Nursing Performance with Patients on Mechanical Ventilation - Systematized Literature Review

 

 

Atuação da Enfermagem Junto a Pacientes em Ventilação Mecânica – Revisão Sistematizada da Literatura

 

Patrícia Moura Motta1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

1 Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF).

2 Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

 

ABSTRACT

In high complexity care, most critically ill patients require invasive ventilatory support, with the nursing professional having a fundamental role in the evaluation of these patients and in the functioning of the ventilator. In recent years, Nursing has been improving its knowledge and proposing improvements in its care practice, developing its own work methodology Objective: to identify in the literature what is already written about nursing interventions for critically ill patients, particularly with mechanical ventilation Methods: integrative literature review, in which the PICOT strategy was used, in which P (patient) impaired spontaneous ventilation; I (intervention) performance of nursing professionals; C (control) does not apply; The (result) interventions to be applied by nursing professionals; T (time) seven days. 10 articles were used. Discussion: it is understood that monitoring patients on ventilatory support is a very important factor. From the integration of data collected from the functional tests, with continuous clinical observation, it is possible to act accordingly, preventing lethal complications and increasing the chances of success in the treatment of these patients. The nursing professional, when monitoring the ventilator, must observe: the type of ventilator; control modalities; the parameters of tidal volume and respiratory rate; oxygen fraction inspiration parameters; the inspiratory pressure reached and the pressure limit; the inspiration / expiration ratio; the volume per minute; sigh parameters, when applicable; the verification of the existence of water in the circuit and in the folds or the disconnection of the tracheas; humidification and temperature; alarms; and positive pressure levels at the end of exhalation and / or pressure support, when applicable. Therefore, the nursing professional acts fundamentally in ICUs; however, it is also observed that they, currently, in certain institutions, are becoming increasingly distant from ventilatory support, perhaps due to the numerous attributions that are deprived of them, or because there is another professional category doing this type of assistance, as well as for the knowledge deficiency Conclusion: as it is a delicate handling procedure, it is observed that the monitoring and full follow-up by the nursing professional is an extremely important factor to avoid severe and, sometimes, potentially fatal complications. Recommendation: the Nursing Professional has autonomy to assist in the training and acquisition of knowledge of other Professionals, in order to maintain an acceptable quality of care. In turn, evidence-based research is recommended in order to meet new knowledge and knowledge, as well as care practices.

Keywords: nurse practitioners; respiration, artificial; systematized nomenclature of medicine

 

 

 

 

RESUMO

No atendimento em alta complexidade, a maior parte dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório invasivo, tendo o profissional de enfermagem um papel fundamental na avaliação desses pacientes e no funcionamento do ventilador. Nos últimos anos, a Enfermagem vem aprimorando seus conhecimentos e propondo melhoras na sua prática assistencial, desenvolvendo uma metodologia própria de trabalho
Objetivo: identificar na literatura o que já se encontra escrito sobre as intervenções de enfermagem aos pacientes críticos, particularmente com ventilação mecânica Métodos: revisão integrativa da literatura, em que se foi utilizada a estratégia PICOT, em que P (paciente) ventilação espontânea prejudicada; I (intervenção) atuação dos profissionais de enfermagem; C (controle) não se aplica; O (resultado) intervenções a serem aplicadas pelos profissionais de Enfermagem; T (tempo) sete dias. Foram utilizados 10 artigos. Discussão:  entende-se que a monitorização dos pacientes em suporte ventilatório é um fator de muita importância. A partir da integração de dados colhidos dos testes funcionais, com a observação clínica contínua, pode-se agir em consonância, prevenindo complicações letais e aumentando as probabilidades de sucesso no tratamento destes pacientes. O profissional de enfermagem, ao monitorar o ventilador, deve observar: o tipo de ventilador; as modalidades de controle; os parâmetros de volume corrente e frequência respiratória; os parâmetros de fração de inspiração de oxigênio; a pressão inspiratória alcançada e limite de pressão; a relação inspiração/expiração; o volume por minuto; os parâmetros de suspiro, quando aplicáveis; a verificação da existência de água no circuito e nas dobras ou a desconexão das traqueias; a umidificação e a temperatura; os alarmes; e os níveis da pressão positiva no final da expiração e/ou suporte de pressão, quando aplicável. Logo, o profissional de enfermagem atua fundamentalmente em UTIs; porém, observa-se também que os mesmos, atualmente, em determinadas instituições, estão ficando cada vez mais distantes do suporte ventilatório, talvez pelas inúmeras atribuições que lhes são destituídas, ou por haver outra categoria profissional fazendo esse tipo de assistência, bem como pela deficiência de seu conhecimento Conclusão: por se tratar de procedimento de delicado manuseio, é observado que a monitorização e acompanhamento integral por parte do profissional de Enfermagem constitui fator de extrema importância para evitar-se complicações severas e, às vezes, potencialmente fatais. Recomendação: o Profissional de Enfermagem possui autonomia para, por si só, auxiliar na formação e aquisição de conhecimento de outros Profissionais, a fim de se manter um nível de qualidade na assistência aceitável. Recomenda-se, por sua vez, a pesquisa baseada em evidências para que se possa ir de encontro a novos conhecimentos e saberes, bem como práticas assistenciais.

