Nursing evidence-based practice guidelines for impaired airway clearance in ICU - systematic literature review

 

Prática de enfermagem baseada em evidência sobre desobstrução ineficaz de vias aéreas em UTI - revisão sistematizada da literatura

 

Mariana Magalhães Chagas1.  Profa. Dra. Isabel Cruz2

 

1Enfermeira. Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). mariana.mgch@hotmail.com

 

2 Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

 

ABSTRACT

Introduction: The Nursing Care Systematization (SAE) is a tool that helps nurses in decision making, being relevant mainly in the context of intensive care. Ineffective Airway Clearance (DIVA) is a nursing diagnosis commonly present in adult/elderly patients in the intensive care unit (ICU). The nurse needs to be attentive to this diagnosis’s indicators and the interventions to achieve airway permeability in this population. Objective: To review the nursing guidelines based on evidence that will help the intensive care nurse to identificate and treat DIVA within 7 days. Methodology: Integrative literature review, which searched for articles about nursing interventions to resolve the DIVA diagnosis, published between 2012 and 2019 on the virtual portals of PubMed, VHL and SciELO databases. 761 articles were found, and after two analyzes regarding the inclusion criteria, 10 articles were selected. Results and Discussion: Cross-sectional and descriptive studies represented the majority, with a low level of evidence. The population studied in the articles was the adult/elderly patient, mainly under high complexity care and using mechanical ventilation. Lung auscultation helps to detect adventitious sounds, which are defining characteristics of DIVA. Airway aspiration reduces obstruction, the risk of VAP and improves the permeability of the respiratory system. Permanent education actions are necessary to reduce the discrepancy between the aspiration performed by the nursing team and the evidence for this procedure. There are controversies in the literature about the effects of saline instillation before aspiration. Conclusion: The defining characteristics and interventions addressed can be directly attributed to the resolution of the DIVA diagnosis, facilitating decision making, optimizing the practice of the nursing team and contributing to patient’s treatment.

Key-words: Nursing Care; Airway Obstruction; Suction; Artificial Respiration

 

RESUMO

Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta que auxilia o enfermeiro na tomada de decisão, sendo relevante principalmente no âmbito da terapia intensiva. A Desobstrução Ineficaz de Vias aéreas (DIVA) é um diagnóstico de enfermagem comumente presente em pacientes adultos/idosos sob cuidados intensivos. O enfermeiro precisa estar atento aos indicadores desse diagnóstico e as intervenções para alcançar a permeabilidade das vias aéreas nessa população. Objetivo: Revisar as diretrizes de enfermagem com base em evidência que ajudarão o enfermeiro intensivista na identificação e tratamento do diagnóstico DIVA, no período de 7 dias. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, que buscou artigos que versavam sobre intervenções de enfermagem para resolução do diagnóstico DIVA, publicados entre 2012 e 2019 nos portais virtuais de bases de dados PubMed, BVS e SciELO. Foram encontrados 761 artigos, e após duas análises quanto aos critérios de inclusão, foram selecionados 10 artigos. Resultados e Discussão: Os estudos transversais e descritivos representaram a maioria, com um baixo nível de evidência. A população estudada nos artigos foi o paciente adulto/idoso, principalmente sob cuidados de alta complexidade e em uso de ventilação mecânica. A ausculta pulmonar auxilia na detecção dos ruídos adventícios, que são características definidoras de DIVA. A aspiração das vias aéreas diminui a obstrução, o risco de PAV e melhora a permeabilidade do sistema respiratório. São necessárias ações de educação permanente para diminuir a discrepância entre a aspiração realizada pela equipe de enfermagem e as evidências para esse procedimento. Há controvérsias na literatura sobre os efeitos da instilação de solução salina antes da aspiração. Conclusão: As características definidoras e intervenções abordadas podem ser diretamente atribuídas à resolução do diagnóstico DIVA, facilitando a tomada de decisão, otimizando a prática da equipe de enfermagem e contribuindo para o tratamento do paciente.

Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Obstrução das Vias Respiratórias; Sucção.

 

INTRODUÇÃO

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um instrumento privativo do enfermeiro, a fim de auxiliá-lo na assistência ao paciente através do processo de enfermagem, o qual possui quatro etapas que não são independentes: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento e avaliação de enfermagem(¹).

