Nursing intensive care mediated by digital technology for people with impaired cardiovascular system ICNP®10022949 - Systematized Literature Review

 

Cuidados intensivo de enfermagem mediado por tecnologia digital para pessoa com Sistema Cardiovascular Prejudicado CIPE®10022949- Revisão Sistematizada da Literatura

 

 Priscila Barboza Rodrigues1, Isabel Cristina Fonseca da Cruz2

 

1 Enfermeira, aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos. Universidade Federal Fluminense (UFF).

2 Doutora, professora. Titular da UFF. isabelcruz@id.uff.br

 

ABSTRACT: Cardiovascular diseases are the main cause of morbidity and mortality and can be reduced by controlling risk factors such as smoking, physical inactivity, diabetes mellitus, hypertension, hyperlipidemia, stress and obesity. The aggravations of these risk factors can lead to various prognoses, as well as acute myocardial infarction and heart failure. Health technologies have made important progress in the hospital and out-of-hospital routine, being used to implement the systematization of healthcare assistance. nursing, not intensive care patients.

The use of mobile devices such as: smartphones, peripheral devices, activity monitors contribute to the control of Cardiovascular risk factors.

RESUMO: As Doenças Cardiovasculares é a principal causa de morbidade e mortalidade e pode ser reduzida com o controle de fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, diabete mellitus, hipertensão  hiperlipidemia, stress e obesidade. Os agravos desses fatores de riscos, podem levar a vários prognósticos, bem como o infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca.As tecnologias em saúde, teve um avanço importante na rotina hospitalar e extra-hospitalar, sendo utilizadas para implementação a  sistematização da assistência de enfermagem, no pacientes em  cuidados Intensivos.

O uso dos dispositivos móveis como: smartphones, dispositivos periféricos, monitor de atividade  contribuem para o controle dos fatores de risco Cardiovascular.

 

OBJETIVO: Buscar na literatura científica profissional experiência de implantação das referidas tecnologias digitais no trabalho da(o) enfermeira junto à pessoa com Sistema Cardiovascular prejudicado CIPE®:10022949, bem como seu tratamento e os resultados terapêuticos em pacientes de alta  complexidade. METODOLOGIA:Este estudo trata-se de uma revisão sistematizada na literatura, utilizando estratégia PICO para formular e responder a pergunta da questão prática,busca realizada na base de dados MEDLINE/PubMed  (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online),no período de setembro 2023 a outubro de 2023,descritores em inglês,foi utilizado operadores booleanos: and, or, not.Foram considerados para a construção do artigos:revisão de literatura, meta-análise, randomizado, e  publicação oficiais dentro do período de 5 anos, textos completos e gratuitos, espécies em humanos, dentro da temática sistema cardiovascular prejudicado e tecnologia digital.    RESULTADOS: Através da busca na base de dados foram encontrados 150 artigos, de acordo com os  critérios de exclusão foram selecionados  9 artigos próprios para uso, foram considerados aproveitáveis estudos da sociedade brasileira de cardiologia e  ministério da saúde  CONCLUSÃO: Sendo assim, as tecnologias em saúde, teve um avanço importante na rotina hospitalar e extra-hospitalar, sendo utilizadas para implementação da sistematização da assistência de enfermagem  nas Unidades de Terapia Intensiva.

Palavras-chaves: Cardiologia; Infarto do miocárdio; Ataque Cardíaco; Tecnologia vestível; Dispositivo móvel; Fator de Risco;Cuidados Intensivos; Cuidados de enfermagem.

 

INTRODUÇÃO

A aplicação da tecnologia da informação e da internet móvel no setor de saúde leva a prática do atendimento ao paciente para a era da saúde digital.A saúde digital é a convergência da ciência e da tecnologia com a saúde, os cuidados de saúde e a vida da sociedade 1.

 As doenças cardiovasculares (DCV) causam 17,9 milhões de mortes por ano, sendo responsáveis por 31% de toda a mortalidade global.Estima-se que os custos globais das DCV aumentarão de US$863 bilhões em 2010 para US$1.044 em 2030 2.  

