What is the Best Digital Technology for the Neurological Conditions After Surgery Nursing Intervention in ICU – Systematic Literature Review

 

Qual a Melhor Tecnologia Digital Para a Intervenção de Enfermagem Avaliar Condição Neurológica Após Cirurgia em UTI – Revisão Sistematizada da Literatura

Paula Villas Bôas Leal¹, Isabel Cristina Fonseca da Cruz²

¹Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). paulavillasboasleal@gmail.com

2Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

ABSTRACT

Problem situation: The search for information about practice based on scientific evidence and its guidelines on nursing intervention to assess neurological conditions after surgery in the ICU, for highly complex patients under intensive care. Objective: To identify the best nursing intervention in the national and international literature to assess the neurological condition after surgery in a high-complexity client. Method: Integrative literature review by searching online computerized database, from 2013 to 2020, in Virtual Health Library (VHL), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Nursing database (BDENF), Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs), Online Medical Literature Search and Analysis System (MEDLINE) and Researchgate. Conclusion: There are currently new methods and concepts for assessing the neurological condition of surgical or critical patients, the review showed some examples of studies and practices related to this.

Key-Words: Nursing practice; Critical Care; Neurologic Examination. Standardized Nursing Terminology; Digital Technology.

 

RESUMO

Situação-problema: A busca de informações sobre a prática com base de evidências científicas e suas diretrizes sobre a intervenção de Enfermagem para avaliar as condições neurológicas após cirurgia em UTI, para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos. Objetivo: Identificar na literatura nacional e internacional qual a melhor intervenção de Enfermagem para avaliar a condição neurológica após cirurgia em cliente de alta complexidade. Método: Revisão integrativa da literatura por meio da busca em base de dados online, computadorizada, no período de 2013 a 2020, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Base de dados de enfermagem (BDENF), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Researchgate. Conclusão: Atualmente existem novos métodos e conceitos para a avaliação da condição neurológica dos pacientes cirúrgicos ou críticos, a revisão mostrou alguns exemplos de estudos e práticas relacionados a isso. 

Palavras-Chaves: Cuidados de Enfermagem; Cuidados Intensivos; Exame Neurológico; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Tecnologia Digital.

 

 

 

INTRODUÇÃO

O pós-operatório inicia-se com os períodos pós-anestésico e pós-operatório imediato, nos quais o paciente está se recuperando dos efeitos anestésicos. A assistência de enfermagem durante o período pós-operatório imediato concentra-se em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações. Por menor que seja a cirurgia, o risco de complicações sempre estará presente. A prevenção destas, no pós-operatório promove rápida convalescência, poupa tempo, reduz gastos, preocupações, ameniza a dor e aumenta a sobrevida.¹

Os objetivos da equipe multidisciplinar, principalmente a equipe de Enfermagem, durante este período são: a manutenção do equilíbrio dos sistemas orgânicos, alívio da dor e do desconforto, prevenção de complicações, plano adequado de alta e orientações.¹

O enfermeiro atua realizando, desenvolvendo e implementando um plano de cuidados em cada uma das suas fases, desde o pré-operatório, intraoperatório, até o pós-operatório.²

Em prol da qualidade da assistência, o enfermeiro necessita organizar e planejar o cuidado a partir da aplicação das etapas metodológicas para a implementação do Processo de Enfermagem (PE), conforme a resolução do COFEN – 358/2009. Deve-se realizar o PE de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, onde se é estabelecido o cuidado do profissional de Enfermagem. Infere-se, assim, que, a partir da implementação do PE, o enfermeiro tem maior potencial para intervir de acordo com as especificidades do paciente.²

Após a avaliação, pelo enfermeiro, dos controles gerais, dos antecedentes clínicos, da fisiopatologia da doença, das intercorrências intraoperatórias e anestésicos, e de um exame físico completo, é possível elaborar um plano de cuidados individualizado.¹

 

SITUAÇÃO PROBLEMA

Tecnologias digitais que deem suporte a uma determinada intervenção de Enfermagem (CIPE®) prescrita para a resolução de diagnósticos de Enfermagem ou Médicos podem ter impactos na prática da(o) enfermeira(o). O objetivo principal dessa revisão é sintetizar sistematicamente as melhores evidências sobre as tecnologias de saúde digital para a intervenção de Enfermagem Avaliar Condição Neurológica Após Cirurgia (Código CIPE®: 10007097).

