NURSING ASSISTANCE IN FRONT OF DIAGNOSIS: HAZARDOUS GAS EXCHANGE IN PATIENTS WITH SARS COVID-2: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEM

 

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE AO DIAGNÓSTICO: TROCA DE GAZES PREJUDICADA EM PACIENTES COM SARS COV-2: UMA REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA

 

Enfa Larissa de Araújo Mantuano Agostinho. Discente do curso de especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos / Universidade Federal Fluminense (UFF). larissamantuano@hotmail.com.

Profa. Dra. Isabel Cruz. Professora Titular Universidade Federal Fluminense (UFF). isabelcruz@id.uff.br

Abstract: 

The SARS-CoV-2 was identified in Wuham on 12/31/2019, as the etiologic agent of coronavirus 2019. Its high rate of transmissibility was observed in the face of an alarming growth in the number of confirmed cases by countries. Its efficiency in contagion was due to the adaptive way of transmitting between droplets of human saliva, and in the form of aerosols, and it went on to cause a pandemic. The nursing professional has a fundamental role in the health care of this individual, affected by COVID-19. The objective of the present study is to review in the literature Nursing Care in times of COVID-19, correlating with conducts, experiences inherent to patients attended. Methodology was a systematic review of the literature. Results From the searches, 122 studies were found, 26 of which were published in LILACS and 96 in MEDLINE. It is concluded that there is still little scientific evidence regarding nursing care for patients with ineffective gas exchange.

Keywords: Intensive therapy. Nursing Assistance. Covid-19.

 

Resumo:

O SARS-CoV-2 foi identificado em Wuham no dia 31/12/2019, como agente etiológico da doença coronavírus 2019.Observou-se sua alta taxa de transmissibilidade, diante de um crescimento alarmante no número de casos confirmados pelos países. Sua eficiência em contágio se deu, devido à forma adaptativa de se transmitir entre gotículas da saliva humana, e na forma de aerossóis, e caminhou para causar uma pandemia. O profissional de enfermagem tem papel fundamental na assistência à saúde desse indivíduo, acometido da COVID-19. O objetivo do presente estudo se dá por revisar na literatura a Assistência de Enfermagem em tempos de COVID-19, correlacionando com condutas, vivências inerentes aos pacientes atendidos. Metodologia foi uma revisão sistematizada da literatura. Resultados A partir das buscas foram encontrados 122 estudos, sendo 26 publicados na LILACS e 96 na MEDLINE. Conclui-se que ainda existem poucas evidências científicas no que tange o cuidado de enfermagem ao paciente com troca de gases ineficaz.

Palavras chaves: Terapia Intensiva; Assistência de Enfermagem; Covid-19.

 

 

INTRODUÇÃO

SARS-CoV teve sua primeira aparição no ano de 2002, como a primeira causa de um surto da síndrome respiratória, sendo ela como síndrome respiratória aguda grave (SARS). Seu parentesco, MERS (MERS-CoV), teve surgimento no oriente médio, no ano de 2012, com resultado direto na morte de 640 indivíduos, e chegou aos 1.800 casos confirmados, no que se diz respeito à transmissão. O SARS-CoV-2, é o mais novo de sua linhagem, se tornando o novo betacoronavírus, com seu envolto de origem zoonótica, e contendo RNA de cadeia simples. Teve sua identificação em Wuham no dia 31/12/2019, como agente etiológico da doença coronavírus 2019 (covid-19)1.

