Nursing evidence-based interprofessional practice guidelines for impaired religiosity in ICU – systematic literature review
Prática interprofissional de enfermagem baseada em evidência sobre religiosidade prejudicada em UTI – revisão sistematizada da literatura
Michelle Marchetti1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1
1Universidade Federal Fluminense
ABSTRACT
Objective: To analyze published articles that answer through literature research the clinical question identifying in her the importance of the nurse professional, as well as the interventions adopted by the nursing team, in front of the client hospitalized in an intensive care unit with diagnosis of impaired religiosity. Methods: It is a descriptive and qualitative research being adopted bibliographical study from publications of material contained in the internet in the following bases: Virtual Health Library (VHL); Scielo, LILACS and BDENF. Results: The results reveal 10 published articles identified and analyzed by the thematic analysis technique, in which three categories of analysis emerged: Consequences of spiritual suffering; Relationship between impaired spirituality and values of belief in the concepts: Health versus Disease and Importance of the nurse in the implementation of care to the client with diagnosis of impaired religiosity. Conclusion: It can be concluded that the diagnosis of Nursing of Impaired Religiousness is of great importance to be signed by the professional nurse, since through its identification, it is possible to establish the plan of care for this client, so that it can be assisted in the Unit of Intensive Therapy by the multiprofessional team, allowing a greater mutual approximation. It is through the survey of the health-disease process that the nurse will enable its participation as a member of the health team, and will formally record in the client's medical records their diagnostic findings, will optimize Nursing care, and will fully comply with the legislation in force in view of the Systematization of Nursing Care - SAE.
Keywords: impaired religiosity, nursing care and intensive care.
RESUMO
Objetivo: Analisar artigos publicados que respondam por meio de pesquisa de literatura a pergunta clínica, identificando nela, a importância do profissional enfermeiro, bem como as intervenções adotadas pela equipe de enfermagem, diante do cliente internado em unidade de terapia intensiva com diagnóstico de religiosidade prejudicada. Métodos: Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa sendo adotado estudo bibliográfico a partir de publicações de material contido na internet nas seguintes bases: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Scielo, LILACS e BDENF. Resultados: Os resultados revelam 10 artigos publicados, identificados e analisados pela técnica da análise temática, na qual surgiram três categorias de análise: Consequências do sofrimento espiritual; Relação entre espiritualidade prejudicada e valores de crença nos conceitos: Saúde versus Doença e importância do enfermeiro na implementação do cuidado ao cliente com diagnóstico de religiosidade prejudicada. Conclusão: Pode-se concluir que o diagnóstico de Enfermagem de Religiosidade Prejudicada, é de grande importância a ser firmado pelo profissional enfermeiro, pois através dele,é possível estabelecer o plano de cuidados a este cliente,afim de que este possa ser assistido na Unidade de Terapia Intensiva pela equipe de Enfermagem,possibilitando uma maior aproximação.É através do levantamento do processo de saúde-doença que o enfermeiro possibilitará sua participação como integrante da equipe de saúde, e registrará formalmalmente no prontuário do cliente seus achados diagnósticos, traçará suas condutas, otimizará a assistência de Enfermagem,e satisfará completamente a Legislação em vigor, atendendo a Sistematização da Assistência em Enfermagem – SAE.
Palavras chaves: religiosidade prejudicada, cuidados de enfermagem e terapia intensiva.
