2975pt.html

REVIEW ARTICLES

Evidence-based practice guidelines for the nursing intervention Cardiac care - acute phase in ICU: Systematic Literature Review


Diretrizes para a prática baseada em evidência sobre prescrição de enfermagem Cuidados cardíacos - fase aguda em UTI: Revisão Sistematizada da Literatura


Ozane Rodrigues de Lima Souza1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense

ABSTRACT

Objective: To search for evidence that has helped in the identification and treatment of nursing care conduct, in the case of intervention Cardiac care: acute phase for the care of the patient in the Intensive Care Unit with cardiovascular diseases. Method: Integrative literature review with the bibliographic search through the Virtual Health Library Portal (VHL) directly in the online databases MEDLINE and LILACS of scientific nursing publications between the years 2011 and 2017, selecting 10 articles for analysis. Results: The importance of evidence-based cardiovascular nursing research and the use of Nursing Care Systematization and the NANDA, NIC and NOC Classification System in ICU practice were verified. Conclusion: Evidence-based cardiovascular nursing research and the implementation of these systems contribute to the improvement of the organization of services, with effective results in the quality of care of the nurse in the ICU, directed to patients with cardiovascular diseases.

Key-words: Nursing Care; Nursing Process; Intensive Care Units; Cardiovascular Diseases; Cardiac Output (extracted from MeSh).


RESUMO

Objetivo: Buscar evidências que ajudaram na identificação e tratamento de conduta de cuidados de enfermagem, no caso a intervenção Cuidados cardíacos: fase aguda para o cuidado do paciente na Unidade de Terapia Intensiva com doenças cardiovasculares. Método: Revisão integrativa de literatura com a busca bibliográfica através do Portal Biblioteca Virtual em saúde (BVS) direto nas bases de dados online MEDLINE e LILACS de publicações científicas de enfermagem entre os anos de 2011 e 2017, selecionando-se 10 artigos para análise. Resultados: Constatou-se a importância da pesquisa de enfermagem cardiovascular baseada em evidências e o uso da Sistematização da Assistência em Enfermagem e do Sistema de Classificação NANDA, NIC e NOC na prática da UTI. Conclusão: A pesquisa de enfermagem cardiovascular baseada em evidência e a implementação destes sistemas contribuem para a melhora da organização dos serviços, com resultados efetivos na qualidade da assistência do enfermeiro na UTI, direcionada aos pacientes com doenças cardiovasculares.

Descritores: Cuidados de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva; Doenças Cardiovasculares e Débito Cardíaco (extraídas do DeCS da BIREME).


INTRODUÇÃO

A intervenção de enfermagem é definida como qualquer tratamento, com base no julgamento e no conhecimento clínicos realizados por um enfermeiro para melhorar os resultados do paciente. A Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) pode ser utilizada em todos os âmbitos, desde unidades de tratamento agudo até unidades de tratamento intensivo (interesse deste estudo), cuidados domiciliares, paliativos e primários; e em todas as especialidades (de enfermagem de cuidados críticos a enfermagem pediátrica e gerontológica)(1).

A partir da escolha da intervenção “Cuidados cardíacos: fase aguda” - definida pela NIC como limitação de complicações para paciente que sofreu recentemente um episódio de desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio miocárdico, resultando em função cardíaca prejudicada – direciona-se esse estudo ao paciente sob os cuidados intensivos acometido por doenças cardiovasculares.

Esta intervenção justifica-se visto que foram constatadas como causas mais frequentes de internação em Centro de Terapia Intensiva (CTI) as doenças do sistema cardiovascular. Neste setor, o comprometimento da saúde dos pacientes demanda rapidez de ação da equipe de enfermagem e um cuidado altamente especializado e complexo, mostrando a relevância do levantamento dos diagnósticos de enfermagem, e uma vez estes identificados, melhor aplicabilidade das intervenções prescritas pelo enfermeiro aos pacientes internados com doenças do sistema cardiovascular em CTI(2).

Tratam-se de distúrbios que incluem, além do infarto agudo do miocárdio, a inflamação e a infecção do músculo cardíaco, pericárdio e valvas, bem como as doenças que envolvem a aorta e o sistema vascular periférico(3).