Observou-se sua alta taxa de transmissibilidade, diante de um crescimento alarmante no número de casos confirmados pelos países e consecutivamente enunciado pela OMS. O vírus mostrou-se capaz de quebrar à barreira, saindo do animal, e se propagando entre humanos de forma rápida, com isso contaminou continentes em poucos meses. Sua eficiência em contágio se deu, devido à forma adaptativa de se transmitir entre gotículas da saliva humana, e na forma de aerossóis, e caminhou para causar uma pandemia. Tornando-se um alerta mundial, justamente pelo seu desconhecimento e sua alta taxa de contágio, juntamente com à inadequação de um tratamento exclusivo, causando enormes discussões posteriormente em como abordar a infecção causada pela covid-19 e na assistência de um tratamento eficaz 2-5

Atualmente o número de casos informado pela OPAS/OMS é de 6.314.740 casos confirmados e 172.833 óbitos. Nota-se que o número dos casos notificados está cada vez maior, e consequentemente os casos mais graves da covid-19 precisam de suporte da unidade de terapia intensiva (UTI), com profissionais capacitados e especialistas atuando multidisciplinarmente6. 

O profissional de enfermagem tem papel fundamental na assistência à saúde desse indivíduo, acometido da covid-19, com isso exige uma vigilância constante, conhecimento, expertise, responsabilidade e comprometimento, pois qualquer descuido pode ser fatal. Devido à gravidade e instabilidade dos pacientes e complexidade de cada caso, a assistência de Enfermagem exige um raciocínio crítico e clínico para melhor atender esse doente. Os membros da equipe precisam estar em sintonia, organizados, compartilhando saberes, a fim de obter uma boa estratégia assistencial, para promover o melhor resultado ao paciente 6,7.

O principal órgão afetado pelo vírus, é o pulmão. Levando o paciente a uma troca de gases prejudicada que é caracterizada e definida por dispneia, taquicardia, padrão respiratório anormal etc. Que são sintomas específicos de pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19 8-9.

Diante do exposto faz-se necessário identificar na literatura atual o que tem sido discutido pelos estudiosos da área acerca da temática troca de gazes prejudicada em pacientes com sars cov-2.

O objetivo do presente estudo se dá por revisar na literatura a Assistência de Enfermagem em tempos de covid-19, correlacionando com condutas e relatos inerentes aos pacientes atendidos.

Com isso, foi utilizado a Estratégia PICOT no desenvolvimento da pesquisa:

 

Quadro 01: Estratégia PICOT. Niterói, 2020.

ACRÔNIMO

DEFINIÇÃO 

DESCRIÇÃO

P

População ou problema de saúde 

Função do sistema respiratório prejudicado em pacientes com SARS COV-2. 

I

Intervenção ou exposição 

Assistência de Enfermagem 

C

controle ou comparador

não há

O

resultado ou desfecho

não há

T

Tempo

7 dias 

Fonte: Elaborado pelos autores.

METODOLOGIA

 

Trata-se de um estudo bibliográfico, tipo revisão sistematizada. Esta forma de estudo possibilita sintetizar as diferentes pesquisas disponíveis sobre determinado assunto e orienta a prática com embasamento no conhecimento científico. Foram delimitadas algumas etapas, baseado na produção de uma revisão integrativa, e elas são: estabelecimento da questão de pesquisa; busca na literatura; categorização dos estudos; avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados e síntese do conhecimento11

As produções científicas encontradas nesta revisão foram classificadas segundo a Prática Baseadas em Evidências (PBE). Esta classificação está de acordo com Oxford Centre Evidence-Based Medicine (Quadro 2) que classifica as evidências conforme o delineamento metodológico12.

 

 

  Quadro 2: Classificação dos tipos de estudo por nível de evidência. Niterói, 2020.

Nível de Evidência 

Tipo de Estudo

Revisões sistemáticas e metanálises de ensaios clínicos comparáveis. Estudos controlados.

randomizados bem delineados com desfecho clínico relevante.

1B

Estudos controlados randomizados com estreito intervalo de confiança.

1C

Resultados do tipo tudo ou nada. Estudo de série de casos controlados.

Revisão sistemática homogênea de estudos de coorte (com grupos de comparação e controle de variáveis).

2B

Estudo de coorte com pobre qualidade de randomização, controle ou sem acompanhamento longo, estudo de coorte transversal.

2C

Resultados de pesquisas (observação de resultados terapêuticos ou evolução clínica).

Revisão sistemática homogênea de estudos de caso com grupo-controle.

