What is the best digital technology for the keep in ventilation with mechanical ventilation nursing intervention in ICU - Systematic Literature Review

 

Qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem manter em ventilação com ventilador mecânico em UTI - Revisão Integrativa da Literatura

 

 

Julia Furtado Ferreira¹, Isabel Cristina Fonseca da Cruz²

¹Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos.

  Universidade Federal Fluminense (UFF). juliafurtadof@hotmail.com

2Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

ABSTRACT

Introduction: High complexity is the environment in which the patient needs more assistance from the multidisciplinary team and often requires tracheal intubation and invasive mechanical ventilation (IMV). Thus, it is an important role for nurses to have knowledge about the advantages and disadvantages of using digital technologies that can help in patient care. Objective: to systematically synthesize the best evidence on digital health technologies for the nursing intervention “maintain ventilation with a mechanical ventilator” (ICNP® code: 10046258). Methodology: Integrative literature review, which sought articles that dealt with digital health technologies that optimize the nursing intervention “maintain ventilation with a mechanical ventilator, published between 2014 and 2020 in the virtual portals of the Lilacs, BVS and SciELO databases. 279 articles were found, 29 articles were selected for reading, after analyzing the inclusion criteria, 10 articles were selected. Results: The literature review resulted in 10 articles, with most articles being published in 2020, with the predominant country of publication Brazil and cross-sectional and descriptive studies represented the majority of selected articles, with eight works with their variations in approach and two studies were an integrative literature review. Discussion: The digital technology found that optimizes the intervention in question was an electronic form that identifies flaws in the care processes of the nursing staff to patients using mechanical ventilation, and other studies guided the use of other health technologies for maintenance of care to promote adequate ventilation and prevent infections associated with the use of the invasive device. Conclusion: From the discussion carried out in this study, the nursing professional has evidence-based information that can help in decision making, contributing to health recovery, providing quality and comprehensive care, in relation to the intervention of maintaining the use of mechanical ventilator ventilation in the patient in critical care for a period of 7 days.

 

Keywords: Nursing; Respiration, Artificial; Technology.

 

RESUMO

Introdução: A alta complexidade é o ambiente em que o paciente necessita de mais assistência da equipe multiprofissional e com frequência necessitam de intubação traqueal e de ventilação mecânica invasiva (VMI). Desta forma, é papel importante do enfermeiro possuir o conhecimento sobre as vantagens e desvantagens do uso de tecnologias digitais que podem auxiliar na assistência ao paciente. Objetivo: sintetizar sistematicamente as melhores evidências sobre as tecnologias de saúde digital para a intervenção de enfermagem “manter ventilação com ventilador mecânico” (código CIPE®: 10046258). Metodologia: Revisão integrativa da literatura, que buscou artigos que versavam sobre as tecnologias de saúde digital que otimizavam a intervenção de enfermagem “manter ventilação com ventilador mecânico, publicados entre 2014 e 2020 nos portais virtuais de bases de dados Lilacs, BVS e SciELO. Foram encontrados 279 artigos, sendo selecionados para leitura 29 artigos, após análises quanto aos critérios de inclusão, foram selecionados 10 artigos. Resultados: A revisão da literatura resultou em 10 artigos, com a maioria sendo publicados em 2020, com o país de predominância de publicação Brasil e os estudos transversais e descritivos representaram a maioria dos artigos selecionados, com oito trabalhos com suas variações em abordagem e dois estudos eram revisão de integrativa da literatura.  Discussão: A tecnologia digital encontrada que otimiza a intervenção em questão foi um formulário eletrônico que identifica falhas nos processos assistências da equipe de enfermagem ao paciente em uso de ventilação mecânica, e os outros estudos orientavam o uso de outras tecnologias de saúde para manutenção da assistência para promover uma ventilação adequada e prevenir infecções associadas ao uso do dispositivo invasivo. Conclusão: Assim, a partir da discussão realizada nesse estudo, o profissional de enfermagem possui informações baseadas em evidências, que podem auxiliar na tomada de decisão, contribuindo para recuperação da saúde, prestando um cuidado de qualidade e integral, em relação a intervenção de manter o uso de ventilação com ventilador mecânico o paciente em cuidado crítico, durante um período de 7 dias.

