %, exceto para a avaliação da escala de Ramsay.

É necessário melhorar o registo da avaliação de sedação; a incidência de PAV diminuiu após a implantação do protocolo.

Linda C. Mary F. T. Irene G. 2011 Dez. Estados Unidos.

Fornecer sugestões às enfermeiras de como ganhar habilidades e competências para cuidar dos pacientes em ventilação mecânica.

1A

Revisão sistemática com opinião de especialista.

Os enfermeiros precisam de educação continuada; uma forma de prevenir lesões pulmonares associadas à ventilação mecânica é reduzir o tempo de permanência no suporte ventilatório invasivo.

É da responsabilidade do profissional de enfermagem assumir a liderança no avanço da pesquisa baseada em evidências no cuidado dos pacientes em ventilação mecânica.

Suhail R. Michael H. B. 2014 Jan. Estados Unidos.

Definer a melhor estratégia de vigilância a pacientes em ventilação mecânica atualmente.

1A

Revisão sistemática com opinião de especialista.

As medidas de prevenção de lesão pulmonar associadas à ventilação mecânica consistem em: elevação da cabeceira (30º a 45º); cuidados com o tubo; limpeza bucal com clorexidina; estratégias de ventilação pulmonar protetora para todos os pacientes; interrupção precoce da ventilação mecânica; analgesia e sedação adequada; interrupção diária da sedação.

Essa nova estratégia destina-se a promover a vigilância de uma maneira uniforme e consistente.

Jeffrey M. H. 2010 Set. Estados Unidos.

Definer a real estratégia ventilatória protetora.

1A

Revisão sistemática com opinião de especialista.

a estratégia baseada em evidências para ventilação protetora é: volume corrente ≤6 mL / kg e pressão de platô <30 cm H2O.

A beleza da ciência na medicina é a descoberta e promulgação de dados objetivos que minimizam as idéias subjetivas e viés de clínicos.

Mello J. F. de. Barbosa S. de F. F. 2013  Dez. Brasil.

Sistematizar recomendações de enfermagem com relação à segurança do paciente em duas unidades de terapia intensiva adulto.

1B

Comparativo, transversal e quantitativo.

Qualificação e formação; staff in relation to quantitative matter; dimensionamento da equipe e and overall perception of safety, indicating an improvement in procedures and processes and the support from the hospital management, with emphasis on the improvement of material resources and equipment. a questão de segurança, com ênfase na melhoria dos recursos e equipamentos materiais.

Essas recomendações são essenciais para melhorar a segurança dos pacientes nas unidades de terapia intensiva estudadas.

Dechert R.E. Haas C.F. Ostwani W. 2012 Set. Estados Unidos.

Definir o conhecimento existente sobre a lesão pulmonar aguda e a síndrome do desconforto respiratório.

2A

Revisão sistemática.

A estratégia ventilatória protetora inclui volume corrente baixo e pressão de platô < 30cmH2O.

Espera-se que a aplicação de terapias dirigidas a vários locais de ação possa ser benéfica para pacientes que sofrem de LPA / SDRA.

Ruth K. Leanne A. Christa A. S. 2013 Mai. Estados Unidos.

Ajudar a garantir que pacientes com sepse recebem terapias baseadas nas mais recentes evidências científicas.

1A

Revisão sistemática com opinião de especialista.

Volume corrente de 6 ml / kg em vez de 12 ml / kg de peso predito; manutenção de pressões de platô a 30 cm H2O ou menos e aplicação de pressão expiratória final positiva (PEEP) para evitar atelectrauma.

Estas diretrizes fornecem recomendações de boas práticas atualizadas baseadas em evidências, que ajudam a promover as melhores práticas para o atendimento ao paciente .

Rodrigues Y. C. S. J. Studart R. M. B. Andrade Í. R. C. Citó M. do C. de O. Melo E. M. Barbosa I. V. 2012  Dez. Brasil.

Avaliar o conhecimento dos enfermeiros sobre ventilação mecânica nas unidades de terapia intensivade um hospital de referência.

1B

Estudo transversal, quantitativo.

O conhecimento do enfermeiro sobre VM e sua participação na definição de parâmetros, extubação, desmame e aspiração foram insatisfatórios.

O enfermeiro necessita ampliar o seu conhecimento em VM, para qualificar a assistência de enfermagem na UTI.

Gonçalves L. A. Andolhe R. Oliveira E. M. de. Barbosa R. L. Faro A. C. M. e. Gallotti R. M. D. et al. 2012 Out. Brasil.

