2902en.html

REVIEW ARTICLES

Nursing diagnosis risk of disease syndrome in critical patients: systematic review of the literature for a clinical protocol- sistematic literature review


Diagnostico de enfermagem risco de síndrome de desuso em pacientes críticos: revisão sistematizada da literatura para um protocolo clínico - revisão sistematizada da literatura


Natália Ana de Carvalho1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

ABSTRACT

The present study aims to identify the most effective nursing intervention (or protocol) for the critical patient with the diagnosis of Disuse Syndrome in the scientific productions related to nursing. Method: This is a systematic review of the literature, based on the research question allied to the selection of the descriptors through the PICO strategy. The search of the articles was through the databases of the VHL: Lilacs, BDENF and Medline were also used to search for articles and dissertations, in the Portal of Newspapers CAPES / MEC. The articles found in the database search were submitted to the exploratory, selective and analytical reading through which the inclusion and exclusion criteria were applied, and the final sample of this systematized review consisted of 10 studies. Outcome: Nurses who are specialists in intensive care should be able to offer a specialized and continuous care and to know the profile of patients with a diagnosis of nursing risk for disuse syndrome. For the decision making of which Nursing interventions would be indicated in front of the nursing diagnosis risk of disuse syndrome, in the studies appears to the proposal of Nursing interventions based on Nursing Interventions Classification (NIC) and joint mobilization. Conclusion: It is recommended that similar studies be performed with the assistance of the severe patient so that the nurse can appropriate the knowledge necessary for the optimization of care, as well as the creation of interventions that guide the nurses' diagnostic thinking in their practice.

Key-words: Nursing Diagnosis; Critical care; Evaluation Studies as Topic.


RESUMO

O presente estudo tem como objetivo identificar nas produções científicas relacionadas à enfermagem, qual intervenção (ou protocolo) de enfermagem mais eficaz para o paciente crítico com o diagnóstico de Risco de Síndrome de Desuso. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, a partir da questão de pesquisa aliada à seleção dos descritores através da estratégia PICO. A busca dos artigos foi através das bases de dados da BVS: Lilacs, BDENF e Medline também foram utilizados busca de artigos e dissertações, no Portal de Periódicos CAPES/ MEC. Os artigos encontrados na busca nas bases de dados foram submetidos à leitura exploratória, seletiva e analítica por meio da qual foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão, sendo a amostra final desta revisão sistematizada constituída por 10 estudos. Resultado: Os enfermeiros especialistas em cuidados intensivos,devem estar capacitados para oferecerem um atendimento especializado e contínuo e conhecer o perfil dos pacientes com diagnostico de enfermagem risco para síndrome de desuso. Para a tomada de decisão de quais intervenções de Enfermagem seriam indicadas em frente ao diagnóstico de enfermagem risco de síndrome de desuso, nos estudos surge à proposta de intervenções de Enfermagem baseada na Nursing Interventions Classification (NIC) e mobilização articular. Conclusão: recomenda-se que estudos semelhantes sejam realizados com à assistência do paciente grave para que o enfermeiro se aproprie do conhecimento necessário para a otimização da assistência, assim como a criação de intervenções que orientem o raciocínio diagnóstico do enfermeiro em sua prática.

Palavras-chave: Diagnóstico de enfermagem; Cuidados críticos; Avaliação dos Resultado.


INTRODUÇÃO

O termo desuso teve origem relacionada à qualidade do movimento, porém foi progredindo com o decorrer do tempo, sendo associado há mais de um sintoma surgindo pela primeira vez o termo síndrome de desuso. Baseou-se nas consequências físicas da inatividade prolongada, nomeadamente: fragilidade músculo-esquelética, vulnerabilidade cardiovascular, obesidade e envelhecimento prematuro.(1)

Entre as complicações que advêm da síndrome de desuso, ao nível do sistema músculo-esquelético ocorre uma diminuição da contração muscular, perda de força e atrofia da massa muscular, contraturas, risco de rigidez articular e osteoporose. Através do repouso completo no leito um músculo pode perder 1 a 3% por dia ou 10 a 15% da sua força por semana. Daí que uma pessoa que permaneça durante 3 a 5 semanas inativa pode perder metade da sua força muscular.(1)