 

Palavras-Chave: Enfermagem; Respiração Artificial; Tecnologia.

 

INTRODUÇÃO

A alta complexidade no âmbito da saúde é compreendida como o conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados1. Assim, as inovações tecnológicas e o desenvolvimento da ciência influenciam diretamente na saúde, pois através delas podemos aprimorar as intervenções realizadas ao paciente e melhorar a qualidade da assistência.

Nesse contexto, a alta complexidade é o ambiente em que o paciente necessita de mais assistência da equipe multiprofissional e com frequência necessitam de intubação traqueal e de ventilação mecânica invasiva (VMI). A ventilação mecânica é considerada umas das tecnologias mais utilizadas no ambiente de alta complexidade e substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea, e esse tipo de tecnologia requer uma assistência especializada, devendo assim o enfermeiro ter domínio sobre os parâmetros ventilatórios, que são necessário para avaliar a adaptação do paciente ao uso do ventilador e assim implementar os cuidados de enfermagem2.

Desta forma, é papel importante do enfermeiro possuir o conhecimento sobre as vantagens e desvantagens do uso de tecnologias digitais que podem auxiliar na assistência ao paciente. Assim, o conceito de tecnologia pode ser compreendido de forma ampliada: representada por máquinas e aparelhos (tecnologia dura), saber profissional que pode ser estruturado e protocolizado (tecnologia leve-dura) e a tecnologia leve, que se refere à cumplicidade, à responsabilização e ao vínculo manifestados na relação entre paciente e trabalhador de saúde3.  

Portanto, a tecnologia digital no cuidado de enfermagem pode auxiliar na realização do processo de enfermagem, método essencial na prática assistencial, uma vez que ela provê informações sobre o quadro de saúde do paciente, e ainda pode ser utilizada como viés de intervenção, auxiliando na recuperação da saúde do paciente em cuidados intensivos.

 

SITUAÇÃO PROBLEMA

A escassez de informação sobre a prática com base em evidências científicas sobre o uso de tecnologias digitais que dão suporte à intervenção de enfermagem “manter em ventilação com ventilador mecânico “(CIPE®) prescrita para a resolução do diagnóstico de enfermagem “troca de gases prejudicada” pode gerar impacto na pratica da enfermagem O objetivo principal desta revisão é sintetizar sistematicamente as melhores evidências sobre as tecnologias de saúde digital para a intervenção de enfermagem “manter ventilação com ventilador mecânico” (código CIPE®: 10046258).

 

OBJETIVO

Buscar na literatura científica profissional as tecnologias digitais, suas características e sua finalidade de uso as quais podem otimizar a intervenção de enfermagem “manter ventilação com ventilador mecânico” (código CIPE®: 10046258), bem como ter um impacto positivo sobre os resultados terapêuticos do(a) paciente de alta complexidade.

 

QUESTÃO NORTEADORA

A questão norteadora dessa pesquisa de revisão foi elaborada com o auxílio da estratégia PICOT (acrônimo para patient, intervention, comparison, outcomes, time), que configurou-se da seguinte forma: “qual a melhor tecnologia digital para a intervenção de enfermagem manter em ventilação com ventilador mecânico (código CIPE®: 10046258) para o para o paciente adulto/idoso de alta complexidade sob cuidados intensivos em, no máximo, 7 dias de internação?”, sendo “P” o paciente de alta complexidade, “I” a intervenção de enfermagem, “O” o resultado de enfermagem e “T” o período de 7 dias, sendo nesta revisão o elemento “C” (comparação) não foi utilizado. O quadro abaixo resume a estratégia PICOT utilizada nesse estudo.

 

Quadro 1 – Estratégia PICOT

P

I

C

O

T

Paciente adulto/idoso de alta complexidade com diagnóstico de troca de gases prejudicada (código CIPE® 10001177).

Manter ventilação com ventilador mecânico (código CIPE® 10046258).

Não há.

Melhora da troca de gases.

7 dias.

Fonte: Elaborado pelas autoras, 2021.

 

MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática4. A pratica baseada em evidencias é uma abordagem de solução de problema para a tomada de decisão que incorpora a busca da melhor e mais recente evidência, competência clínica do profissional e os valores e preferências do paciente dentro do contexto do cuidado5.