INTRODUÇÃO
O diagnóstico de Religiosidade Prejudicada é definido como capacidade prejudicada em dar crédito ou confiança em crenças e/ou participar de cerimônias ou rituais de alguma fé religiosa. Este diagnóstico é comumente firmado e identificado pelo enfermeiro, diante da assistência de Enfermagem prestada em Unidades de Tratamento Intensivo, visto ser comumente aceito pelos pacientes bem como por seus familiares a idéia de que esta Unidade assitencial é somente destinada aos doentes em fase crítica ou com prognóstico desfavorável. O diagnóstico de Religiosidade Prejudicada pode evidenciar-se após um golpe psicológico, um diagnóstico médico desfavorável ou até mesmo de forma isolada, quando o indivíduo se torna fragilizado diante de seu confinamento transitório ou permanente em Instituição de saúde, distante de seus entes- queridos, e de sua rotina de vida diária.(9)
O diagnóstico de Religiosidade Prejudicada pode evidenciar-se após um golpe psicológico, um diagnóstico médico desfavorável ou até mesmo de forma isolada, quando o indivíduo se torna fragilizado diante de seu confinamento transitório ou permanente em Instituição de saúde, distante de seus entes- queridos, e de sua rotina de vida diária.(9)
Alguns fatores relacionados ao processo de descrença ou ceticidade humana, corroboram ao indivíduo perguntas tais como: “Ora se Deus existe, Ele não está vendo essa minha situação?” Indagações assim, surgem de forma explícita ou implícita, gerando na sociedade um desassossego ou inquietação, pois quando a esfera psicológica ou espiritual é afligida, o corpo tende a responder à mesma altura.(1)
O Enfermeiro é o profissional legalmente habilitado, a implementar de modo holístico isto é totalitário, a prescrição de um cuidado humano “Humanizado e Humanista.”Diferentemente de todos os outros integrantes da equipe multiprofissional, que assistem o enfermo, ao enfermeiro cabe privativamente a identificação das necessidades de cada paciente,devendo obrigatoriamente diante da legislação em vigor, elaborar a prescrição dos cuidados, bem como a supervisão, e a orientação de sua equipe para que todo o processo de Enfermagem seja cumprido, para que a avaliação dos resultados, seja positiva e proveitosa.(2)
Tratar de um enfermo com diagnóstico de religiosidade prejudicada, não é tarefa fácil, isso porque fatores sócio-culturais estão intimamente ligados e quase que inseparáveis. Falar de pluralismo religioso nos conduz a uma gama de possibilidades de aproximação, bem como de afastamento, ou seja, a subjetividade e o relativismo são os grandes fomentadores de todo este processo, pois o que é bom para uma pessoa,muita das vezes para outra não é.Tratando-se dos sub-grupos existentes nas religiões,aquilo que se parecia mias fácil de ser compreendido, por essas e outras variações, pode tornar-se ainda mais complexo.(4)
A Unidade de Terapia Intensiva é um local típico para que alguns líderes religiosos estejam presentes afim de concederem alento, conforto além de possibilitarem a realização de algum ritual religioso. Ao enfermeiro e equipe de enfermagem cabem-lhe a facilitação deste processo, sempre baseando-se no respeito e diálogo, podendo ou não segundo, suas convicções participarem de tais ritos.(11)
Questão prática: Como otimizar o cuidado interprofissional do(a) paciente de alta complexidade com religiosidade prejudicada por meio da prática de enfermagem baseada em evidência?
Quadro 1- Estratégia de PICO. Niterói, 2018.
METODOLOGIA
Trata-se de estudo descritivo visando a abordagem qualitativa tendo-se uma relação entre o mundo atual e o sujeito. Vínculo inseparável entre o objetivo e a subjetividade dos sujeitos não podendo ser trazidos em números não requerendo uso de métodos e técnicas estatísticas.(5)
No estudo descritivo, objetiva-se descrever as características de determinada população ou fenômeno de interações variáveis, os fatos são observados, analisados, interpretados e classificados sem a interferência do pesquisador.(5)
O método de pesquisa escolhido para elaboração do projeto foi o bibliográfico, definindo-se a partir da elaboração de material já publicado, constituído principalmente de livros e artigos de periódicos, com material disponível na Internet.(5)
Foram utilizados como critérios de inclusão os artigos no período compreendido de 2011 a 2017, contidos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), encontrando-se as fontes de busca (SciELO, LILACS e BDENF) artigos em português e na língua inglesa relevantes ao tema elaborados por enfermeiros tendo como foco principal a abordagem do profissional enfermeiro em unidade de terapia intensiva diante do paciente/cliente com diagnóstico de Enfermagem firmado de religiosidade prejudicada, e como critérios de exclusão, artigos com texto incompleto e artigos que não atendem ao recorte temporal proposto.