São diversos os fatores que podem levar um paciente a desenvolver síndrome do desuso, tais como; doenças neurológicas, músculo-esqueléticas reumáticas, cardiovasculares, pulmonares, politraumatizado grave, situações de pós-operatório, imobilizações gessadas, grandes queimados, idade avançada, estado de coma, bem como aspetos psicológicos (depressão, medo de quedas) e ambientais (obstáculos físicos, imobilidade forçada, falta de apoio social). As pessoas que correm maior risco de sofrer efeitos adversos da imobilidade são os idosos.(1)

Nesse contexto, a enfermagem exerce forte influência na recuperação desses pacientes, utilizando diversos tipos de instrumentos para realização do seu exercício profissional, podendo ser citado o Processo de Enfermagem. Dentre o processo de enfermagem, destaca-se o levantamento dos diagnósticos de enfermagem no intuito da identificação das principais características definidoras e elaboração posterior de um plano de ações eficaz e individualizado, contribuindo para a prática da enfermagem baseada em evidências. Dentre os sistemas de classificação dos diagnósticos de enfermagem, destaca-se a NANDA-Internacional (NANDA-I).(2)

O Sistema de classificação da NANDA-I organiza os diagnósticos em domínios, dentro os quais se destaca o domínio 4, intitulado Atividade/Repouso. O diagnóstico Risco de síndrome do desuso, pertencente à classe atividade/exercício, é definido como risco de deterioração de sistemas do corpo como resultado da inatividade musculoesquelética prescritiva ou inevitável. Esse diagnóstico é representado por 5 fatores de risco.(3,4)

Destarte, apesar da existência de estudos que explorem o diagnóstico Risco de síndrome do desuso em pacientes críticos, faz-se necessário o conhecimento detalhado que definem a presença do diagnóstico e que, uma vez conhecidos torna –se possível o direcionamento das ações do enfermeiro.(5)

Diante das informações, o presente estudo utiliza a estratégia PICO para ajudar a construir a questão da pesquisa adequada possibilitando a definição correta de evidências necessárias para a resolução da mesma. Este método propõe que os problemas clínicos que surgem na prática assistencial, de ensino ou pesquisa, sejam decompostos e organizados, sendo PICO representando um acrônimo para Paciente, Intervenção, Comparação e “Outcomes” (desfecho).6

Por conseguinte, este estudo parte da construção da seguinte questão clínica: “Para o paciente crítico com o diagnóstico: Risco de Síndrome de Desuso, qual a intervenção (ou protocolo) de enfermagem mais eficaz para sua resolução?”

Quadro 1

Portanto o presente estudo tem como objetivo identificar nas produções científicas relacionadas à enfermagem qual intervenção (ou protocolo) de enfermagem mais eficaz para o paciente crítico com o diagnóstico de Risco de Síndrome de Desuso.

METODOLOGIA

Trata-se de um estudo do tipo revisão sistemática da literatura, a qual tem a finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um determinado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado.(7)

Para realização dessa revisão sistemática, inicialmente, foi identificada a questão de pesquisa aliada à seleção dos descritores através da estratégia PICO, e, em seguida, foram estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão de artigos.

A busca foi realizada pelo acesso online no mês de maio de 2016 à novembro de 2016, na qual foi utilizada as bases de dados para o levantamento de artigos científicos na BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), nas bases de dados da Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde); BDENF (Base de Dados de Enfermagem), e Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) , também foram utilizados busca de artigos e dissertações no Portal de Periódicos CAPES/ MEC. Foram estabelecidos como critério de inclusão: ser artigo de pesquisa completo publicado no período de 2010 a 2016; estar publicado nos idiomas português ou inglês; estar disponível eletronicamente na integra em texto; ser trabalho produzido por Enfermeiros e abordar a Síndrome de Desuso ou Diagnóstico de Enfermagem Risco de Síndrome de Desuso em pacientes críticos. Os estudos que não se enquadraram nas características citadas foram excluídos deste estudo.