A revisão integrativa possui como etapas a definição do tema e elaboração da questão de pesquisa; estabelecimento da amostragem, descritores e critérios de inclusão e exclusão; busca na literatura; determinação das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; categorização e avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados e apresentação da revisão6.

A busca de artigos científicos foi realizada em setembro de 2021 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a qual alberga diversas bases de dados, a LILACS (literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e na biblioteca digital Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Foi utilizado os seguintes termos “respiração artificial”, “cuidados de enfermagem”, “tecnologia digital”, “assistência de enfermagem”, “ventilação mecânica” e “monitorização”, que foram correlacionados entre si para seleção de artigos que abordavam a temática em questão. No cruzamento entre “ventilação mecânica AND tecnologia digital”, foi encontrado 5 artigos sendo selecionados 4 para leitura, “assistência de enfermagem AND ventilação mecânica” encontrado 44, selecionado 10, “respiração artificial AND cuidado de enfermagem”, encontrado 79, selecionado 7 e “monitorização AND ventilação mecânica” encontrado 150 artigos e selecionados 08.   

Os critérios de inclusão utilizados para selecionar os artigos foram: estudos publicados entre 2013 até 2020, texto completo, inglês, português e espanhol. Os critérios de exclusão foram não versar sobre qual a melhor tecnologia para a intervenção de enfermagem manter ventilação com ventilador mecânico do paciente adulto/idoso, artigos pagos para leitura e artigos que abordavam sobre a população infanto-juvenil.

Para seleção dos artigos para analise, foi realizado leitura do título e resumo dos artigos, com o objetivo de obter informações sobre o uso de tecnologias que otimizem a realização da intervenção proposta para pesquisa. Assim, foram selecionados um total de 29 textos para serem analisados na íntegra e dessa amostra foram excluídos os artigos, cujo texto não fazia referência a cuidados de enfermagem a implementação da intervenção manter ventilação mecânica com o uso de ventilador mecânico em paciente adulto em cuidado de alta complexidade, resultando no total de 10 artigos selecionados para discussão.

Para avaliação do nível de evidência, foi verificada a informação do tipo de estudo contida no próprio artigo, comparando-a com níveis de evidência científica segundo a classificação de Oxford Centre for Evidence-Based Medicine7.

 

RESULTADO

A revisão da literatura resultou em 10 artigos, por atenderem aos critérios de inclusão da pesquisa. Em relação ao ano de publicação, 2020 foi com maior número de publicações, sendo quatro publicados nesse ano, seguido por 2014 com dois, 2018, 2017, 2016 e 2015 com apenas um cada. O país de predominância das publicações foi o Brasil, com oito trabalhos, sendo Portugal com apenas dois. Em relação à metodologia utilizada, os estudos transversais e descritivos representaram a maioria dos artigos selecionados, com oito trabalhos com suas variações em abordagem e dois estudos eram revisão de integrativa da literatura.

No que concerne as principais recomendações, os estudos apresentaram em sua assistência de enfermagem uso de tecnologia dura, como uso do próprio ventilador mecânico para nortear as intervenções, uso de um formulário eletrônico como tecnologia digital, uso de medidor de pressão de Cuff, sistema de aspiração, entre outras tecnologias de saúde, a fim de prevenir infecções, principalmente a pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) e consequentemente otimizar a intervenção de enfermagem manter ventilação com ventilador mecânico, o paciente com alteração na fisiologia respiratória. Abaixo, no quadro 3, encontra-se a síntese dos trabalhos selecionados para a pesquisa.

 

Quadro 2 – Publicações localizadas nas bases virtuais. Rio de Janeiro, 2021.

Auto(res), Data e País

Objetivo da pesquisa

População/

Amostra

Tipo de estudo

Principais recomendações

Nível de Evidência

Ribeiro KRA, Anjos EG, Oliveira EM.

 

2016. Brasil.

Verificar por meio da literatura quais os cuidados aos pacientes intubados e sobre VM deverão ser enfatizados pelos enfermeiros para a prevenção da PAV.

25 artigos.

Revisão integrativa da literatura.