3B                                      

Estudos de caso com grupo-controle.

4

Relatos de casos e série sem definição de caso controle 

5

Opinião de autoridades respeitadas ou especialistas

Fonte: Oxford Centre for Evidence-Based, 2001.

 

Os critérios de inclusão foram artigos científicos originais e internacionais, publicados em Português, Inglês ou Espanhol, independentemente do método de pesquisa utilizado, entre os anos de 2012 a 2020. Estudos encontrados em mais de uma base de dados foram considerados somente uma vez. Foram excluídos estudos que não contemplam o cuidado de enfermagem ao paciente com função do sistema respiratório prejudicado como objeto do cuidado.

Como método de busca, utilizaram-se alguns Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) do Portal Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), com base na interface de pesquisa avançada via formulário iAH, aplicando-se os operadores booleanos or/and. Os descritores selecionados foram: Assistência de Enfermagem; Covid-19.

A produção científica foi obtida por meio de uma busca bibliográfica nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs); Literatura Internacional em Ciências da Saúde (Medline), durante o mês de novembro de 2020. Para extração das características das publicações, foi organizado um quadro (anexo I), com as seguintes informações para o melhor entendimento da seleção quantitativa dos artigos: Autor, Data e País; Objetivo da Pesquisa; População/Amostra; Tipo de Estudo; Principais Recomendações; Nível de Evidência.

 

RESULTADOS 

 

A partir das buscas foram encontrados 122 estudos, sendo 26 publicados na Lilacs e 96 na Medline.

Os 122 estudos foram submetidos a leitura minuciosa dos títulos e resumos. Destes, somente 10 eram artigos científicos originais, publicados na íntegra em Português, Inglês ou Espanhol. Fez-se, então, a leitura das publicações, das quais se adequam a todos os critérios de inclusão. Vale ressaltar que publicações duplicadas foram encontradas nas bases utilizadas, com isso foram consideradas apenas uma vez. 

 

 

     Quadro 3:  Artigos selecionados

Autor(es), Data e País

Objetivo da pesquisa 

População/ amostra

Tipo do estudo

Principal(is) recomendação(ões)

Nível de evidência 

Barros ALS. Vasconcelos, M. Santana RF, Cavalcante AMRA, Ferreira AF, et al. / 2020 / Brasil.

Descrever o processo de construção teórica dos documentos de apoio ao Processo de Enfermagem nos cenários de atendimento à covid-19.

O processo de construção teórica de documentos-guia para a assistência de enfermagem a pacientes suspeitos ou confirmados para covid-19.

Relato de experiência.

Favorecer o planejamento de intervenções e a organização dos serviços necessários à realização do cuidado em saúde nos cenários de enfrentamento da pandemia de covid-19.

4

Backes,

Carvalho, 

Santos, 

Backes. /2020/ Brasil.

Promover uma análise teórico-reflexiva sobre o que a enfermagem

tem a aprender e a ensinar à sociedade global em tempos de pandemia causada pelo coronavírus/covid-19, na perspectiva do pensamento da complexidade.

Ensaio

Teórico reflexivo.

Ensaio

Teórico reflexivo.

A enfermagem tem a aprender e ensinar à sociedade global que seu principal objeto de trabalho, o cuidado, está relacionado à ampliação das interações e associações sistêmicas e à capacidade de fortalecer a interlocução com a realidade complexa.

5

Oliveira, 

Freitas, 

Araújo, 

Gomes. / 2020/ Brasil. 

 

Discutir sobre a Campanha Nursing Now e o papel da enfermagem em tempos de pandemia por covid-19.

 

Reflexão teórica baseada.

Reflexão teórica baseada.

 

É necessário que a Enfermagem reconheça seu próprio valor, atice a sua capacidade contínua de aprendizado e tenha consciência das mudanças sociais que ocorrem. O estudo contribui para repensar estratégias de valorização da enfermagem como

imprescindível para superar os desafios que o século XXI nos apresenta.