A fase do diagnóstico de enfermagem acontece quando o enfermeiro atribui um diagnóstico a partir da tomada de decisão clínica sobre uma resposta humana, sobre uma necessidade do paciente, a qual requer uma intervenção de enfermagem. Assim, é possível definir o plano de cuidados e resultados esperados(²).

Lidar com pacientes que necessitam de cuidados intensivos exige do enfermeiro a capacidade de tomar decisões rápidas para realizar intervenções baseadas em tais necessidades. A identificação e utilização do processo de enfermagem na assistência, portanto, facilita a prática profissional nos setores de alta complexidade(²).

Padronizar a linguagem dos diagnósticos de enfermagem contribui para subsidiar as ações de cuidado, gerenciais, de dimensionamento e educação permanente(²). Diversas taxonomias foram propostas com o objetivo de padronizar a linguagem desses diagnósticos, dentre elas a elaborada pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), a qual divide tais termos em diferentes domínios que, por sua vez, se subdividem em classes(³).

O diagnóstico “Impaired airway clearance” do International Classification for Nursing Practice (ICNP) é equivalente ao termo “Ineffective Airway Clearance” do Systematized Nomenclature of Medicine Clinical Terms (SNOMED CT) e pode ser traduzido para o português como “Desobstrução ineficaz de vias aéreas”, um dos diagnósticos propostos pela NANDA. Nessa taxonomia, foi aprovado em 1980, pertence ao domínio 11 (Segurança/Proteção) e à Classe 2 (Lesão Física). Tem como definição a incapacidade de eliminar secreções ou obstruções do trato respiratório para manter a via aérea desobstruída. Suas características definidoras são: Alteração na frequência respiratória; Alteração no padrão respiratório; Ausência de tosse; Cianose; Dificuldade para verbalizar; Dispneia; Escarro em excesso; Inquietação; Olhos arregalados; Ortopneia; Ruídos adventícios respiratórios; Sons respiratórios diminuídos e Tosse ineficaz(4).

A desobstrução natural das vias aéreas depende de uma função ciliar normal, tosse eficaz, vias aéreas desobstruídas e produção e composição adequadas de muco(5). Segundo a National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT), após os 30 anos de idade, há diminuição de 4% da superfície alveolar a cada 10 anos. Além disso, o idoso sob cuidados intensivos está ainda mais suscetível a apresentar esse diagnóstico devido à outras alterações estruturais e funcionais que ocorrem não apenas no sistema respiratório, mas em seu corpo como um todo(6).

Nesse sentido, é fundamental que o enfermeiro dedique atenção especial à função respiratória do cliente adulto/idoso que demanda cuidados de alta complexidade, buscando embasamento científico na literatura para execução de intervenções que gerem resultados positivos para os pacientes. No entanto, há escassez de produção científica sobre ações de enfermagem para resolução de tal diagnóstico.

Dessa forma, identifica-se a seguinte situação-problema: escassez de informação sobre a prática com base em evidências científicas e suas diretrizes para a resolução do diagnóstico de enfermagem Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas (DIVA) para o paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos em, no máximo, 7 dias de internação. Portanto, este trabalho tem como objetivo revisar as diretrizes de enfermagem com base em evidência que ajudarão o enfermeiro intensivista na identificação e tratamento do diagnóstico DIVA, no período de 7 dias.

A questão de pesquisa da revisão foi elaborada com o auxílio da estratégia PICOT (acrônimo para patient, intervention, comparison, outcomes, time), e configurou-se da seguinte forma: “Com base em evidência, como identificar e tratar no paciente de alta complexidade o diagnóstico de enfermagem ‘Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas’ no tempo de 7 dias de internação?”, sendo “P” o paciente de alta complexidade, “I” a intervenção de enfermagem Aspiração de Vias Aéreas, “O” o resultado de enfermagem e “T” o período de 7 dias. Ressalta-se que não necessariamente todos os elementos da estratégia PICO são empregados(7). Portanto, nesta revisão o elemento “C” (comparação) não foi utilizado. O quadro abaixo resume a estratégia PICOT utilizada nesse estudo.