Manter a cabeceira elevada (30º-45º) para reduzir o risco de PAV; A aspiração deverá ser realizada quando houver sinais de presença de secreção nas vias aéreas; A higiene bucal dos pacientes na UTI é fundamental para diminuir a proliferação de bactérias patogênicas.

Nível 5.

Pazos CP, Soares FMM, Barroso LCB, Cordeiro Barroso L, Sousa GMC, Rodrigues GIS. et al. 2020, Brasil.

Identificar os cuidados de enfermagem a pacientes em uso de ventilação mecânica.

63 pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Estudo quantitativo, descritivo e transversal.

O enfermeiro deve monitorizar os modos ventilatórios, visando manter um bom volume corrente e a programação da FR deve ser de 12 a 20 rpm, visando a manter uma SatO2 maior ou igual a 95%, avaliando com a gasometria arterial; A PEEP deve ser de 5 a 8 cmH2O, comparando-se com a fisiológica;

Nível 5.

Santos C, Nascimento ERP, Hermida PMV, Silva TG, Galetto SGS, Silva NJC, et al. 2020, Brasil.

Identificar os cuidados concebidos como boas práticas de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica invasiva no contexto de emergência hospitalar.

16 Enfermeiros da emergência geral de um hospital do Sul o Brasil.

Estudo descritivo, qualitativo.

Os cuidados concebidos como boas práticas de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica invasiva estão relacionados ao tubo endotraqueal, ao ventilador mecânico e circuito respiratório, à prevenção de broncoaspiração, ao controle de infecção e à sedação, analgesia/sono, vigília/dor.

Nível 5.

Melo EM, Teixeira CS, Oliveira RT, Almeida DT, Veras JEGLF, Stdart RMB.

 

2014, Portugal.

Avaliar os cuidados realizados pela equipa de enfermagem ao utente em VM internado em UTI.

58 profissionais da enfermagem.

Estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa.

A higiene oral é fundamental para PAVM); a aspiração traqueal deve ser realizada utilizando fundamentação teórica e priorizando os aspetos relacionados com as técnicas assépticas; recomenda como frequência ideal para observação do cuff, o intervalo de 12 horas, visto que o balão insuflado pode acarretar necrose de traqueia ou fístula traqueo-esofágica; também essencial a observação da humidificação e aquecimento do gás inalado.

Nível 5.

Burcoski SS, Oliveira TMC, Koeppe GBO, Oliveira PP, Mattos MR, Cerqueira LCN.

2020, Brasil.

Avaliar a variação da pressão do cuff em pacientes em unidade intensiva, no banho no leito, aspiração de vias aéreas e na mudança de decúbito, e construir um protocolo assistencial de verificação de pressão do cuff.

10 pacientes intubados.

Estudo descritivo, transversal e experimental de abordagem quantitativa.

Importância de verificação da Pcuff após os cuidados de enfermagem, principalmente após o banho no leito. Visto que esse procedimento apresentou redução da pressão intra-cuff na maioria dos pacientes intubados.

Nível 2C.

.Vasco AMV, Silva LM, Pinheiro FGMS.

 

2015, Brasil.

Descrever quais tecnologias e avanços têm sido utilizados na assistência ao paciente com PAV e identificar os principais fatores que dificultam na prevenção da PAV.

27 artigos.

Estudo descritivo com análise qualitativa.

O enfermeiro deve saber manusear os novos ventiladores mecânicos; monitorar os gases por meio da gasometria arterial; usar clorexidina na higiene bucal para prevenção de PAV; realizar aspiração de VA e verificação da pressão de CUFF.

Nível 2C.

Cruz JRM, Martins MDS.  

 

2019, Portugal.

Identificar os procedimentos de enfermagem em doentes submetidos a ventilação mecânica invasiva e o desenvolvimento de pneumonia num serviço de medicina intensiva.

20 enfermeiros e um total de 102 observações.

Estudo longitudinal e descritivo.

Deve-se evitando a aspiração de secreções do doente em decúbito dorsal puro e o uso de técnica assética na aspiração de secreções no tubo endotraqueal com sistema aberto.  Sugere-se a manutenção dos atuais medidores da pressão do cuff e de uma forma periódica.

Nível 1C.