As partes interessadas, tais como profissionais de saúde e investigadores, adotam intervenções digitais de saúde (DHIs) com o objetivo de promover o acesso, reduzir custos, personalizar a medicina e melhorar os resultados do atendimento ao paciente 1.  

O estudo da OMS mostrou que geralmente, circunstâncias sociais desfavoráveis e aumento de idade são fatores associados ao risco de aumento de comportamentos de risco à saúde, incluindo hábitos dietéticos inadequados, menor cumprimento das recomendações para prática de atividade física, consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. Esse comportamentos se diferenciam quanto ao sexo: meninas são mais propensas a menor pratica de atividades fisica, enquanto meninos apresentam maior tendência para adquirir habitos alimentares menos saudáveis, uso de tela, consumo de cigarros e álcool 6.

A implementação de políticas de saúde, entre elas, o estímulo dos hábitos de vida saudáveis, o acesso a medidas para prevenção primária e secundária de DCV, associados ao tratamento de eventos cardiovasculares(CV), é essencial para o controle das DCV em todos os países, incluindo o Brasil 10.

Portanto, de acordo com as evidências, as tecnologias móveis, quando utilizadas em pacientes cardiovasculares ajuda na redução dos fatores de risco cardiovascular por consequência reduzir índice de mortalidade, podemos  quanto enfermeiros orientar sobre  o uso das  tecnologias em saúde, implementar uma assistência voltada para o diagnóstico clínico do paciente e suas demandas individualizadas

 

SITUAÇÃO PROBLEMA

Tecnologias digitais que deem suporte ao histórico na busca de dados que sustentem o diagnóstico, Sistema Cardiovascular Prejudicado COPE®10022949, bem como à melhoria dos respectivos cuidados ou intervenções de enfermagem de modo a avançar com rapidez e segurança os cuidados terapêuticos de enfermagem.

 

Questão Prática:

Com base em evidências,como as tecnologias digitais  podem contribuir para o controle e o cuidados de saúde aos pacientes com Sistema Cardiovascular Prejudicado CIPE®10022949 e em  cuidados intensivos.

 

 

 

Quadro - 1 Estratégia PICO, Rio de Janeiro,2023

 

ACRÔMIO

DESCRIÇÃO

COMPONENTE QUESTÃO PRÁTICA  

P

População

Pessoas com sistema cardiovascular prejudicado CIPE®10022949

I

Intervenção

Uso de tecnologias em saúde móvel, tecnologia vestível

C

Não Há

Não uso das tecnologias

0

Resultados

Avanço importante na rotina hospitalar e extra hospitalar, com uso das tecnologias móveis que ajudam na diminuição dos  fatores de risco cardiovascular associado a DCV em pacientes de cuidados intensivos.

T (tempo)

Máximo de internação

7 dias

 

METODOLOGIA:

Este estudo trata-se de uma revisão sistematizada na literatura, utilizando estratégia PICO para formular e responder a pergunta da questão prática,busca realizada na base de dados MEDLINE/PubMed  (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online), Scielo(Scientific Electronic Library Online), no período de setembro 2023 à outubro de 2023,pesquisados no tesouro Descritores em ciência da saúde (DeCS),descritores em inglês,que deu base estratégia de busca: cardiology or myocardial infarction or heart attack and wearable electronic devices or mobile device and risk factor or nursing care or intensive care not covid-19 ,foi utilizado operadores booleanos: and,or,e not.Foram considerados para a construção do artigos:revisão de literatura, meta-análise, randomizado, e  publicação oficiais dentro do período de 5 anos, textos completos e gratuitos, espécies em humanos, dentro da temática sistema cardiovascular prejudicado cipe®:10022949 e tecnologia digital.  

Resultados:Através da busca na base de dados foram encontrados 150 artigos, de acordo com os  critérios de exclusão foram selecionados 8 artigos próprios para uso, foram considerados aproveitáveis, estudos da sociedade brasileira de cardiologia e  ministério da saúde, no total de 10 artigos selecionados.

Os estudos foram classificados de acordo com os níveis de evidência, evidenciados com acesso a plataforma sucupira(qualis periódicos).