5

Oliveira,

Vargas, 

Bitencourt, 

Campo Meschial, 

Frizon, 

Biffi, 

Barros de Souza,  Maestri1. / 2020 / Brasil.

Relatar a experiência no processo de estruturação e gestão de uma unidade específica para covid-19, ressaltando o protagonismo do enfermeiro nas tomadas de decisão.

Relato de experiência sobre a criação e a gestão da unidade.

Relato de experiência.

Enfatiza-se o alicerce nas evidências científicas e recomendações dos órgãos competentes a níveis mundial e nacional para a estruturação da unidade covid-19. Destaca-se o protagonismo do enfermeiro em todas as interfaces, o qual assume papel fundamental desde a composição das comissões, perpassando pelo planejamento e funcionamento da estrutura física, gestão de recursos humanos e construção de protocolos e

fluxos de cuidado, além de atuar diretamente na assistência.

4

Huang, Chen, Chen, Wan / 2020 / Tawian.

As enfermeiras desempenham um papel fundamental ao fornecer cuidados de saúde diretos, bem como fornecer rastreamento de contato e cuidados para os clientes em quarentena e serviços de cuidados comunitários. A Taiwan Nurses Association e outras associações de enfermeiras desempenham um papel de liderança vital na defesa de enfermeiras, aumentando a consciência pública,

melhorando o perfil profissional de enfermagem e compartilhando experiências por meio de plataformas nacionais e internacionais.

Observacional/ Relato de experiência.

Relato de experiência.

Fornecendo pessoal adequado equipamento de proteção e pessoal seguro deve ser a maior prioridade para os governos e formuladores de políticas em todo o mundo para combater a pandemia com sucesso.

 

4

Autores não descritos /2020/Europa.

Descrevemos nossa organização deste tipo de unidade e nosso

primeiro feedback de seu funcionamento, com base na experiência em um Hospital \Universitário francês de atendimento terciário. Esta unidade de desmame foi definida

ex nihilo em 7 dias e estava pronto para os primeiros 4 pacientes por

26 de março de 2020.

 

Criação de unidades sentinelas.

Relato de experiência.

 

4

OPAS/BRA/

2020/ Brasil.

O objetivo deste documento é oferecer orientações sobre PCI em ILPs dentro do contexto do COVID-10.

Orientação para atividades práticas. 

Orientação para atividades práticas. 

As ILPs devem garantir que haja um ponto focal de PCI na instituição que lidere e coordene as atividades de PCI, idealmente com o apoio de uma equipe de PCI, cujas responsabilidades lhes foram delegadas e com a consultoria de um comitê multidisciplinar. Os princípios norteadores da OMS para PCI podem ser encontrados.

5

Rache, 

Rocha, 

Nunes, 

Spinola, 

Malik, 

Massuda/

2020/Brasil.

Objetivo de contribuir com informações para o dimensionamento

e a alocação de recursos hospitalares necessários

ao enfrentamento da covid-19.

Serviços de saúde.

Crítico reflexivo.

Identificar sob diferentes

ângulos as áreas de maior carência de infraestrutura

no país.

5

Salari, 

Khazaie,

 Hosseinian-Far, 

Ghasem, 

Mohammad,

Shohaimi, 

Daneshkhah, 

Khaledi-Paveh,  Hosseinian-Far/

2020/ Brasil.

O objetivo deste estudo é investigar a prevalência de distúrbios do sono em enfermeiros e médicos hospitalares que atendem pacientes com covid-19.

Médicos e Enfermeiros

Revisão sistemática /

Metanálise

Portanto, é importante para a saúde

formuladores de políticas para fornecer soluções e intervenções para reduzir o estresse no local de trabalho e as pressões sobre a equipe médica.

 

Qing, 

Aiwu,

Shixiong/ 2020/ China.

Indicação de utilização da ECMO no covid-19.

Sugestão e revisar experiência.

Informativo.

Terapia de ECMO pode fornecer suporte cardíaco e pulmonar e ganhar tempo para

tratamento.