Rosa ES, Rick H, Bueno ALM, Scherer JS, Carvalho JV, Negeliskii C, et al.

 

2020, Brasil.

A elaboração de um sistema de formulário eletrônico, a fim de contribuir para melhorias na área da saúde.

41 pacientes em ventilação mecânica.  Foram totalizadas, durante o período de coleta, 268 avaliações.

Pesquisa de avaliação do SISPREV, com uma abordagem quantitativa, descritiva e exploratória.

O SISPREV tem capacidade de sinalizar falhas nos processos assistenciais, identificando-as na aplicação de medidas preventivas imediatamente. O uso dessa tecnologia auxilia o enfermeiro na realização da assistência, como orientação de medidas como: manter a cabeceira elevada a 30º, realização de higiene oral; Aspiração de vias aéreas, cuidados com circuitos ventilatórios.

Nível 1C.

Antonucci LAO, Savino MJP.

 

2014, Brasil.

Analisar as intervenções de enfermagem atribuídas ao paciente com o diagnóstico de ventilação espontânea prejudicada em uso de respiração artificial.

11 artigos.

Estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa.

Manter cabeceira elevada acima de 30º; para higiene oral recomenda-se o uso de clorexidina ao invés de escovação, pois ela é mais eficaz para reduzir PAV; realizar aspiração das secreções orofaríngeas antes de retirar ou reposicionar o tubo endotraqueal, para prevenir PAV. Recomenda-se estabelecer rotinas para medição da PCUFF após mudanças de decúbito.

Nível 3A.

Pires FC, Fanan JMV, Nascimento JS.

2017, Brasil.

Verificar o conhecimento da equipe de enfermagem e fisioterapia sobre as ações de cuidado relacionadas ao uso de ventilação mecânica.

7 enfermeiros, 5 fisioterapeutas e 24 profissionais técnicos em enfermagem.

Estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa.

Recomenda-se que a cabeceira do leito do paciente em ventilação mecânica esteja inclinada de 30 a 45º; a frequência ideal de realização da higiene oral foi de uma vez a cada plantão de 6 horas, totalizando quatro vezes ao dia.

Nível 5.

Fonte: Elaborado pelas autoras, 2021.

 

DISCUSSÃO

Em análise dos artigos selecionado podemos observar que na literatura atual, há pouca evidência em relação ao uso de tecnologia digital para otimizar a assistência de enfermagem, de modo a manter o paciente em uso de ventilação mecânica (VM). O artigo que contempla tal proposta, está relacionado a prevenção de agravos associado ao uso da ventilação mecânica, como a pneumonia associada a ventilação (PAV), através do controle, via formulário online, da realização de bundles para prevenção de PAV.

O enfermeiro possui papel crucial na avaliação das respostas do paciente frente ao uso do ventilador mecânico, pois por se tratar de uma intervenção invasiva possui riscos associados ao seu uso, e assim deve garantir que o paciente se mantenha bem-adaptado a essa intervenção, através da aplicação de medidas de prevenção. Tal prevenção, foi observado em todos os artigos selecionados, em que abordavam as boas praticas de enfermagem para manter o paciente em uso de VM, através do uso de outros tipos de tecnologias em saúde.

Nesse sentindo, um dos artigos aborda o uso de um protótipo de sistema de formulário online que permite que o profissional de enfermagem interaja com o bundle de prevenção de PAV. Dessa forma, o usuário consegue verificar através das informações estatísticas, alimentadas pelos profissionais, quais foram as medidas de prevenção aplicadas nos pacientes, sinalizando assim, falhas nos processos assistenciais do paciente em uso de VM, e a adesão dos profissionais a medida assistencial8.

Através do uso dessa tecnologia digital, o enfermeiro consegue otimizar a assistência frente a intervenção de manter em ventilação com o uso do ventilador mecânico, por garantir a segurança do uso dele, verificando nos relatórios gerados pelo sistema, quais medidas assistenciais estão sendo realizadas no paciente, durante a utilização desse dispositivo invasivo.

