Oxygen therapy related to the use of Technologies – Systematized Literature Review

A oxigenoterapia relacionada ao uso de tecnologias – Revisão Sistematizada de Literatura

 

Luiza Franco Martins.1 Profa. Dra. Isabel Cruz.2

 

RESUMO:

Introdução: a técnica conhecida por oxigenoterapia consiste em administração de oxigênio em concentração superior a ambiental a fim de corrigir a deficiência do oxigênio ou em tratamento. O profissional de enfermagem e o cuidado realizada pela equipe demandam que as ações sejam efetivadas prezando a complexidade e utilização de tecnologias, isso também ocorre com a administração da oxigenoterapia e podem ser de grande ajuda, devendo esse profissional sempre desempenhar suas funções a partir da humanização, conforto e vida.4 O objetivo: é investigar a oxigenoterapia e a tecnologia nas demandas existentes e cuidados intensivos em enfermagem. Metodologia: estudo trata-se de uma revisão integrativa e a busca foi realizada em três bases de dados eletrônicos: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), o Sistema de Informação Científica Redalcy (REDALCY) e. Redes Sociais Cientificas (RESEARCHGATE), no recorte de 10 anos e cujos critérios de inclusão foram estudo no recorte temporal e que respondessem a problemática do estudo, e de exclusão foram artigos duplicados, que não tivessem o texto na íntegra e que não respondessem ao problema de estudo. Resultados e Discussão:  dez estudos foram categorizados e discutidos evidenciando as novidades da tecnologia na oxigenioterapia e cuidados em enfermagem. Conclusão: a tecnologia e a oxigenoterapia tem propiciado um cuidado de enfermagem de qualidade e que são relevantes, principalmente no trabalho com crianças, neonatos e idosos.

 

Palavras-chave: Oxigenoterapia; Enfermagem; Tecnologia.

 

ABSTRACT:  

Introduction: the technique known as oxygen therapy consists of administering oxygen at a higher than ambient concentration in order to correct the oxygen deficiency or in treatment. The nursing professional and the care provided by the team demand that actions are carried out, valuing the complexity and use of technologies, this also occurs with the administration of oxygen therapy and can be of great help, and these professionals should always perform their functions based on humanization. , comfort and life. The aim:. is to investigate oxygen therapy and technology in the existing demands and intensive care in nursing. Methodology: the study is an integrative review and the search was performed in three electronic databases: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), the Redalcy Scientific Information System (REDALCY) e. Scientific Social Networks (RESEARCHGATE), within a period of 10 years and whose inclusion criteria were study in the time frame and that responded to the problem of the study, and of exclusion were duplicate articles, which did not have the full text and which did not respond to the problem of study. Results and Discussion: ten studies were categorized and discussed highlighting the novelties of technology in oxygen therapy and nursing care. Conclusion: the technology and oxygen therapy have provided quality nursing care and that they are relevant, especially in working with children, newborns and the elderly.

 

Keywords: Oxygen Therapy; Nursing; Technology.

 

INTRODUÇÃO

 

Algumas doenças podem reduzir a oferta de oxigênio em tecidos e pulmão, como nas doenças crônicas (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica-DPOC), asma, pneumonia, entre outras, necessitando assim, que o paciente receba uma demanda maior de oxigênio. Essa técnica conhecida por oxigenoterapia consiste em administração de oxigênio em concentração superior a ambiental a fim de corrigir a deficiência do oxigênio ou em tratamento hipóxia1.

O tipo de grau de oxigenoterapia vai depender do desconforto respiratório que a pessoa está no momento e dos sinais de hipóxia. A terapia consiste na pressão parcial do oxigênio no sangue arterial e que aumenta por concentração do oxigênio no ar inspirado. Recomenda-se essa terapia quando o sistema respiratório não consegue manter os valores de pressão arterial (PaO2) e da pressão arterial gás carbônico (PaCO2)2.

