3200pt.md

REVIEW ARTICLES

Nursing evidence – based interprofissional practice guidelines for Déficit in self-care for bathing in ICU – Systematic Literature Review


Prática Inter profissional de enfermagem baseada em evidência sobre Déficit no Autocuidado para Banhar-se em UTI - Revisão Sistematizada da Literatura


Paula de Freitas da Conceição1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz1

1Universidade Federal Fluminense


ABSTRACT

Analysis base donthe available material in the literature the evidences about the Nursing Processon Défiton the selfcare in bathing related to show er practice Intensive Care Unity. Method: The current studyis guided in na integrative bibliography research. It was chosen in 10 published articles among the yearsof 2011 and 2017, on the libraries of the SciELO and BVS, on data bases LILACS and BDENF and MEDLINE. Objective: Review the interprofessional guidelines based with evidence that will help the intensivist nurse and nursing care conduct treatment related to Défiton Self care Bathing, in contexto with interprofessional team. Conclusion: The nurse qualification assures the assistance quality provided to the patient in the Intensive Care Unity, must follow the protocols and guidelines as a way to avoid injure to patients’ health that is already hospitalized in the ICUs.

Keywords: Bathing, Nursing Care, Selfcare.


RESUMO

Analisar com base no material disponível na literatura as evidencias sobre o Processo de Enfermagem no Déficit de autocuidado em banhar-se relacionada à prática dobanho em Unidades de Terapia Intensiva - UTI. Método: O presente estudo encontra-se pautado em pesquisa bibliográfica integrativa. Foram escolhidos em 10 artigos publicados entre os anos de 2011 e 2017, nas bibliotecas dos sistemas SciELO e BVS, nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Objetivo: Revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidências que ajudarão o enfermeiro intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados ao Déficit no Autocuidado para Banhar-se, no contexto da equipe interprofissional. Conclusão: A qualificação do enfermeiro garante a qualidade da assistência prestada ao paciente em Unidade de Terapia Intensiva, este deve seguir protocolos e diretrizes como forma de evitar danos à saúde do paciente que já se encontra internado em UTIs.

Palavras-chave: Banho, Cuidados de Enfermagem, Autocuidado


INTRODUÇÃO

A enfermagem, como campo de conhecimento e prática, concebe o autocuidado, baseando-se no constructo teórico de Dorothea Orem, desenvolvido em 1959, como “o desempenho ou a prática de atividades que os indivíduos realizam em seu benefício para manter a vida, a saúde e o bem-estar”1.

Dessa forma, nestes artigos, apresentam-se um estudo sobre a défícit de autocuidado de adultos e idosos, conforme o gênero, durante uma hospitalização para tratamento de patologia ou agravo de natureza crônico-degenerativa na terapia intensiva com identificação do grau de dependência2.

Motivado pela escassez de informação sobre a prática interprofissional com base evidências científicas e suas diretrizes para o diagnostico e prescrição de enfermagem para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos no Déficit no Autocuidado para Banhar-se.

QUESTÃO PRÁTICA

Como otimizar o cuidado interprofissional do(a) paciente de alta complexidade com o Banhar-se por meio da prática de enfermagem baseada em evidência?

OBJETIVO

Identificar na literatura os cuidados pré-existentes da assistência de enfermagem no cuidado em Banhar-se na unidade de Terapia Intensiva.

METODOLOGIA

A pesquisa de natureza descritiva foi realizada através de revisão bibliográfica sistematizada, foi realizado em ambiente virtual utilizando: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com as seguintes bases de dados: SciELO, LILACS e BDENF e MEDLINE.

Foram utilizados os critérios de inclusão: artigos científicos publicados no período de 2011 a 2017 desde que escritos nos idiomas português em periódicos de Enfermagem e realizados por enfermeiros tendo como foco primordial artigos que abordassem informações sobre o tema Banhar-se.