Dessa forma, a assistência realizada pelos enfermeiros no manejo do uso do ventilador mecânico ao paciente critico, está relacionadas a prevenção de infecção, uma vez que, o tubo endotraqueal debilita a barreira natural entre a orofaringe e a traqueia, deixando os fatores de proteção do sistema respiratório diminuídos8, ainda facilita a colonização bacteriana da árvore traqueobrônquica e predispõe aspiração da secreção contaminada pela diminuição do reflexo de tosse, acumulo de secreção acima do balonete e a própria contaminação do tubo9.

Nesse aspecto, diversos artigos selecionados, abordam a realização da aspiração mecânica de secreções das vias aéreas, visando mantê-las abertas, ventiladas, permitindo a troca gasosa8,10, através do uso de sistemas de aspiração abertos e fechados, de forma asséptica, conectados a um sistema de vácuo9,10. A aspiração somente deverá ser realizada quando necessária9, e durante devem ser avaliados: sons respiratórios, saturação de oxigênio (SpO2), coloração da pele, frequência respiratória (FR), padrão respiratório, parâmetros ventilatórios e variáveis hemodinâmicas (caso monitoradas)2, para promover uma ventilação adequada e manter o uso desse dispositivo, prevenindo a retenção de secreção contribui para hipoxemia, atelectasia e PAVM11.

Outra assistência de enfermagem presente no protótipo do formulário online, é a realização da higiene oral do paciente, apesar de não apresentar uma tecnologia de alta complexidade para realização de sua prática é de extrema importância para prevenção de infecção, por diminuir a colonização da cavidade bucal8. Nesse aspecto, um dos artigos selecionados apontou que a higiene oral, realizada por meio de técnicas combinadas de higienização, favorece a redução de focos primários de infecção na boca, e consequentemente o evento da pneumonia associada à ventilação mecânica12 e demonstrou que a frequência ideal de realização da higiene oral foi de uma vez a cada plantão de 6 horas12, totalizando quatro vezes ao dia, sendo realizado pela equipe de enfermagem.

Um outro estudo apontou que a clorexidina ao invés de escovação em pacientes sem pneumonia previa que foram submetidos a intubação endotraqueal, foi mais eficaz na redução de PAV, uma vez que a escovação promove o deslocamento de microrganismos contidos nas placas dentárias (através da saliva) para a região subglótica, assim podendo levar a infecções13.

Outro cuidado que auxilia a intervenção em manter o paciente ventilando através do ventilador mecânico é a mensuração da pressão de Cuff, que é um balão presente no tubo endotraqueal que é via de acesso aos pulmões que permite a ventilação. Este é responsável por ocluir a via aérea inferior e impedir a broncoaspiração de secreções supraglóticas que se acumulam em sua superfície, consequentemente impedindo a infecção respiratória e permitindo uma ventilação adequada do paciente intubado14.

Um artigo que avaliou a variação da pressão de Cuff durante a assistência de enfermagem, demonstrou que durante o cuidado de enfermagem de banho no leito, aspiração de vias aéreas inferiores e mudança de decúbito houve alteração da pressão de cuff, sendo assim fatores importantes por demonstrarem o elevado risco de o paciente desenvolver PAV e promover o escape de ar prejudicando a ventilação mecânica15.

Dessa forma, reforça-se a importância de se manter o Cuff nos parâmetros ideais (18 a 22 mmHg e 25 a 30 cmH2O), através do uso de cuffometros, a fim de evitar a broncoaspiração, se hipoinsuflado e a lesão de mucosa, se hiperinsuflado15, e um outro estudo selecionado aponta que sua mensuração deve ser realizada o intervalo de 12 horas, visto que o balão insuflado pode acarretar necrose de traqueia ou fístula traqueo-esofágica12, dificultando a ventilação mecânica.

Outra assistência de enfermagem com uso de tecnologia para manter o paciente ventilado com uso de VM é a utilização do próprio ventilador mecânico para monitorar e alterar os parâmetros ventilatórios a fim de promover uma oxigenação adequada do paciente, que ocorre devido a evolução tecnológica dos ventiladores que ampliou as possibilidades de intervenção e monitoração do paciente grave em insuficiência respiratória no ambiente de uma UTI, além de aumentar a segurança da ventilação, traz ainda para a equipe envolvida crescentes desafios e dificuldades em conhecer e aplicar todos esses recursos que ele oferece16.

