Nurses' knowledge of chest drainage management: An integrative review

 

Conhecimento dos enfermeiros sobre o gerenciamento da drenagem torácica: uma revisão integrativa

Paula Gomes de Queiroz 1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

1Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF). 2Doutora, Professora Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

ABSTRACT

Objective: To explore the contact and knowledge about the care of chest drains among nurses. Methodology: In this study, an integrative review was carried out, using the combination of the components of the PICO strategy for the bibliographic search that was carried out in the Science Direct and Google Scholar databases, with the descriptors "nurse" AND "chest drain" OR " chest tube”. As selection criteria, articles from 2013 to 2021 published in nursing journals were applied. Results: According to the articles found, attentive and specialized nursing care is essential in the prevention of serious complications in patients with a chest tube and drainage system, as well as the need for quality technical knowledge in the management of the chest tube. Conclusion: There was a scarcity of Nursing studies with focused on drains management that leave gaps in their care, as well as promotes nursing professionals distancing from the language standardization systems that would facilitate their practice.

 

Keywords: Nursing; Thoracic Cavity; Thoracic Surgical Procedures; Chest Tubes.

 

 

RESUMO

Objetivo: Explorar o contato e o conhecimento sobre o cuidado de drenos torácicos entre enfermeiros. Metodologia: Neste estudo foi realizada uma revisão integrativa utilizando a combinação dos componentes da estratégia PICO para a busca bibliográfica realizado nas bases de dados da Science Direct e Google Scholar, com os descritores “nurse” AND “chest drain” OR “chest tube”. Para critérios de seleção foram utilizados artigos de 2013 a 2021 publicados em revistas de enfermagem. Resultados: De acordo com os artigos encontrados os cuidados de enfermagem atentos e especializados são essenciais na prevenção de complicações graves dos pacientes com dreno torácico e sistema de drenagem, bem como a necessidade de conhecimento técnico de qualidade no manejo do dreno torácico. Conclusão: Foi observada escassez de estudos, na área de Enfermagem, voltados ao manejo de drenos que deixam lacunas no cuidado destes, como também promovem o distanciamento dos profissionais de enfermagem com os sistemas de padronização de linguagem que facilitariam a sua prática.

 

Palavras-chave: Enfermagem; Cavidade Torácica; Procedimentos Cirúrgicos Torácicos; Tubos de tórax.

 

INTRODUÇÃO

Drenos torácicos são comuns a pacientes internados em áreas de tratamento intensivo e têm permanecido uma ferramenta comum, simples e eficaz para o tratamento de traumas torácicos e patologias pleurais. Esses drenos podem ser inseridos durante a cirurgia ou como parte do tratamento de uma doença respiratória ou lesão torácica. São amplamente utilizados em pacientes internados com essas patologias em unidades de acidentes e emergências, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enfermarias médicas e cirúrgicas de adultos e pediátricos. De acordo com a literatura, parece haver uma falta de consenso entre os profissionais de enfermagem sobre os princípios da gestão do dreno torácico. Poucas evidências clínicas são utilizadas na decisão do enfermeiro no regime de tratamento, ao passo que na maioria das vezes são baseadas em fatores pessoais. Essa inconsistência somada à falta de cuidados de enfermagem baseados em evidências científicas, cria uma imprecisão quanto ao cuidado de pacientes com drenos torácicos 1–3.

Os cuidados de enfermagem com drenos torácicos podem ser pré ou pós-procedimento. O cuidado pré-procedimento envolve todo o preparo para a inserção junto ao paciente como: garantir que o consentimento para tal procedimento seja obtido, fornecer informações ao paciente, reunir todo o material para a toracostomia tubular e auxiliar no procedimento. No cuidado pós-procedimento o enfermeiro deve monitorar os sinais vitais, manter o sistema fechado, avaliar e mapear a drenagem, proteger o sistema de drenagem do selo d'água, auxiliar o paciente na mudança de posição e, por fim retirar o dreno após ter cumprido sua função 4.