 

OBJETIVO

Buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de Enfermagem Avaliar Condição Neurológica Após Cirurgia (Código CIPE®: 10007097), bem como ter um impacto positivo sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade.

 

QUESTÃO PRÁTICA

 

Com base em evidência, qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de Enfermagem Avaliar Condição Neurológica Após Cirurgia (Código CIPE®: 10007097) para o(a) paciente de alta complexidade sob cuidados intensivos?

 

Quadro 1 – Estratégia da pergunta PICO.

ACRNIMO

DESCRIÇÃO

COMPONENTE DA QUESTÃO PRÁTICA

P

Paciente de alta complexidade e adulto/idoso com o diagnóstico CIPE®/SNOMED CT.

Diagnóstico CIPE®/SNOMED CT: um rótulo atribuído pela(o) enfermeira(o) que toma uma decisão acerca do(a) paciente após a avaliação/histórico de Enfermagem.

I

Ação realizada em resposta a um diagnóstico de Enfermagem de modo a originar um resultado de Enfermagem (ICN 2001).

Avaliar Condição Neurológica Após Cirurgia (Código CIPE®: 10007097).

C

Não há.

Não há.

O (resultado ou desfecho)

A medida ou estado de um diagnóstico de Enfermagem em pontos temporais após uma intervenção de Enfermagem (ICN 2001).

 

T (tempo)

Máximo 7 dias de internação em UTI.

Percurso Crítico: 7 dias.

Fonte: Leal; Cruz, 2021.

 

 

METODOLOGIA

Para este artigo foi escolhida a revisão integrativa da literatura. Trata-se de um método de pesquisa que permite a síntese de múltiplos estudos publicados, incluindo o aprofundamento de pesquisas que sustentam a tomada de decisão e a melhoria da prática clínica3.

Por se tratar de uma revisão integrativa, a questão norteadora foi estruturada a partir da estratégia PICOT, em que P (paciente) paciente de alta complexidade e adulto/idoso com o diagnóstico CIPE®/SNOMED; I (intervenção) atuação dos profissionais de enfermagem; C (controle) não se aplica; O (resultado) intervenções a serem aplicadas pelos profissionais de Enfermagem; T (tempo) sete dias.

Quanto a pesquisa em base de dados, esta ocorreu entre julho e outubro de 2021. O levantamento bibliográfico se deu nas bases da Scielo e Lilacs, utilizando os operadores booleanos: OR e AND.

Para seleção do material recuperado, optou-se por artigos em português no período de 2013 a 2020, excluindo-se teses e monografias. 

 

RESULTADOS

Quadro 2 – Análise e classificação das publicações localizadas nas bases de dados virtuais de acordo com Oxford (18). Niterói, 2021.

Autor(es), Data & País

Objetivo da pesquisa

População/ amostra

Tipo do estudo

Principal(is) recomendação (ões)

Nível de evidência

Rosa NM, Lima JF, Inoue KC.

 

2013, Brasil.4

Objetivou caracterizar o conhecimento da equipe de Enfermagem sobre o neurointensivismo, bem como identificar se esse conhecimento se diferencia entre os profissionais que participam e os que não participam de atividades educativas pertinentes a esta temática.

A população de estudo foi composta por quarenta e sete profissionais de enfermagem que atuam em UTIs, dos quais doze (25,5%) eram

enfermeiros, trinta e um (66%) eram técnicos de 

enfermagem e quatro (8,5%) eram auxiliares de enfermagem.

 

Estudo Descritivo e Exploratório com Abordagem Quantitativa.

 

Dados pressupõem a utilização de 

equipamentos    eletrônicos de    monitoramento, os quais estão em constante 

inovação e, consequentemente, demandam atualização ou capacitação da equipe. Destaca-se 

também a   necessidade de se desenvolverem programas de treinamento técnico para sua 

operacionalização, manutenção e conservação.

3A

Barros WCTS, Dal Sasso GTM, Alvarez AG, Ramos SF, Martins SR.

