2826en

REVIEW ARTICLES

 

 

 

Monitoring of test results, a proposal of a clinical protocol nursing

 

Acompanhamento do resultados de exames, uma proposição de um protocolo clínico de enfermagem

 

Maria do Carmo Severiano Ferreira1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

 


ABSTRACT
The objective of this study was to investigate the monitoring of test results, a proposition of a clinical protocol nursing. It is a bibliographical research, a systematic review of the literature, which were selected 33 articles SciELO database and PubMed from 2010 to 2015. To search the database was used as descriptors the terms in Portuguese: follow-up examinations ; nursing duties; follow-up diagnostic tests and in Spanish: tracking of them exámenes; trabajos of enfermería; tracking de las pruebas diagnostic. Of these 33 articles, 13 were with exclusion because more addressed the importance of the clinical protocol, fleeing the theme of this article and / or these were literature review articles, which did not fit with the purpose of this article is a systematic review. Thus, in this study included 20 articles, 17 in Portuguese and 3 in Spanish, inclusion criteria they should be in full, in Portuguese and Spanish. These were selected through content analysis through systematic reading and synthesis will be presented the results of this article exposed in a flow chart and a table. It was found that one of the nurse's functions is to support the diagnosis due to its preparation and follow-up examinations. After the results obtained in the literature, it is apprehended that the process of follow-up examinations is part of the routine of the nursing professional. The quality and providing a more humanized care are propitiated when the nurse takes your autonomous position to track and monitor exams. One of the nurse's duties is diagnostic support to its proper preparation and monitoring. It is recommended the adoption of a clinical protocol for follow-up examinations, as this would be a way to help professionals better understand their profession, solidifying its identity. This understanding is in fact essential, as more nurses have assumed management roles. The exercise of autonomy and skills, such as leadership skills, are not only being valued, as are frequent practice of nursing in health. This is because the nurse has responsibilities regarding the coordination of auxiliaries and / or practical nurses; they handle a variety of situations in which the bargaining power, agreement and production responses in the face of uncertainties are presented as essential skills.

Keywords: Examination; Clinical Protocol and Nursing.


RESUMO
O objetivo deste estudo foi investigar o acompanhamento do resultados de exames, uma proposição de um protocolo clínico de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão sistematizada da literatura, onde foram selecionados 33 artigos da base de dados Scielo e PubMed entre 2010 a 2015. Para pesquisar na base de dados utilizou-se como descritores os termos em português: acompanhamento de exames; atribuições do enfermeiro; acompanhamento de exames diagnósticos e em espanhol: seguimiento de los exámenes; trabajos de enfermería; seguimiento de las pruebas de diagnóstico. Desses 33 artigos, 13 foram exclusos, pois abordavam mais a importância do protocolo clínico, fugindo do tema desse artigo e/ou se tratavam de artigos de revisão de literatura, que não se enquadravam com a proposta desse artigo que é uma revisão sistemática. Assim, nesse estudo foram inclusos 20 artigos, sendo 17 em português e 3 em espanhol, como critérios de inclusão os mesmos deveriam estar na íntegra, em português e espanhol. Estes foram selecionados por meio de análise de conteúdo através de leitura sistemática e síntese que será apresentado nos resultados desse artigo expostos em um fluxograma e em uma tabela. Verificou-se que uma das atribuições do profissional de enfermagem é o apoio diagnóstico com a sua devida preparação e acompanhamento de exames. Concluiu-se que o protocolo proporciona um melhor controle de exames ajudando na melhoria da informação prestada pelos profissionais de saúde aos seus pacientes.
Recomenda-se a adoção de novos procedimentos para acompanhamento de exames, porque estes protocolos seriam opções essenciais para ajudar o profissional desenvolver sua profissão, sedimentando a sua identidade. Essa compreensão aliás é primordial, pois cada vez mais os enfermeiros tem assumido papéis gerenciais. O exercício da autonomia e de competências, como capacidade de liderança, estão não só sendo valorizadas, como constituem exercício frequente da enfermagem no âmbito da saúde. Isto porque o enfermeiro tem responsabilidades no que concerne a coordenação de auxiliares e/ou técnicos de enfermagem; lidam com uma variedade de situações em que a capacidade de negociação, pactuação e produção de respostas diante de incertezas, apresentam-se como habilidades essenciais.
Palavras-chave: Acompanhamento; Exame e Enfermagem.


 

INTRODUÇÃO

Os enfermeiros trabalham com uma equipe especializada para executar e acompanhar exames de saúde, diagnosticar doenças e prescrever medicação médica. Esses profissionais estão habilitados, de acordo com a Resolução COFEN nº 358/2009, para prestar Consulta de Enfermagem, sendo esta uma parte que integra o processo de enfermagem. Nesse quadro, a solicitação de exames, bem como o acompanhamento é parte para o processo de avaliação do enfermeiro para poder prestar um cuidado atento e seguro.