Foram utilizados os descritores controlados: “Diagnóstico de Enfermagem” ; “Cuidados Críticos”; “Avaliação de Resultados” relacionados a cada um dos termos componentes da estratégia PICO. Tendo como resultado dessa seleção P= Diagnóstico de Enfermagem/ Nursing Diagnosis; I= Cuidados críticos/ Critical care ; C=não se aplica; O= Avaliação dos Resultados/ Evaluation Studies as Topic e estratégia de busca de combinação dos componentes da estratégia PICO através dos operadores booleanos AND/OR/NOT.

Os artigos encontrados na busca nas bases de dados foram submetidos à leitura exploratória, seletiva e analítica por meio da qual foram aplicados os critérios de inclusão, sendo a amostra final desta revisão sistematizada constituída por dez estudos.

Dentre os dez estudos encontrados, sendo oito artigos de periódicos nacionais e duas dissertações sendo uma de periódico estrangeiro, para auxiliar na resposta da pergunta clínica. Todos os estudos utilizados foram publicados entre 2010 e 2016, e contribuíram para a prática clínica de modo a ampliar a base de conhecimentos e habilidades do enfermeiro na atuação sobre o Diagnóstico de Enfermagem Risco para Síndrome do Desuso.

FLUXOGRAMA

Fluxograma

Os resultados foram observados conforme o tema do estudo e da prática baseada em evidências, para tanto foi utilizado como classificação os artigos quanto ao nível de evidência de Oxford.⁸

No Quadro 1, apresenta-se uma síntese das características, nível de evidência, objetivos, tipo do estudo e instrumentos, Principais achados e Escala de relevância.

Quadro 1 – Publicações localizadas nas bases de dados. Niterói, 2016.

Quadro 1

DISCUSSÃO

Os enfermeiros especialistas em cuidados intensivos, devem estar capacitados para oferecerem um atendimento especializado e contínuo, desde a porta de entrada do paciente no hospital até sua internação, seja em uma enfermaria, unidade de emergência ou unidade de terapia intensiva.(10)

Esta investigação a partir das leituras realizadas dos artigos, apontam o seguinte perfil de pacientes críticos com diagnóstico de enfermagem para risco de síndrome do desuso: em mais de 80% dos pacientes com acidente vascular encefálico (2,13,14,15) 94,1% dos clientes oncológicos em cuidados paliativos⁵, 85,3% em pacientes vítimas de múltiplos traumas(10), portador de traumatismo da medula espinhal ( TME)(11), pacientes acamados¹ e idosos.(2,9)

As doenças crônicas como acidente vascular encefálico e o câncer favorecem o risco de síndrome do desuso devido ao elevado tempo de internação, às condições clinicas e sequelas que estas doenças provocam nos indivíduos que são por elas acometidos.(5)

Outros estudos também mostraram resultados nas necessidades afetadas dos idosos como a degradação natural do organismo, repercutindo-se nos diversos sistemas do corpo humano (cardiorrespiratório, neurológico, visual e músculo-esquelético).(1,9)

Já no portador de traumatismo da medula espinhal os prejuízos neuromusculares, dificuldade de manipulação da cadeira de rodas e inacessibilidade arquitetônica pública e nos paciente vitimas de múltiplos traumas, acarretado por compressão mecânica, fraturas, imobilização, queimaduras e trauma, sujeitos ao tempo prolongado de imobilização estão relacionados ao diagnóstico de enfermagem risco de síndrome de desuso. (10, 11)

Importante enfatizar a classe atividade/ exercício de DE encontrou que a presença do cuidador tem associação estatística com risco de síndrome do desuso.(1,13,14)

Para a tomada de decisão de quais intervenções de Enfermagem seriam indicadas em frente ao diagnóstico síndrome de desuso, nos estudos surge a proposta de intervenções de Enfermagem baseada na Nursing Interventions Classification (NIC) que propõe : controlar o ambiente e estimulação cognitiva; administrar medicamentos prescritos; promover suporte emocional; prevenir quedas; orientar para realidade e controlar a dor.(10)