A oxigenoterapia pode ser ainda aplicada em diversos tratamentos, até mesmo em feridas e traz efeitos físicos e metabólicos, como efeito antimicrobiano, por exemplo e que vem ganhando notoriedade nos diversos tratamentos que é indicada, para isso a tecnologia tem contribuído, uma vez que tem se utilizado dessas novas tecnologias atrelada a oxigenoterapia para buscar soluções e tratamentos a diversas demandas.2

O oxigenoterapia pode ser realizada de algumas formas que são: através de sistemas de baixo fluxo (cateter nasal, cânula nasal ou tipo óculos, máscara fácil, máscara com reservatório, e máscara de traqueostomia). A oxigenoterapia hiperbárica é regulada pelo Conselho Federal de Medicina e consiste na oferta de oxigênio puro (FiO2) em ambiente pressurizado a um nível acima da pressão do ar, entre duas a três atmosferas. Pode ser aplicada em câmaras monopaciente ou monoplace e para pacientes diversos (multiplace e multipaciente)3.

O profissional de enfermagem e o cuidado realizada pela equipe demandam que as ações sejam efetivadas prezando a complexidade e utilização de tecnologias, isso também ocorre com a administração da oxigenoterapia e podem ser de grande ajuda, devendo esse profissional sempre desempenhar suas funções a partir da humanização, conforto e vida.4

Situação-problema: conhecimento sobre as tecnologias associadas ao uso de oxigênio como terapia de escolha em paciente adulto/idoso acometidos por distúrbios clínicos, em 7 dias de tratamento. Dessa forma, é objetivo geral do estudo investigar a oxigenoterapia e a tecnologia nas demandas existentes e cuidados intensivos em enfermagem.

Tabela 1: elementos da estratégia PICOT.

Acrônimo

Descrição

Componente da questão prática

P (paciente)

Paciente com distúrbio clínico submetido ao tratamento com oxigenoterapia.

Paciente internado em unidade hospitalar submetido ao tratamento com oxigenoterapia.

I (intervenção)

Intervenção terapêutica específica de enfermagem.

Cuidados envolvendo uso de tecnologia dura.

C (controle ou comparação)

Não se aplica.

Não se aplica.

O (resultado ou desfecho)

Resposta eficaz com melhora do quadro clínico.

Resposta eficaz com melhora do quadro clínico.

T (tempo)

7 dias.

7 dias, pós alta e diminuição de reinternações.

 

METODOLOGIA

 

De forma, a confirmar a relevância da lacuna de conhecimento deste estudo foi realizada uma revisão integrativa que envolve a sistematização e publicação dos resultados de uma pesquisa bibliográfica em saúde. O principal objetivo da revisão integrativa é a integração entre a pesquisa científica e a prática profissional no âmbito da atuação profissional, bem como a reflexão e realização para futuros estudos, sobre determinado fenômeno.5

Com objetivo de sistematizar a pesquisa a seguinte sequência será adotada para a revisão integrativa: 1- identificação do tema e seleção da questão da pesquisa; 2- estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos; 3- definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; 4- avaliação dos estudos incluídos/categorização; 5- interpretação dos resultados; 6- apresentação da revisão/síntese do conhecimento.5

Para a primeira etapa da revisão integrativa, tomaremos a pergunta de pesquisa: Como a oxigenoterapia e a tecnologia atuam nas demandas existentes e cuidados intensivos em enfermagem? Que ao mesmo tempo delimita o tema do estudo.

A busca online consistiu em quatro bases de dados:  Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual en Salud e Enfermaria (BDenf); Sistema de Informação Científica Redalcy (Redalcy) e. Redes Sociais Cientificas (Researchgate).

A definição dos descritores (DeCs/ MeSh) e/ou palavras-chaves utilizadas neste estudo, foi a partir de  uma pesquisa no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e para a investigação foram estabelecidos o descritor “enfermagem” articulado a palavra-chave “oxigenoterapia”, o descritor "tecnologia” mantendo a articulação com a palavra-chave “enfermagem” e a palavra-chave “oxigenoterapia” em detrimento do descritor “tecnologia” para que a pesquisa se mantenha mais próximo possível do tema e assim para refinamento foram aplicados os operadores boleanos “AND” E “OR” durante a busca on-line.