Cuidados de enfermagem e técnicas cirúrgicas inadequados durante a inserção são caracterizados como complicações inaceitáveis que podem levar risco de vida ao paciente, os quais são classificadas como técnicas infecciosas.  Recentemente, recomendações e diretrizes sobre o cuidado de drenos torácicos amplamente comprovados foram publicados 3,5,6.

A prática desse procedimento com segurança e perícia não requer apenas uma compreensão da anatomia, fisiologia e fisiopatologia do espaço pleural, mas também conhecimento dos princípios básicos de gestão de drenos. O amplo conhecimento de enfermeiros sobre a administração do dreno de tórax é imprescindível para evitar possíveis complicações como também contribuir para a pronta recuperação do paciente e por consequência sua permanência no hospital 7,8.

 No geral, pacientes que necessitam de dreno são criticamente enfermos e necessitam de cuidado contínuo no qual os riscos e benefícios do procedimento, diagnóstico e intervenções devem ser cuidadosamente medidos. Os sistemas de drenagem torácica são importantes ferramentas na recuperação destes pacientes numa variedade de condições. Para tal, o enfermeiro precisa ser competente no cuidado desses pacientes com drenagem. Programas de aperfeiçoamento de pessoal por meio de educação continuada, treinamento regular, acessibilidade a materiais de ensino e aprendizagem são fatores que moldam o futuro da profissão de enfermagem. Os resultados de estudos de base científica têm implicações na prática de enfermagem, educação, administração e pesquisa em enfermagem 9.

 

SITUAÇÃO-PROBLEMA

Apesar de drenos torácicos serem comumente usados, a literatura atual sugere que muitos enfermeiros têm contato reduzido com este equipamento e um déficit de conhecimento sobre seu manejo. A má gestão das drenagens torácicas pode ter consequências devastadoras para os pacientes. São um problema para a prática do profissional de enfermagem a escassez de informação sobre o manejo de drenos com base em evidências científicas e suas diretrizes para o alcance do resultado de enfermagem sobre a gestão de drenos torácicos.

 

OBJETIVO

Explorar o contato e o conhecimento sobre o cuidado de drenos torácicos no período de 7 dias entre enfermeiros na literatura científica.

 

QUESTÃO PRÁTICA

Com base em evidências, como a literatura científica atual têm produzido conhecimento para auxiliar no déficit de conhecimento do profissional de Enfermagem a atuar junto ao paciente de alta complexidade na gestão das drenagens torácicas?

 

METODOLOGIA

 

Neste estudo foi realizado uma revisão integrativa, foi utilizada a combinação dos componentes da estratégia PICO para a busca bibliográfica. Sendo elas: (P) pacientes internados em alta complexidade com uso de drenos torácicos, (I) análise da percepção dos enfermeiros sobre a gestão de drenos torácicos, (C) Controle ou Comparação não foi aplicado, (O) resultados obtidos no tratamento de pacientes com dreno torácico e a percepção do conhecimento do enfermeiro. (T) Percurso Crítico: 7 dias.

A busca pelos descritores foi realizada nas bases de vocabulários estruturados a saber: Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e Medical Subject Headings Section (MESH), encontrando os termos: Nursing; Thoracic Surgical Procedures; Chest Tubes. Por fim, o levantamento bibliográfico foi realizado nas bases Science Direct e Lilacs, com os operadores booleanos AND / OR. Como critério de inclusão foi selecionado artigos publicados no período de 2013 a 2021.

 

RESULTADOS

Depois de selecionar os artigos pertinentes ao tema que estivessem dentro dos critérios de seleção, foi realizada a leitura interpretativa e crítica dos trabalhos selecionados. Sendo necessário destacar a escassez de trabalhos encontrados na literatura sobre o tema deste estudo. Abaixo no quadro 1 estão contidos os estudos selecionados contendo a síntese de cada artigo publicado e seu respectivo nível de evidência10.