 

2019. Brasil.5

O estudo teve como objetivo descrever o desenvolvimento de um aplicativo intitulado OMAC® para a avaliação do nível de consciência em adultos.

Para o desenvolvimento da tecnologia, foi estruturada uma equipe composta por uma designer gráfica, dois programadores, uma conteudista especialista na área de neurologia e neurocirurgia e uma revisora.

Estudo de Produção Tecnológica. 

É necessária a existência de instrumentos de fácil aplicação, capazes de facilitar a identificação rápida de disfunções ou mudanças nos parâmetros neurológicos. As escalas escolhidas para inserção no aplicativo foram a AVPU, recomendada pelo National Association of Emergency Medical Technicians e Comitê do Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões. 

3B

Barros WCTS.

 

2015. Brasil.6

Desenvolver e avaliar um aplicativo móvel de aprendizagem sobre a avaliação do nível de consciência (OMAC) na aprendizagem de estudantes de Enfermagem.

A população do estudo está assim dividida: 14 professores especialistas na área de alta complexidade que desenvolvem suas atividades de docência na UFSC e por 24 alunos de 5º semestre de graduação em Enfermagem.

Estudo Quantitativo do tipo Semiexperimental Não Randomizado.

As autoras junto com uma equipe de programadores, construíram, como uma alternativa ao aprendizado da avaliação do nível de consciência, um aplicativo intitulado Mapp®. O aplicativo desenvolvido contém textos, imagens e vídeos sobre a avaliação do nível de consciência, divididos nos seguintes tópicos: escalas, avaliação pupilar, reflexos e padrão respiratório.

3B

Caciano KRPS, Saavedra JLI, Monteiro EL, Vólpati NV, Amaral TLM, Sacramento DS, et al.

 

2019. Brasil.7

Identificar as intervenções de Enfermagem para pacientes neurocríticos em uma Unidade de Terapia Intensiva. 

84 pacientes neurocríticos. Compôs-se a amostra, em sua maioria, por homens jovens, com diagnóstico de TCE, com lesão por pressão estágio 2.

Estudo Quantitativo, Descritivo, Transversal.

Deve-se otimizar o uso da Escala de Braden, assim como a avaliação rigorosa e diária do nível de consciência, pupilas e sinais vitais, para atingir 100% de frequência, e a monitorização efetiva com o cateter de PIC.

3B

Herrero S, Carrero E, Valero R, Rios J, Fábregas N.

 

2017. Brasil.8

O objetivo do presente estudo foi avaliar a utilidade das escalas de avaliação neurológica e do BIS para a detecção precoce de complicações neurológicas no pós-operatório de pacientes neurocirúrgicos. 

Todos os pacientes submetidos à neurocirurgia eletiva e com recuperação na SRPA durante o período de estudo foram alocados em dois grupos: grupo craniotomia (Grupo C) e grupo não craniotomia (Grupo NC).

Estudo Observacional.

Aplicados em conjunto, avaliação das pupilas, GCS, escala de Ramsay, CNS, Nu-DESC e BIS melhoraram a detecção precoce de complicações neurológicas no pós-operatório na SRPA após craniotomias eletivas.

3B

Branco CSPC, Pereira HO.

 

2016. Brasil.9

O presente estudo tem como objetivo descrever os cuidados de enfermagem necessários ao paciente em pós-operatório imediato (POI) de cirurgia de revascularização do miocárdio (CRVM).

A busca dos estudos foi realizada na BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), nas seguintes bases de dados eletrônicas: LILACS, IBECS, MEDLINE e BDEnf.

Revisão Bibliográfica de Caráter Exploratório.

No estudo realizado, foi utilizada a escala NICE (Neurologic Intensive Care Evaluation) para avaliar pacientes em pós-operatório de cirurgia nas primeiras 24 horas. Essa escala não depende de respostas verbais para avaliação neurológica, o que facilita sua aplicação em pacientes intubados. 

3B

Mota LSR, Assis MPH, Dourado MB, Silva MOL.

2021. Brasil.10

O estudo teve como objetivo analisar a qualidade dos registros dos enfermeiros de uma Unidade de Terapia Intensiva especializada quanto à avaliação neurológica de usuários em pós-operatório de cirurgia intracraniana.  