Palavras-Chave: profissionais de enfermagem; respiração artificial; systematized nomenclature of medicine

 

 

INTRODUÇÃO

No contexto do atendimento em alta complexidade, a maior parte dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório invasivo, tendo o profissional de enfermagem um papel fundamental na avaliação desses pacientes e no funcionamento do ventilador. Contudo, esta terapia não é isenta de riscos e, apesar de seus inúmeros benefícios, pode tornar-se um malefício. A utilização adequada da ventilação mecânica requer conhecimento dos efeitos sobre a mecânica pulmonar e função respiratória, assim como suas repercussões em outros órgãos1.

Nos últimos anos, a Enfermagem vem aprimorando seus conhecimentos e propondo melhoras na sua prática assistencial, desenvolvendo uma metodologia própria de trabalho, baseada no método científico denominado Processo de Enfermagem. Este é visto como uma tecnologia do cuidado que orienta o raciocínio lógico e melhora a qualidade do cuidado por meio da sistematização da avaliação clínica, dos diagnósticos, das intervenções e dos resultados de Enfermagem2.

As intervenções referem-se a qualquer cuidado, baseado no julgamento e conhecimento clínico do profissional de enfermagem tendo por base uma ação fundamentada cientificamente, realizada e prevista em benefício do paciente e em resposta a um diagnóstico de enfermagem1.

O diagnóstico de enfermagem trata-se de uma atividade em que os profissionais têm qualificação legal para tratar e responsabilizar-se. Compete a este a responsabilidade de diagnosticar as respostas humanas relacionadas à saúde. A partir do conhecimento dos problemas, o profissional de enfermagem poderá prever as complicações e agir na sua prevenção ou no seu controle, se não for possível evitá-las2.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA

 

Uma vez que há escassez de estudos acerca e, a fim de trazer a luz como se insere, hoje, as intervenções de Enfermagem ao paciente com ventilação espontânea prejudicada este artigo se apresenta a seguinte situação-problema: “Como os profissionais de Enfermagem atuam diante da ventilação mecânica, em sete dias, tendo como base os Diagnósticos da SNOMED da International Council of Nurses ?”

 

OBJETIVO

Tem por objetivo, assim, identificar na literatura o que já se encontra escrito sobre as intervenções de enfermagem aos pacientes críticos, particularmente com ventilação mecânica num período de 07 dias.

Parte-se da experiência pessoal vivida pela autora para que possa haver melhor qualificação e, também, corroborar com novas pesquisas de futuros profissionais de Enfermagem no que tange o atendimento em alta complexidade.

Logo, questiona-se: “Como atuam os Profissionais de Enfermagem, em sete dias, frente ao paciente de alta complexidade em ventilação mecânica?”

 

 

 

METODOLOGIA

 

Para este artigo foi escolhida a revisão integrativa da literatura. Trata-se de um método de pesquisa que permite a síntese de múltiplos estudos publicados, incluindo o aprofundamento de pesquisas que sustentam a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica3.