Dessa forma, verifica-se que o acompanhamento de exames diagnósticos pela equipe de enfermagem objetiva prestar uma assistência terapêutica e propedêutica, com a prestação de uma assistência de forma segura e integral. O enfermeiro na sua rotina de trabalho deve pensar e agir para prestar uma assistência humanizada ao paciente, dessa forma o coordenador da equipe deve estar pronto para solicitar e acompanhar exames, para identificar as necessidade individuais do paciente, proporcionando um atendimento humanizado que garanta uma melhor qualidade de vida. A prática do cuidado personalizado e humanizado está diretamente ligada à qualidade do atendimento prestado, e é uma das formas para o alcance deste objetivo e por intermédio da adoção de um processo de enfermagem eficaz.

Esse artigo se delimitará em analisar o acompanhamento de exames. Quando os enfermeiros possuem dificuldades de entender os resultados dos exames pode comprometer a saúde do paciente.

Dessa forma esse estudo se justifica, pois propõe a urgência no uso de protocolos para padronizar o acompanhamento de resultados de exames pelos enfermeiros na rotina intrahospitalar.  A equipe de enfermagem também deve assegurar que os serviços de enfermagem sejam prestados de forma humanizada. Parte-se do pressuposto que monitorar a saúde das crianças através do acompanhamento regular dos exames é uma das atividades mais importantes dos enfermeiros na atenção primária.

Além de acompanhar os exames dos pacientes, os protocolos de enfermagem devem expor de forma clara como lidar com os problemas de segurança do paciente.
Pergunta clínica: Qual a eficácia da prescrição de enfermagem no acompanhamento do resultado de exames? (3)

 

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi investigar o acompanhamento de resultados de exames realizando uma proposição para o estabelecimento de um protocolo clínico de enfermagem.


SÍNTESE DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
No acompanhamento e no monitoramento de exames recomenda-se uma olhar singular, individualizando o paciente, mas também é necessário que o profissional tenha competência para exercer essa função(1,3). A preocupação em estabelecer uma normatização de cuidados individualizados ao usuário vem sendo, portanto, percebida pela enfermagem há décadas(3). Mesmo na década de 30, alguns anos após a introdução do primeiro curso de enfermagem no Brasil, com a utilização de estudos de caso, registrava-se a valorização destas discussões no ensino e nas práticas(19).

Para o acompanhamento de exames dos pacientes deve ser adotado um plano de atendimento para rever e para antecipar eventos futuros(1,2,3,4). Os plano de cuidados que podem ser personalizados para cada paciente10. Folhas de fluxo, por exemplo, podem adotadas para monitorar o progresso em testes sanguíneos5. Anteriormente ao pedido do exame, o perfil do paciente deve ser evidenciado, com questões como (7,20):  informação demográfica (nome, endereço, data de nascimento, raça, etnia, etc);  história completa (incluindo medicamentos, cirurgias e complicações)(12); história clínica patológica (incluindo medicamentos, alergias, história psiquiatria, situação de HIV, diabetes e outros estados de saúde complexos); história patológica ou social (incluindo o uso de substâncias e habitação); fonte de informação de casos e contatos (incluindo história de encarceramento(13),

residências anteriores e contatos domiciliares)6; Interrogatório para dispositivos e sistemas; exame físico completo e os exames laboratoriais iniciais (incluindo o teste de HIV e testes serológicos gravidez)(10).
Erros ou falhas no monitoramento/acompanhamento de exames são resultados de uma falta de alinhamento de condutas(14) que podem ser revertidas com o estabelecimento de um protocolo clínico(11). Dentro do acompanhamento e no monitoramento de exames é necessário um alinhamento dos serviços prestados haja vista a diversidade dos atendimentos prestados pelos enfermeiros(13). Assim, a utilização de protocolos para normatizar os processos de enfermagem(15) é essencial para que os profissionais sejam capazes de prestar um atendimento humanizado, personalizado e que atente para a segurança do paciente(5).

 

METODOLOGIA

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão sistematizada da literatura, onde foram selecionados 33 artigos da base de dados Scielo e PubMed entre 2010 a 2015. Para pesquisar na base de dados utilizou-se como descritores os termos em português: acompanhamento de exames; atribuições do enfermeiro; acompanhamento de exames diagnósticos e em espanhol: seguimiento de los exámenes; trabajos de enfermería; seguimiento de las pruebas de diagnóstico. Desses 33 artigos, 13 foram exclusos, pois abordavam mais a importância do protocolo clínico, fugindo do tema desse artigo e/ou se tratavam de artigos de revisão de literatura, que não se enquadravam com a proposta desse artigo que é uma revisão sistemática. Assim, nesse estudo foram inclusos 20 artigos, sendo 17 em português e 3 em espanhol, como critérios de inclusão os mesmos deveriam estar na íntegra, em português e espanhol. Estes foram selecionados por meio de análise de conteúdo através de leitura sistemática e síntese que será apresentado nos resultados desse artigo expostos em um fluxograma e em uma tabela.