 

Quadro 1:  Publicações localizadas nas bases virtuais. Niterói, 2021

Autores, Data e
País.

 

Objetivo da pesquisa.

População/
amostra.

 

Tipo do estudo.

Principais recomendações.

Nível de evidência.10

 

Kane CJ, York NL, Minton LA. 2013 – EUA.

Ser uma revisão para enfermeiros de cuidados intensivos que cuidam de pacientes com drenos torácicos.

Documentos, protocolos e artigos científicos.

Revisão integrativa.

- O uso adequado de dreno torácico é fundamental na UTI.

- O desenvolvimento de um pneumotórax ou hemotórax, especialmente sob tensão, pode ser imediatamente fatal.

-Nos procedimentos de cuidados intensivos, os enfermeiros devem manter a competência nesta intervenção de suporte de vida.

3B

Mathew MPM. 2019  - Índia.

Avaliar a eficácia do programa de ensino estruturado no atendimento de pacientes com drenagem torácica entre enfermeiras da equipe.

60 enfermeiros.

Piloto.

-Enfermeiros foram os principais tomadores de decisão na substituição dos drenos torácicos, manipulação dos drenos torácicos e monitoramento do fluido de drenagem.

- Enfermeiros tem o poder fraco de decisão no gerenciamento de drenos torácicos.

2C

Oliveira et al., 2020 – Brasil.

Analisar quais as intervenções de enfermagem são executadas no período perioperatório acerca do manejo de drenos.

Artigos científicos.

Revisão integrativa.

- Intervenções de enfermagem sofrem variações, pois dependem dos diversos fatores externos, como protocolo institucional, disponibilidade de materiais, custo, composição da equipe de enfermagem, entre outros.

- A maior parte das intervenções feitas pelos enfermeiros são a limpeza, a troca de curativos e a remoção dos dispositivos.

- Lacunas em sua assistência que podem ser reflexo da escassez de produção científicas, além do distanciamento das linguagens padronizadas de enfermagem.

2C

Ding et al., 2016 – China.

Investigar o conhecimento e as práticas clínicas de prevenção de doenças entre enfermeiros.

273 enfermeiros.

Transversal.

- Lacuna entre o conhecimento e a prática para a prevenção de doenças.

- Necessidade de defender a aplicação do conhecimento e abordar os déficits de conhecimento na área de prevenção de doenças entre os enfermeiros.

3B

Magner C, Houghton C, Craig M, Cowman S. 2013 – Irlanda.

Explorar o contato e o conhecimento sobre o gerenciamento da drenagem torácica entre enfermeiros.

121 enfermeiros de UTI.

Transversal.

- Relação direta entre conhecimento da prática com a qualidade do cuidado

- Os enfermeiros que têm menos contato com drenos torácicos requerem atualizações regulares.

3B

Almeida RC, Souza PA, Santana RF, Luna AA. 2018 – Brasil.

Validar as atividades de enfermagem para intervenção estabelecida pela Nursing Interventions Classification “cuidados com dreno torácico”.

30 enfermeiros.

Validação de conteúdo.

- Escassez da literatura científica sobre a assistência de enfermagem associada a cuidados com drenos de tórax.

- O enfermeiro realiza todo o cuidado do paciente relacionado à manipulação do dreno.

- O conhecimento do profissional sobre o protocolo de manuseio do dispositivo está relacionado com a recuperação do paciente.

2C

Lu C, Jin Y, Gao W, Shi Y, Xia X, Sun W, et al. 2018 – China.

Revelar a prática auto-relatada pelas enfermeiras de gerenciamento de drenos torácicos e para definir os tomadores de decisão para essas práticas.

296 enfermeiros.

Transversal.

- Houve uma variação considerável na prática clínica de enfermagem autorrelatada em relação ao gerenciamento de drenos torácicos.