Quadro 1 – Estratégia PICOT.

P

I

C

O

T

Paciente adulto/idoso de alta complexidade com o diagnóstico DIVA.

Aspiração de vias aéreas.

Não há.

Permeabilidade das vias aéreas.

7 dias de internação.

Fonte: Elaborado pelas autoras, 2020.

 

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método que analisa tendências, sintetiza resultados e avalia achados de estudos que abordam diferentes metodologias. Oferece aos profissionais de saúde dados relevantes e atualizados de um determinado assunto, facilitando as mudanças na prática clínica. Possui como etapas a definição do tema e elaboração da questão de pesquisa; estabelecimento da amostragem, descritores e critérios de inclusão e exclusão; busca na literatura; determinação das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; categorização e avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados e apresentação da revisão(8).

A busca de artigos científicos foi realizada em setembro de 2020, no portal de base de dados virtual National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), o qual abrange a MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica), no portal de bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a qual alberga, entre outras bases de dados, a LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e na biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Os descritores controlados selecionados nos Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da BVS foram “Cuidados de Enfermagem”, “Sucção”, “Diagnóstico de Enfermagem” e “Obstrução das Vias Respiratórias”. Nesse portal, foi selecionado também os descritores não-controlados (palavras-chave) “Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas”, “Aspiração” e “Enfermagem”. Já no sistema de metadados Medical Subject Headings (MeSH) foram selecionados os descritores controlados “Nursing Diagnosis”; “Airway Obstruction”, “Artificial Respiration”, “Suction”, “Nursing Care e os descritores não-controlados “Ineffective Airway Clearance” e “Airway Permeability

Alguns termos foram combinados de formas distintas para abarcar uma gama maior de estudos, com a realização dos seguintes cruzamentos: “Cuidados de Enfermagem” AND “Obstrução das Vias Respiratórias”; “Aspiração” AND “Enfermagem”; “Cuidados de Enfermagem” AND “Sucção”; “Diagnóstico de Enfermagem” AND “Obstrução das Vias Respiratórias”; “Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas”; “Nursing Diagnosis” AND “Airway Obstruction”; “Artificial Respiration” AND “Suction” e “Suction” AND “Nursing Care”.

Os critérios de inclusão utilizados para selecionar os artigos foram: estudos publicados entre 2012 e 2019, veiculados em periódicos de enfermagem ou em periódicos multiprofissionais cujos autores eram enfermeiros, haja vista a escassez de literatura sobre o tema. Os critérios de exclusão foram não versar sobre intervenções de enfermagem para resolução do diagnóstico DIVA e artigos que versavam sobre a população infanto-juvenil.

Na etapa de análise primária dos estudos, foi realizada a leitura de títulos e resumos dos artigos em busca de ações de enfermagem para resolução do diagnóstico DIVA. A partir de um quantitativo de 761 estudos, foram excluídos 737, a maioria por serem publicados em periódicos de outras áreas da saúde por profissionais não-enfermeiros e por abordarem questões relacionadas a outros temas do âmbito das patologias respiratórias, como doença pulmonar não obstrutiva crônica. Os 24 trabalhos selecionados para serem submetidos à segunda análise foram lidos, e dessa amostra foram excluídos os artigos duplicados e novamente aqueles cujo texto não fazia referência a cuidados de enfermagem para resolução do diagnóstico DIVA no âmbito da terapia intensiva, resultando no total de 10 artigos selecionados.

Essas obras foram submetidas à análise para extração de informações e elaboração da síntese da revisão de literatura. Para avaliação do nível de evidência, foi verificada a informação do tipo de estudo contida no próprio artigo, comparando-a com uma classificação hierárquica elaborada por estudiosos da enfermagem baseada na categorização da agência norte-americana Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), a saber:

Quadro 2 - Nível de evidência dos estudos(9).

Nível 1: Revisão sistemática ou metanálise de ensaios clínicos randomizados controlados ou diretrizes clínicas baseadas em revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados controlados.

Nível 2: Ensaio clínico randomizado controlado bem delineado.

Nível 3: Ensaio clínico bem delineado sem randomização.

Nível 4: Estudo de coorte e caso-controle bem delineado.

Nível 5: Revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos.