 

RESULTADOS

 

Inicialmente apresenta-se um fluxograma com os critérios adotados para a  inclusão e exclusão de artigos.

 

Figura 1: Fluxograma

 

Fonte: Elaboração da autora

 

Os artigos inclusos serão apresentados na tabela 1, com a descrição da fonte, a data e o país de onde foram coletados, os objetivos da pesquisa, a força de evidência dos achados (segundo o modelo OXFORD), o tipo de estudo, os principais achados e as conclusões.

Os resultados nos achados da literatura se encontram na tabela 1

Tabela 1: Publicações localizadas na base de dados utilizadas. Niterói, 2015.


Autor(es), Data e País

Objetivo da Pesquisa

Força da evidência

Tipo de Estudo e Instrumentos

Principais Achados

Conclusões do Autor

  1- Souza LM, Silva MP, Pinheiro IS. Um toque na masculinidade: a prevenção do câncer de próstata em gaúchos tradicionalistas. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 mar;32(1):151-8.

 

Objetivou-se verificar a adesão desses gaúchos tradicionalistas aos exames preventivos de câncer de próstata, analisando, também, quais variáveis influenciam na adesão ao exame de toque retal.

3B

Transversal/ quantitativo

Houve menor procura aos exames preventivos por aqueles que moraram a maior parte da sua vida em zona rural.

Contudo, não houve relação do local onde residiu o maior tempo com a adesão ao exame de toque retal. Os achados indicam semelhança na adesão aos exames preventivos a outros estudos realizados no Brasil.

  2-Monetezelli, Juliana Helena, Peres, Aida Maris, Bernardino, Elizabeth. Demandas institucionais e de cuidado no gerenciamento de enfermeiros em um pronto socorro. Rev Bras Enferm, Brasília 2011 mar-abr; 64(2): 348-54.

Caracterizar as atividades gerenciais do enfermeiro em um pronto-socorro.

3B

Descritiva/qualitativa

Gerência voltada para atender às
demandas institucionais, que salienta a ênfase às atividades burocráticas exigidas do enfermeiro por parte do hospital; e Gerência
voltada para atender às demandas do cuidado de enfermagem, que prioriza o cuidado como foco da atividade gerencial

O estudo atingiu seu objetivo e coadunou os achados da literatura de que a cisão entre cuidado e gerenciamento não encontra eco na

  3- Silva, Larissa Gutierrez, Jodas, Denise Albieri, Baggio, Simone Cristina, Vituri,  Dagmar Willamowius, Matsuda, Laura, Prescrição de enfermagem e qualidade do cuidado: um estudo documentalrev Enferm UFSM 2012 Jan/Abr;2(1):97-107

Analisar o indicador de qualidade Prescrição de Enfermagem de um
Hospital Universitário Público do Norte do Paraná. Método: estudo documental e
retrospectivo.

3B

Quantitativo e transversal

O item
“presença de uma prescrição diária para cada paciente” obteve o melhor resultado em
relação ao preenchimento “Correto” (88,5%).

Na instituição investigada, a
prática da Prescrição de Enfermagem necessita ser rediscutida e melhorada porque se
constatou que dos 10 itens avaliados, apenas três alcançaram o padrão estabelecido

  4- Avila, Fernanda Fátima de, Soares, Maurícia Brochado Oliveira, Silva, Sueli Riul da Silva. Perfil hematológico e bioquímico sérico de pacientes submetidas à quimioterapia antineoplásica. REAS [Internet]. 2013; 2(2 NEsp):32-45

Objetivo do estudo foi descrever o perfil hematológico e Bbioquímico sérico de portadoras de
câncer ginecológico, submetidas à quimioterapia antineoplásica

3B

Descritivo

Os
exames de bioquímica sérica apresentaram alterações como hiponatremia, efeitos nefrotóxicos e
hepatotoxicidade.

Tanto as alterações hematológicas quanto as de bioquímica, manifestam-se quando estas pacientes não se encontram mais hospitalizadas, o que nos alerta para necessidade
de acompanhamento e educação em saúde.

  5-Marandola PG, Matos SS de, Mattia AL de et al. Nursing visit to patients. R. Enferm. Cent. O. Min. 2011 jul/set; 1(3):324-331

Estudo baseado na metodologia assistencial-convergente, com objetivo de elaborar um protocolo de consulta de
enfermagem para pacientes em pré-transplante de fígado. Foi realizado durante o curso de Especialização em
Enfermagem Hospitalar-Transplantes de Órgãos e Tecidos, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas
Gerais (EE-UFMG), de março a dezembro de 2009

3B

Descritivo

O embasamento na literatura, a prática clínica, o acompanhamento das consultas de enfermagem e as discussões do grupo
de convergência-assistencial, propiciaram a elaboração do protocolo de consulta de enfermagem, com abordagens como:
o candidato, lista de espera, exames realizados, acompanhante, hábitos de vida após o transplante,

O
planejamento da assistência de enfermagem ao paciente no pré-transplante de fígado é essencial para a qualidade do
cuidado no trans e pós-operatório.