2C

     Fonte: Elaborado pelos autores.

 

DISCUSSÃO

Em um estudo foi encontrado que a forma em que a gestão da enfermagem conseguiu assegurá-los, foi implementando capacitações, treinamentos e supervisão para o enfrentamento do vírus. Uma forma palpável e de fácil acesso. Lembrando que o papel do Enfermeiro diante do cuidado com a equipe é um destaque, fornecendo apoio psicológico e todo aparato legal e de direito caso se contaminarem. O gerenciamento de riscos traz uma elevada pressão aos coordenadores, pautado nas incertezas sobre a patogênese do novo vírus e como isso muda a saúde mental dos funcionários. Os relatos de experiências são sempre bem vindos, e de uma riqueza sem igual, pois você aproxima a prática e assegura o profissional em suas atividades. Lembrando a importância de evidências científicas e recomendações por autoridades e órgãos competentes no âmbito mundial e nacional para o alicerce da unidade COVID-19. Então é encontrado o protagonismo da enfermagem diante do gerenciamento de diversas ações e planejamentos de estruturas físicas e gestão de recursos, estabelecendo protocolos próprios para o momento atual 14. 

É possível observar o aumento da demanda de trabalho da equipe de enfermagem, com isso a ciência entende que necessidades não são apenas de um conhecimento sobre o aspecto clínico do paciente com COVID-19, e sim de uma segurança como profissional e pessoa. Muitos relatos de trabalhadores da área com medo, inseguros e preocupados. Tudo isso influencia no seu cuidado, o qual é complexo e sistematizado, a enfermagem aprende diariamente e ensina com seu objeto de trabalho, o qual está relacionado a maior abertura para interações nos diversos cenários. Necessita-se fortalecer o profissional para uma melhor assistência, com uma comunicação clara. Reorganizar a ciência da enfermagem é o centro do cuidado atualmente na pandemia de COVID-19, sendo o profissional de enfermagem o protagonista considerando a complexidade do ser e fazer enfermagem 16.

O aumento de demandas na saúde aumentou devido a COVID-19, exigindo dos profissionais de enfermagem reestruturação dos serviços prestados na comunidade e nos hospitais. O cuidado centrado na família, visando alcançar a promoção da saúde integral, diante de uma pandemia tornou-se mais ativo, pois a detecção precoce dos sinais e sintomas é de suma importância. Além da conscientização da população em relação as medidas de distanciamento, isolamento e higiene no geral. Observando então a manifestação de sintomas com uma representação clínica com diversos níveis de gravidade. Os pacientes com níveis de gravidade crítico, requer uma atenção especializada. Todos os pacientes com sintomatologia típica, com manifestações clínicas específicas, precisam ser observados em uma unidade de internação, para evitar a progressão da doença ou até mesmo evitar causas fatais7-10,20.

A saturação dos sistemas de saúde é uma realidade vivida atualmente, juntamente com a precariedade de materiais. As estratégias para um cuidado qualificado precisam ser implantadas, embora limitados os registros de guias práticos de atuação, pacientes com comorbidades têm apresentado maior gravidade da doença. Disfunção do sistema respiratório, hipoxemia tem sido muito encontrado na prática clínica7-10,20

Os diagnósticos de enfermagem mais encontrados são: Risco de Infecção (0004); Padrão Respiratório Ineficaz (00032); Troca de Gases Prejudicada (00030); Desobstrução Ineficaz de Vias Aéreas (00031); Ventilação Espontânea Prejudicada (00033); Intolerância à Atividade (00092); Hipertermia (00007); Diarreia (00013); Conforto Prejudicado (00214) 7-10,20.

A troca de gases prejudicada tem sido uma forma mais silenciosa, para comprometer o parênquima pulmonar, lesionando ao gerar a vasodilatação, aumentando a permeabilidade endotelial e o recrutamento de leucócitos. Os diagnósticos se instalam, levando a um padrão respiratório ineficaz, consequentemente gerando uma intolerância à atividade e desobstrução ineficaz de vias aéreas nos pacientes acometidos. Sendo assim a troca de gases prejudicada representa um risco inerente ao diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada7-10,20.