Nível 6: Estudo descritivo ou qualitativo.

Nível 7: Opinião de autoridades e/ou relatório de comitês de especialistas

Fonte: Adaptado de Galvão CM, 2006(9).                                                                                    

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A revisão da literatura resultou em 10 artigos. 2012 foi o ano com maior número de publicações, sendo 4 publicados nesse ano. O país de predominância das publicações foi o Brasil, com 6 trabalhos. Quanto à metodologia utilizada nos artigos, os estudos transversais e descritivos representaram a maioria, com 6 trabalhos desse tipo, os quais pertencem ao nível 6 de evidência.

Na análise da população estudada nos artigos, 5 estudos abordaram pacientes adultos/idosos, sendo 3 deles pacientes internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e em uso de ventilação mecânica, algo que se justifica pelo fato desses pacientes geralmente não conseguirem realizar a desobstrução de vias aéreas de maneira eficaz.

Quanto ao tema, 6 artigos versaram sobre a intervenção de enfermagem Aspiração de Vias Aéreas, sendo esta intervenção a mais abordada e recomendada pelos estudos para a resolução do diagnóstico DIVA e alcance da permeabilidade das vias aéreas. A seguir, no quadro 3, encontra-se a síntese das principais informações extraídas dos trabalhos selecionados.

Quadro 3 - - Publicações localizadas nas bases virtuais. Rio de Janeiro, 2020.

Autor(es), Data &

País

Objetivo da pesquisa

População/

Amostra

Tipo do estudo

Principal(is) recomendação

(ões)

Nível de evidência

1) Santos NA, Cavalcante TF, Lopes MVO, Gomes EB, Oliveira CJ.

2015. Brasil.

Identificar o perfil dos diagnósticos de enfermagem nos pacientes

com distúrbios respiratórios.

38 pacientes lotados em setores de clínica médica acima de 18 anos, com diagnósticos de distúrbios respiratórios.

Estudo descritivo e transversal.

A característica definidora “ruídos adventícios respiratórios” foi a mais presente entre

adultos com distúrbios respiratórios. Conhecer os principais diagnósticos de enfermagem de pacientes com distúrbios respiratórios

para permitir a escolha

de ações direcionadas aos problemas de sua clientela(10).

6

2) Sallum AMC, Santos JLF, Lima FD. 2012. Brasil.

Identificar e analisar diagnósticos de enfermagem que constituem fatores de risco para óbito, em vítimas de trauma, nas primeiras 6 horas após o evento.

406 adultos vítimas de causas externas

nas primeiras seis horas após o evento, atendidas em uma emergência.

Estudo transversal e exploratório de análise quantitativa.

A análise multivariada apontou que o diagnóstico DIVA é um dos fatores de proteção, fato que direciona as equipes

de saúde para medidas intervencionistas, qualitativas e

de planejamento de ações distintas frente à complexidade

do trauma(11).

6

3) Lopes CT, Carneiro CS, Santos VB, Barros ALBL. 2012. Brasil.

Identificar diagnósticos de enfermagem que constam atualmente na taxonomia NANDA, validados na área de Cardiologia no Brasil.

11 artigos.

Revisão integrativa da literatura.

Características definidoras maiores para o diagnóstico DIVA em cardiologia: ruídos adventícios respiratórios, tosse ineficaz, mudanças na freqüência respiratória e mudança no ritmo respiratório(12).

5

4) Frota OP, Loureiro MDR,

Ferreira AM. 2014. Brasil.

Investigar as práticas dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva quanto à aspiração

endotraqueal por sistema aberto.

25 profissionais de enfermagem atuantes em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Estudo exploratório-descritivo, transversal

e de abordagem quantitativa.

Introduzir diretrizes para profissionais de enfermagem atuantes em UTIs– independentemente da experiência ou qualificação –

sobre as melhores práticas baseadas em evidências quanto à aspiração endotraqueal por sistema aberto(13).

6

5) Favretto DO, Silveira RCCP, Canini SRMS, Garbin LM, Martins FTM, Dalri MCB. 2012. Brasil.

Identificar e analisar evidências oriundas de ensaios clínicos controlados e randomizados

sobre os cuidados relacionados à aspiração de secreções endotraqueais em pacientes adultos,

em estado crítico, intubados e sob ventilação mecânica.