 

 

 

 

 

 

 

Quadro 2: Característica dos estudos selecionados para a revisão segundo:Autor(es), Ano/País, objetivo de pesquisa, População/Amostra, Tipo de estudo, Principais recomendações e Nível de evidência.Rio de Janeiro 2023.

 Autor(es)

Data & País

Objetivo da

  Pesquisa

População

Amostra

Tipo de

Estudo

Principais

Recomendação(ões)

Nível de Evidência

           1

Xinchan Jiang

Wai Kit Ming

17.6.2019

China(Hong Kong)

Modelos analíticos de decisão que avaliam a relação custo-efetividade dos DHI no manejo de DCV.

14 estudos

Revisão sistemática

Uma intervenção comportamental digital de prevenção de ganho de peso; Custo-benefício e custo-

utilidades da adaptação de computadores baseados em internet para parar de fumar

__

      2

David Duncker

Wern Yew Ding Susan Etheridge

05.4.2021

Estados Unidos

Esta revisão centra-se na utilização e evolução destes dispositivos no mundo real para outras arritmias, doenças cardiovasculares e alguns dos seus fatores de risco para além da fibrilhação auricular. O manejo de arritmias de fibrilação não-atrial representa um amplo campo de tecnologia vestíveis em cardiologia usando Holter, gravador de eventos, adesivos de eletrocardiograma (ECG)

103 estudos

Estudo de Coortes

A medida que cada tecnologia é considerada, a sua utilização deve ser ponderada em relação ao impacto da procura no sistema de saúde pela incorporação e interpretação dos dados de diagnóstico, ao valor dos diagnósticos e terapias a jusante que aumentarão naturalmente com o rastreio mais alargado e aos consumidores pessoais destas tecnologias à medida que são atraídas para uma relação mais dinâmica com a sua saúde, fisiologia e prestador de cuidados de saúde.

__

         3

Praveen Indraratna

Uzzal Biswas

James McVeigh

André Mamo

28.2.2022

Austrália

Tem como objetivo investigar a viabilidade, eficácia e custo-benefícios de um modelo de atendimento baseado em aplicativo de smartphone(Tele Clinical Care[TCC]) em pacientes que recebem alta após admissão de síndrome coronariana aguda(SCA) ou insuficiência cardíaca

(IC)  

164 pacientes internados foram randomizados Houve 11 readmissões não planejadas em 30 dias

Estudo Randomizado

Um sistema de monitoramento remoto de medicamentos para pacientes com insuficiência cardíaca crônica para reduzir readmissões: um estudo piloto randomizado de dois braços  

B3

        4

Ronqzi Shan

Jie Ding

Timothy B Plante

Seth S Martin

17.12.2019

Estados Unidos

Nosso objetivo era preencher essa lacuna usando os dados mais recentes no conjunto de dados de Pesquisa e Tendência Nacionais de informação sobre a saúde (HINTS), ciclo 2 de 2018, uma pesquisa representativa nacionalmente da população dos EUA.Avaliamos a prevalência de acesso ao de mHealth em indivíduos com DCV ou seus fatores de risco, e associação de ter DCV conhecida ou fatores de risco com acesso e uso de mHealth

3.527 entrevistados completos

EStudo de coorte

Uso de mHealth para atingir metas de saúde, tomar decisões de saúde ou ajudar na discussão com médicos.

__

         5

Halldóra Ogmundsdottir

31.03.2022

Suécia

Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito de um aplicativo baseado na web projetados para apoiar a adesão aos conselhos de estilo de vida e o autocontrole dos fatores de risco(intervenção), além da reabilitação cardíaca (cuidados habituais)

150 pacientes

Estudo Randomizado

Cuidados em equipe para melhorar o manejo da hipertensão entre pacientes ambulatoriais;

Eficácia das intervenções de eHealth na atividade moderada a vigorosa entre pacientes em reabilitação cardíaca: revisão sistemática e meta-analise

__

        6

Maria Andréia Brito Ferreira Leal

28.3.2019

Brasil

Analisar associação entre fatores sociodemografico e comportamento de risco à saúde cardiovascular de adolescente brasileiros com 13-17 anos

10.926 adolescentes entrevistado (PeNSE)

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

(PeNSE)

Ministério da Saúde

A influência de aspectos relacionados ao contexto familiar sobre comportamentos de saúde, dieta e nutrição de adolescentes tem sido amplamente reconhecida. Estudos afirmam que maiores níveis de educação dos pais convívio com os pais e apoio familiar são preditores de resultados de saúde positivos.