Nesse sentido, o enfermeiro deve ser capacitado para manipulação dessa tecnologia, assim um estudo selecionado apontou que o enfermeiro deve monitorar os modos ventilatórios, visando manter um bom volume corrente (VC), que dever ser regulado de acordo com a fórmula 6 ml/kg/peso predito, inicialmente e deve ser avaliado e modificado de acordo com a evolução clínica do paciente17.  

Ainda se faz necessária a assistência do profissional enfermeiro durante a monitorização de modos assisto-controlados limitados a pressão e ciclados a tempo, uma vez que existe o risco de VM gerar VC baixos e comprometer o tratamento do paciente e a programação da frequência respiratória deve ser de 12 a 20 rpm, visando a manter uma SatO2 maior ou igual a 95%, avaliando com a gasometria arterial e a PEEP deve ser de 5 a 8 cmH2O, comparando-se com a fisiológica17, com objetivo de promover uma adequada ventilação do paciente.

 

CONCLUSÃO

Apesar da escassez de artigos sobre o uso de tecnologia digital que auxilia na assistência ao paciente em VM, foi encontrado um artigo que versava sobre o uso de um formulário online que coletava dados sobre a assistência de enfermagem, baseado na verificação da adesão dos profissionais a aplicação do bundle de prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica, gerando relatórios sobre a assistência realizada ao paciente em uso de VM.

Dessa maneira, essa tecnologia digital otimiza a intervenção de enfermagem em manter em ventilação com ventilador mecânico o paciente com troca de gases prejudicada, em um período de 7 dias, pois através da sua utilização o enfermeiro consegue planejar as ações de enfermagem baseadas nos processos em que sua equipe mais apresenta falhas, conseguindo assim, promover uma assistência de qualidade ao paciente.  

Além disso os outros estudos selecionados, apresentaram o uso de outras tecnologias de saúde que otimizavam tal intervenção, como: uso de sistemas de aspiração para aspirar as vias aéreas inferiores e mantê-las livre de obstruções de fluxo, uso de cuffometros para realizar a manutenção da pressão de cuff para selar adequadamente a via aérea e impedir escale de ar e broncoaspiração de secreções, higienização oral com clorexidina 0,12% para diminuir a colonização da mucosa oral e monitorização e avaliação dos parâmetros ventilatórios, através do próprio ventilador mecânico, para promover uma a oxigenação adequada ao paciente.

Assim, a partir da discussão realizada nesse estudo, o profissional de enfermagem possui informações baseadas em evidências, que podem auxiliar na tomada de decisão, contribuindo para recuperação da saúde, prestando um cuidado de qualidade e integral, em relação a intervenção de manter o uso de ventilação com ventilador mecânico o paciente em cuidado crítico, durante um período de 7 dias.

 

REFERÊNCIA

 

  1. 1. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS – Brasília: CONASS [Internet], 2007 [cited 2021 set 15]. Available from: https://www.conass.org.br/biblioteca/assistencia-de-media-e-alta-complexidade-2/.

 

  1. 2. Santos C, Nascimento ERP, Hermida PMV, Silva TG, Galetto SGS, Silva NJC, et al. Boas práticas de enfermagem a pacientes em ventilação mecânica invasiva na emergência hospitalar. Esc Anna Nery [Internet]. 2020 [cited 2021 set 15]; 24(2):1-7. Available from:  https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0300.

    3. Lima AA, Jesus DS, Silva, TL. Densidade tecnológica e o cuidado humanizado em enfermagem: a realidade de dois serviços de saúde. Rev Saúde Col [Internet]. 2018 [cited 2021 set 15];28(3): e280320. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312018280320.

 

  1. 4. Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein [Internet]. 2010 [cited 2021 set 15];8(1 Pt 1):102-6. Available from: https://journal.einstein.br/pt-br/article/revisao-integrativa-o-que-e-e-como-fazer/#:~:text=Introdu%C3%A7%C3%A3o%3A%20A%20revis%C3%A3o%20integrativa%20%C3%A9,de%20estudos%20significativos%20na%20pr%C3%A1tica.

