2956en.html

EDITORIAL

Política de Pesquisa - 18 anos desenvolvimento na pós-graduação Lato Sensu


Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1 Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos - Universidade Federal Fluminense

 

Quadro 1Desde 1999, conforme atesta a imagem do Boletim NEPAE-NESEN ao lado, trabalhamos com o entendimento que as Especializações devem capacitar as(os) enfermeiras(os) para o diagnóstico-intervenção-evolução clínica em campos específicos da prática profissional, mas também quanto aos instrumentos de auto-atualização (estudo) e de construção do conhecimento (pesquisa).

Ao longo de 18 anos, desenvolvemos uma política de pesquisa para as nossas especializações em Cuidados Intensivos (adulto/idoso, cardiológico, neonatal e perioperatório), igualmente Métodos Dialíticos & Transplante que garantisse a coerência interna entre teoria e prática, assim como o atendimento de uma exigência curricular que é a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O método de ensino baseado em projeto empregado por nós se vale de estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação que exige das(os) pós-graduandas(as) “trabalhos” estabelecidos em etapas no processo de produção do TCC ao longo do ano letivo. Assim, docente e estudante podem avaliar o progresso ou estagnação em tempo hábil para corrigir eventuais problemas de ensino-aprendizagem.

Ainda que os trabalhos produzidos a cada etapa devam ter a formatação de trabalhos científicos visando assim a sua apresentação em eventos e/ou publicação subsequente em periódicos ou blogs científicos, podemos contar nos dedos de uma das mãos as vezes que um(a) pós-graduando(a) avançou espontaneamente até o estágio de "compartilhamento do conhecimento ou de seu processo". Mesmo que uma das etapas/trabalhos ao longo do curso seja a produção de uma resenha, isto é, a análise crítica de 1 artigo científico nacional e 01 estrangeiro (conforme um determinado instrumento), não se entende ainda que esta resenha é um produto científico e que merece ser compartilhado, submetido ao crivo dos pares. Precisamos evoluir nesta área futuramente.

Nestes 18 anos, ainda que de forma assistemática, constatamos o que é do senso comum: "nós lemos pouco a nós mesmos". Constatamos ainda que produzimos pouco sobre nosso trabalho com o(a) paciente.

E, no sentido de corrigir esta grave deficiência, no nosso julgamento, mantemos há 18 anos o mesmo protocolo de pesquisa: análise crítica de artigos extraídos exclusivamente de periódicos de enfermagem nacionais e estrangeiros, compondo como produto uma revisão de literatura sobre um problema do(a) paciente (diagnóstico de enfermagem) ou sobre uma intervenção de enfermagem. Salvo melhor juízo, entendemos que tanto os diagnósticos de enfermagem, quanto as prescrições constituem excelentes “problemas de pesquisa” em qualquer campo de atuação. Todavia, os anos passam e, pasmem, não tem ficado fácil desenvolver este protocolo.

Para o bem ou para o mal, o projeto tem que resultar em um artigo científico, na forma de revisão da literatura, para ser julgado e aprovado pelos(as) revisores(as). Uma vez aprovado, o artigo da(o) pós-graduanda(o) sempre foi tornado acessível ao público numa publicação especial do Boletim NESEN/NEPAE doada à biblioteca da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/UFF. Desde 2008, os TCCs são publicados online no Journal of Specialized Nursing Care.

A(o) pós-graduanda(o) é incentivada a fazer a publicação do seu TCC em outros periódicos de enfermagem. E, ao longo destes 18 anos, também , sobram dedos em uma das mãos para enumerar as vezes em que isto aconteceu. Mas, aconteceu e foi num periódico de excelente qualidade, a Acta Paulista, o que muito nos alegra até hoje!

E hoje é dia 12 de maio, dia da enfermeira. Com enorme alegria por esta data que celebra nossa profissão, lançamos mais um número do Journal of Specialized Nursing Care com os artigos produzidos pela turma de Enfermagem em Cuidados Intensivos - 2017.

Críticas e sugestões são mais do que bem-vindas. São desejadas!





JSNCARE
Share |