Por se tratar de uma revisão integrativa, a questão norteadora foi estruturada a partir da estratégia PICOT, em que P (paciente) ventilação espontânea prejudicada; I (intervenção) atuação dos profissionais de enfermagem; C (controle) não se aplica; O (resultado) intervenções a serem aplicadas pelos profissionais de Enfermagem; T (tempo) sete dias.

No que tange a pesquisa em base de dados, esta ocorreu entre julho e setembro de 2020. O levantamento bibliográfico se deu nas bases da Scielo e Lilacs, utilizando os operadores booleanos: OR, AND e os termos: Profissionais de Enfermagem; Respiração Artificial; Systematized Nomenclature of Medicine, encontrados no vocabulário controlado Descritores em Ciências da Saúde – DeCS   para a estratégia de busca "Profissionais de Enfermagem" AND "Respiração Artificial" AND "Systematized Nomenclature of Medicine", a fim de se haver maior especificidade no que diz respeito as intervenções de Enfermagem.

Para seleção do material recuperado, optou-se por artigos em português no período de 2012 a 2019, excluindo-se teses e monografias.  Partiu-se do princípio de afinidade com o assunto aqui abordado. Na base da Scielo foram encontrados  7 artigos e na Lilacs 14 artigos. Ao se cruzarem as obras encontradas, foi vista a necessidade de estender o intervalo de publicação encontrando, assim, apenas um artigo de 2011 com afinidade para o tema escolhido. A partir daí foram escolhidos apenas dez artigos para dar embasamento à pesquisa atual.  

Em paralelo, logo depois de realizadas todas as etapas no que tange a evidenciação de estudos acerca da assistência de Enfermagem a pacientes com Ventilação Mecânica, foi selecionado o Diagnóstico Monitoring of respiration (regime/therapy) proveniente da Systematized Nomenclature of Medicine – SNOMED. A partir de então se faz necessário a discussão dos artigos e o que os mesmos trazem a luz para a questão prática.

Foi escolhida a terminologia SNOMED, criada pela International Council of Nurses  por se tratar de uma nova fonte de conhecimento clínico utilizado em 22 países, nenhum deles em língua portuguesa, que auxilia nos achados clínicos de centenas de milhares de patologias.

 

RESULTADOS

 

 

Quadro 1 – Síntese das obras selecionadas segundo autores, data, país, objetivo, tipo de estudo, recomendações e níveis de evidência.  

Autor(es), Data e País

Objetivo

Tipo de Estudo

Principais

Recomendações

Nível de Evidência

Santos VFR, Figueiredo Ana EPL. Brasil, 2010

 

Investigar intervenções e atividades de enfermagem propostas pela literatura para o diagnóstico de enfermagem ventilação espontânea prejudicada.

Revisão Integrativa.

Ampliar o conhecimento e a aplicabilidade clínica dos cuidados de enfermagem aplicados aos pacientes em ventilação mecânica.

3B

Moreira BL, Nogueira MRA, Marques FN, Áfio CJ. Brasil, 2015

Analisar os diagnósticos de enfermagem da classe respostas cardiovasculares/pulmonares em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Estudo Observacional Transversal.

Se faz necessário educação continuada entre os membros da equipe de enfermagem para possibilitar orientações ao paciente.

3B

Maia MA, Silva MAC, Paiva ACO, Silva DMAM. Brasil, 2019.

 

Descrever as práticas de profissionais de saúde em situações de violência nos cuidados da Atenção domiciliar.

Revisão Integrativa.

Estudar mais a violência na AD, já que tem sido pouco abordada se comparada aos vários estudos sobre violência de grupos específicos.

3B

Melo Elizabeth Mesquita, Teixeira Carlos Santos, Oliveira Rogéria Terto de, Almeida Diva Teixeira de, Veras Joelna Eline Gomes Lacerda de Freitas, Frota Natasha Marques et al . Portugal, 2014

 

 

Avaliar os cuidados realizados pela equipede enfermagem ao utente em VM internado em UTI, identificar os cuidados mais realizados pelos profissionais de enfermagem ao paciente; associar o desenvolvimento desses cuidados com o preconizado na literatura específica sobre a temática; e levantar as dificuldades apresentadas pela equipe na realização de tais cuidados.