Analisar a adequação da alocação da equipe de enfermagem de acordo com as horas de cuidados requeridos pelos pacientes e sua relação com a ocorrência de eventos adversos / incidentes.

2C

Estudo observacional, descritivo e prospectivo.

Houve diferença na freqüência de eventos adversos / incidentes entre a alocação adequada e falta de pessoal de enfermagem.

Quanto maior a diferença entre horas disponíveis e requeridas de cuidados nas alocações de enfermagem, menor a freqüência de eventos adversos / incidentes.

Gonçalves F. A. F. Brasil V. V. Minamisava R. Caixeta C. R. Oliveira L. M. de A. C. Cordeiro J. A. B. L. 2012  Dez. Brasil.

Determinar a eficácia de estratégia educativa para melhorar o desempenho da equipe de enfermagem na realização de procedimentos preventivos da PAV.

3B

Ensaio clínico controlado não randomizado.

A intervenção foi eficaz para higienização da língua, montagem do ventilador e ordem correta tubo-nariz-boca na higiene brônquica.

Estudos em diferentes cenários poderão confirmar a eficácia da estratégia analisada.

Gonçalves F. A. F. Brasil V. V. Ribeiro L. C. M. Tipple A. F. V. 2012. Brasil.

Identificar as ações da equipe de enfermagem relacionadas à profilaxia da PAV.

2C

Estudo transversal e observacional.

A realização da maioria dos cuidados não foi adequada.

Se grupos experientes como o do estudo não estão seguindo as recomendações pode ser indício de que o aprendizado não está sendo significativo.

Silva L. T. R. da. Laus A. M. Canini S. R. M. da S. Hayashida M. 2011  Dez. Brasil.

Avaliar a qualidade da assistência à saúde prestada em uma unidade de terapia intensiva, quanto ao uso das medidas de prevenção e controle de PAV.

2C

Pesquisa descritiva exploratória.

O índice da conformidade geral a todas as medidas foi de 26,94%.

As práticas estão instituídas na unidade mas há necessidade de avaliações sistemáticas das intervenções.

Bortolotto S. J. Makic M. B. F. 2012 Jun. Estados Unidos.

Descrever as evidências que comprovam os modos ventilatórios de proteção pulmonar utilizados no atendimento de adultos em estado crítico.

1A

Revisão sistemática de estudos de coorte.

Nenhum modo ventilatório demonstrou ser superior nos resultados clínicos, porém sabe-se que a estratégia ventilatória protetora com baixo volume corrente tem mostrado redução siginificativa na mortalidade.

Independentemente do modo ventilatório utilizado, o conhecimento da enfermeira sobre ventilação mecânica  é essencial para o cuidado necessário de pacientes criticamente enfermos.

Norma A. M. Rita A. F. 2013 Jun. Estados Unidos.

Definir qual é a altura ideal da cabeceira para a prevenção de broncoaspiração e úlceras por pressão.

1A

Revisão sistemática de ensaios clínicos controlados e randomizados.

A menos que medicamente contra-indicado , manter a cabeceira à 45º em pacientes que estão recebendo alimentação enteral e em ventilação mecânica. Se necessário para o conforto, diminuir a elevação para 30º.

A elevação ideal da cabeceira para a prevenção de broncoaspiração e UP é desconhecida. Há necessidade de ensaios clínicos randomizados em que ambos os resultados (úlceras por pressão e broncoaspiração) sejam avaliados simultaneamente em várias elevações de cabeceira, especialmente em uma população de pacientes em uso de alimentação enteral e ventilação mecânica. 

Bobbie S. Christy H. 2011 Out. Estados Unidos.

Determinar se as medidas para reduzir a aspiração em pacientes após cirurgia cardiotorácica iria diminuir a ocorrência de pneumonia pós-operatória.

1A

Revisão sistemática de estudo de coorte prospectiva.

Antes da implementação do protocolo, a ocorrência de pneumonia após a cirurgia cardiotorácica foi de 11%; após a implementação do protocolo não houve mais caso de pneumonia no pós-operatório cardiotorácico.

A implementação de um protocolo de prevenção de aspiração foi eficaz na redução da ocorrência de pneumonia no pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia cardiotorácica. 

Haas C.F. Bauser K.A. 2012 Mar. Estados Unidos.

Definir os melhores modos ventilatórios, para melhorar as trocas gasosas por ventilação mecânica , minimizando a lesão pulmonar iatrogênica e tornar o paciente confortável

1A

 

             

 

Revisão sistemática de estudo de coorte.