Como critérios de inclusão estabeleceram-se artigos publicados entre 2010 a 2020, no idioma português e que tivessem relação com a temática escolhida. O critério de exclusão limitou-se aos que não atendiam a temática do presente estudo, estivessem duplicados e não tivessem o texto na íntegra.

Foi realizada uma busca inicial no mês de agosto de 2021 sobre as publicações existentes para identificar o universo das publicações da temática em estudo.

Inicialmente foram pré-selecionados 89 (artigos) artigos, sendo que apenas 33 (trinta e três) respondiam a questão norteadora do estudo destes, 10 (dez) se encaixavam nos critérios de inclusão deste estudo. Para análise final selecionou-se 10 (dez) artigos, conforme demonstrado no quadro 1 abaixo.

 

Tabela 2:  Publicações localizadas nas bases de dados Scielo, BDenf, Redalcy e Reserachgate, 2010 a 2021, segundo a classificação Oxford, 2009.

Autor(es), Data e País

Objetivo

População/Amostra

Tipo de Estudo

Principais

Recomendações

Nível de Evidência segundo Oxford

Ferreira R, Bandeira T 2014

BRASIL

Recomendações sobre oxigenoterapia em crianças.

58 doentes

Revisão retrospectiva de ensaios clínicos

A eficácia dos cuidados domiciliários em doentes respiratórios dependem da tecnologia.

1 A

Liandro CL, Santos M, Carreiro MA, Cunha KCS, Paula DG, 2020.

BRASIL

Prevalência dos tipos de feridas com indicação para oxigenoterapia hiperbárica.

60 prontuários

Estudo transversal

Necessidade de um plano de cuidados de enfermagem individualizado ao portador de feridas em tratamento com oxigenoterapia hiperbárica.

4C

Menezes E de O, Cintra BB, Félix VHC, 2020

BRASIL

Avaliar o conhecimento e eficácia da oxigenoterapia hiperbárica em pacientes com doença vascular periférica.

15 artigos

Revisão sistemática

A oxigenoterapia hiperbárica apresenta boa eficácia no tratamento adjuvante de feridas complexas.

1A

Tikami KF, Simão JC, Passerotti LC, Barbosa ASAA, 2020

BRASIL

Avaliar os resultados obtidos da oxigenoterapia hiperbárica (OHB) como tratamento adjuvante na Gangrena de Fournier (GF).

38 pacientes

Estudo transversal

O efeito da OHB oferece vantagem no tratamento da GF.

4C

Amorin FMSB, Gusmão CMP, Mendonça AL, 2020

BRASIL

Correlacionar as comorbidades e tempo de tratamento do idoso frente a oxigenoterapia hiperbárica.

119 prontuários

Estudo transversal

A diferença estatística foi relevante nas variáveis de faixa etária, patologia sendo a Diabetes Mellitus após 20 sessões.

4C

Andrade SM, Santos ICRV, 2016

BRASIL

Descrever os tipos mais frequentes de feridas com indicação de oxigenoterapia e os resultados obtidos.

200 prontuários

Estudo transversal

As feridas mais encontradas foram ulcera venosa, pé diabético e lesão traumática e a oxigenoterapia foi eficaz para essas feridas.

4C

Melo RA, Tavares AK, Fernandes FECV, Oliveira AKP, Amando AR, 2019

BRASIL

Analisar a compreensão do enfermeiro em assistência prestada ao RN em oxigenoterapia na Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários e Intensivos.

16 enfermeiros

Estudo transversal

Se faz necessário a qualificação e a habilidade do enfermeiro que assiste ao RN em uso de oxigenoterapia.

4C

Vanoni, DFL, 2017

BRASIL

Avaliar o processo de administração de oxigenoterapia em pacientes internados em uma enfermaria.

119 prontuários

Estudo transversal

Foram encontrados baixos índice de prescrição de enfermagem anotações de enfermagem quanto ao processo de administração de oxigênio.

 4C

Gomes AS, Santos JC, 2020

BRASIL

Descrever o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes usuários de oxigenoterapia domiciliar prolongada.

29 pacientes

Estudo transversal

A maioria da população tem DPOC, seguido do AVE e outras patologias.