Destaco também a prevenção através do estimulo regular a prática de exercícios físicos para fortalecer os músculos, principalmente para idosos, desta maneira experimentam um processo de envelhecimento ativo.⁹

Como novidade, um estudo realizado por enfermeira em Portugal dentro de um programa de reabilitação domiciliar, aponta uma abordagem terapêutica para atuação síndrome de desuso que consiste em aplicar técnicas chamado de mobilização articular. As técnicas utilizadas na mobilização articular podem consistir em movimentos fisiológicos ou movimentos acessórios. Movimentos fisiológicos: tudo o que o paciente pode fazer voluntariamente; por exemplo: flexão/extensão, adução/abdução e rotação.(1)

Para executar efetivamente a mobilização articular, o enfermeiro necessita conhecer e ser capaz de avaliar a anatomia, artrocinemática, patologia do sistema neuro-musculo-esquelético e reconhecer quando as técnicas são indicadas e verificou-se através da análise dos resultados que houve uma melhoria, com o programa de mobilizações, tendo uma influência positiva o programa de reabilitação domiciliar.(1)

Desta forma, o diagnóstico de enfermagem risco de síndrome de desuso, é um desafio para o enfermeiro profissional que deve ser capaz de interpretar as singularidades das condições de saúde dos paciente e os cuidados.(1,9)

CONCLUSÕES

O estudo diagnóstico de enfermagem risco de síndrome de desuso possibilita ao enfermeiro planejar e implementar um plano de cuidados que contemple todas as necessidades apresentadas pelo paciente crítico, para a manutenção de uma assistência de qualidade.

Dessa maneira, vale ressaltar a importância de estudos que explorem a inferência diagnóstica pelo enfermeiro, qualificando o trabalho do profissional e valorizando o corpo de conhecimentos da área.

Como limitação do estudo, destaca-se a dificuldade em realizar a pesquisa fato de não haver pesquisas sobre este diagnóstico de enfermagem, devido à escassez de trabalhos publicados, sendo que nesta pesquisa nenhum dos artigos estudados tem como objetivo buscar o conhecimento em relação ao Diagnóstico de Risco de Síndrome de desuso, pois este tema simplesmente perpassa os estudos.

Destaca se que este diagnóstico vai além dos cuidados críticos, pois observou que os pacientes acamados e idosos fora do contexto hospitalar apresentam o diagnóstico, portanto o cuidado se desdobra na atenção primária na continuidade do cuidado em domicilio.

Este estudo, também aponta a Enfermagem, como disciplina, que pode desenvolver atividades em relação ao diagnóstico de enfermagem para risco de síndrome de desuso outros espaços, como os locais que abrigam os idosos, garantindo serviços de qualidade, recuperando a manutenção da capacidade funcional, cognitiva e social.

Enfatizo a possibilidade de conhecer de forma mais aprofundada a relação entre a presença do cuidador e a existência de diagnósticos de enfermagem risco para síndrome de desuso. Assim, o enfermeiro, por seu importante papel na assistência ao ser humano nas mais diversas situações da vida, deve estar preparado para orientar os familiares e/ou cuidadores na prestação de cuidados aos pacientes.

As intervenções apontadas pelo estudo fortalece utilização do Nursing Interventions Classification (NIC), a Nursing Outcomes Classification (NOC) e a North American Nursing Diagnosis Association (NANDAInternacional) pois contribui para que os pacientes tenham os diagnósticos de Enfermagem resolvidos pelas intervenções que o enfermeiro irá propor especificamente para eles.

O conhecimento do enfermeiro, juntamente com as intervenções da NIC e com os diagnósticos de Enfermagem da NANDA tornam-se um instrumento que possibilita ao profissional uma maior viabilidade de aplicar a assistência de Enfermagem de forma mais qualificada e integral, bem como avaliar os resultados dos cuidados planejados.

Outra novidade é a mobilização articular como importante no tratamento da síndrome de desuso, pois através dos movimentos aplicados nas articulações é possível reduzir a rigidez articular e aumentar a amplitude de movimento, contribuindo para uma melhoria da função articular e, consequentemente, da qualidade de vida do paciente.