- O poder de decisão dos enfermeiros clínicos em relação ao gerenciamento de drenos torácicos foi fraco.

2C

Ho C-J, Chiu W-H, Li M-Z, Huang C-Y, Cheng S-F. 2021 – China.

Avaliar a eficácia do programa de intervenção de ensino

("Aplicativo iLearning para cuidados com dreno torácico") para melhorar a capacidade de raciocínio clínico dos alunos de enfermagem e a aprendizagem autodirigida.

107 alunos de enfermagem.

Quase- experimental

- Não houve diferença no raciocínio clínico e na aprendizagem autodirigida entre os grupos antes da intervenção.

- As habilidades de raciocínio clínico dos alunos e aprendizagem autodirigida melhoraram com a implementação da intervenção.

- O aplicativo promoveu aprendizagem situada com mapeamento de conceitos para orientar a aprendizagem do aluno e melhorou o raciocínio clínico e a aprendizagem autodirigida em estudantes de enfermagem.

 

3A

Cook M, Idzior L, Bena JF, Albert NM. 2017 – EUA.

Determinar as características do enfermeiro e os fatores do paciente que afetam o tempo do enfermeiro no gerenciamento de tubos torácicos nas primeiras 24 horas de cuidados pós-operatórios em UTI após cirurgia cardíaca.

29 enfermeiros.

Descritivo prospectivo.

-Os enfermeiros gastaram menos tempo nos cuidados de tubos torácicos (TCs) relacionados à drenagem adequada quando os níveis de dor, pressão ou desconforto dos pacientes eram mais elevados.

 - Os enfermeiros podem não ter tentado manipular TCs por medo de aumentar a dor ou desconforto dos pacientes.

- Mais pesquisas são necessárias para saber se os padrões de manipulação específicos estão associados à drenagem da TC, dor ou desconforto no peito.

- As características clínicas dos pacientes afetam o tempo para gerenciar TCs assim como o conforto dos enfermeiros no gerenciamento de CT.

 

2C

Mohammed MA, Mahmoud ME, Sleem HA, Ibrahim NM. 2016 – Egito.

Avaliar o desempenho dos enfermeiros na prestação de cuidados a pacientes submetidos a drenagem torácica.

70 enfermeiros.

Transversal.

- Um nível insatisfatório de desempenho na assistência aos pacientes submetidos a drenagem torácica entre os enfermeiros foi revelado.

- Houve relação significativa entre enfermeiros, conhecimento, prática e grau de qualificação.

 

2C

Fonte: Elaborado pelos autores Queiroz & Cruz, 2021.

 

Os artigos relacionados no quadro foram submetidos à classificação pela tabela baseada em nível de evidência científica exemplificando o conteúdo dos trabalhos selecionados para a discussão do projeto sendo estes, suficientemente claros e específicos 11.

 

DISCUSSÃO

Na enfermaria, os enfermeiros geralmente são responsáveis pelos cuidados do paciente, o que acaba por desempenhar um papel importante para garantir segurança e conforto para o paciente durante todo o tratamento. No entanto, no que se refere a gestão de drenagem torácica a maioria dos artigos revisados relatam a autonomia do enfermeiro nesse quesito assim como a falta de protocolos que auxiliem na padronização desses cuidados 3,7,9,12,13.

De acordo com os artigos foi encontrada uma diversidade considerável de práticas clínicas de enfermagem no que diz respeito à gestão de drenos torácicos como também os fundamentos teóricos em que tais práticas foram baseadas 5,13–15.

No estudo de Lu et al.5 também foi apontado que os enfermeiros foram os principais tomadores de decisão em três dos oito procedimentos relativos ao gerenciamento de drenos de tórax, refletindo um fraco poder de decisão dos enfermeiros sobre a gestão dos drenos torácicos.