4C

Guerreiro AH, Nunes ACP, 2016

BRASIL

Mensurar o nível de qualidade de vida de idosos com DPOC e que realizam tratamento de Oxigenoterapia Domiciliar.

150 idosos

Estudo transversal

Apurou-se que a estes apresentam uma reduzida qualidade de vida com uma média de 32,12.

4C

Fonte: Elaborado pela autora.

 

Discussão

A partir do quadro e análise dos artigos, a discussão foi elaborada em duas categorias que são: a) administração da oxigenoterapia nos diversos tipos e cuidados paliativos e b) oxigenoterapia, tecnologia e assistência em enfermagem.

 

a) administração da oxigenoterapia nos diversos tipos e cuidados paliativos

A oxigenoterapia em estudo mostrou-se ter boa eficácia no tratamento adjuvante de feridas complexas, incluindo as lesões por doença arterial periférica, úlceras em pés diabéticos, e de feridas agudas relacionadas a trauma.6 Achados similares foram encontrados no estudo que analisou 200 prontuários e constatou-se que as feridas mais frequentemente encontradas como indicação para oxigenoterapia hiperbárica foram: úlcera venosa, lesão traumática e pé diabético. O estudo mostrou que os pacientes com feridas crônicas tiveram suas feridas cicatrizadas em 61,1% dos casos realizando o menor número de sessões em relação a 62% com os que tinham feridas agudas, assim, a oxigenoterapia é um tratamento efetivo para cuidados paliativos com feridas crônicas.7

Para os autores o estudo evidenciou que a oxigenoterapia hiperbárica é uma terapêutica que vem auxiliando o tratamento paliativo de feridas de diversas etiologias.2 Como também auxilia no tratamento da Gangrena de Fournier demostrando que a oxigenoterapia hiperbárica diminuiu o tempo de internação, apresentando baixa mortalidade e por tal motivo tem sido utilizada como opção cada vez mais no tratamento e reparo de cicatrização de tecidos, estimulando a atividade anti-inflamatória, facilitando a angiogênese e o crescimento de fibroblastos.8

Outras áreas como diabete mellitus em idosos também são beneficiadas, que após aplicadas de 10 a 20 sessões a melhoria é significativamente alta, isso porque auxilia nas diversas demandas em relação a curativos, estratégias de alívio de pressão, controle glicêmico adequado, nutrição e antibioticoterapia, mostrando que a oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento que é realizado em conjunto com outras técnicas tem sua eficácia comprovada.3

A melhoria na qualidade de vida de idoso que realiza a oxigenoterapia domiciliar programada foi evidenciada como eficaz nos tratamentos de diversas patologias crônicas, sendo o oxigenoterapia vista como estratégia de prestação de cuidados em saúde, que envolvem os doentes e seus cuidadores nos cuidados a pessoa com doença incapacitante crônica.9 Outro estudo que também realizou a oxigenoterapia domiciliar programada com 29 pacientes, com patologias com DPOC, AVE e outras patologias como asma, Alzheimer, câncer de pulmão dentre outros tiveram resultados satisfatórios nos cuidados paliativos com a oxigenoterapia.10

 

b) oxigenoterapia, tecnologia e assistência em enfermagem

A oxigenoterapia segundo o estudo dos autores também constatou que a prevalência do uso da oxigenoterapia e sua eficácia poderá contribuir para a elaboração de um plano de cuidados de enfermagem individualizado ao portador de feridas que realizam tratamento no setor de oxigenoterapia hiperbárica.2

A oxigenoterapia traz suas inovações ao ser utilizada em pediatria, a Oxigenoterapia de longa duração em lactentes com displasia bronco pulmonar, após esse tipo de oxigenoterapia, com os cuidados domiciliários em doentes que dependem desse tipo de tecnologia, tiveram efetiva eficácia.4

Outro estudo que corrobora com esse estudo da oxigenoterapia em neonatos, evidenciou que a assistência de enfermagem ao RN em oxigenoterapia compreende os cuidados prestados desde o momento de sua admissão na unidade neonatal, garantindo a compreensão dos parâmetros relacionados a terapêutica, um melhor prognóstico e um menor tempo de internamento.11

Em relação ao papel da enfermagem em oxigenoterapia, o estudo demonstrou que se faz necessário conscientizar os profissionais envolvidos na assistência sobre a importância do uso da técnica de oxigenoterapia como da adequação do uso do oxigênio, do monitoramento e do registro da evolução do paciente através de educação continuada.1

 

CONCLUSÃO

A oxigenoterapia é uma técnica que pode ser utilizada em cuidados paliativos de enfermagem e em diversas doenças, sendo responsável por propiciar cuidado de enfermagem de qualidade e que são relevantes, principalmente no trabalho com crianças, neonatos e idosos.