 

  1. 5. Mendes KDS, Silveira RCC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008 [cited 2021 set 15];17(4):758-764.Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/?lang=pt

 

  1. 6. Martins MFM. Estudos de Revisão de Literatura. Coordenação de Informação e Comunicação. Fundação Oswaldo Cruz [Internet]. 2018 [cited 2021 set 15]. Available from:https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29213

 

  1. 7. Brasil. Classificação de nível de evidência. Nível de Evidência Científica por Tipo de Estudo - “Oxford Centre for Evidence-based Medicine”. CONITEC [Internet]. [cited 2021 set 20]. Available from: http://conitec.gov.br/images/Artigos_Publicacoes/Oxford-Centre-for-Evidence-Based-Medicine.pdf

 

  1. 8. Rosa ES, Rick H, Bueno ALM, Scherer JS, Carvalho JV, Negeliskii C, et al. Tecnologia aplicada à saúde na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Rev Bras Inov Tecnol Saúde [Internet]. 2019 [cited 2021 set 20];9(13). Available from:: https://periodicos.ufrn.br/reb/article/view/18803

 

  1. 9. Ribeiro KRA, Anjos EG, Oliveira EM. Enfermagem em ventilação mecânica: cuidados na prevenção de pneumonia. São Paulo: Rev Recien [Internet]. 2016 [cited 2021 set 20]; 6(16):57-71. Available from: https://doi.org/10.24276/rrecien2358-3088.2016.6.16.57-71

 

  1. 10. Cruz JRM, Martins MDS. Pneumonia associada à ventilação mecânica invasiva: cuidados de enfermagem. Rev Enferm Referência [Internet]. 2019 [cited 2021 out 5]; 4(20): 87-96. Available from: https://doi.org/10.12707/RIV18035.

 

  1. 11. Melo EM, Teixeira CS, Oliveira RT, Almeida DT, Veras JEGLF, Stdart RMB. Cuidados de enfermagem ao utente sob ventilação mecânica internado em unidade de terapia intensiva. Rev Enferm [Internet]. 2014 [cited 2021 out 18];4(1):55-63.  Available from: http://dx.doi.org/10.12707/RIII131

 

  1. 12. Pires FC, Fanan JMV, Nascimento JS. Ações de cuidado para a promoção da segurança ao paciente em ventilação mecânica invasiva. Rev Enferm UFSM [Internet] 2017 [cited 2021 out 5];7(3): 411-423. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/25685

 

  1. 13. Antonucci LAO, Savino MJP. Paciente com ventilação espontânea prejudicada: uma revisão integrativa das intervenções de enfermagem no uso da respiração artificial. Rev Saúde Com [Internet]. 2014 [cited 2021 out 18];10(1):96-108. Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/289

 

  1. 14. Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Sociedade Brasileira Pneumologia e Tisiologia. Diretrizes brasileiras de Ventilação Mecânica 2013 [Internet]. 2013 [cited 2021 nov 10]:136 p. Available from: https://www.amib.org.br/fileadmin/user_upload/amib/2018/junho/15/Diretrizes_Brasileiras_de_Ventilacao_Mecanica_2013_AMIB_SBPT_Arquivo_Eletronico_Oficial.pdf

 

  1. 15. Burcoski SS, Oliveira TMC, Koeppe GBO, Oliveira PP, Mattos MR, Cerqueira LCN. Variação da pressão do CUFF em pacientes graves submetidos í ventilação mecânica invasiva sob os cuidados de enfermagem em unidade intensiva. Nursing [Internet]. 2020 [cited 2021 nov 10];23(265):4245-56. Available from: http://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/revistanursing/article/view/640

 

  1. 16. Vasco AMV, Silva LM, Pinheiro FGMS. Tecnologias e avanços nos estudos da assistência ao paciente com pneumonia associada à ventilação mecânica. Ciências Biol Saúde Unit [Internet]. 2015 [cited 2021 nov 18];2(3):81-96. Available from: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/1815

 

  1. 17. Pazos CP, Soares FMM, Barroso LCB, Cordeiro Barroso L, Sousa GMC, Rodrigues GIS. et al. Boas práticas de enfermagem a pacientes em uso de ventilação mecânica. Rev enferm UFPE [Internet]. 2020 [cited 2021 nov 18];14:e242958. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revist as/revistaenfermagem  

 

 





JSNCARE
Share |