Os termos empregados para a busca (descritores/keywords) foram as informações sobre religiosidade prejudicada e a intervenção que os profissionais enfermeiros realizaram diante do cliente internado em unidade de alta complexidade, bem como a ineficiência dos protocolos institucionais utilizados referentes a implementação do cuidado de Enfermagem. Os descritores utilizados foram os seguintes: Religiosidade, Enfermeiro, Terapia Intensiva e Atenção ao paciente com religiosidade prejudicada.
Síntese das evidências cientificas: No presente trabalho foram escolhidos dez artigos publicados para discussão e análise dos dados obtidos. Por atenderem aos critérios de inclusão foram selecionados, por apresentar relevância ao tema proposto, surgindo assim três categorias de análise: “Consequências da religiosidade prejudicada nos clientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo, Relação entre religiosidade prejudicada e disposição para a convalescência associada ao processo de internação em unidade de terapia intensiva e o Papel do enfermeiro na implementação da assistência de Enfermagem ao paciente com religiosidade prejudicada”.
Com isso, para a busca bibliográfica das evidências foi utilizada uma combinação dos componentes da estratégia PICO. Sendo (P) Pacientes internados em alta complexidade apresentando dificuldade de confiar em crenças e/ou participar de rituais de alguma fé religiosa AND (I) Promover diálogo e aproximação do paciente com o Enfermeiro e equipe multiprofissional, para otimizar sua qualidade religiosa e de crença AND (C) Controle ou Comparação AND (O) Disposição emocional e psicológica melhorada relacionada ao processo otimizado das questões religiosas e de crença.
O critério de avaliação realizada nos artigos foram as suas informações sobre o religiosidade prejudicada ao paciente em Unidades de Terapia Intensiva e frente a esse diagnóstico foram utilizados os seguintes descritores para a busca de artigos relevantes ao tema proposto em combinação: religiosidade prejudicada AND terapia intensiva; cuidados de enfermagem AND terapia intensiva e religiosidade prejudicada AND cuidados de enfermagem e após o cruzamento foram encontrados um total de 139 artigos totais sendo excluídos 76 artigos com datas fora do recorte temporal, artigos em inglês ou com texto incompleto e então foram selecionados 63 artigos para serem avaliados e após a leitura, foram excluídos 53 artigos sem relevância ao tema sendo utilizados 10 artigos na discussão do estudo.
RESULTADOS
Após análise minuciosa e leitura crítica dos artigos selecionados, foi realizada a síntese das evidências científicas e elaborando um quadro para simplificar a apresentação dos artigos selecionados e melhor compreensão dos dados de cada um deles.
Quadro 2: Síntese das evidências científicas. Niterói, 2018.
Foi utilizada a tabela disponível no Ministério da Saúde para a elaboração do quadro acima quanto à força de evidência de cada conteúdo dos artigos selecionados para a discussão do projeto.(7)
DISCUSSÃO
Após leitura visando a interpretação, os achados foram codificados e categorizados conforme a relação ligada ao tema discutido frente à proposta deste estudo, nos quais surgiram três categorias de análise para simplificar e responder a questão do tema proposto: consequências da religiosidade prejudicada nos clientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo, relação entre religiosidade prejudicada e disposição para a convalescência associada ao processo de internação em unidade de terapia intensiva e o papel do enfermeiro na prescrição da assistência de enfermagem ao paciente com religiosidade prejudicada.
1.Consequências da religiosidade prejudicada nos clientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo.