17 estudos selecionados.

Revisão sistemática da literatura.

Apesar de existirem

evidências importantes sobre a aspiração endotraqueal, essa intervenção ainda necessita ser

amplamente investigada, principalmente por meio de estudos de ensaio clínico controlado e randomizado(14).

1

6) Mwakanyanga ET, Masika GM, Tarimo EAM. 2018. Tanzânia.

Avaliar o conhecimento e a prática dos enfermeiros de terapia intensiva sobre a aspiração endotraqueal em pacientes intubados em hospitais.

122 enfermeiros intensivistas.

Estudo observacional, transversal e descritivo.

Intervenções educativas sobre aspiração endotraqueal baseadas em evidências, sistemas de suporte como diretrizes clínicas combinadas com orientação e procedimentos operacionais padrão poderiam aperfeiçoar as habilidades práticas dos enfermeiros(15).

6

7) Canto DF, Almeida MA. 2013. Brasil.

Validar os resultados de enfermagem selecionados a partir da ligação NOC/NANDA-I

para os diagnósticos Padrão Respiratório Ineficaz e Ventilação Espontânea Prejudicada em unidade de terapia intensiva.

15 enfermeiros com experiência clínica e conhecimento

das classificações.

Estudo transversal do tipo validação de conteúdo.

Construir definições conceituais e

operacionais aos indicadores NOC (Nursing Outcomes Classification);

Analisar outros diagnósticos e validar indicadores de outros resultados não abordados no estudo(16).

 

6

8) Caparros ACS, Forbes A. 2014. Estados Unidos.

Determinar se a instilação de solução salina na aspiração endotraqueal é benéfica ou prejudicial para os pacientes; fornecer

recomendações práticas que servirão como um guia para a prática.

Pacientes internados em UTI com 18 anos ou mais, que estão

intubados ou em uso de traqueostomia, necessitando de ventilação mecânica.

Revisão integrativa da literatura.

Não é recomendado o uso de solução salina na aspiração de pacientes em ventilação artificial. Os profissionais de saúde devem ser instruídos quanto aos efeitos dessa prática e como a mesma pode causar dano ao paciente(17).

5

9) Chow MCM, Kwok SM, Luk HW, Law JWH, Leung BPK. 2012. Hong Kong.

Testar o efeito de um dispositivo de baixo custo (ejetor de saliva) para aspiração oral contínua na incidência de pneumonia associada à ventilação (PAV) em pacientes sob ventilação mecânica.

27 pacientes internados em UTI e em uso de ventilação mecânica, divididos em dois grupos.

Ensaio clínico piloto controlado e randomizado.

A eliminação contínua da secreção oral pelo ejetor de saliva pode ter um papel importante a desempenhar na redução da taxa de PAV, diminuindo a duração da mesma(18).

2

10) Sole ML, Bennett M, Ashworth S. 2015. Estados Unidos.

Determinar sinais clínicos para aspiração endotraqueal em pacientes que requerem ventilação mecânica.

42 pacientes adultos em uso de ventilação mecânica.

Estudo descritivo.

Pacientes em ventilação mecânica devem ser avaliados rotineiramente para a presença de estertores subcrepitantes na traqueia. A avaliação dos sons pulmonares para identificar a necessidade de aspiração não é suportada(19).

6

Fonte: Elaborado pelas autoras, 2020.

As intervenções de enfermagem abordadas nos artigos selecionados, com destaque para a aspiração, tem como objetivo resolver o diagnóstico DIVA. Portanto, espera-se que, após a implementação das mesmas, as vias aéreas do cliente adulto/idoso estejam permeáveis. O resultado “Estado Respiratório: permeabilidade de vias aéreas” tem por definição pela NOC: “Passagem traqueobrônquica aberta e limpa para a troca de ar com o ambiente”(16). Dessa forma, o enfermeiro realiza sua assistência no intuito de alcançar tal resultado de enfermagem.