Segundo dados epidemiológicos, as doenças cardiovasculares constituem importantes causas de morbidade e mortalidade. E quando não tratadas evoluem para complicações, podendo ocasionar óbitos. Uma vez que o CTI tem por finalidade qual seja, recuperar pacientes para o seu estado normal de saúde anterior, tornam-se necessários o aperfeiçoamento e concentração de recursos materiais e humanos para o atendimento de pacientes graves, em estado crítico, mas entendido como recuperáveis, centralizando estes em um núcleo especializado. Fato que exige da enfermagem uma qualificação para lidar com o ser humano, ou seja, conhecimentos específicos adequados na prestação dos cuidados de maior complexidade(4).

Diante do exposto, este estudo tem por objetivo revisar as diretrizes com base em evidência que ajudarão na identificação e tratamento e conduta de cuidados de enfermagem relacionado às doenças cardiovasculares, utilizando a estratégia PICO para determinar se há efetividade a intervenção Cuidados cardíacos: fase aguda para o cuidado do paciente no CTI.

QUESTÃO PRÁTICA

Qual a eficácia da intervenção de enfermagem “Cuidados Cardíacos: Fase Aguda” no tratamento do(a) paciente com diagnóstico/condição médica de doenças cardiovasculares?

Quadro 1 - Descrição dos componentes da estratégia PICO

Quadro 1

MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a qual consiste na construção de uma análise ampla da literatura, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados de pesquisas, assim como reflexões sobre a realização de futuros estudos, cujo propósito é obter um profundo entendimento de um determinado fenômeno baseando-se em estudos anteriores(7).

Para a sua realização, foram seguidas as seguintes etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/ categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa, interpretação dos resultados e apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

A busca bibliográfica foi feita no período de 25 de maio a 21 de agosto de 2017, através do Portal Biblioteca Virtual em saúde (BVS) direto nas base de dados online MEDLINE e LILACS de publicações científicas de enfermagem entre os anos de 2011 e 2017, utilizando os descritores através de busca na base de Descritores em Ciências da Saúde (DeCs): “cuidados de enfermagem”, “processo de enfermagem”, “unidade de terapia intensiva”, “doenças cardiovasculares” e “débito cardíaco” (nursing care and nursing process and intensive care units and cardiovascular diseases and cardiac output).

Foram utilizados operadores booleanos AND e OR e realizadas combinações entre os elementos da estratégia PICO(8) conforme o Quadro 01, sendo (P) paciente de alta complexidade com o diagnóstico de doenças cardiovasculares AND (I) cuidados de enfermagem AND (C) não se aplica AND (O) resultado de enfermagem. Os artigos foram então selecionados a partir dos seguintes filtros como critérios de inclusão: texto completo disponível, publicações entre os anos de 2011 e 2017, e somente artigos. Como critérios de exclusão consideraram-se os artigos que não correspondiam ao tema de interesse e publicações indisponíveis.

Quadro 2 – Seleção dos artigos

Quadro 2

RESULTADOS

Para o presente estudo foram selecionados 10 artigos científicos, sendo 07 da base de dados LILACS e 03 da MEDLINE, 05 na língua portuguesa e 05 língua inglesa. A partir da leitura e análise de todos os resumos, segue a classificação do nível de evidência científica dos mesmos conforme os itens a seguir no quadro 3:

Quadro 3 – Publicações localizadas nas bases de dados da BVS (LILACS e MEDLINE)

Quadro 3

DISCUSSÃO

Mediante a análise dos artigos selecionados, constatou-se que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo (9,10,11). Sendo assim, as publicações internacionais (30%) evidenciaram que muito pouca atenção é dada aos processos que conduzem ao evento agudo e ao período entre o evento agudo e insuficiência cardíaca, ou seja, da sintomatologia até a fase diagnóstica, falta o reconhecimento da natureza complexa, mas peculiar, do processo da doença cardiovascular do paciente. E afirmam que os sistemas de serviços de saúde de um modo geral apresentam essa deficiência no atendimento aos eventos cardíacos e restringem-se ao infarto do miocárdio ou o diagnóstico de síndrome coronariana aguda como base para o tratamento apenas(9). A natureza dessas questões ilustra a complexidade inerente aos cuidados cardiovasculares contemporâneos(9,10).

Para oferecer um atendimento de qualidade para o paciente são defendidos os cuidados baseados em evidências e as pesquisas são necessárias para melhorar ainda mais o cuidado cardiovascular(10). Isso porque é essencial estabelecer evidências confiáveis ​​e resistentes sobre prevenção e manejo de doenças cardiovasculares. Ao fazê-lo, isso proporcionará uma base sólida para o progresso de uma abordagem sistemática da pesquisa de enfermagem em doenças cardiovasculares(12), com o intuito de determinar a eficácia e a aplicabilidade de novas intervenções(10).