  6- Lima,  Ana Paula Souza, Chianca, Tânia Couto Machado Tannuere, Meire Chucre.  Avaliação da assistência de enfermagem utilizando indicadores gerados por um software. Rev. Latino-Am. Enfermagem mar.-abr. 2015;23(2):234-41

Analisar a eficácia do Processo de Enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva, utilizando indicadores gerados por um software.

3B

Trasnversal

A taxa de efetividade na prevenção de confusão aguda e de queda foi de 100%.

analisou-se a eficácia do Processo de Enfermagem utilizando indicadores, pois retratam como o enfermeiro tem identificado os problemas e riscos do paciente, e planejado a assistência de forma sistematizada

  7- Vieira CENK, Mariz LS, Medeiros CCM, Enders BC, Coura AS Assistência de enfermagem na puericultura: Acantose nigricans como marcador de risco metabólico. Rev. Latino-Am. Enfermagem nov.-dez. 2013;21(6):1220-7.

Analisar a associação entre a presença de Acantose nigricans e alterações metabólicas em adolescentes com excesso Bde peso, a fim de verificar a relevância da identificação desse marcador na consulta de enfermagem

3B

Transversal

Houve associação entre a presença de Acantose nigricans e participantes com resistência insulínica (p=0,008), síndrome metabólica (p=0,031), triglicerídeo elevado (p=0,045) e HDL alterado (p=0,002).

 

 reforça-se a sugestão de que a detecção/identificação da Acantose nigricans pode vir a ser utilizada na consulta de enfermagem como ferramenta para a identificação de adolescentes com excesso de peso com maior risco de alteração metabólica.

  8-Lima Thais Marques, Teles Liana Mara Rocha, Oliveira Amanda Souza de, Campos Fernanda Camara, Barbosa Rita de Cassia Carvalho, Pinheiro Ana Karina Bezerra et al . Corrimentos vaginais em gestantes: comparacao da abordagem sindromica com exames da pratica clinica da enfermagem. Rev. esc. enferm. USP  [Internet]. 2013  Dec [cited  2015  Nov  19] ;  47( 6 ): 1265-1271. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000601265&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000600002

Comparar os objetivo de comparar os achados de
infecções vaginais em gestantes obtidos por
meio do fluxograma de corrimento vaginal
com exames presentes na prática clínica da
Enfermagem.

3B

Quantitativo/
descritivo

Mostrou-se satisfatório
para vaginose bacteriana, com alta sensibilidade
(100%), valor preditivo negativo
(100%) e acurácia (74%).

Conclui-se que o emprego do fluxograma precisa ser reavaliado, visto que não foi eficaz em identificar infecções importantes em gestantes. Os esforços para o desenvolvimento de testes eficazes devem ser contínuos, com intuito de prevenir a disseminação de infecções e reduzir tratamentos desnecessários.

  9-Cruz CWM, Gaidzinski RRTempo de enfermagem em centro de diagnóstico por imagem: desenvolvimento de instrumento. Acta Paul Enferm. 2013; 26(1):79-85.

Desenvolver um instrumento para medir o tempo despendido pela equipe de enfermagem, nas
intervenções realizadas em centros de diagnóstico por imagem.

3B

Transversal

Foram validadas pelos juízes 92 atividades de enfermagem correspondentes a 32 intervenções
da Classificação de Intervenções de Enfermagem NIC. As intervenções mais frequentes foram: Assistência em
Exames, Documentação, Gerenciamento de Caso, Acompanhamento por telefone, Cuidados na admissão e
Troca de Informações sobre cuidados de Saúde

O instrumento proposto para medição do tempo de trabalho da enfermagem, fundamentado nas
intervenções de enfermagem em Centro de Diagnóstico por Imagem, foi validado e encontra-se disponível
para utilização.

  10-Martins Larissa Castelo Guedes, Lopes Marcos Venícios de Oliveira, Guedes Nirla Gomes, Teixeira Iane Ximenes, Souza Vanessa Emille Carvalho de, Montoril Michelle Helcias. Diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário em indivíduos com hipertensão arterial: uma análise de acurácia. Rev. esc. enferm. USP  [Internet]. 2014  Oct [cited  2015  Nov  19] ;  48( 5 ): 804-810. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000500804&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000005.

Analisar a acurácia das características definidoras (CD) do diagnóstico de enfermagem Estilo de Vida Sedentário (EVS) em pessoas com hipertensão arterial

3B

Estudo transversal

Os resultados permitiram identificar os melhores indicadores clínicos para o EVS em adultos hipertensos.