A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é um setor carreado de estigmas sociais isto porque é comumente visto como um setor diferente de unidades de internação, por ser classicamente destinado ao tratamento de clientes tidos como graves ou gravíssimos. Por se tratar de setor fechado, ou seja, setor com limitação ao tráfego de pessoas bem como de profissionais não pertencentes ao setor, ele é facilmente identificado como um setor “diferente” dos demais setores do hospital.(1)
Em se tratando do cuidado intenso 24 horas por dia, a UTI é um setor que propicia aos clientes gravemente enfermos, uma série de possibilidades de recuperação, bem como algumas dificuldades no tocante a relação interpessoal, pois comumente esses clientes/pacientes encontram-se fragilizados em seus sistemas emocionais e até mesmo de crença. Algumas pessoas possuem uma disposição mental e psicológica favorável à condução de seus problemas, mas na sua grande maioria são atraídas pela negatividade e descrença de um dia melhor, e de uma situação melhor nas que estão vivenciando. Se determinada situação é favorável ele estará bem, se em outra há dificuldade o bem deixa de ser real, dando lugar a tristeza, angústia e descrença.(6)
As consequências para a religiosidade prejudicada nos clientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo, é desastrosa para todos os envolvidos no tratamento. O Enfermeiro e sua equipe são os responsáveis pela otimização do cuidado holístico, isto é, o cuidado totalitário. O maior desafio para a equipe de Enfermagem é favorecer um diálogo aberto e livre de quaisquer preconceitos. Pesquisas revelam que o preconceito religioso / ideológico é pernicioso, e favorece o ódio, a intolerância, e o desalento.(2)
A religiosidade prejudicada é um diagnóstico complexo e requer do Enfermeiro conhecimento interdisciplinar associado ao processo de crença / ideologia. Sendo o enfermeiro o responsável pela identificação e a prescrição da conduta a ser implementada, e empregada a este cliente, o mesmo deverá compor uma prescrição de enfermagem com profundidade e ao mesmo tempo com uma multivisão cosmológica, ideológica, e carreado de um respeito profundo às diferenças religiosas e de credos.(3)
Dentre as consequências para a religiosidade prejudicada estão os fatores inseparáveis que é a ligação entre corpo e alma. Diante disso, o campo religioso/ideológico, está ligado fortemente às condições psicológicas, pois naquilo em que acreditamos, ganha força, e conduz de alguma maneira a nossa vida.(4)
Dentre os fatores físicos relacionados diante da consequência da religiosidade prejudicada, destacam-se: a dor acentuada, o agravamento da doença em si mesma.(9)
Os fatores psicológicos relacionados diante da consequência da religiosidade prejudicada são inter-relacionados, podendo destacar-se: o agravamento da ansiedade gerando malefícios aos sistemas cardiorrespiratório e gastrintestinal, aumento da pressão sanguínea, da incidência das dores anginosas, bem como do aparecimento e agravamento das indisposições existentes como gastrites, úlceras estomacais.(1)
À Enfermagem cabe um tratamento humano, e humanizado, favorecidos pela empatia, e desejo afetuoso para a recuperação, sabendo que a saúde não é algo fixo, e intocável, muito pelo contrário, transitório, frágil e passível de modificações.(10)
2.Relação entre religiosidade prejudicada e disposição para a convalescência associada ao processo de internação em Unidade de Terapia Intensiva.
O mecanismo de defesa humano é definido como a capacidade de sermos os responsáveis, por tornar algo desagradável, forcluído ao nível do nosso consciente. Comumente quando passamos por situações desfavoráveis, somos levados por nosso psicológico a arquivá-las no nosso inconsciente, e com isso conseguimos de modo melhorado transpor as dificuldades e intempéries do cotidiano. Em situações difíceis somos conduzidos e dispostos, por nosso organismo de forma autônoma à luta ou fuga.(11)
O cliente internado em Unidade de Tratamento Intensivo almeja sua convalescença, como bem inafiançável e intransferível. Ao visualizar-se “cerceado” de sua liberdade e seus costumes diários, vê na sua alta hospitalar a libertação das ligaduras, ocasionadas por sondas, drenos, cateteres. Sendo a saúde a disposição mental favorável à convalescença, este cliente buscará a viabilização de seu restabelecimento rápido otimizado por seus processos orgânicos homeostáticos.(8)
Ao solicitar apoio religioso por seu líder espiritual por ele mesmo eleito, o cliente/paciente diz, que está aberto ao seu sistema religioso e de crença, favorecendo seu processo de recuperação, sinalizando a todos em sua volta, que acredita e quer ficar são. Ao Enfermeiro e equipe de Enfermagem cabem a facilitação a este encontro, paciente e líder religioso, entendendo que a vontade de ser assistido também de forma religiosa, faz parte de todo o processo de recuperação, e que uma vez solicitado, pelo paciente ou seu familiar, esse deverá ser atendido e respeitado.(12)
A convalescença é o processo de recuperação otimizado. A religião e os processos religiosos viabilizam fortemente a recuperação de clientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo, isto por que funcionam como alentadores diante de um doente fragilizado, com pouca ou nenhuma interação social em um ambiente hospitalar carreado de confinamento, e de uma rotina diária díspar daquela vivida outrora pelo cliente/paciente.(13)
3.Papel do Enfermeiro na prescrição da assistência de Enfermagem ao paciente com religiosidade prejudicada.