A3

          7

Honghuang Lin

Mayank Sardana

23.10.2020

Austrália

Investigar a associação da atividade física habitual medida por smartwatch com o risco previsto de DCV em adultos.

903 participantes

Estudo de Coorte

 

 

 

 

Atividades físicas regulares  têm sido recomendadas  para melhorar a saúde cardíaca, mas a medição de atividade física habitual continua a ser um desafio e a relação com os resultados continua a faltar.

__

           8

Erin Spaulding

Françoise Uma Maravilha

Matthias A Lee

Willian E Yang

Demonstração de Ryan

Jane wang

Helen Xun

12.05.2019

EUA

O principal objetivo desse estudo

O prospectivo é comparar o tempo até a primeira readmissão dentro de 30 dias após a alta entre pacientes com Corrie e pacientes do grupo de comparação de padrão histórico de atendimento. Colocar tecnologia intuitiva nas mão de paciente pode capacitar a gerir suas doenças cardiovasculares durante a hospitalização, à medida que transitam para casa e regressam à sua comunidade. Esta nova abordagem para a prevenção após IAM e nosso desenho de estudo multifásico, incorporando mudanças no DHI ao longo do tempo, podem ser de interesse  para outros pesquisadores.

6 estudos

(60 pacientes com IAM)

Estudo Multifásico

 

Revisão Sistemática e Metanálise

A integração do Apple Watch permite que os participantes monitorem sua frequência cardíaca e atividade física, recebam lembretes sobre medicamentos e compromissos (também entregues na tela inicial iPhone) e rastreiem medicamentos diretamente no relógio.

__

        9

Kacie Patterson

Rachel Davery

15.12.2020

Austrália

Objetivo deste estudo é testar se um aplicativo de smartphone comportamental altamente personalizado para mudanças de comportamento sedentário é eficaz na redução de intervenções hospitalares por todas as causas e visitas ao departamento de emergência.

144 participantes

Estudo

Randomizado

Instruções de como executar um comportamento, reconstrução do ambiente físico; Evitar e reduzir exposição a sinais para o comportamento

__

        10

;Francisco Antonio Helfenstein Fonseca;Raul Dias dos Santos Filho;Tales de

04.11.2019

Brasil

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no Brasil e no mundo, determinando aumento da morbidade e incapacidade ajustadas aos anos de vida. Embora as taxas de mortalidade e disability-adjusted life year (DALY) padronizadas por idade estejam diminuindo no Brasil, possivelmente como resultado de políticas de saúde bem-sucedidas, o número total destas está aumentando principalmente devido ao envelhecimento e adoecimento da população.

um único estudo randomizado ou de estudos não randomizados (observacionais) Nível C Dados obtidos de opiniões consensuais de especialistas

Estudo

Randomizado

Sugerindo a necessidade de renovar as estratégias de combate dessas doenças. Com esse intuito, a SBC revisitou sua Diretriz de prevenção CV, propondo-se a atualizar os temas da prevenção primária para DCV e sugerindo estratégias que poderiam auxiliar o cardiologista brasileiro a reduzir a morbimortalidade por esses grupos de causas.

__

 

 

DISCUSSÃO:

  Após  analisar os estudos incluídos na revisão integrativa pode-se observar que existem diversas tecnologias digitais descritas na literatura para o tratamento de doença cardiovascular prejudicado, a incorporação de novas tecnologias permitiu a transformação no cuidado de enfermagem, emergindo como ferramenta valiosa para a solução do tratamento dos fatores de risco na doenças cardiovascular.