Estudos apontam que os cuidados necessários aos pacientes com dreno torácico em uma assistência de enfermagem de qualidade envolvem vários aspectos clínicos relacionados à mecânica da ventilação pulmonar, prevenção do surgimento de infecções e redução dos quadros de dor e ansiedade 1,5,13,16.

Os cuidados de enfermagem atentos e especializados são essenciais na prevenção de complicações graves do paciente com dreno torácico e sistema de drenagem. A maioria dos estudos citam a necessidade de mais pesquisas sobre os aspectos dos cuidados de enfermagem no manejo do dreno torácico 7,8,17,18.

No trabalho de Mohammed et al.17 relata a necessidade de enfermeiros terem uma educação em serviço sobre o manejo da drenagem torácica, na qual enfatizou que mais da metade dos enfermeiros do estudo tinha pelo menos 5 anos de experiência médica e a maioria deles não compareceram a palestras e workshops educacionais sobre o manejo da drenagem torácica. Tang et al. 4, aponta quando os profissionais de enfermagem não têm habilidades e conhecimento na administração de drenos torácicos os pacientes são mais propensos a desenvolver complicações.

Um contraponto interessante é levantado por Cook et al.12 que correlaciona o conhecimento acadêmico do enfermeiro com o seu conforto em gerenciar os drenos, foi verificado que enfermeiros que tendem a se sentir desconfortáveis nos cuidados de drenos tendem a dispensar menos tempo no cuidado dos pacientes. Desse modo os autores recomendam que enfermeiros que se sentem mais confortáveis com o tratamento devem ser designados a pacientes com fatores de risco associados, pois estes necessitam de mais tempo nos cuidados de dreno torácicos.

No estudo de Abuejheisheh et al. 18 a discussão entre profissionais de enfermagem de UTI foi o maior recurso utilizado para se manterem atualizados sobre os cuidados com a drenagem torácica. Para os autores tal recurso é pouco confiável e insuficiente, na qual destacam a necessidade de métodos inovadores, baseados em evidências científicas e, não convencionais para atualização do conhecimento em drenagem torácica dos enfermeiros. Tais métodos destacados pelos autores são, revistas de enfermagem, sites válidos e confiáveis da Internet, a promoção da educação nas instituições de saúde e áreas acadêmicas.

Em todos os trabalhos encontrados não foram especificados os cuidados essenciais para o período de 7 dias. Apesar disso, maioria desses estudos ressaltam a importância do conhecimento técnico-científico do profissional de enfermagem e da necessidade de maior aprofundamento do conhecimento sobre a administração de drenos torácicos, não só do desenvolvimento de novas técnicas, como também da necessidade da implementação de um protocolo para gestão de drenos1,6,9,12,14-16.

 

CONCLUSÃO

O objetivo de explorar o contato e o conhecimento sobre o cuidado de drenos torácicos entre enfermeiros na literatura científica foi alcançado. Entretanto, durante a presente pesquisa foi observada escassez de estudos, na área de Enfermagem, voltados ao manejo de drenos que deixam lacunas no cuidado destes, como também promovem o distanciamento dos profissionais de enfermagem com os sistemas de padronização de linguagem que facilitariam a sua prática.

O profissional da área de enfermagem tem a responsabilidade do cuidado direto com o paciente bem como os drenos, o que aumenta sua responsabilidade e a demanda de trabalho no sentido de melhor planejar as intervenções que devem ser realizadas desde o período pré-operatório.

Por fim este estudo buscou evidenciar a importância do julgamento clínico do enfermeiro baseado em evidências científicas, permitindo uma assistência de enfermagem segura e eficaz.

 

REFERÊNCIAS

1. Magner C, Houghton C, Craig M & Cowman S. Nurses’ knowledge of chest drain management in an Irish Children’s Hospital. Journal of Clinical Nursing 2013, 22: 2912–22. Available from:https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23829520/.