O Enfermeiro é o profissional legalmente habilitado para prescrever a assistência de Enfermagem ao paciente com religiosidade prejudicada, bem como a prescrição à assistência de Enfermagem diante de quaisquer diagnósticos por ele identificados e firmados.(9)
A partir do diagnóstico de Enfermagem de Religiosidade Prejudicada cabe ao enfermeiro a prescrição de enfermagem para que a assistência seja fornecida por sua equipe técnica sob sua supervisão, facilitada neste momento pela interação interpessoal, pois no campo abstrato o eterno é o diálogo.(10)
Através da Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE) é possível tornar todo o trabalho de Enfermagem visível, pois a SAE é a formalização legal da assistência de Enfermagem prestada. Ao Enfermeiro cabe privativamente a supervisão, coordenação, direção de todo o serviço de enfermagem, ele é quem estabelece os protocolos, a facilitação do diálogo e anseio de seus clientes/pacientes para com as outras especialidades que o atendem, e assistem.(13)
A população é pobre no conhecimento e atuação do enfermeiro enquanto prescritor, já que, para a sociedade a prescrição é vista erroneamente apenas como médica. Aos médicos cabem a prescrição medicamentosa, aos enfermeiros cabem a prescrição do cuidado holístico, isto é ,totalitário.(11)
O resultado da prescrição do Enfermeiro é por ele mesmo checado, e suas evidências tornar-se-ão reais, pois os cuidados prestados a clientes com religiosidade prejudicada recompensá-lo-á, através do desejo do cliente/paciente em reforçar seus costumes religiosos, que proporcionaram religiosidade no passado, o desejo em solicitar o perdão, a reconciliação, bem como a otimização de seu estado de saúde.(2)
O Enfermeiro ao prescrever a assistência de enfermagem ao cliente/paciente com religiosidade prejudicada, visará o restabelecimento no padrão de confiança de seu doente, otimizando sua saúde.(12)
CONCLUSÃO
A pesquisa em questão alcançou seus objetivos, encontrando-se trabalhos publicados por profissionais enfermeiros sendo-lhe, evidente que a importância do enfermeiro diante do cliente com diagnóstico de enfermagem de religiosidade prejudicada é imprescindível na Unidade de Tratamento Intensivo.
Conclui-se que o diagnóstico de Enfermagem de Religiosidade Prejudicada é de grande importância a ser firmado pelo profissional enfermeiro, pois através de sua identificação, é possível estabelecer o plano de cuidados a este cliente, afim de que este possa ser assistido na Unidade de Terapia Intensiva pela equipe multiprofissional, possibilitando uma maior aproximação.
É através do levantamento do processo de saúde-doença que o enfermeiro possibilitará sua participação como integrante da equipe de saúde, e registrará formalmente no prontuário do cliente seus achados diagnósticos, traçará suas condutas, otimizará a assistência de Enfermagem, e satisfará completamente a Legislação em vigor atendendo a Sistematização da Assistência em Enfermagem – SAE.
O Enfermeiro é o profissional legalmente habilitado a implementar de modo holístico, isto é, totalitário a prescrição de um cuidado humano, “Humanizado e Humanista”.