A presença de ruídos adventícios respiratórios é uma das características definidoras do diagnóstico DIVA e pode predizer sua ocorrência. Esse sinal clínico foi a característica mais presente na maioria dos pacientes adultos internados em clínica médica com distúrbios respiratórios(10). Isso corrobora com outro estudo selecionado, que cita os ruídos adventícios respiratórios como uma das características definidoras maiores para o diagnóstico DIVA em pacientes cardiológicos(12).

Uma das obras, por sua vez, defende que as crepitações grossas na traqueia, em detrimento de outros sons pulmonares, são os indicadores mais comuns da necessidade de aspiração, isto é, de desobstrução das vias aéreas em pacientes em uso de ventilação mecânica(19). No entanto, outro artigo relata que o diagnóstico DIVA está associado a um maior comprometimento nos indicadores clínicos “acúmulo de secreção pulmonar” e “sons respiratórios adventícios”, dentre outros, em adultos no pós-operatório mediato(20).

É indispensável que o enfermeiro use do raciocínio crítico para identificar mudanças na condição de um paciente, em especial o idoso, a fim de interpretar suas respostas frente às alterações fisiológicas. Assim, a avaliação e o exame físico são ferramentas essenciais para detectar alterações nas demandas dos pacientes, bem como avaliar o progresso destes após uma intervenção. A ausculta pulmonar realizada antes e após a aspiração das vias aéreas é um exemplo(6).

Segundo Martins e Gutierrez(21), é um cuidado de enfermagem remover ou facilitar a eliminação da secreção pulmonar quando o paciente se encontra com as vias aéreas obstruídas pela mesma, principalmente nas situações em que este não consegue removê-la por si próprio de maneira eficaz – como no uso da ventilação mecânica – facilitando a passagem de ar e otimizando a troca gasosa.

 Nesse sentido, a aspiração de vias aéreas é uma das intervenções de enfermagem propostas no NIC (Nursing Interventions Classification) para resolução do diagnóstico DIVA. Segundo Souza e Santana(22), a aspiração das secreções subglóticas acima do cuff do tubo orotraqueal reduz a incidência de PAV. Um dos estudos selecionados reafirma isso ao mostrar que pacientes que tinham as secreções salivares limpas continuamente através de um ejetor de saliva tiveram menor incidência desse evento adverso(18).

Nessa perspectiva, vários artigos selecionados versam sobre as práticas de enfermagem em relação a esse tema(13-15). Duas destas obras concordam ao afirmar que existem discrepâncias entre as práticas baseadas em evidências recomendadas e o que enfermeiros intensivistas de fato realizam, sugerindo intervenções educativas atualizadas baseadas em diretrizes clínicas com a equipe sobre o tema(13,15).  Outro estudo publicado em 2016 também apoia uma estratégia de educação continuada com o objetivo de melhorar a adesão dos profissionais de enfermagem às boas práticas de aspiração(23).

Os artigos selecionados também discutem sobre a prática da instilação de solução salina no tubo endotraqueal antes de aspirar as vias aéreas, com o objetivo de fluidificar e favorecer a remoção das secreções(14,17). Um deles ressalta que existem limitações nos resultados encontrados, mas não recomenda o procedimento e atesta que o mesmo pode causar complicações como PAV e repercussões hemodinâmicas(17). Já a revisão sistemática selecionada aponta que as evidências em relação à tal prática são contraditórias, principalmente em relação à ocorrência de PAV, mas que existe prejuízo à pressão parcial e a saturação de oxigênio(14).

Um estudo multimetodológico concorda com a afirmação de que a instilação de solução salina diminui significativamente a oxigenação do paciente e que sua prática não é recomendada, apesar de existirem controvérsias sobre seus efeitos na ocorrência de pneumonia. No entanto, 87,7% das enfermeiras entrevistadas fazem uso do procedimento(24).

 

CONCLUSÃO

Apesar da escassez de literatura sobre o tema, foram selecionados artigos cuja população estudada era, em maioria, adultos e idosos hospitalizados e sob cuidados intensivos. A limitação desse estudo se encontra no fato de que a maior parte dos trabalhos utilizou a metodologia descritiva, isto é, possuíam um baixo nível de evidência.