Estudo Exploratório Descritivo, com Abordagem Quantitativa.

Reforça-se a necessidade do profissional que intervém junto de pacientes em estado crítico ampliar seu conhecimento.

3A

Cruz João Ricardo Miranda da, Martins Matilde Delmina da Silva. Portugal, 2019

 

Identificar os procedimentos de enfermagem em doentes submetidos a VMI e o desenvolvimento de pneumonia num Serviço de Medicina Intensiva.

Estudo Longitudinal e Descritivo.

Indica-se a necessidade do profissional de enfermagem que presta cuidados ao doente crítico consolidar, renovar e ampliar os seus conhecimentos, por meio da educação permanente.

3B

Leal G de A, Ribeiro JB, Santos JJ dos, Cavalcante AB. Portugal,  2017

 

Evidenciar, por meio da análise do referencial teórico, a importância dos cuidados de enfermagem para prevenção da PAV em pacientes que se encontram submetidos a esta propedêutica em UTI.

 

Revisão Literária.

A  vigilância  da  pressão  do  cuff  deve  ser  inserida  na prática  clínica  para  que  desta  forma  a  incidência  de  complicações  decorrentes  dos

extremos de pressões possam ser reduzidas.

 

3B

Moreira Bárbara Sueli Gomes, Silva Rosana Maria de Oliveira, Esquivel Denise do Nascimento, Fernandes Josicélia Dumet. Brasil,  2012.

Descrever as medidas conhecidas pelos enfermeiros intensivistas para a prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica.

Estudo com Caráter Descritivo e Exploratório, e Abordagem Qualitativa.

De modo geral, as medidas preventivas constantes dos principais Guidelines são conhecidas pelos enfermeiros e estes demonstram uma noção abrangente sobre os cuidados imprescindíveis para a prevenção da PAV.

3B

Frota Melissa Lopes, Campanharo Cássia Regina Vancini, Lopes Maria Carolina Barbosa Teixeira, Piacezzi Luiz Humberto Vieri, Okuno Meiry Fernanda Pinto, Batista Ruth Ester Assayag. Brasil, 2019

 

Avaliar a conformidade do conjunto de boas práticas para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica no serviço de urgência e emergência de um hospital universitário.

Estudo Transversal, Analítico E De Abordagem Quantitativa.

Indica-se a elevação

da cabeceira e a higiene oral, a interrupção diária da sedação e a profilaxia

de TVP;

e a profilaxia de úlcera péptica.

 

3A

Rodrigues Yarla Cristine Santos Jales, Studart Rita Mônica Borges, Andrade Ítalo Rigoberto Cavalcante, Citó Maria do Carmo de Oliveira, Melo Elizabeth Mesquita, Barbosa Islene Victor

Avaliar o conhecimento de enfermeiros referente à ventilação mecânica nas unidades de terapia intensiva.

Estudo Transversal com Abordagem Quantitativa.

Se faz essencial que haja um aprofundamento teórico-prático e científico compatível com a complexidade do cuidado desses pacientes e tecnologias direcionadas à assistência deles.

3B

Rodrigues Ana Natesia, Fragoso Luciana Vládia e Cavalhedo, Beserra Francisca de Melo, Ramos Islane Costa. Brasil, 2016

 

Avaliar o impacto do bundle e os fatores que influenciam no cumprimento das medidas preventivas para pneumonia associada à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva.

Estudo Longitudinal Retrospectivo, Descritivo e com Abordagem Quantitativa.

Ressalta-se a necessidade de capacitações continuadas.

3B

 

DISCUSSÃO  

As Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foram criadas a partir da necessidade de atendimento dos pacientes em estado grave, que exigem assistência de enfermagem durante todo o tempo. Tal preocupação começou com Florence Nightingale, durante a guerra da Criméia no século XIX, que selecionava pacientes graves de não graves3

Surgiram, pois, como resposta para o tratamento dos pacientes graves, constituindo áreas hospitalares destinadas aos pacientes críticos, que necessitam de cuidados altamente complexos, além de um controle rigoroso4

Logo, trata-se de uma unidade de cuidados complexos que visa atender, de forma segura e eficaz, o paciente que necessita de criteriosa atenção, com a finalidade de alcançar a sua melhoria clínica4.