Pequenos volumes correntes e baixa pressão de ventilação minimizam a lesão pulmonar induzida por ventilador. A pressão de liberação do ar e ventilação oscilatória de alta freqüência podem fornecer ventilação pulmonar de proteção em certos pacientes com hipoxemia refratária .

São necessárias mais pesquisas para determinar o lugar apropriado para esses novos modos na unidade de terapia intensiva. 

Pombo C. M. N. Almeida P. C. de. Rodrigues J. L. N. 2010  Jun. Brasil.

Avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a prevenção da PAVM em duas UTI de dois hospitais públicos.

2B.

Estudo de natureza quantitativa.

O conhecimento dos profissionais de saúde das duas UTI a respeito da prevenção da PAVM se mostrou insuficiente.

O conhecimento sobre a PAV e seus fatores de risco foi regular. O preparo dos profissionais estava abaixo do esperado, sendo preocupante.

 

DISCUSSÃO

Realizou-se revisão sistematizada da literatura, baseada em evidências científicas, de acordo com as melhores práticas do enfermeiro para a profilaxia de lesões pulmonares associadas ao ventilador. Elaborou-se um protocolo clínico com treze estratégias, as quais foram classificadas em três categorias.

Categoria I: Conhecimento do enfermeiro em ventilação mecânica
O conhecimento dos enfermeiros em relação à ventilação mecânica mostrou-se insuficiente, visto que tais profissionais apresentaram respostas superficiais sobre as intervenções de enfermagem ao paciente em ventilação mecânica. As mais citadas foram aspiração de secreções do trato pulmonar, umidificação adequada do gás inalado, observação do circuito do ventilador mecânico (retirar a água quando necessário), manutenção e troca da fixação do TOT/TQT e observação dos alarmes do ventilador mecânico.  Observou-se também o distanciamento desse profissional do suporte ventilatório, pela falta de conhecimento e/ou por essa assistência atualmente estar delegada à profissional de outra área.(8,11,12)

O enfermeiro é amplamente capaz de responsabilizar-se pela assistência ventilatória de seus pacientes e, embora encontre muitas dificuldades em sua rotina, especialmente em UTI, o cuidar precisa ser sempre a sua prioridade. Para isso faz-se necessário sua atualização constante, para que seu conhecimento teórico-prático-científico permaneça compatível com a alta complexidade de cuidados e materiais encontrada nas UTIs.(8,11,12,13)

Categoria II: Relação entre erros na assistência e o dimensionamento de pessoal associado à carga de trabalho da equipe de enfermagemEsta relação entre a força de trabalho escassa na enfermagem e a carga excessiva de trabalho impacta negativamente na segurança do paciente, assunto amplamente discutido na área da saúde na atualidade.(6,7,9)

Evidenciou-se a associação entre a carga de trabalho da equipe de enfermagem, o dimensionamento de pessoal e a ocorrência de eventos adversos na assistência, como quedas e infecções, demonstrando que o aumento do número de pacientes designados a cada membro da equipe pode aumentar a incidência destes eventos. Além disso, as longas jornadas de trabalho dessa categoria facilitam a ocorrência de erros, muitas vezes causados por pressa ou cansaço.(6,7,9)

Possuir o número suficiente de profissionais está diretamente relacionado à assistência segura. Dessa forma, as instituições devem fornecer recursos materiais e humanos adequados e suficientes e qualificação aos funcionários, para atingir a redução na ocorrência de erros na assistência, assim como menos danos à saúde dos trabalhadores.(6,7,9)

Categoria III: Estratégias para a prevenção de lesões pulmonares associadas à ventilação mecânicaOs estudos demonstraram oito cuidados de enfermagem e um parâmetro ventilatório eficazes para a prevenção de lesões pulmonares associadas ao ventilador: manter cabeceira elevada de 30° a 45°, realizar higiene oral com clorexidina alcoólica, manter a pressão do cuff entre 20 e 25 cmH2O,  interromper a sedação diariamente, lavar as mãos corretamente, realizar aspiração endotraqueal freqüente, com técnica asséptica e na ordem correta (tubo-nariz-boca), utilizando o sistema de aspiração fechado em pacientes instáveis hemodinamicamente, avaliar diariamente a possibilidade de extubação, utilizar modo ventilatório PCV, com o volume corrente reduzido (6 ml/kg de peso) e a PEEP suficiente para manutenção da oxigenação adequada (1 – 5 cmH2O) e avaliar a adaptação do ventilador mecânico ao paciente.(10,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25)

 

CONCLUSÃO

A análise dos artigos apontou como enfoque principal dos estudos o cuidado de enfermagem, direcionado para a prevenção de complicações ocasionadas por atuação inadequada da equipe de enfermagem durante a assistência ao paciente em uso de ventilação mecânica.