A avaliação e progressão do estado de saúde do paciente, é realizada pela equipe de enfermagem, prestando cuidados ativamente para uma melhor recuperação. Avaliar diariamente o paciente, acompanhar sua evolução de perto são elementos essenciais para o cuidado do Enfermeiro COVID-197-10,20

A adoção de medidas urgentes foi necessária diante da pandemia do COVID-19. Com o elevado número de pacientes acometidos com alta gravidade, necessitando de internações em UTI, a escassez dos leitos foi uma realidade esperada. Com isso a necessidade medidas urgentes foram adotadas, como o aumento do número de leitos, com os hospitais de campanha, juntamente dos seus equipamentos, como respiradores. Diante do conhecimento e respeito pelo crescimento exponencial da doença, o perigo e realidade da transmissão comunitária foi crucial para a otimização dos serviços públicos e privados 23

 

CONCLUSÃO

 

Existem poucas evidências científicas no que tange o cuidado de enfermagem ao paciente com troca de gases ineficaz, considerando o momento atual e o tempo necessário para um bom delineamento metodológico, para trazer evidências confiáveis e aplicáveis, entende-se a escassez de publicações.

Entretanto é possível observar o protagonismo da enfermagem no gerenciamento de equipe, estrutura e criação de protocolos, ações inerentes à prática gestora e acentuado no presente momento de pandemia. 

É possível observar também com os artigos encontrados nesta revisão o lado emocional abalado dos profissionais da linha de frente, juntamente da reflexão teóricas de estudiosos da área. 

 

REFERÊNCIAS 

 

1.Lima CMAO. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol Bras [Internet]. 2020 [cited 2020 Abr 17];53(2):V-VI.  Doi: https://doi.org/10.1590/0100-3984.2020.53.2 

 

2. Cavalcante JR, Santos ACC, Bremm JM, Lobo AP, Macário EM, Oliveira WK, et al. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 de 2020. Epidemiol Serv Saúde [Internet]. 2020 [cited 2020 Dez 1]; 29(4): e2020376. Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000400306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt 

 

3.Oliveira WK, Duarte E, França GVA, Garcia LP. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol Serv Saúde. [Internet]. 2020 [cited 2020 abr 24];29(2):e2020044. Available fromhttps://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000200023 

 

4.Marques LC, Lucca DC, Alves EO, Fernandes GCM, Nascimento, KC. COVID-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 29  [cited 2020 jun 22]; 29 (e20200119): 1-12. Available fromhttps://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0119

 

5.Silva FV. Enfermagem no combate à pandemia da COVID-19. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020 [cited 2020 mai 29]; 73(Supl. 2): e2020sup2. Available fromhttps://doi.org/10.1590/0034-7167-202073suppl201

 

6.Teixeira CFS, Soares CM, Souza EA, Lisboa ES, Pinto ICM, Andrade LR, et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Ciênc & Saúde Colet [Internet]. 2020 [cited 2020 dez 1];25(9): 3465-3474. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.19562020 

 

7.Silva APSC, Maia LTSS, Wayner V. Síndrome respiratória aguda grave em Pernambuco: comparativo dos padrões antes e durante a pandemia de COVID-19. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];25(suppl 2): 4141-4150. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.29452020 

 

8.Nobre AFS, Sousa RCM, Santos MC, Barbagelata LS, Costa Junior E, Lima DF, et al. Primeira detecção de coronavírus humano associado à infecção respiratória aguda na Região Norte do Brasil. Rev Pan-Amaz Saúde [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1]; 5(2), 37-41. Available from: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-62232014000200005&lng=pt&tlng=pt. 