É um serviço de internação destinado a pacientes graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos, que requerem assistência permanente. Fornece suporte e tratamento intensivo, com monitorização contínua, equipamentos específicos e tecnologias destinadas ao diagnóstico e tratamento terapêutico4

Com os avanços observados nas últimas décadas na terapia intensiva há uma série de instrumentos invasivos de suporte à vida, fundamentais ao paciente crítico, contudo, interferem nos mecanismos naturais de defesa do organismo, obrigando o profissional de Enfermagem a um conhecimento e habilidade com o propósito de minimizar todos os riscos inerentes5

Em uma unidade como esta, a maior parte dos pacientes em estado crítico necessita de suporte ventilatório, tendo o profissional de Enfermagem um papel fundamental na avaliação desses pacientes e no acompanhamento do tratamento2

A Ventilação Mecânica (VM), por sua vez, é um método de suporte não curativo, com indicações específicas, possíveis repercussões hemodinâmicas, funcionais e complicações potenciais4

Consiste, assim, no emprego de equipamentos especiais, denominados ventiladores mecânicos. Esses equipamentos são capazes de proporcionar uma ventilação pulmonar artificial total ou parcial, podendo ser utilizados de diferentes formas, as quais envolvem a pressão, o volume e o tempo. Além disso, tal ventilação pode ser fornecida em variadas modalidades, sendo elas: espontânea, controlada e assistida. O fator determinante para tal escolha está relacionado às condições apresentadas pelo paciente6

A ventilação Mecânica, através do uso de uma via aérea artificial, é provavelmente o mais frequente procedimento para pacientes críticos7

O uso da Ventilação Mecânica é de grande importância na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma vez que é necessário promover um adequado aporte ventilatório e, assim, é tido como um dos suportes à vida de maior relevância e um dos recursos mais utilizados para manutenção do padrão respiratório de pacientes6

Não obstante, paralelo a um padrão respiratório adequado, também há outros fatores que levam a indicação de ventilação mecânica, tais quais a obtenção de uma ótima troca gasosa, manutenção de uma via aérea permeável, ausência de trauma ou infecção, obtenção da mobilidade adequada, adequação de métodos de comunicação, incorporação de medidas de enfrentamento do estresse bem-sucedidas e ausência de complicações1

Isto posto, é comum que este tipo de suporte se faça indicado em pacientes com alterações da função respiratória, que incapacitem a realização das trocas gasosas e fornecimento de oxigênio para a perfusão tecidual e ocorrência das reações celulares4

O uso de tal suporte ventilatório traz benefícios para recuperação dos pacientes que o necessitam, servindo de apoio ao tratamento do quadro que originou a internação em período necessário para regressão a uma melhora. Porém, além dos benefícios que existem é preciso considerar que o uso deste suporte pode gerar complicações quando os cuidados necessários não são utilizados de maneira adequada6

Sendo assim, quando os pacientes críticos são submetidos à ventilação mecânica, os mecanismos de defesa do pulmão estão alterados pela patologia de base ou pela perda da proteção das vias aéreas. Esta ocorrência traz distúrbios da fisiologia normal respiratória durante a ventilação mecânica, que vão desde a hipersecreção pulmonar até a um aumento da frequência das infecções respiratórias7

A diminuição das defesas primárias do organismo, o maior risco de contaminação das vias aéreas e a presença de microrganismos multirresistentes no ambiente são fatores de risco para o desenvolvimento de complicações oriundas a utilização da ventilação mecânica invasiva8

A monitorização dos pacientes em suporte ventilatório é um fator de muita importância. A partir da integração de dados colhidos dos testes funcionais, com a observação clínica contínua, pode-se agir em consonância, prevenindo complicações letais e aumentando as probabilidades de sucesso no tratamento destes pacientes4

O profissional de enfermagem, ao monitorar o ventilador, deve observar: o tipo de ventilador; as modalidades de controle; os parâmetros de volume corrente e frequência respiratória; os parâmetros de fração de inspiração de oxigênio; a pressão inspiratória alcançada e limite de pressão; a relação inspiração/expiração; o volume por minuto; os parâmetros de suspiro, quando aplicáveis; a verificação da existência de água no circuito e nas dobras ou a desconexão das traqueias; a umidificação e a temperatura; os alarmes; e os níveis da pressão positiva no final da expiração e/ou suporte de pressão, quando aplicável9