Diferentemente de todos os outros integrantes da equipe multiprofissional que assistem o enfermo, ao enfermeiro cabe privativamente a identificação das necessidades de cada paciente, devendo obrigatoriamente, diante da legislação em vigor, elaborar a prescrição dos cuidados, bem como a supervisão e a orientação de sua equipe para que, todo o processo de Enfermagem seja cumprido e após essa fase, a avaliação dos resultados seja positiva e proveitosa.
REFERÊNCIAS
- <Abrão FM, Góis SÁ Souza MS. Representações sociais de enfermeiros sobre a religiosidade ao cuidar de pacientes em processo de morte. Rev. bras. enferm. vol.66 no.5 Brasília Sept. /Oct. [Internet]2013.Disponível:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextHYPERLINK> "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000500014"&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000500014"pid=S0034-71672013000500014
- Alves PS, Silva SE, Cunha MF. Estratégias de enfrentamento utilizadas pelos enfermeiros em cuidados paliativos oncológicos:Revisão integrativa. Anais do III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia (COESA), Universidade Federal do Pará - 12 a 14 de novembro de 2014.[Internet].Disponível em: http://www.coesa.ufpa.br/arquivos/2014/expandidos/pesquisa/PES073.pdf
- Cervelin AF, Kruse MH. Espiritualidade e religiosidade nos cuidados paliativos: conhecer para governar. Rev Esc Anna Nery [internet]2014.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v18n1/1414-8145-ean-18-01-0136.pdf
- Ferreira AG, Gubert FA, Martins AK. Promoção da saúde no cenário religioso:possibilidades para o cuidado de enfermagem.Rev.Gaúcha Enferm.Porto Alegre,[Internet]2011.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextHYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472011000400015"&HYPERLINK "http://www.scielAR, Abrãoelo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472011000400015"pid=S1983-14472011000400015
- Gil A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
- Góis AR,Abrão FM. O processo de cuidar do enfermeiro diante da morte.Rev.Enferm.UFMS.[Internet]2015.Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/15832
- Ministério da Saúde [Internet]. Nível de Evidência Científica por Tipo de Estudo – “ Oxford Centre for Evidence -based Medicine” [acesso em 10 de abr 2016] Disponível em: <http//portal2.saude.gov.br/rebrats/visao/estudo/recomendacao.pdf>
- Murakami RO, Campos CJ.Religião e saude mental: desafio de integrar a religiosidade ao cuidado com o paciente.Rev.Bras.Enferm.[Internet]2012.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextHYPERLINK ""&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000200024"pid=S0034-71672012000200024
- NANDA. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificações (2012 – 2014). Porto Alegre: Artmed, 2013.
- Nascimento LC, Santos TF,Oliveira FC.Espiritualidade e religiosidade na perspectiva de enfermeiros.Rev. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, [Internet]2013.Dsiponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000100007HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000100007&script=sci_abstract&tlng=pt<"&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000100007&script=sci_abstract&tlng=pt>"script=sci_abstractHYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000100007&script=sci_abstract&tlng=pt"&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000100007&script=sci_abstract&tlng=pt"tlng=pt
- Penha RM, Silva MJ.Significado de espiritualidade para a enfermagem em cuidados intensivos.Rev.Texto e Contexto.[Internet]2012.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttextHYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000200002"&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000200002"pid=S0104-07072012000200002
- Pinho CM, Gomes ET,Trajano MFC,Cavalcanti ATA,Andrade MS,Valença MP.Religiosidade prejudicada e sofrimento espiritual em pessoas vivendo com HIV/aids.Rev.Gaúcha Enferm.[Internet]2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v38n2/0102-6933-rgenf-1983-144720170267712.pdf
- Tomasso CS,Beltrame LI, Lucchetti GO.Conhecimentos e atitudes de docentes e alunos em enfermagem na interface espiritualidade,religiosidade e saúde.Rev.Latino-Am.Enferm.[Internet]2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692011000500019HYPERLINK <"http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692011000500019&script=sci_arttext&tlng=pt>"&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692011000500019&script=sci_arttext&tlng=pt"script=sci_arttextHYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692011000500019&script=sci_arttext&tlng=pt"&HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692011000500019&script=sci_arttext&tlng=pt"tlng=pt
JSNCARE