 A prevalência do EVS foi de 55,8%. Considerando as medidas de acurácia escolhe rotina diária sem exercício físico foi a principal CD para o EVS, com sensibilidade de 100% e especificidade de 84,13%

  11-.Mata LRF, Souza CC, Chianca TCM, Carvalho EC. Elaboração de diagnósticos e intervenções à luz de diferentes sistemas de classificações de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(6):1512-18

Este estudo faz uma análise sobre o uso
de diferentes sistemas de classificação e
o atendimento aos padrões estabelecidos
pela ISO 18.104:2003 a partir de uma situação
clínica fictícia

1B

Observacional descritivo

Por sua vez, a NIC não propõe um modelo de referência terminológica combinatória.

 A unificação
das terminologias de enfermagem
depende da revisão, padronização e teste
dessas classificações para o estabelecimento
de uma linguagem comum e sólida da
profissão.

 12-Bisca Mariane Muniz, Marques Isaac Rosa. Perfil de diagnósticos de enfermagem antes de iniciar o tratamento hemodialítico. Rev. bras. enferm.  [Internet]. 2010  June [cited  2015  Dec  02] ;  63( 3 ): 435-439. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300014&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000300014.

Analisar o perfil de diagnósticos de enfermagem antes de iniciar o tratamento hemodialítico.

3B

Transversal

Os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes incluíram: perfusão tissular renal ineficaz (100,0%), risco para infecção (100,0%), proteção ineficaz (80,6%) e controle ineficaz do regime terapêutico (54,8%).

 Concluiu-se que a identificação do perfil de diagnósticos destes pacientes é essencial para o planejamento da assistência de enfermagem após o início do programa de hemodiálise.

13- Araújo Thiago Moura de, Araújo Márcio Flávio Moura de, Caetano Joselany Áfio, Galvão Marli Teresinha Gimenez, Damasceno Marta Maria Coelho. Diagnósticos de enfermagem para pacientes em risco de desenvolver úlcera por pressão. Rev. bras. enferm.  [Internet]. 2011  Aug [cited  2015  Dec  02] ;  64( 4 ): 671-676. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400007&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400007.

Identificar diagnósticos de enfermagem em pacientes críticos com risco para desenvolver úlcera por pressão. Foi realizado numa Unidade de Terapia Intensiva de Fortaleza-CE, com uma amostra intencional de treze sujeitos que apresentavam risco para úlcera por pressão, segundo a escala de Waterlow

3B

Transversal

Dentre estes, nove apresentaram frequência ≥ 80%, destacando-se: Integridade da pele prejudicada (100%), Deambulação prejudicada (87%), Deglutição prejudicada (80%), Mobilidade no leito prejudicada (80%) e Troca de gazes prejudicada (80%).

 O conhecimento destes diagnósticos de enfermagem é importante na detecção das repercussões e base clínica dessas lesões dermatológicas.

14- Moreira Rosa Aparecida Nogueira, Caetano Joselany Áfio, Barros Lívia Moreira, Galvão Marli Teresinha Gimeniz. Diagnósticos de enfermagem, fatores relacionados e de risco no pós-operatório de cirurgia bariátrica. Rev. esc. enferm. USP  [Internet]. 2013  Feb [cited  2015  Dec  02] ;  47( 1 ): 168-175. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100021&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342013000100021.

Avaliar os diagnósticos de enfermagem, fatores relacionados e de risco no pós-operatório de cirurgia bariátrica

3B

Descritivo

Os diagnósti cos de
enfermagem idenffi cados com frequência
maior que 50% foram: débito cardíaco diminuído
(75%), padrão respiratório inefi caz
(65%), resposta disfuncional ao desmame
ven􀆟 latório (55%) e perfusão 􀆟 ssular periférica
inefi caz (75%), dos quais 14 eram
fatores relacionados e cinco, de risco.

 Reconhece-
se a necessidade de outros estudos
para melhor defi nir o perfi l diagnóstico
dessa clientela e, assim, direcionar a assistência
de enfermagem para a detecção
precoce de complicações.

15- Corso Nair Assunta Antônia, Gondim Ana Paula Soares, D'Almeida Patrícia Chagas Rocha, Albuquerque Maria Girlene de Freitas. Sistematização da Assistência de Enfermagem para acompanhamento ambulatorial de pacientes com esclerose múltipla. Rev. esc. enferm. USP  [Internet]. 2013  June [cited  2015  Dec  02] ;  47( 3 ): 750-755. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342013000300750&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000300032.

Avaliar a sistematização da Assistência de Enfermagem para acompanhamento ambulatorial de pacientes com esclerose múltipla

3B

Descritivo

Um dos resultados
diz respeito à sistematização do cuidado de
enfermagem, partindo da identifi cação e da
compreensão das respostas dos pacientes
com esclerose múltipla aos problemas de
saúde reais e potenciais.

 . A sistemati zação
enseja ampliar os conhecimentos por meio
de uma prática pautada em evidências
cien􀆡 fi cas, além de favorecer a atuação do
enfermeiro em uma abordagem integral e
fomentar outras investigações

16- Araújo, Suelayane, Silva, Maria Emanuela, Moraes, Raquel, C, Alves, Daniele. A importância do pré-natal e da assistência de enfermagem. Revista Eletrônica de Ciências - v. 3, n. 2 - julho a dezembro de 2010.