 

A amostra foi selecionada a partir dos critérios de inclusão:  prontuários de usuários  

internados no período de 01 de janeiro à 31 de dezembro de 2018; impressos de evolução de Enfermagem com data, assinatura e carimbo do profissional responsável.  

 

 

Estudo Retrospectivo, Com Delineamento Transversal e Abordagem Quantitativa. 

 

A realização da avaliação pupilar é um  

importante parâmetro do exame neurológico realizado pelo enfermeiro durante sua rotina assistencial, sobretudo em período de pós-operatório imediato (POI), para identificar possíveis danos ao SNC.  Avalia-se também o nível de consciência, por meio 

da Escala de Coma de Glasgow (ECGl), cujos 

parâmetros norteiam a prática e intervenções 

clínicas adequadas. Em caso de sedação, é utilizada a escala RASS. 

3B

Carvalho PR, Silva MN, Rodrigues Júnior JC,  Barbosa BA, Oliveira EM, Ner B, et al.

 

2018. Brasil.11

Apresentar pacientes com aneurismas tratados cirurgicamente em uma única cirurgia em um serviço de neurocirurgia da secretaria estadual de saúde de São Paulo.

Amostra de 23 pacientes com 52 aneurismas tratados entre os anos de 2009 e 2011.

Análise Retrospectiva.

Preconizar abordagem microneurocirúrgica para a maioria dos casos de aneurismas intracranianos múltiplos, buscando a clipagem microcirúrgica de todos os aneurismas intracranianos, se viável, em um único estágio e uma única craniotomia.

3B

Almeida AG, Grassia RCF, Nascimento TCDC.

 

2015. Brasil.12

Propor intervenções de Enfermagem no período pós-operatório imediato para pacientes submetidos a tratamento da estenose aórtica por cateter.

Coleta de dados foi realizada por meio do acesso ao banco de dados do Registro Brasileiro de Implante por Cateter de Bioprótese Valvar Aórtica, concebido pela SBHCI. O Registro inclui pacientes tratados desde 2008.

Pesquisa Retrospectiva Exploratória, Descritiva, com Abordagem Quantitativa.

Foram propostas as intervenções de Enfermagem para avaliação da função neurológica, como avaliar sinais de AVC e avaliar escala neurológica (Glasgow) a cada três horas, durante 24 horas, em seguida uma vez ao dia.

3B

Rezende R, Faria FJ, Cardoso IM, Batista Junio JL, Jacob Junior C. 

  1. Brasil.13

 

Objetivo: Avaliação clínica neurológica pré e pós-operatória de pacientes portadores de Mielopatia cervical submetidos à descompressão medular por via anterior. Foi desenvolvido com o objetivo de avaliar clinicamente, por meio das escalas de JOA e Nurick.

Foram avaliados 30 pacientes portadores de Mielopatia cervical, em período pré e pós-operatório, de descompressão medular via anterior.

Estudo Prospectivo, de Caráter Descritivo e Comparativo.

No presente trabalho realizou-se a avaliação clínica neurológica pré e pós-operatória utilizando as escalas de JOA e Nurick, que avaliam funções motoras, sensitivas e esfincterianas, e foi observado que a descompressão medular por via anterior levou a uma melhora clínica de aproximadamente 40%.

3B

Fonte: Leal; Cruz, 2021.

 

DISCUSSÃO 

 

A enfermagem tem um papel importante quando o assunto é assistência ao paciente neurocrítico, pois necessita permanecer atento ao paciente durante todo o processo de tratamento e reabilitação, prevenindo ou detectando precocemente as complicações. Ao enfermeiro que atua em unidade de terapia intensiva exige-se alta vigilância ao paciente, logo cabe aos profissionais responsáveis dominarem com perspicácia o conhecimento, para que consigam reconhecer a gravidade do caso e prestar cuidados de forma resolutiva. 14

Com os avanços observados nas últimas décadas na terapia intensiva há uma série de instrumentos invasivos de suporte à vida, fundamentais ao paciente crítico, contudo, interferem nos mecanismos naturais de defesa do organismo, obrigando o profissional de enfermagem a um conhecimento e habilidade com o propósito de minimizar todos os riscos inerentes.15