 Achados se relacionam com o fato de que as tecnologias digitais oferecem suporte ao enfermeiro no desenvolvimento da assistência de enfermagem.

A Doença Cardiovascular (DCV) é a principal causa de morbidade e mortalidade global e pode ser prevenida pelo controle de fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, diabete mellitus, hipertensão e hiperlipidemia.A tecnologia móvel pode melhorar as actuais estratégias de prevenção da população, uma vez que 92% dos adultos dos EUA possuem um telemóvel e 81% possuem um smartphone em 2019.2 com o rápido crescimento da propriedade de dispositivos móveis e o crescente mercado de aplicações móveis relacionadas com a saúde, há existe potencial para intervenções de saúde móvel (mHealth) para facilitar a prevenção e gestão de DCV através da modificação dos fatores de risco 5.

No Brasil, em atendimento às recomendações da OMS, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da educação e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desenvolveu a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE), com o intuito de avaliar e monitorar aspectos da saúde de escolaridades brasileiros, além de fornecer informações aos gestores e profissionais de saúde para a elaboração de políticas de saúde específicas para esses adolescentes 6.

Os avanços nas tecnologias vestíveis proporcionam novas oportunidades para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares e seus fatores de risco. Tecnologias comuns em situações clínicas, como monitores de frequência e ritmo cardíaco e pressão arterial, estão agora disponíveis diretamente aos consumidores 2.

Grande parte do interesse inicial no mHealth centrou-se nos pacientes cardiológicos, dada a gama de ferramentas de monitorização disponíveis, incluindo ECG, sensores de frequência cardíaca, monitorização da atividade física e monitorização da pressão arterial.O mHealth também é adequado para intervenções que abordam fatores de risco como o tabagismo e a diabetes mellitus.Compreender os padrões atuais de acesso e utilização de saúde móvel entre as populações de prevenção primária e secundária de DCV ajudaria a no desenvolvimento, validação clínica e disseminação de intervenção de saúde móvel relacionada DCV 4.

O Infarto do miocárdio é responsável por 15% da mortalidade mundial, e a Insuficiência Cardíaca (IC) afeta mais de 26 milhões de pessoas em todo o mundo.Dados epidemiológico recentes mostram que a mortalidade cardiovascular já não está em declínio e está de facto a aumentar em algumas comunidades, e as taxas de hospitalização estão aumentando universalmente.Os principais fatores incluem envelhecimento da população e o aumento da prevalência da obesidade adulta e infantil. Juntamente com o aumento do custo dos cuidados em saúde, estas tendências levantam preocupações relativamente à sustentabilidade do já modelo tradicional de cuidados de saúde 4.

Existem aplicativos que oferecem um ou dois recursos de rastreamento ou educação sobre medicamentos; no entanto, corrie oferece aos pacientes uma abordagem completa para gerenciar a recuperação pós IAM, incluindo a capacidade de: monitorar qualquer medicação, peso, frequência cardíaca, pressão arterial, atividade física, humor e consulta de acompanhamento, educar-se sobre os medicamentos, os procedimentos hospitalares aos quais podem ser submetidos, às DCV em geral e os fatores de risco para DCV; e receba lembretes para gerenciar seu plano de cuidados. Corrie também se diferencia de outros aplicativos por fornecer integração com os mais recentes sensores digitais de saúde para fornecer dados em tempo real aos pacientes.É possível estimar os custos a longo prazo e resultados associados a uma doença (IAM) e a uma intervenção de saúde específica. A implantação do Corrie foi considerada viável em um ambiente de cuidados intensivos 8.

A reabilitação cardíaca (RC) é recompensada para a prevenção secundária de doenças cardiovasculares e redução do risco de eventos cardíacos repetidos. Atividade física é um componente central da RC; no entanto, estudos mostram que os participantes permanecem em grande parte sedentários.O comportamento sedentário  é um fator de risco independente para mortalidade por todas as causas 9.