Avaliar a assistência de enfermagem com pacientes grávidas.

2B

Descritivo

Mas, mesmo o pré-natal sendo
preconizado pelo Ministério da saúde e sendo prática dos enfermeiros nas unidades básicas de saúde, foi possível
verificar que ainda existem dificuldades para que as gestantes cheguem ao serviço de saúde, e os profissionais enfermeiros
muitas vezes não realizam a consulta de acordo com o que é estabelecido, o que pode levar a um déficit
na qualidade da consulta.

 Conclui-se que o pré-natal é de extrema importância
para a saúde pública, e o enfermeiro tem total capacidade de conduzir as consultas.

17- Azevedo, Dulcian, Azevedo, Isabelle; Holanda, Crystiane, Santos, Quintila, Vale, Luana, Cassiano, Alexandra. Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde.Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 106-110, 2013.

Este estudo tem por objetivo refletir sobre a importância da realização do exame físico pelo enfermeiro, identificando possíveis dificuldades que podem distanciá-lo dessa prática

2B

Descritivo

O exame físico é uma das etapas do Processo de Enfermagem e configura-se como técnica relevante, necessária à detecção de estados patológicos, à prevenção de agravos, ao acompanhamento da evolução clínica e ao planejamento de estratégias de cuidados. Sua não realização pode estar atrelada à precarização do trabalho, a falhas no processo formativo dos componentes da equipe de enfermagem, à organização das suas rotinas de trabalho ou mesmo a dificuldades de ordem operacional na gerência do serviço.

 É, portanto, necessário que a equipe de enfermagem desenvolva ações de saúde com habilidade, competência científica e ético-política, a fim de superar os entraves que impedem o fornecimento de um cuidado integral, de modo a atender às expectativas do usuário/família e alcançar uma melhor qualidade assistencia

18- Vasquez, Paula Andrea Ceballos. Desde los ámbitos de enfermería, analizando. El cuidado humanizado. Ciencia y EnfermerIa XVI (1), 2010

Este artículo plantea el análisis del cuidado que es entregado por las enfermeras en los diferentes ámbitos del desarrollo
Profesional.

2B

Descritivo

Se realiza el valor del cuidado humanizado para la enfermería y se visualiza que esta mirada
humana es necesaria en todas las áreas de desarrollo profesional enfermera(o): la gestión, educación, investigación
y asistencia.

 Se destaca que el cuidado humanizado es más que brindar un buen trato o sólo satisfacción
usuaria, sino donde “el otro” necesita ser cuidado; de esta forma el equipo de enfermería crece junto al usuario
y su familia, se identifican con ellos, otorgándoles cuidados holísticos centrados en la persona.

19- Sol, Alain Agramonte del; Vázquez,  Reinel Farres. Influencia de la gestión del cuidado en la calidad de la atención de Salud. Revista Cubana de Enfermería .2010; 26(2)14-26.

valorar la influencia de
la gestión del cuidado en la calidad de la atención de salud.

2B

Descritivo

Elevar la calidad de la atención de salud constituye un
objetivo compartido por los profesionales que se deben a ello.

 Se concluye que la
gestión del cuidado contribuye a la calidad de la atención de salud, siempre que su
objetivo esencial sea satisfacer las necesidades de los usuarios, con soluciones
técnicamente óptimas, es corresponder concientemente al compromiso particular
que hemos asumido formalmente ante la sociedad de cuidar a los seres más
vulnerables, comprometiendo todo nuestro ser

20- Rodriguez-Quezada, MP. Manejo de herramientas de gestión y percepción del cuidado de Enfermería en hospitales de Chachapoyas, Perú. Enfermería Universitaria 2014;11(1):3-10

Comparar el manejo de herramientas de gestión por profesionales de Enfermería y la
percepción de las personas sobre el cuidado de Enfermería, en los hospitales del distrito Chachapoyas,
Región Amazonas, Perú.

3B

Transversal

Se encontró regular manejo del Proceso de Atención de Enfermería (PAE) en ambos
hospitales, poca capacidad científico-técnica del personal de Enfermería, pero buena interacción
personal.

 La buena interacción interpersonal de los profesionales de Enfermería con las
personas en ambos hospitales puede haber influido, en que éstas tengan percepción de regular
a buena acerca del cuidado de Enfermería.

Fonte: Elaboração da autora (2015)

 

DISCUSSÃO

O dia a dia do serviço de saúde é um trabalho complexo no qual vários recursos são envolvidos: humanos, técnicos, administrativos e políticos (2,4). O acompanhamento de resultados de exames pode ser complexo haja vista as diversas necessidades e urgência da rotina hospitalar5. A enfermagem por meio do acompanhamento de exames e diagnóstico deve oferecer ações hegemônicas de cuidado estabelecendo um dualidade entre as ações de cuidador e curador(10).