Neste contexto, os estudos concluem que os enfermeiros têm um papel importante a desempenhar no avanço da pesquisa cardiovascular, pois eles são apropriadamente colocados dentro dos serviços de saúde cardiovascular para iniciar, engajar e liderar projetos de pesquisa colaborativa que levarão a mudanças clínicas rápidas e a melhores resultados das condutas terapêuticas desenvolvidas com o paciente(12).

E no que se refere ao enfermeiro de uma UTI, este atua em ambiente com alta tecnologia e em uma rotina complexa que exige capacitação para avaliar situações críticas e rápidas frente a um paciente, e para isso, torna-se de extrema importância um conhecimento da patologia e da história do mesmo, para possibilitar uma conduta mais acertada com planos de cuidados abrangentes e serviços bem coordenados com outros profissionais da saúde(13,14).

Durante a análise dos estudos, pôde-se observar que, nos artigos de origem nacional (70%), a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) tem ganhado espaço nas condutas destinadas aos pacientes de UTI.

Visto que a SAE é um conceito amplo utilizado por enfermeiros para organizar e direcionar a assistência fornecida e importante instrumento na qualidade do atendimento ao paciente crítico(2). O cuidado de enfermagem é considerado essencial para o tratamento dos pacientes(13), nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Em suma, a aplicação efetiva do processo de enfermagem conduz à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e estimula a construção de conhecimentos teóricos e científicos com base na melhor prática clínica na UTI(2).

Dentre estes estudos, a maioria realizou a identificação ou mapeamento das intervenções de enfermagem, a partir do levantamento de diagnósticos de enfermagem no trabalho do enfermeiro desenvolvido na UTI. Um destes estudos ainda seleciona os resultados para essas intervenções. O que significa que os sistemas de classificação NANDA, NIC e NOC apresentam bons resultados no que se refere à contribuição para a melhora da organização dos serviços, com resultados efetivos na qualidade da assistência(2,11,13,15,16).

No Brasil têm sido realizadas várias pesquisas de identificação de diagnósticos de enfermagem em cardiologia(17). Sendo assim, resumidamente uma vez identificado o diagnóstico de enfermagem Débito Cardíaco Diminuído(15,16,17), os estudos apontam as mais variadas intervenções referentes a este, como por exemplo: otimizar o débito em 24h e como resultado esperado a Eficácia da Bomba Cardíaca(15).

Nestes estudos constatou-se a efetividade dessas ações, metas ou condutas de enfermagem direcionadas aos pacientes internados na UTI, já que entre os problemas de saúde identificados, as causas mais frequentes de internação foram as doenças do sistema cardiovascular(2). Exemplos de intervenções: atentar para frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial; comunicar alterações hemodinâmicas; realizar ausculta cardíaca e pulmonar; fazer monitorização cardíaca; observar saturação de oxigênio; dentre outras(2,11,13,16).

CONCLUSÃO

Esta revisão acerca da eficácia da intervenção da NIC direcionada aos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva com doenças cardiovasculares envolveu a análise de 10 artigos. Destes, constatou-se nos estudos internacionais, a importância da pesquisa de enfermagem cardiovascular baseada em evidência, de modo a melhorar a prática clínica desenvolvida para estes pacientes e a relevância do trabalho do enfermeiro enquanto profissional da equipe dentro da UTI.

Já nos estudos nacionais, observou-se a influência da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) e do sistema de classificação NANDA, NIC e NOC, resultando na contribuição para a melhora da organização dos serviços, com resultados efetivos na qualidade da assistência do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva.

Os estudos realizaram identificação e mapeamento não só dos diagnósticos de enfermagem, mas também das intervenções e resultados segundo o sistema NANDA, NIC e NOC. Dando subsídios para o desenvolvimento do trabalho na UTI destinado ao paciente com doença cardiovascular, já que foi constatado que o perfil de internação na UTI caracteriza-se por este tipo de paciente em sua grande maioria.

Concluiu-se então que várias destas intervenções são relacionadas a este tipo de paciente. A partir do desenvolvimento da estratégia PICO, constatou-se o quanto são relevantes essas ações de enfermagem na UTI no atendimento dos pacientes acometidos por este tipo de doença. Uma vez identificado o diagnóstico de enfermagem Débito Cardíaco Diminuído, algumas intervenções que são referentes a este, como por exemplo: otimizar o débito em 24h e como resultado esperado a Eficácia da Bomba Cardíaca.