Todavia, é possível destacar algumas recomendações para resolução do diagnóstico DIVA encontradas nos estudos escolhidos. A ausculta pulmonar foi apontada como essencial para identificar os ruídos adventícios, indicadores da presença de secreção nas vias aéreas e da necessidade de aspiração. Esta é a intervenção mais citada para alcançar a permeabilidade pulmonar e diminuir a incidência de PAV. Porém, esse procedimento pode não ser realizado da forma correta, sendo necessário implementar estratégias educativas para promover a adesão às boas práticas. Por exemplo, a instilação de solução salina antes da aspiração é um procedimento bastante disseminado, mas que não possui base científica. A maioria dos artigos selecionados não recomenda tal prática, devido ao risco de causar danos ao paciente.

Quanto às contribuições, destaca-se o auxílio ao estabelecimento de diretrizes baseadas em evidências para a sistematização da assistência de enfermagem ao paciente adulto/idoso sob cuidados de alta complexidade. Na implantação de um prontuário eletrônico, as características definidoras e intervenções abordadas nesse estudo podem ser diretamente atribuídas à resolução do diagnóstico DIVA, facilitando a tomada de decisão, otimizando a prática da equipe de enfermagem e contribuindo para o tratamento do paciente.

 

REFERÊNCIAS

  1. 1. Truppel TC, Meier MJ, Calixto RC, Peruzzo SA, Crozeta K. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva. Rev Bras Enferm [Internet]. 2009 mar-abr [cited 2020 out 12];62(2): 221-7. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000200008  

 

  1. 2. Ferreira AM, Rocha EN, Lopes CT, Bachion MM, Lopes JL, Barros ALBL. Diagnósticos de enfermagem em terapia intensiva: mapeamento cruzado e Taxonomia da NANDA-I. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 mar-abr [cited 2020 out 25];69(2):307-15. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reben/v69n2/0034-7167-reben-69-02-0307.pdf.  

 

  1. 3. Braga CG, Cruz DALM. A taxonomia II proposta pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA). Rev Latino-am Enferm [Internet]. 2003 mar-abr [cited 2020 out 12];11(2): 240-4. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692003000200016&script=sci_abstract&tlng=pt

 

  1. 4. Herdman TH, Kamitsuru S. Diagnósticos de enfermagem da NANDA-I: definições e classificação 2018-2020 [Internet]. 11.ed. Porto Alegre: Artmed; 2018. [cited 2020 out 25]. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5015948/mod_resource/content/3/Ref%2012.pdf

 

  1. 5. Shutes BL, Evans LR, Moore-Clingenpeel MD, Karsies TJ. Validity and reliability of a new tool to evaluate impaired airway clearance in hospitalized pediatric subjects with respiratory distress. Respir Care [Internet] 2019 jul [cited 2020 out 25]; 64(7): 771-7.Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31164485/

 

  1. 6. Coutinho DTR. Desobstrução Ineficaz das Vias Aéreas: mapeamento das intervenções de enfermagem para idosos em terapia intensiva [Dissertação de Mestrado]. Fortaleza – CE: Universidade Estadual do Ceará – UEC; 2016.

    7. Garcia AKA, Fonseca LF, Aroni P, Galvão CM. Estratégias para o alívio da sede: revisão integrativa da literatura. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 nov-dez [cited 2020 out 30];69(6):1148-55. Available from: https://www.scielo.br/pdf/reben/v69n6/0034-7167-reben-69-06-1215.pdf.

     

    8. Martins MFM. Estudos de Revisão de Literatura. Coordenação de Informação e Comunicação – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). 2018 set; 1-37.

    9. Galvão CM. Níveis de Evidência. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006 [cited 2020 nov 3];19(2). Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000200001

     

    10. Santos NA, Cavalcante TF, Lopes MVO, Gomes EB, Oliveira CJ. Profile of nursing diagnoses in patients with respiratory disorders. Invest Educ Enferm [Internet]. 2015 [cited 2020 nov 3];33(1):112-118. Available from: https://europepmc.org/article/med/26148162

 

  1. 11. Sallum AMC, Santos JLF, Lima FD. Diagnósticos de enfermagem em vítimas fatais decorrentes de trauma no cenário da emergência. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2012 [cited 2020 dez 2];20(1): 1-8. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_02.pdf   

 

