Informática e Saúde Digital em Cuidados Intensivos– novas fronteiras para a(o) enfermeira(o)

Isabel Cruz

 

Observe a cena:

Você na reunião do Staff com a diretora clínica, Dra. Izabel dos Santos, que orienta a equipe:

- Estamos no processo de acreditação hospitalar (nível 3). Cada um de vocês deverá desenvolver um projeto que permita otimizar o cuidado interprofissional do(a) paciente de alta complexidade. Neste sentido, é preciso identificar, com base em evidência científica, os papéis, os procedimentos  (intervenção de enfermagem CIPE® )e as responsabilidades do cuidado da(o) enfermeira(a) sobre os problemas do(a) paciente no contexto da equipe interprofissional. O prazo é até dezembro, quando incluiremos no Manual Institucional os seus estudos, se aprovados. Neste período, em parceria com o curso de Especialização, vamos trabalhar juntos na busca das evidências e na construção das melhores diretrizes de cuidado de saúde para a Unidade de Saúde que é também o processo do Trabalho de Conclusão de Curso. Tenham curiosidade de buscar o que é novo e centrado na pessoa de modo a agregar valor ao nosso trabalho.

Desafio proposto:

A questão prática apresentada foi:

Com base em evidência, qual a melhor tecnologia digital para determinada intervenção de enfermagem?

Respostas

Para o desenvolvimento desta indispensável habilidade que é a pesquisa bibliográfica para a prática com base em evidência, foi desenvolvido um projeto de revisão sistematizada da literatura sobre os recentes artigos científicos que permitam implementação e adoção de tecnologias digitais de saúde para o diagnóstico, prescrição e alcance dos resultados terapêuticos de enfermagem para o(a) cliente adulto/idoso de alta complexidade (cuidados intensivos), bem como para  seus familiares e/ou pessoas significativas, destacando a melhoria da segurança e da qualidade do cuidado de saúde.

Reafirmamos com os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) publicados neste número do Journal of Specialized Nursing Care (JSNC) (Cruz, 2020) que a Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28) tem como um dos seus focos o(a) usuário no centro do cuidado de saúde (Cruz, 2020). Para que a pessoa sob cuidados de alta complexidade possa usufruir das conquistas das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na área da saúde é preciso desenvolver outras competências sobre, por exemplo, aplicativos de hardware e software (ou seja, web, telessaúde, registros eletrônicos de saúde, dispositivos móveis, vestíveis, entre outros), bem como sobre educação de saúde online e consulta remota e tratamento via telessaúde.

Cabe ressaltar que informática e saúde digital incluem muitas outras tecnologias além das que foram abordadas nos TCCs aqui publicados. Além dos dispositivos clínicos, vale destacar que o processo de trabalho da(o) enfermeira(o) terá um profundo impacto com o desenvolvimento de auxílios de apoio à decisão clínica, assim como com a análise de grandes conjuntos de dados hospitalares referentes ao registro eletrônicos de enfermagem/interprofissional para melhor identificar pacientes que precisam de intervenção e prever resultados.

Se o impacto será positivo ou não, vai depender diretamente, ao nosso juízo, do grau de desenvolvimento de nossas competências profissionais em informática e saúde digital.

Isto posto, vamos aprendendo!

 


Cruz, Isabel CF da. The Priority 4 at Brazilian Digital Health Strategy 2020-2028: analysis from the nurse's perspective. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 12, n. 1, dec. 2020. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3387/842>. Date accessed: 16 jan. 2023.

 





JSNCARE
Share |