Tal fato evidenciou a necessidade de aprimoramento da assistência de enfermagem a pacientes em prótese ventilatória, sendo imprescindível que enfermeiros intensivistas realizem discussões periódicas, a fim de determinar os fatores relacionados à boa prática de enfermagem. Dessa forma, torna-se possível melhorar a qualidade da assistência de enfermagem na ventilação mecânica, diminuindo o risco de complicações associadas a este procedimento.

Embora seja possível notar a inquietação dos autores dos estudos com a necessidade de aperfeiçoamento da assistência de enfermagem na ventilação mecânica, percebe-se que a produção científica nesta área é pouco explorada pelos enfermeiros brasileiros. Fato preocupante, uma vez que o cuidado ao paciente em prótese ventilatória faz parte de uma série de cuidados rotineiros nas unidades de terapia intensiva.

Sendo assim, faz-se mister a intensificação da pesquisa nesta área, com o intuito de aumentar a qualidade prestada pela equipe de enfermagem, diminuindo os riscos de possíveis complicações ao paciente em uso desta medida terapêutica, garantindo a segurança do paciente durante a internação hospitalar, bem como promover o reconhecimento do enfermeiro como profissional responsável pela manutenção da ventilação mecânica.

 

REFERÊNCIAS

1. Knobel E. Terapia Intensiva Enfermagem. São Paulo: Editora Atheneu. 2006.

2. Smeltzer S. C. Bare B. G. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005; 10 (2).

3. Tallo F. S. Guimarães H. P. Mendes N. T. Guia de Ventilação Mecânica para Enfermagem. São Paulo: Editora Atheneu. 2011.

4. I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arq. Bras. Cardiol.  [ Internet ]. 2005  Abr [ citado  2015  Dez  04 ]  84(Suppl 1): 3-28. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2005000700001&lng=en

5. Ministério da Saúde. DATASUS [ Internet ]. 2013 (citado 2015 Nov 22). Disponível em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=0205&VObj=http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sim/cnv/evitb10.

6. Oliveira R. M. Leitão I. M. T. de A. Aguiar L. L. Oliveira A. C. de S. Gazos D. M. Silva L. M. S. da et al. Evaluating the intervening factors in patient safety: focusing on hospital nursing staff. Rev. esc. enferm. USP [ Internet ]. 2015  Fev [ citado  2015  Nov  20 ]  49(1): 104-113. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000100104&lng=en.

7. Mello J. F. de. Barbosa S. de F. F. Patient safety culture in intensive care: nursing contributions. Texto contexto - enferm.  [ Internet ]. 2013  Dez [ citado  2015  Nov  21 ]  22(4): 1124-1133. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400031&lng=pt.

8. Rodrigues Y. C. S. J. Studart R. M. B. Andrade Í. R. C. Citó M. do C. de O. Melo E. M. Barbosa I. V. Mechanic ventilation: evidence for nursing care. Esc. Anna Nery [ Internet ]. 2012  Dez [ citado  2015  Nov  21 ]  16(4): 789-795. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400021&lng=pt.

9. Gonçalves L. A. Andolhe R. Oliveira E. M. de. Barbosa R. L. Faro A. C. M. e. Gallotti R. M. D. et al. Nursing allocation and adverse events/incidents in intensive care units. Rev. esc. enferm. USP  [ Internet ]. 2012  Out [ citado  2015  Nov  21 ]  46(spe): 71-77. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000700011&lng=pt.

10. Gonçalves F. A. F. Brasil V. V. Minamisava R. Caixeta C. R. Oliveira L. M. de A. C. Cordeiro J. A. B. L. Eficácia de estratégias educativas para ações preventivas da pneumonia associada à ventilação mecânica. Esc. Anna Nery  [ Internet ]. 2012  Dez [ citado  2015  Nov  21 ]  16(4): 802-808. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400023&lng=pt.

11. Gonçalves F. A. F. Brasil V. V. Ribeiro L. C. M. Tipple A. F. V. Ações de enfermagem na profilaxia da pneumonia associada à ventilação mecânica. Acta paul. enferm.  [ Internet ]. 2012  [ citado  2015  Nov  21 ]  25(spe1): 101-107. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002012000800016&lng=pt.