  1. 12. Lopes CT, Carneiro CS, Santos VB, Barros ALBL. Diagnósticos de Enfermagem validados em cardiologia no Brasil: revisão integrativa de literatura. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012 [cited 2020 dez 2];25(n.esp.1):155-60. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ape/v25nspe1/pt_24.pdf

 

  1. 13. Frota OP, Loureiro MDR, Ferreira AM. Aspiração endotraqueal por sistema aberto: práticas de profissionais de enfermagem em terapia intensiva. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2014 [cited 2020 dez 2];18(2):296-302. Available from: https://www.scielo.br/pdf/ean/v18n2/1414-8145-ean-18-02-0296.pdf

 

  1. 14. Favretto DO, Silveira RCCP, Canini SRMS, Garbin LM, Martins FTM, Dalri MCB. Aspiração endotraqueal em pacientes adultos com via aérea artificial: revisão sistemática. Rev Latino-Am Enferm [Internet]. 2012 [cited 2020 dez 2]; 20(5): 1-11. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n5/pt_23.pdf

 

  1. 15. Mwakanyanga ET, Masika GM, Tarimo EAM. Intensive care nurses' knowledge and practice on endotracheal suctioning of the intubated patient: a quantitative cross-sectional observational study. PLoS ONE [Internet]. 2018 [cited 2020 dez 2]; 13(8): 1-13. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30114257/

 

  1. 16. Canto DF, Almeida MA. Resultados de enfermagem para padrão respiratório ineficaz e ventilação espontânea prejudicada em terapia intensiva. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2013 [cited 2020 dez 2]; 34(4): 137-145. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472013000400018

 

  1. 17. Caparros ACS, Forbes A. Mechanical ventilation and the role of saline instillation in suctioning adult intensive care unit patients: an evidence-based practice review. Dimens Crit Care Nurs [Internet]. 2014 [cited 2020 dez 2]; 33(4): 246-253. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24895955/

 

  1. 18. Chow MCM, Kwok SM, Luk HW, Law JWH, Leung BPK. Effect of continuous oral suctioning on the development of ventilator-associated pneumonia: A pilot randomized controlled trial. Int J Nurs Stud [Internet]. 2012 [cited 2020 dez 2]; 49(11): 1333-41. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0020748912001861

 

  1. 19. Sole ML, Bennett M, Ashworth S. Clinical Indicators for Endotracheal Suctioning in Adult Patients Receiving Mechanical Ventilation. Am J Crit Care [Internet]. 2015 [cited 2020 dez 2]; 24(4): 318-24. Available from: https://aacnjournals.org/ajcconline/article-abstract/24/4/318/3992/Clinical-Indicators-for-Endotracheal-Suctioning-in?redirectedFrom=fulltext  

 

  1. 20. Sousa GGS, Pascoal LM, Nunes SFL, Lima Neto PM, Santos FDRP, Santos Neto M, et al. Nursing outcome “airway permeability” in postoperative patients. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2020 dez 2];73(3): 1-8.   Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672020000300154

 

  1. 21. Martins I, Gutiérrez MGR. Intervenções de enfermagem para o diagnóstico de enfermagem Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas. Acta Paul Enferm [Internet]. 2005 [cited 2020 dez 2]; 18(2):143-9. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002005000200005&script=sci_abstract&tlng=pt

 

  1. 22. Souza CR, Santana VTS. Impacto da aspiração supra-cuff na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Rev Bras Ter Intensiva [Internet]. 2012 [cited 2020 dez 2]; 24(4): 401-406. Available from: https://www.scielo.br/pdf/rbti/v24n4/a18v24n4.pdf

 

  1. 23. Balbino CM, Braz MR, Ribeiro JC, Rodrigues LMS, Silvino ZR. Avaliação da técnica de aspiração de paciente em ventilação mecânica realizada pela enfermagem. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2016 [cited 2020 dez 2]; 10(Suppl. 6):4797-803. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-30037  

 

  1. 24. Ayhan H, Tastan S, Iyigun E, Akamca Y, Arikan E, Sevim Z. Normal saline instillation before endotracheal suctioning: What does the evidence say? What do the nurses think?: Multimethod study. J Crit Care [Internet]. 2015 [cited 2020 dez 2]; 30(4): 762-7. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0883944115000829





JSNCARE
Share |