As diretrizes Brasileira de prevenção da Sociedade Brasileira de Cardiologia 2019, atualiza as estratégias de abordagem dos fatores de risco clássicos, e discute novos conceitos como necessidade de agregar o conhecimento de fatores de risco emergentes - por exemplo, espiritualidade, fatores socioeconômicos e ambientais, bem como estratégias adicionais como uso de vacinas 10.

Na última década, os rastreadores de atividade vestíveis para o consumidor ganharam força como ferramentas poderosas para monitorar a atividade física habitual. Até onde sabemos, nenhum estudo anterior aproveitou os abundantes dados coletados por rastreadores de atividades vestíveis no nível do consumidor para estudá-los em relação ao risco clínico de DCV.Estudos confirmou que uma maior atividade física diária medida por um smartwatch do estudo estava associada a um risco previsto de DCV 7.

O uso precoce de wearables cardíacos direto ao consumidor, além do condicionamento físico, foi liderado por dispositivos que diagnosticam arritmias cardíacas, em particular, fibrilação atrial (FA). Esta revisão centrar-se-á na utilização e evolução destes dispositivos no mundo real para outras arritmias, outras doenças cardiovasculares e alguns dos seus factores de risco para além da FA 2.

No entanto, a quedas nas taxas de mortalidade levou a um aumento do número de sobreviventes que necessitam de apoio na prevenção secundária de eventos coronários recorrentes.Programas abrangentes de reabilitação cardíaca, que são de intervenção médicas e comportamentais de saúde multidisciplinares, reduzem efetivamente a morbidade e mortalidade por doenças coronariana.As diretrizes internacionais recomendam fortemente a participação na reabilitação cardíaca e  estabeleceram metas terapêuticas sobre fatores de risco e gerenciamento de estilo de vida. Os objetivos de reabilitação cardíaca incluem a cessação do tabagismo, o tratamento médico do colesterol da lipoproteína de baixa densidade (LDL) e da pressão arterial (PA), a manutenção de uma dieta saudável e a participação de um programa de treinamento físico, também conhecido como reabilitação cardíaca baseada em exercícios 5.

Além disso, as maiores probabilidades de utilização de dispositivos vestíveis de monitorização da saúde entre aqueles com maior risco de DCV sugerem potencial para uma maior adoção da tecnologia de sensores, tais como monitores de atividade física, pressão arterial, glicemia, frequência cardíaca e ritmo 4.

CONCLUSÃO:

Foco principal do estudo foi evidenciar as  tecnologias digitais para o paciente com sistema cardiovascular prejudicado em cuidados intensivos, visto que as tecnologias móveis e equipamentos vestíveis ajudam na identificação dos fatores de risco, oferecendo suporte ao enfermeiro para a  intervenção do diagnóstico.As Doenças cardiovasculares por se tratar da principal causa de morte no Brasil e no mundo, a identificação das alterações clínicas, através dos aplicativos móveis, uma gama de ferramentas de monitorização disponíveis, incluindo ECG, sensores de frequência cardíaca, monitorização da atividade física e monitorização da pressão arterial.Até mesmo a comunicação do paciente com um profissional de saúde através de um aplicativo instalado no smartphone.

Um ponto muito importante levantado nesta revisão da literatura sobre a responsabilidade do enfermeiro no planejamento e a avaliação da assistência integral e criteriosa aos pacientes. De maneira que, é necessário implementar uma sistematização da assistência de enfermagem, que sirva para organizar o trabalho do profissional e operacionalizar o processo de enfermagem e que é essencial uma assistência transferida e para o reconhecimento da profissão enquanto ciência.

Conclui-se que investir em tecnologia, ajuda a diminuir custos,identificar alterações nos parâmetros clínicos  de pacientes hospitalizados em cuidados intensivos,  proporcionam novas oportunidades para evidenciar o diagnóstico,  melhor acompanhamento extra hospitalar  aos pacientes que recebem alta, com isso diminui as  reinternação, monitorar o paciente e controlar os fatores de risco, permitindo assim reduzir número de morte.

Devo ressaltar que durante a pesquisa, teve um ponto importante,e deve ser tratado com muita relevância, que existe  populações que não tem acesso a internet e uso smartphone.