A Enfermagem representa uma das bases da qualidade de assistência com qualidade. Dessa forma, os registros da assistência são imprescindíveis para legitimar o acompanhamento de exames revertendo os resultados diagnosticados em ações para melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente(3,19). Para atingir esse objetivo, o acompanhamento de exames devem ser realizados de forma objetiva, clara e legível com o objetivo de garantir uma comunicação eficaz entre a equipe de enfermagem e a equipe multiprofissional que estão unidade dentro do processo de cuidar no processo(1,5). Somando-se a isso, o acompanhamento de exames e os seus registros de forma correta nos protocolos ainda servem de fonte de informações que podem ser usadas para fins de pesquisa, educacionais ou jurídicas(8).

Compreende-se que para ajudar os profissionais no monitoramento e no acompanhamento de exames o uso de protocolos clínicos, deve propiciar que a equipe produza as ações necessárias para o alcance dos objetivos estabelecidos em conjunto com os outros níveis do sistema, com a população e os profissionais de enfermagem (1,5). O recebimento de capacitação profissional é essencial para a eficácia acompanhamento de resultados de exames pelos profissionais (6,9). Esse aperfeiçoamento devem ter objetivos claramente demarcados (16), definindo a especificidade do uso de protocolos, por meio de um processo analítico (diagnóstico) e de intervenção (condutas) de enfermagem(8).

O cuidado de enfermagem deve ser compreendido como um conjunto de ações para uma acompanhamento contínuo do paciente no transcorrer da sua doença(17,18), dessa forma, o acompanhamento de exames visa prevenir, promover e recuperar a saúde do paciente (7,8).


CONCLUSÃO

Após os resultados verificados na literatura apreendeu-se que o processo de acompanhamento de exames faz parte da rotina do profissional de enfermagem. A qualidade e o fornecimento de um atendimento mais humanizado são propiciados quando o enfermeiro assume sua posição autônoma para acompanhar e monitorar exames. Uma das atribuições do profissional de enfermagem é o apoio diagnóstico com a sua devida preparação e acompanhamento.

Entre as competências para esse acompanhamento estão a capacidade de selecionar equipamentos e materiais necessários ao exame clínico especializado e geral, bem como verificar o funcionamento. Outra habilidade necessária é a identificação e a caracterização de medidas antropométricas e de sinais vitais, reconhecendo a importância da avaliação da saúde na vida do paciente. Os processos de enfermagem sobem o padrão de qualidade quando o profissional é capaz de identificar nos exames dissonâncias, e pode intervir com ações medicamentosas ou solicitar exames complementares sempre visando garantir a saúde e a segurança do paciente.

As deficiências na preparação dos profissionais para o acompanhamento de exames pode ser uma barreira que pode impedir a evolução do Atendimento da Saúde Primária. O uso do protocolo é essencial para construção de um conhecimento coletivo e sistematizado. A utilização do protocolo fornece autonomia para o profissional, pois oportuniza o enfrentamento das contradições da prática, articulando-se intrinsecamente com a dimensão técnica do fazer, dando força a argumentação e articulação do profissional de saúde e do pacientes.

Recomenda-se a adoção de um protocolo clínico para acompanhamento de exames, pois esta seria uma forma de ajudar o profissional a compreender melhor a sua profissão, sedimentando a sua identidade. Essa compreensão aliás é essencial, pois cada vez mais os enfermeiros tem assumido papéis gerenciais. O exercício da autonomia e de competências, como capacidade de liderança, estão não só sendo valorizadas, como constituem exercício frequente da enfermagem no âmbito da saúde. Isto porque o enfermeiro tem responsabilidades no que concerne a coordenação de auxiliares e/ou técnicos de enfermagem; lidam com uma variedade de situações em que a capacidade de negociação, pactuação e produção de respostas diante de incertezas, apresentam-se como habilidades essenciais.

 

REFERÊNCIAS

1. Souza LM, Silva MP, Pinheiro IS. Um toque na masculinidade: a prevenção do câncer de próstata em gaúchos tradicionalistas. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 mar;32(1):151-8.

2. Monetezelli, Juliana Helena, Peres, Aida Maris, Bernardino, Elizabeth. Demandas institucionais e de cuidado no gerenciamento de enfermeiros em um pronto socorro. Rev Bras Enferm, Brasília 2011 mar-abr; 64(2): 348-54.

3. Silva, Larissa Gutierrez, Jodas, Denise Albieri, Baggio, Simone Cristina, Vituri,  Dagmar Willamowius, Matsuda, Laura, Prescrição de enfermagem e qualidade do cuidado: um estudo documentalrev Enferm UFSM 2012 Jan/Abr;2(1):97-107.