Caracteriza-se o período perioperatório por diversos riscos à integridade física e psíquica diante da condição de vulnerabilidade do paciente. Pode-se citar, como exemplo, o procedimento anestésico com perda de consciência, estresse, medo e ansiedade frente aos resultados da cirurgia e perda de sua autonomia. Compreende-se que isso demanda, do enfermeiro perioperatório, uma visão integral e continuada das necessidades do paciente e sua família, exigindo habilidades interpessoais, conhecimento científico e competência técnica para o desenvolvimento das atividades de maneira organizada e sistemática. Informa-se que o enfermeiro atua realizando, desenvolvendo e implementando um plano de cuidados em cada uma das suas fases, desde o pré-operatório, intraoperatório até o pós-operatório. Requerem-se, nesta última fase, intensos cuidados, exigindo da equipe de Enfermagem o reconhecimento de sinais e/ou sintomas próprios desses clientes.16

Exigem-se, pelo paciente neurológico, percepção aguda e acompanhamento especializado vigilante do enfermeiro. Descreve-se, por exemplo, que a avaliação do padrão do nível de consciência por meio da resposta pupilar pode indicar o primeiro sinal de aumento da pressão intracraniana, podendo haver redução com a manutenção da cabeceira elevada a 30º, o que também contribuirá para o retorno venoso cerebral restabelecido e, desse modo, o objetivo da monitorização neurológica, pelo enfermeiro, é a prevenção ou o diagnóstico precoce dos eventos que podem desencadear lesões cerebrais secundárias ou agravar as lesões existentes.2

Destaca-se, por fim, que o conhecimento técnico científico deve acompanhar a modernidade, uma vez que a evolução de tecnologia para manutenção da vida é contínua. Dessa forma, é necessário o aprimoramento e atualização do profissional de enfermagem para que o atendimento seja adequado, voltado às necessidades do paciente e com o mínimo de riscos.17

 

CONCLUSÃO

Durante a pesquisa realizada notou-se que os procedimentos realizados anteriormente têm grande significância e eficácia. Assim como novos métodos, principalmente tecnológicos, como a implementação de aplicativos para monitorar e examinar as condições neurológicas dos pacientes no pós-operatório. É notório que essas ações podem contribuir positivamente na melhora desses pacientes críticos. Através das décadas, as tecnologias progridem e aperfeiçoam os cuidados, principalmente na área de complexidade, pode-se notar avanços nas áreas de ventilação, internação, cirurgias e pós-cirúrgicos. Cabe o profissional se adequar, se empenhar e estar por dentro desses novos conhecimentos, para isso o enfermeiro precisa de uma base científica para se aprofundar, estudar e pôr em práticas suas novas ciências, porém não deixando de lado, os processos estudados e implantados na sua unidade. Portanto, ressalta-se a importância do enfermeiro de incluir as antigas atividades e também as novas, baseadas em evidências, durante suas intervenções, garantindo uma assistência mais qualificada. 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

1. Malta M, Noshide VM. Enfermagem em unidade de terapia inteniva: retrospectiva histórica. Hosp Virtual Bras [Internet]. 2000 [cited 2021 jul 17]. Available from: http://www.hospvirt.org.br/ 

2. Santos LNC, Aquino RG, Souza PA, Silva NCM, Luna AA. Diagnósticos de enfermagem em pós-operatório de neurocirurgia. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2019 [cited 2021 jul 17];13:e241596. Available from: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241596 

 

3. Maia MA, Silva MAC, Paiva ACO, Silva DM, Alaves M. Práticas profissionais em situações de violência na atenção domiciliar: revisão integrativa. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [cited 2021 jul 17]; 25(9):3587-3596. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232020000903587&lng=en

 

4. Rosa NM, Lima JF, Inoue KC. Conhecimento da equipe de enfermagem sobre neurointensivismo e a influência da educação contínua. Cienc Cuid Saúde [Internet]. 2013 [cited 2021 jul 17];12(1), 112-120. Available from: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v12i1.15031

 

5.Barros WCTS, Dal Sasso GTM, Alvarez AG, Ramos SF, Martins SR. Aplicativo para avaliação do nível de consciência em adultos: produção tecnológica em enfermagem. Cogitare enferm. [Internet]. 2019  [cited 2021 jul 27]; 24:e60338. Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.60338