 

9.Albuquerque N. Planejamento operacional durante a pandemia de covid-19: comparação entre recomendações da Organização Mundial da Saúde e o Plano de Contingência Nacional. Cogitare Enferm [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1]; 25. Available from: Http://Dx.Doi.Org/10.5380/Ce.V25i0.72659 

 

10. Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. Atualização Oficial COVID-19 - Organização Mundial da Saúde [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1]. Available fromhttps://www.paho.org/pt/brasil 

 

11.Cooper HM. The integrative research review: a systematic approach. Beverly Hills (CA): Sage Pulications [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];1984. Available fromhttps://stars.library.ucf.edu/cirs/728/  

 

12.Sackett DL. Rosenberg WMC. On the need for evidence-based medicine. Am J Public Health [Internet]. 2009  [cited 2020 dez 1];17(3):330-4.  Available fromhttps://doi.org/10.1093/oxfordjournals.pubmed.a043127  

 

13.Salari N,  Khazaie H, Hosseinian-Far A, Ghasemi H, Mohammadi M, Shohaimi S, et al. The prevalence of sleep disturbances among physicians and nurses facing the COVID-19 patients: a systematic review and meta-analysis. Globalization Health [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];16(1):1-14. Available fromhttps://doi.org/10.1186/s12992-020-00620-0 

 

14.Bitencourt JVDOV, Meschial WC, Frizon G, Biffi P, Souza JBD, Maestri E. Protagonismo do enfermeiro na estruturação e gestão de uma unidade específica para covid-19. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1]; 29(e20200213). Available fromhttps://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0213 

 

15.Oliveira KKDD. Freitas RJMD, Araújo JLD, Gomes JGN. Nursing Now e o papel da enfermagem no contexto da pandemia e do trabalho atual. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];42(SPE). Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200120 

 

16.Backes MTS, Carvalho KM, Santos EKAD, Backes DS. Novo coronavírus: o que a enfermagem tem a aprender e ensinar em tempos de pandemia?. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];73. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0259 

 

17.Levy J, Léotard A, Lawrence C, Paquereau J, Bensmail D, Annane D, et al. A model for a ventilator-weaning and early rehabilitation unit to deal with post-ICU impairments with severe COVID-19. Annals of Physical and Rehabilitation Medicine [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1]; 63(4): 376-378. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7165266/ 

 

18.Huang LH, Chen CM. Chen SF. Wang HH. Roles of nurses and National Nurses Associations in combating COVID‐19: Taiwan experience. International nursing review [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1]; 67(3): 318-322, 2020. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7165266/ 

 

19.Bambi S, Iozzo P, Rasero L, Lucchini A. COVID-19 in Critical Care Units: Rethinking the Humanization of Nursing Care. Dimensions of Critical Care Nursing [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];9(5): 239-241Available from: doi: 10.1097/DCC.0000000000000438  

 

 

20.Barros ALBLD, Silva VMD, Santana RF. Cavalcante AMRZ, Vitor AF, Lucena ADF, et al. Contribuições da rede de pesquisa em processo de enfermagem para assistência na pandemia de COVID-19. Rev Bras Enferm [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];73, 2020. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0798

 

21.Oliveira KT. Gasparini JL. Camandoni VDO, Sousa JFD, Canteras JDS. Lima JL. Principais medidas tomadas para a mudança dos processos assistenciais durante a pandemia por COVID-19. Enferm. foco [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];235-238, 2020. Available fromhttps://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1116874 

 

22.Nie Q, Ye A, Wei WS. Nursing Management of Severe COVID-19 Patients Undergoing Extracorporeal Membrane Oxygenation Combined with Prone Position Ventilation. In The Heart Surgery Forum [Internet]. 2020  [cited 2020 dez 1];23(4): E422-E425), 2020. Available fromhttps://europepmc.org/article/med/32838995 

 

23. Rache B, Rocha R, Nunes L, Spinola P, Malik AM, Massuda A. Necessidades de infraestrutura do SUS em preparo à COVID-19: leitos de UTI, respiradores e ocupação hospitalar. São Paulo: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, 2020. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1099954 

 





JSNCARE
Share |