12. Pombo C. M. N. Almeida P. C. de. Rodrigues J. L. N. Conhecimento dos profissionais de saúde na Unidade de Terapia Intensiva sobre prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Ciênc. saúde coletiva  [ Internet ]. 2010  Jun [ citado  2015  Nov  21 ]  15(Suppl 1): 1061-1072. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700013&lng=pt.

13. Linda C. Mary F. T. Irene G<. Achieving Quality Patient-Ventilator Management: Advancing Evidence-Based Nursing Care. Crit Care Nurse [ Internet ]. 2011 Dez [ citado 2015 Nov 21 ] 31 (6): 46-50. Disponível em: http://ccn.aacnjournals.org/content/31/6/46.full.

14. Silva S. G. da. Nascimento E. R. P. do. Salles R. K. de. Pneumonia associada à ventilação mecânica: discursos de profissionais acerca da prevenção. Esc. Anna Nery  [ Internet ]. 2014  Jun [ citado  2015  Nov  20 ]  18(2): 290-295. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452014000200290&lng=pt.

15. Silva L. T. R. da. Laus A. M. Canini S. R. M. da S. Hayashida M. Avaliação das medidas de prevenção e controle de pneumonia associada à ventilação mecânica. Rev. Latino-Am. Enfermagem  [ Internet ]. 2011  Dez (citado  2015  Nov  21);  19(6): 1329-1336. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000600008&lng=pt.

16. Villamón N. M. J. Evaluación del cumplimiento de un protocolo de prevención de Neumonía asociada a Ventilación mecánica en una UCI polivalente. Enferm. glob.  [ Internet ]. 2015  Abr [ citado  2015  Nov 21 ]  14(38): 102-117. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412015000200005&lng=es.

17. Silva S. G. da. Salles R. K. de. Nascimento E. R. P. do. Bertoncello K. C. G. Cavalcanti C. D. K. Evaluation of a bundle to prevent ventilator-associated pneumonia in an intensive care unit. Texto contexto - enferm.  [ Internet ]. 2014  Set [ citado  2015  Nov  20 ]  23(3): 744-750. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072014000300744&lng=pt

18. Suhail R. Michael H. B. Ventilator-Associated Events: The New Definition. Am J Crit Care [ Internet ]. 2014 Jan [ citado 2015 Nov 21 ] 23 (1): 7-9. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/23/1/7.full.

19. Norma A. M. Rita A. F. Head-of-Bed Elevation in Critically Ill Patients: A Review. Crit Care Nurse [ Internet ]. 2013 Jun [ citado 2015 Nov 20 ] 33 (3): 53-67. Disponível em: http://ccn.aacnjournals.org/content/33/3/53.full.

20. Bobbie S. Christy H. Aspiration Prevention Protocol: Decreasing Postoperative Pneumonia in Heart Surgery Patients. Crit Care Nurse [ Internet ]. 2011 Out [ citado 2015 Nov 20 ] 31 (5): 38-45. Disponível em: http://ccn.aacnjournals.org/content/31/5/38.full.

21. Jeffrey M. H. Is Mechanical Ventilation Protective Just Because We Say So? Am J Crit Care [ Internet ]. 2010 Set [ citado 2015 Nov 21 ] 19 (5): 404. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/19/5/404.1.full.

22. Ruth K. Leanne A. Christa A. S. Implications of the New International Sepsis Guidelines for Nursing Care. Am J Crit Care [ Internet ]. 2013 Mai [ citado 2015 Nov 21 ] 22 (3): 212-222. Disponível em: http://ajcc.aacnjournals.org/content/22/3/212.full.

23. Bortolotto S. J. Makic M. B. F. Understanding Advanced Modes of Mechanical Ventilation. Crit Care Nurs Clin N Am [ Internet ]. 2012 Jun [ citado 2015 Nov 21 ] 24 (2012): 443–456. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ccell.2012.06.007.

24. Haas C.F. Bauser K.A. Advanced ventilator modes and techniques. Crit Care Nurs Q [ Internet ]. 2012 Mar [ citado 2015 Nov 21 ] 35(1): 27-38. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/enfermagem/resource/pt/mdl-22157490.

25. Dechert R.E. Haas C.F. Ostwani W. Current knowledge of acute lung injury and acute respiratory distress syndrome. Crit Care Nurs Clin North Am [ Internet ]. 2012 Set [ citado 2015 Nov 21 ] 24(3): 377-401. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/enfermagem/resource/pt/mdl-22920464.

 

 





JSNCARE
Share |