A fim de se evitar quaisquer complicações, existem fatores que devem ser levados em consideração, tais quais: idade avançada (acima de 70 anos); coma; nível de consciência; intubação e reintubação traqueal; condições imunitárias; uso de drogas imunodepressoras; choque; gravidade da doença; antecedência de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); tempo prolongado de ventilação mecânica maior que sete dias; aspirado do condensado contaminado dos circuitos do ventilador; desnutrição10

Pacientes em Ventilação Mecânica requerem cuidados de enfermagem criteriosos tais como: aspiração traqueal; controle da pressão do balão (cuff) do Tubo Orotraqueal ou Traqueostomia; mudança de decúbito; transporte seguro para outras unidades do hospital; ações para a prevenção de complicações associadas a ventiação4

Para tanto, salienta-se que os cuidados de enfermagem aplicam-se a qualquer indivíduo, e são realizados no contexto em que se observa sua necessidade como instrumento para promoção da saúde ou para o tratamento de patologias, levando-se em consideração os princípios das necessidades humanas. Na UTI a atenção aos pacientes sob VM torna-se responsabilidade dos profissionais de enfermagem, necessitando de embasamento técnico e científico para a realização dos cuidados6

Para uma prestação de cuidado de qualidade é necessário que os profissionais de enfermagem possuam uma ampla compreensão dos cuidados a serem prestados a pacientes em VM, detenham habilidade necessária para identificar problemas que atinjam diretamente estas necessidades, além de reconhecer a tolerância fisiológica específica de cada um, visto a considerável responsabilidade da equipe de enfermagem6

Logo, o profissional de enfermagem atua fundamentalmente em UTIs; porém, observa-se também que os mesmos, atualmente, em determinadas instituições, estão ficando cada vez mais distantes do suporte ventilatório, talvez pelas inúmeras atribuições que lhes são destituídas, ou por haver outra categoria profissional fazendo esse tipo de assistência, bem como pela deficiência de seu conhecimento9

Destaca-se, por fim, que o conhecimento técnico científico deve acompanhar a modernidade, já que a evolução de tecnologia para manutenção da vida é contínua. Dessa forma, é necessário o aprimoramento e atualização do profissional de enfermagem para que o atendimento seja adequado, voltado às necessidades do paciente e com o mínimo de riscos4

 

CONCLUSÃO

Tendo em vista a discussão ocorrida com clara evidência dos cuidados prestados pelos Profissionais de Enfermagem ao paciente crítico em Ventilação Mecânica, se faz pertinentes salientar a necessidade de maior aprofundamento no conhecimento técnico e científico daqueles que atuam junto aos pacientes.

Por se tratar de procedimento de delicado manuseio, é observado que a monitorização e acompanhamento integral por parte do profissional de Enfermagem constitui fator de extrema importância para evitar-se complicações severas e, às vezes, potencialmente fatais.

Considera-se, por fim, que o objetivo em demonstrar o que se tem na literatura especializada atualmente fora alcançado, bem como também foi evidenciado alcance da meta em se observar o cuidado de Enfermagem em consonância com o diagnóstico Monitoring of respiration, uma vez que a Monitorização é fator preponderante e pertinentes nos serviços de Terapia Intensiva.

 

RECOMENDAÇÃO

Tendo em vista a obra construída até aqui, acredita-se que o aprofundamento de questões práticas pode evidenciar e suscitar problemas que podem encontrar respaldo na pesquisa baseada em evidências.

Portanto, o Profissional de Enfermagem possui autonomia para, por si só, auxiliar na formação e aquisição de conhecimento de outros Profissionais, a fim de se manter um nível de qualidade na assistência aceitável. Recomenda-se, por sua vez, a pesquisa baseada em evidências para que se possa ir de encontro a novos conhecimentos e saberes, bem como práticas assistenciais.