 

2. Kesieme EB, Essu IS, Arekhandia BJ, Welcker K. & Prisadov G. Nurses’ knowledge of care of chest drain: A survey in a Nigerian semiurban university hospital. Ann Afr Med 2016, 15:, 28–33. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26857934/

3. Lehwaldt D & Timmins F. Nurses’ knowledge of chest drain care: an exploratory descriptive survey. Nursing in Critical Care 2005, 10: 192–200. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15997973/.

 

4. Tang AT, Velissaris TJ & Weeden DF. An evidence‐based approach to drainage of the pleural cavity: evaluation of best practice. Journal of evaluation in clinical practice 2002, 8: 333–40. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12164980/

5. Lu C. et al. Variation in nurse self-reported practice of managing chest tubes: A cross-sectional study. J Clin Nurs 2018, 27: e1013–21. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29076204/

6. Almeida RC, de Souza PA, de Santana RF & Luna AA. Nursing intervention: post-operative care with chest tube in adults. Rev Rene 2018, 19: e3332. Available from: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/33381 .

7. Kane CJ, York NL & Minton LA. Chest Tubes in the Critically Ill Patient: Dimensions of Critical Care Nursing 2013, 32: 111–17. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23571188/

 

8. Öztaş B, Dursun S & Öztaş M. Determination of Nursing Practices Related to Drain Care. tjcd 2020, 30:128–133. Available from: https://cms.galenos.com.tr/Uploads/Article_38644/TJCD-30-128-En.pdf

9. Mathew MPM. Effectiveness of Structured Teaching Programme on Care of Patients with Intercostal Drainage among Nurses. 2019, 5: 12-15. Available from: https://ijshr.com/IJSHR_Vol.4_Issue.4_Oct2019/IJSHR0016.pdf

10. Oxford. Nível de Evidência Científica por Tipo de Estudo - “Oxford Centre for Evidence-based Medicine”. Acesso em Maio de 2009. Available from: http://conitec.gov.br/images/Artigos_Publicacoes/Oxford-Centre-for-Evidence-Based-Medicine.pdf

 

11. Severino A J Metodologia do trabalho científico, 2017, Cortez editora.

12. Cook M., Idzior L, Bena J F & Albert N M. Nurse and patient factors that influence nursing time in chest tube management early after open heart surgery: A descriptive, correlational study. Intensive and Critical Care Nursing 2017, 42:116–121. Available from: https://isiarticles.com/bundles/Article/pre/pdf/91113.pdf

 

13. Yaman Aktaş Y & Karabulut N. The effects of music therapy in endotracheal suctioning of mechanically ventilated patients: Music interventions for mechanically ventilated patients. Nurs Crit Care 2016, 21: 44–52. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/nicc.12159?

14. Ho CJ, Chiu WH, Li MZ,  Huang CY & Cheng SF. The effectiveness of the iLearning application on chest tube care education in nursing students. Nurse Education Today 2021, 101: 1048-70. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33798986/

 

15. Ding S et al. Knowledge and practice in cardiovascular disease prevention among hospital registered nurses: a cross-sectional study. J Clin Nurs 2017, 26: 3318–27. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jocn.13678

16. Oliveira TGS, Carmo TG do, Teodoro L C L, Tinoco J de M V P & Flores PVP. Intervenções de enfermagem com drenos no período perioperatório: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development 2020, 9: e2069-74. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4048

17. Mohammed M A, Mahmoud M E, Sleem HA & Ibrahim N M. Assessment the Nurses Performance in Providing Care to Patients Undergoing Chest Tube in Suez Canal University Hospital. International journal of Nursing Didactics 2016, 6: 19–26. Available from: http://www.nursingdidactics.com/index.php/ijnd/article/view/1798/1450

18. Abuejheisheh A, Qaddumi J A S & Darawad M W. Chest drains: prevalence of insertion and ICU nurses’ knowledge of care. Heliyon 2021, 7: e07719-23. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34430730/

 

 

 





JSNCARE
Share |