De todas as formas que a oxigenoterapia pode ser empregada no cuidado de enfermagem, a melhor escolha é como suplementação oxigenar em necessidades respiratórias, sendo mais comumente usada. No entanto, a oxigenoterapia hiperbárica se mostra promissora para a recuperação de lesões, sendo de investimento financeiro maior e ainda com pouco acesso por parte da população.

O profissional de enfermagem tem autonomia para definir no plano de cuidados, envolvido Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), definir a melhor tecnologia ligada à oxigenoterapia para atuar na promoção, prevenção de agravo, tratamento e qualidade de vida dos pacientes.

 

REFERÊNCIAS

 

  1. Vanoni DFL. Avaliação do progresso da oxigenoterapia. Trabalho de Conclusão de Curso em Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 2017. Disponível em: https://inisa.ufms.br/files/2019/06/AVALIA%C3%87%C3%83O-DO-PROCESSO-DE-OXIGENOTERAPIA.pdf

  2. Liandro CL, Santos M, Carreiro MA, Cunha KCS, Paula DG. Oxigenoterapia hiperbárica como tratamento adjuvante para feridas: estudo de prevalência. Enferm. Foco 2020; 11 (2): 31-36. Disponível em: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2375/766

  3. Amorin FMSB, Gusmão CMP, Mendonça AL. Oxigenoterapia hiperbárica: uma correlação entre morbidades e tempo de tratamento em idosos. Artigo de Conclusão de Curso. Centro Universitário Tiradentes – UNIT, 2020. Disponível em:https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/2871/ARTIGO%20OHB%20%281%29.pdf?sequence=1

  4. Ferreira R, Bandeira T. Oxigenoterapia de longa duração em pediatria: lições do passado e orientações para o futuro. Acta Pediátrica, v. 34,  n. 2, p.69-79, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.25754/pjp.2002.5217

  5. Laprovita D. Núcleo de educação em urgência na lógica da educação permanente: serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Universidade Federal Fluminense, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3110

  6. Menezes E de O, Cintra BB, Félix VHC. Utilização da oxigenoterapia hiperbárica no tratamento da doença vascular periférica: uma revisão sistemática. REAS [Internet]. 20nov.2020 [citado 4dez.2021];12(11):e5282. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/5282

  7. Andrade SM, Santos ICRV. Oxigenoterapia hiperbárica para tratamentos e feridas. Rev Gaúcha Enferm. 2016 jun;37(2):e59257. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.02.59257

  8. Tikami KF, Simão JC, Passerotti LC, Barbosa ASAA. Perfil dos pacientes com gangrena de Fournier utilizando a oxigenoterapia hiperbárica como tratamento adjuvante. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 27 de abril de 2020 [citado 4 de dezembro de 2021];53(1):21-5. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/162794

  9. Guerreiro AH, Nunes ACP. Promoção da Qualidade de Vida dos Idosos que realizam Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP).  Dissertação de Mestrado em PsicoGerontologia Comunitária. Instituto Politécnico de Beja, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4568

  10.  Gomes AS, Santos JC. Perfil dos pacientes usuários de oxigenoterapia domiciliar prolongada (ODP) atendidos em um município do interior do estado de Rondônia. Ariquemes: FAEMA, 2020. Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/2786

  11.  Melo RA, Tavares AK, Fernandes FECV, Oliveira AKP, Amando AR. Compreensão do enfermeiro sobre o cuidado ao recém-nascido em oxigenoterapia. Rev Fun Care Online. 2019 jan/mar; 11(1):31-39. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.31-39   

 

 






JSNCARE
Share |