REFERÊNCIAS

  1. Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM, Wagner CM. Classificação das intervenções em enfermagem (NIC). 6th ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2016. p. 197.

  2. Horta FG, Salgado PO, Chianca TCM, Guedes HM. 544. Ações de enfermagem prescritas para pacientes internados em um centro de terapia intensiva. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2014 [acesso em: 25 mai 2017]; jul/set;16(3):542-8. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v16i3.22316.pdf

  3. Morton PG, Fontaine DK. Cuidados Críticos de Enfermagem: uma abordagem holística. 9th ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2013. p. 433.

  4. Torres, VSF. Construção de um instrumento para coleta de dados em uma unidade de terapia intensiva coronariana. João Pessoa. Dissertação [Mestrado em Enfermagem] – Universidade Federal da Paraíba; 2014. p. 17-18.

  5. North American Nursing Association-NANDA. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação- 2015-2017. São Paulo: Artmed; 2015. p. 215.

  6. Moorhead S, Johnson M, Maas LM, Swanson E. Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). 5th ed. Elsevier; 2016. p. 296.

  7. Mendes KDS, Silveira RCCP, GCM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2008 [acesso em: 21 ago 2017]; 17(4): 758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en.http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.

  8. Santos CMC, Pimenta CAM, Nobre MRC. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Lat Am Enfermagem. [internet]. 2007 [acesso em: 21 ago 2017]; maio-jun; 15(3): 508-11. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692007000300023&script=sci_arttext&tlng=pt

  9. Rolley JX, Thompson DR. Cardiovascular disease: is it time to finally recognise it as a complex, chronic life-span illness? Eur J Cardiovasc Nurs. [Internet]. 2012 [acesso em: 20 ago 2017]; 11(2):135-7. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1474515111429664

  10. Jaarsma T, Deaton C, Fitzsimmons D, Fridlund B, Hardig BM, Mahrer-Imhof R, et al. Research in cardiovascular care: a position statement of the Council on Cardiovascular Nursing and Allied Professionals of the European Society of Cardiology. Eur J Cardiovasc Nurs. [Internet]. 2014 [acesso em: 20 ago 2017]; 13(1): 9-21. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1474515113509761

  11. Lira ALBC, Araújo WM, Souza NTC, Medeiros ABDA, Frazão CMFQ. Mapeamento dos cuidados de enfermagem para pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca. Rev RENE. [Internet]. 2012 [acesso em: 20 ago 2017]; 13(5):1171-81. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/download/241/pdf

  12. Ski CF, Thompson DR. Cardiovascular nursing research: challenges and opportunities. Eur J Cardiovasc Nurs. [Internet]. 2011 [acesso em: 20 ago 2017]; 10(1):1-2. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.ejcnurse.2010.09.002

  13. Salgado PO, Tannure MC, Oliveira CR, Chianca TCM. Identificação e mapeamento das ações de enfermagem prescritas para pacientes internados em uma UTI de adultos. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2012 [acesso em: 20 ago 2017]; 65(2):291-6. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200014

  14. Oliveira APC, Coelho MEAA, Almeida VCF, Lisboa KWSC, Macêdo ALS. Sistematização da assistência de enfermagem: implementação em uma Unidade de Terapia Intensiva. Rev RENE. [Internet]. 2012 [acesso em: 20 ago 2017]; 13(3): 601-12. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/revista/index.php/revista/article/view/727/pdf

  15. Chianca TCM, Salgado PO, Albuquerque JP, Campos CC, Tannure MC, Ercole FF. Mapping nursing goals of an Intensive Care Unit to the Nursing Outcomes Classification. Rev Lat Am Enfermagem. [Internet]. 2012 [acesso em: 20 ago 2017]; 20(5):854-62. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692012000500006

  16. Salgado PO, Chianca TCM. Identification and mapping of the nursing diagnoses and actions in an Intensive Care Unit. Rev Lat Am Enfermagem. [Internet] 2011 [acesso em: 20 ago 2017]; 19(4):928-35. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000400011

  17. Pereira JMV, Queluci GC, Cavalcanti ACD, Santana RF, Cassiano KM, Guimarães TCF. Diagnósticos de enfermagem de pacientes hospitalizados com doenças cardiovasculares. Esc Anna Nery Rev Enferm. [Internet]. 2011 [acesso em: 20 ago 2017]; 15(4):737-45. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400012





JSNCARE
Share |