 

REFERÊNCIAS

  1. 1. Jiang x, Ming WK, You JH.A relação custo-efetividade das intervenções digitais de saúde no tratamento de doenças cardiovasculares.  J Med [Internet] Res. 2019 Jun 17;21(6):e 13166. doi: 10.2196/13166. PMID: 31210136; PMCID: PMC6601257.Disponível em: http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31210136/

    2. Duncker D, Ding WY, Etheridge S, Noseworthy PA, Veltmann C, Yao X.et al. Vestíveis inteligentes para monitoramento cardíaco-uso do mundo real, além da fibrilação atrial.Sensors (Basel). 2021 abril  5;21(7):2539. doi: 10.3390/s21072539. PMID: 33916371; PMCID: PMC8038592. Disponível em: http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33916371/

    3. Indraratna P, Biswas U, Veigh JM, Mamo A, Mardy J, Vickers E.et al. Um modelo de atendimento baseado em smartphone para apoiar pacientes com doença cardíaca em transição do hospital para a comunidade (atendimento tele clínico):ensaio piloto randomizado controlado.2022 Feb 28;10(2):e 32554. doi: 10.2196/32554. PMID: 35225819; PMCID: PMC8922139. Disponível em:http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35225819/

    4. Shan R, Ding J, Plante TB, Martin SS. Acesso e uso de saúde móvel entre indivíduos com ou em risco de doenças cardiovasculares: Pesquisa de tendência nacionais de informações de saúde de 2018(HINTS).J Am Heart Assoc. 2019 Dec 17;8(24):e014390. doi: 10.1161/JAHA.119.014390. Epub 2019 Dec 10. PMID: 31818220; PMCID: PMC6951076.

       Disponível em:http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31818220/

  1. 5. ichelsen HO, Sjolin I, Back M, Garcia MG, Olsson A, Sandberg C.et al Efeito de um aplicativo baseado na Web focado no estilo de vida no gerenciamento de fatores de risco em pacientes que tiveram infarto de miocárdio: ensaio clínico randomizado.[março 2022]Disponível em :http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35357316/

    6. Michelsen HO, Sjolin I, Back M, Garcia MG, Olsson.et al  Associação entre fatores sociodemográficos e comportamentos de risco à saúde cardiovascular de adolescentes brasileiros com 13-17 anos: dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015.  Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, Av. Frei Serafim, nº 2280, Centro (Sul), Teresina, PI, Brasil. Disponível em : https://doi.org/10.5123/S1679-49742019000300008

    7. Lin H, Sardana M, Zhang Y, Liu C, Trinquart L, Benjamin EJ.et al  Associação de atividade física habitual com risco cardiovasculares. Circ Res. 2020 Oct 23;127(10):1253-1260. doi: 10.1161/CIRCRESAHA.120.317578. Epub 2020 Aug 26. PMID: 32842915; PMCID: PMC7581630. Disponível em: http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32842915/

    8. Spaulding EM, Marvel FA, Lee MA, Yang WE, Demo R, Xun H.et e a Plataforma Digital Corrie Health para autogestão na prevenção secundária após Infarto do Miocárdio.Rev.Cir Cardiovasc [internet] 2019;12(5):e005509. doi: 10.1161/CIR OUTCOMES.119.005509. PMID: 31043065; PMCID: PMC6697167.  Disponível em: http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31043065/  

    9. Petterson K, Davey R, Keegan R, Niyonsenga T, Mohanty I.etal Um aplicativo de smartphone para mudança de comportamento sedentário na reabilitação cardíaca e o efeito nas internações hospitalares:o protocolo de estudo de ensaio clínico randomizado ToDo-CR.  BMJ Open. 2020 Dec 15;10(12):e040479. doi: 10.1136/bmjopen-2020-040479. PMID: 33323435; PMCID: PMC7745513. Disponível em:. http://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33323435/

    10, Oliveira GM, Simão AF, Dutra OP, Coelho OR, Izar MC, Póvoa RM.et al. Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular  da Sociedade Brasileira de Cardiologia-2019 [novembro 2019]  Disponível em:  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31691761/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





JSNCARE
Share |