O enfermeiro deve buscar conhecimento em relação a mobilização articular, e pratica-la como prevenção, tratamento e reabilitação em pacientes com diagnóstico de enfermagem de risco de síndrome de desuso.

Assim, recomenda-se que estudos semelhantes sejam realizados com à assistência do paciente grave para que o enfermeiro se aproprie do conhecimento necessário para a otimização da assistência, assim como a criação de intervenções que orientem o raciocínio diagnóstico do enfermeiro em sua prática.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1- Fernandes TJ, Mendes E. Efeito de um programa de mobilização e exercício ativo sobre a amplitude articular em pessoas com síndrome de desuso.60p. Dissertação- Instituto Politécnico de Bragança. Portugal, 2015.

2- Lima ACMACC; Silva AL, Guerra DR, Barbosa IV, Bezerra KC, Oriá MOB. Nursing diagnoses in patients with cerebral vascular accident: an integrative review. Rev Bras Enferm [Internet]v.69.n.4.p 738-45.2016.

3- Herdman TH. NANDA International Nursing Diagnoses: Definitions and Classification 2012-2014. Oxford: Wiley-Blackwell; 2012.

4- Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução 358 de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem e dá outras providências. Conselho Federal de Enfermagem. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/ resoluo-cofen-3582009_4384.html.

5- Miranda SPL, Jesus CAC. Diagnósticos de enfermagem em clientes oncológicos críticos em cuidados paliativos fundamentados na teoria do alcance de metas de King. 152p.Dissertação- Universidade de Brasília. Brasília, 2015.

6- Santos C, Mamédio C, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev. Latino-Am. Enfermagem [serial on the Internet]. 2007 June [cited 2009 Apr 05]; 15(3): 508-511. Availablefrom: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692007000300023&lng=en.doi:10.1590/S010411692007000300023.

7- Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008[cited 2015 Apr 22] v.17.n.4.p.758-64. 2015. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf.

8- Oxford Centre for Evidence-based Medicine: levels of evidence (March 2009) [Internet]. 2009 Mar [cited 2014 dez 20]. Available from: http://www.cebm.net/oxford-centre-evidence-based-medicine-levels-evidence-march-2009.

9- Oliveira JMM, Nóbrega MML, Oliveira JS. Nursing Diagnosis and Results for the Institutionalized Elderly: A Methodological Study . Online braz j nurs [internet] 2015 Mar [cited year month day]; 14 (2):110-20. Available from: http://www.objnursing. uff.br/index.php/nursing/article/view/5151.

10- Bertoncello KCG, Cavalcanti CDK, Ilha P. Diagnósticos reais e proposta de intervenções de enfermagem para os pacientes vítimas de múltiplos traumas. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2013 out/dez;15(4):905-14. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v15i4.19497.

11- Cavalcante KMH, Carvalho ZMF, Garcia FMP. Diagnósticos de enfermagem aplicáveis a pessoas com paraplegia em fase inicial de reabilitação domiciliar.Revista de Enfermagem da UFSM, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 238 - 247, out. 2013. ISSN 2179-7692. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/7897. Acesso em: 30 nov. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.5902/217976927897.

12- Freitas MC, Pereira RF, Guedes MVC. Diagnósticos de enfermagem em idosos dependentes residentes em uma instituição de longa permanência em fortaleza-ce. Cienc Cuid Saude 2010 Jul/Set; 9(3):518-526.

13- Moreira RP, Araujo TL, Cavalcante TF, Oliveira ARS, Holanda GF, Morais HCC et al. Cuidador de cliente com acidente vascular encefálico: associação com diagnósticos de enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010;12(3):425-30. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n3/v12n3a02.htm. doi: 10.5216/ree.v12i3.6391.

14- Oliveira ARS, Costa AGS, Moreira RP, Cavalcante TF, Araújo TL. Diagnósticos de enfermagem da classe atividade/ exercício em pacientes com acidente vascular cerebral. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2012 abr/jun; 20(2):221-8.

15- Lescano GA; Santos JR. Principais diagnósticos de enfermagem para o portador de sequela de acidente vascular encefálico. Enfermagem Brasil [online]. 2015;15(3).





JSNCARE
Share |