 

 

REFERÊNCIAS

1. Santos VFR, Figueiredo Ana EPL. Intervenção e atividades propostas para o diagnóstico de enfermagem: ventilação espontânea prejudicada. Acta Paul Enferm [Internet]. 2010 [cited 2020 Sep 12]; 23(6): 824-830. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000600017&lng=en http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000600017 .

2. Moreira BL, Nogueira MRA, Marques FN, Áfio CJ. Identificação dos diagnósticos de enfermagem da classe de respostas cardiovasculares/pulmonares em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Aquichan [Internet]. 2015 Apr [cited 2020 Sep 12];15(2):200-209.Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-59972015000200004&lng=en . http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2015.15.2.4 .

3. Maia MA, Silva MAC, Paiva ACO, Silva DMAM. Práticas profissionais em situações de violência na atenção domiciliar: revisão integrativa. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2020 Sep [cited 2020 Sep 12]; 25(9):3587-3596. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000903587&lng=en . Epub Aug 28, 2020 .https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.27992018  .

4. Melo Elizabeth Mesquita, Teixeira Carlos Santos, Oliveira Rogéria Terto de, Almeida Diva Teixeira de, Veras Joelna Eline Gomes Lacerda de Freitas, Frota Natasha Marques et al . Nursing care of hospitalised patients receiving mechanical ventilation in intensive care units. Rev. Enf. Ref.  [Internet]. 2014  Mar [citado  2020  Out  12] ;  serIV( 1 ): 55-63. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000100007&lng=pthttp://dx.doi.org/10.12707/RIII1316

5. Cruz João Ricardo Miranda da, Martins Matilde Delmina da Silva. Pneumonia associada à ventilação mecânica invasiva: cuidados de enfermagem. Rev. Enf. Ref.  [Internet]. 2019  Mar [citado  2020  Out  10] ;  serIV( 20 ): 87-96. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832019000100010&lng=pt.   http://dx.doi.org/10.12707/RIV18035.

6. Leal G de A, Ribeiro JB, Santos JJ dos, Cavalcante AB. CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA Prevenção Da Pneumonia Associada À Ventilação Mecânica Em Unidades De Terapia Intensiva: Uma Revisão Literária. CGCBS [Internet]. 4º de abril de 2017 [citado 16º de outubro de 2020];4(1):95. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/3657

 

7. Moreira Bárbara Sueli Gomes, Silva Rosana Maria de Oliveira, Esquivel Denise do Nascimento, Fernandes Josicélia Dumet. Pneumonia Associada À Ventilação Mecânica: Medidas Preventivas Conhecidas Pelo Enfermeiro. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 25, n. 2, p. 99-106, maio/ago. 2011. Disponível em: https://cienciasmedicasbiologicas.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/5789/4463

 

8. Frota Melissa Lopes, Campanharo Cássia Regina Vancini, Lopes Maria Carolina Barbosa Teixeira, Piacezzi Luiz Humberto Vieri, Okuno Meiry Fernanda Pinto, Batista Ruth Ester Assayag. Good practices for preventing ventilator-associated pneumonia in the emergency department. Rev. esc. enferm. USP  [Internet]. 2019  [cited  2020  Oct  10] ;  53: e0460. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342019000100438&lng=en.   Epub June 13, 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2018010803460.

 

9. Rodrigues Yarla Cristine Santos Jales, Studart Rita Mônica Borges, Andrade Ítalo Rigoberto Cavalcante, Citó Maria do Carmo de Oliveira, Melo Elizabeth Mesquita, Barbosa Islene Victor. Ventilação mecânica: evidências para o cuidado de enfermagem. Esc. Anna Nery  [Internet]. 2012  Dec [cited  2020  Oct  28] ;  16( 4 ): 789-795. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000400021&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000400021 .

 

10. Rodrigues Ana Natesia, Fragoso Luciana Vládia e Cavalhedo, Beserra Francisca de Melo, Ramos Islane Costa. Impactos e fatores determinantes no bundle de pneumonia associada à ventilação mecânica. Rev. Bras. Enferm.  [Internet]. 2016  Dec [cited  2020  Oct  10] ;  69( 6 ): 1108-1114. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601108&lng=en .  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0253 .

 

 





JSNCARE
Share |