Revisar as diretrizes interprofissionais com base em evidência que ajudarão o enfermeiro intensivista na identificação e tratamento da conduta de cuidados de enfermagem relacionados ao Déficit no Autocuidado para Banhar-se, no contexto da equipe interprofissional.

Figura 1

Figura 2 Evidências sobre o tratamento interprofissional do problema clínico: inclusão da terapêutica da(o) enfermeira(o) com base em evidência

RESULTADOS

O Enfermeiro atua diretamente no cuidado do paciente, o que é um facilitador diante a tomada de decisão para o melhor tratamento, respeitando o ser como individuo único, com necessidades peculiares, possibilitando o cuidado integral e específico.

Para que isso ocorra é imprescindível que a equipe multiprofissional esteja em sintonia, trabalhando em conjunto, direcionada ao principal objetivo que é o bem-estar geral do paciente, atendendo as especificidades para cada individuo2.

O paciente deve ser atendido de forma holística e discutir com a equipe de enfermagem as intervenções e as condutas a serem realizadas para a melhor recuperação do cliente é fundamental. Considerando o olhar critico do enfermeiro intensivista sobre o paciente durante os cuidados de enfermagem relacionados ao Déficit no Autocuidado para Banhar-se, baseando em evidências, através da sistematização seguindo protocolos e diretrizes como forma de evitar danos à saúde do paciente em terapia intensiva, garantindo qualidade e segurança na assistência prestada.

CONCLUSÃO

O diagnóstico à luz de uma linguagem padronizada de enfermagem auxilia na organização das ações de enfermagem gerenciais e assistenciais com qualidade e segurança, destaca-se a importância da sistematização de enfermagem.

O enfermeiro deve implementar planos e estratégias práticas baseadas em evidências, assim proporcionando benefícios ao paciente crítico, garantindo uma assistência de qualidade, confiabilidade e segurança tanto ao paciente e familiares quanto a equipe de enfermagem.


REFERÊNCIAS

  1. Costa SRD, Castro EAB, Acioli S, Autocuidado do cuidador familiar de adultos ou idosos dependentes após a alta hospitalar, RevBrasEnferm. 2014 nov-dez;67(6):979-86.

  2. Mota LM, Vieira MA, Costa SM, Andrade JMO, Grau de dependência de idosos residentes em instituições de longa permanência, Rev. Gaúcha Enferm. 2013; 34(1):104-110.

  3. Costa SRD, Castro EAB, Acioli S, Capacidade de autocuidado de adultos e idosos hospitalizados: implicações para o cuidado de enfermagem,Rev Min Enferm. 2013 jan/mar; 17(1):192-199.

  4. Sousa MLXF; Silva KL; Nóbrega MML; Collet N,Déficits de autocuidado em crianças e adolescentes com doença renalcrônica, Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2012 Jan-Mar; 21(1): 95-102.

  5. Rocha Júnior PR et al. Efeito da capacitação dos cuidadores informais sobre a qualidade de vida de idosos com déficit de autocuidado, Ciência & Saúde Coletiva, 2011, 16(7):3131-3138.

  6. Möller G, Magalhães AMM . BANHO NO LEITO: CARGA DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2015 Out-Dez; 24(4): 1044-52.

  7. Berardinelli LMM, Guedes NAC, Acioli S . ANÁLISE DO DÉFICIT DE AUTOCUIDADO DE CLIENTES HIPERTENSOS E AS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DE CUIDADO. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2013 dez; 21(esp.1):575-80.

  8. MagalhãesAMM, Riboldi CO, Guzinski C, Silva RC, Moura GMSS. Grau de dependência de pacientes em unidade de internação cirúrgica. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500824

  9. Lopes JL, Aparecida BD, Nogueira-Martins LA, Barros ALBL . Orientação de enfermagem sobre o banho no leito para redução da ansiedade. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000300497

  10. Bax AMC, Araújo STC. Expressão não verbal do paciente no cuidado: percepção do enfermeiro em unidade cardiointensiva. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400012





JSNCARE
Share |