4. Avila, Fernanda Fátima de, Soares, Maurícia Brochado Oliveira, Silva, Sueli Riul da Silva. Perfil hematológico e bioquímico sérico de pacientes submetidas à quimioterapia antineoplásica. REAS [Internet]. 2013; 2(2 NEsp):32-45

5. Marandola PG, Matos SS de, Mattia. Nursing visit to patients. R. Enferm. Cent. O. Min. 2011 jul/set; 1(3):324-331

6. Lima, Ana Paula Souza, Chianca, Tânia Couto Machado Tannuere, Meire Chucre.  Avaliação da assistência de enfermagem utilizando indicadores gerados por um software. Rev. Latino-Am. Enfermagem mar.-abr. 2015;23(2):234-41

7- Vieira Cenl, Mariz LS, Medeiros CCM, Enders BC, Coura AS Assistência de enfermagem na puericultura: Acantose nigricans como marcador de risco metabólico. Rev. Latino-Am. Enfermagem nov.-dez. 2013;21(6):1220-7.

8. Lima Thais Marques, Teles Liana Mara Rocha, Oliveira Amanda Souza de, Campos Fernanda Camara, Barbosa Rita de Cassia Carvalho, Pinheiro Ana Karina Bezerra et al . Corrimentos vaginais em gestantes: comparacao da abordagem sindromica com exames da pratica clinica da enfermagem. Rev. esc. enferm. USP  [ Internet ]. 2013  Dec [ cited  2015  Nov  19 ] ;  47( 6 ): 1265-1271. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000601265&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000600002

9. Cruz CWM, Gaidzinski RR. Tempo de enfermagem em centro de diagnóstico por imagem: desenvolvimento de instrumento. Acta Paul Enferm. 2013; 26(1):79-85.

10. Martins Larissa Castelo Guedes, Lopes Marcos Venícios de Oliveira, Guedes Nirla Gomes, Teixeira Iane Ximenes, Souza Vanessa Emille Carvalho de, Montoril Michelle Helcias. Diagnóstico de enfermagem estilo de vida sedentário em indivíduos com hipertensão arterial: uma análise de acurácia. Rev. esc. enferm. USP  [ Internet ]. 2014  Oct [ cited  2015  Nov  19 ] ;  48( 5 ): 804-810. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000500804&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000005.

11. Mata LRF, Souza CC, Chianca TCM, Carvalho EC. Elaboração de diagnósticos e intervenções à luz de diferentes sistemas de classificações de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(6):1512-18.

12. Bisca Mariane Muniz, Marques Isaac Rosa. Perfil de diagnósticos de enfermagem antes de iniciar o tratamento hemodialítico. Rev. bras. enferm.  [ Internet ]. 2010  June [ cited  2015  Dec  02 ] ;  63( 3 ): 435-439. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672010000300014&lng=enhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672010000300014

13. Araújo Thiago Moura de, Araújo Márcio Flávio Moura de, Caetano Joselany Áfio, Galvão Marli Teresinha Gimenez, Damasceno Marta Maria Coelho. Diagnósticos de enfermagem para pacientes em risco de desenvolver úlcera por pressão. Rev. bras. enferm.  [ Internet ]. 2011  Aug [ cited  2015  Dec  02 ] ;  64( 4 ): 671-676. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400007&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400007.

14. Araújo Thiago Moura de, Araújo Márcio Flávio Moura de, Caetano Joselany Áfio, Galvão Marli Teresinha Gimenez, Damasceno Marta Maria Coelho. Diagnósticos de enfermagem para pacientes em risco de desenvolver úlcera por pressão. Rev. bras. enferm.  [ Internet ]. 2011 Aug [ cited 2015 Dec 02 ] 64(4): 671-676. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000400007&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000400007.

15. Corso Nair Assunta Antônia, Gondim Ana Paula Soares, D'Almeida Patrícia Chagas Rocha, Albuquerque Maria Girlene de Freitas. Sistematização da Assistência de Enfermagem para acompanhamento ambulatorial de pacientes com esclerose múltipla. Rev. esc. enferm. USP [ Internet ]. 2013 June [ cited 2015 Dec 02 ] 47(3): 750-755. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342013000300750&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420130000300032.

16. Araújo, Suelayane, Silva, Maria Emanuela, Moraes, Raquel, C, Alves, Daniele. A importância do pré-natal e da assistência de enfermagem. Revista Eletrônica de Ciências - v. 3, n. 2 - julho a dezembro de 2010.

17. Azevedo, Dulcian, Azevedo, Isabelle; Holanda, Crystiane, Santos, Quintila, Vale, Luana, Cassiano, Alexandra. Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde.Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v. 4, n. 4, p. 106-110, 2013.

18. Vasquez, Paula Andrea Ceballos. Desde los ámbitos de enfermería, analizando. El cuidado humanizado. Ciencia y EnfermerIa XVI (1), 2010

19. Sol, Alain Agramonte del; Vázquez,  Reinel Farres. Influencia de la gestión del cuidado en la calidad de la atención de Salud. Revista Cubana de Enfermería .2010; 26(2)14-26.

20. Rodriguez-Quezada, MP. Manejo de herramientas de gestión y percepción del cuidado de Enfermería en hospitales de Chachapoyas, Perú. Enfermería Universitaria 2014;11(1):3-10

 

 

 





JSNCARE
Share |