 

6.Barros WCTS. Aplicativo móvel para aprendizagem da avaliação do nível de consciência em adultos (OMAC) [Dissertation]. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina  [cited 2021 jul 27]; 2015. 182 p. Available from: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160750?show=full 

 

7.Caciano KRPS, Saavedra JLI, Monteiro EL, Vólpati NV, Amaral TLM, Sacramento DS, et al. Intervenções de Enfermagem para pacientes neurocríticos. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2019   [cited 2021 ago 02];13:e243847. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/243847 

 

8. Postoperative Surveillance in Neurosurgical patients: usefulness of Neurological Assessment Scores and Bispectral index. Rev Bras Anestesiol [Internet]. 2017 [cited 2021 out 18]; 67(2):153-165. Available from: https://doi.org/10.1016/j.bjane.2015.09.003 

 

9.Branco CSPC, Pereira HO. Cuidados de Enfermagem ao Paciente em Pós-Operatório Imediato. Enfermagem Revista [Internet]. 2016 [cited 2021 out 18]; 19(1). Available from: http://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/11639 

 

10.Mota LSR, Assis MPH, Dourado MB, Silva MOL. Qualidade de registros de enfermeiros acerca da avaliação neurológica em unidade especializada. Mundo da Saúde [Internet]. 2021 [cited 2021 out 18];45(1): 291-298. Available from: https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1127

 

11.Carvalho PR, Silva MN, Rodrigues Júnior JC,  Barbosa BA, Oliveira EM, Ner B, et al. Microcirurgia para aneurismas intracranianos múltiplos: série de 29 casos. Arq bras Neurocir [Internet]. 2014 [cited 2021 out 18];33(2):89-94. Available from: https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/pdf/10.1055/s-0038-1626253.pdf 

 

12.Almeida AG, Grassia RCF, Nascimento TCDC. Pós-operatório de implante de bioprótese aórtica por cateter: intervenções de enfermagem. Rev SOBECC [Internet]. 2015 [cited 2021 out 18];20(3):134-142. Available from: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/82/pdf 

 

13.Rezende R, Faria FJ, Cardoso IM, Batista Junio JL, Jacob Junior C. Avaliação clínica da descompressão medular anterior em portadores de mielopatia cervical. Arq Bras Neurocir [Internet]. 20013 [cited 2021 out 18];32(3):131–35. Available from: http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1626004 

 

14.Barcelos DG, Santos CM, Manhães LSP, Azevedo AS. Atuação do enfermeiro em pacientes vítimas do acidente vascular encefálico hemorrágico na unidade de terapia intensiva. Biol Saúde [Internet]. 2016 [cited 2021 out 18]; 6(22):41-53, 2016. Available from: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/1097/818.  https://doi.org/10.25242/886862220161097 

 

15.Cruz JRM, Martins MDS. Pneumonia associada à ventilação mecânica invasiva: cuidados de enfermagem. Rev Enf Ref  [Internet]. 2019  [cited 2021 out 10]; IV(20): 87-96. Available from: https://scielo.pt/pdf/ref/vserIVn20/serIVn20a10.pdf 

 

16.Silva AB, Peniche ACG. Perioperative hypothermia and incidence of surgical wound infection: a bibliographic study. Einstein [Internet]. 2014  [cited 2021 out 10];12(4):513-7. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25628208/  

 

17.Melo EM, Teixeira CS, Oliveira RT, Almeida DT, Veras JEGLF, Frota NM, et al. Nursing care of  hospitalised patients receiving mechanical ventilation in intensive care units. Rev Enf Ref  [Internet]. 2014  Mar [citado  2021  Out  12];4(1):55-63. Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000100007&lng=pt.   http://dx.doi.org/10.12707/RIII1316  

 

18.Oxford Centre for Evidence-based Medicine - Levels of Evidence (March 2009). CEBM [Internet]. 2009 [cited 2021 dez 12 ]. Available from: https://www.cebm.net/2009/06/oxford-centre-evidence-based-medicine-levelsevidence-march-2009/ 





JSNCARE
Share |