Intensive nursing care mediated by digital technology for patients with infectionRelate to Health Care–Systematic Literature Review.
Cuidado intensivo de enfermagem mediado por tecnologia digital para paciente com Infecção Relacionada à Assistência à Saúde–Revisão Sistematizada da Literatura.
______________________________________________________________________
Geovanna Carreiro Jeremias¹,Isabel Cristina Fonseca da Cruz²
¹Enfermeira. Aluna do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos/ Universidade Federal Fluminense (UFF), geovannacarreiro@id.uff.br
²Prof. Dra.Isabel Cruz. Titular da UFF, isabelcruz@id.uff.br
ABSTRACT
Objectives:Search professional scientific literature for experience of implementing the digital technologies in the nurse's work with patients with a technical nursing diagnosis (CIPE10023032) as well as their treatment and therapeutic results in high complexity.Methodology:This is a systematic review of the literature, exploratory in nature and qualitative approach. The articles were surveyed using the following database: Virtual Health Library (VHL), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) and Google Scholar, from March to November 2023.Results:32 articles were found, 18 articles identified with the health descriptors: (health technology) OR (digital technology) AND (critical care nursing) AND (infection). The results of the scientific search were organized and classified according to Evidence-Based Practice (EBP) according to Oxford.Discussion:The application of TDICs in health, conceives: as a tool for optimizing the health process in beneficial categorical variables in communication, the homogenization of care, certification of sectoral management and convergence of patient safety, in the past, the lack of continuing education of professionals , reintegrate TDICs resistance into nurses' clinical practice due to the deficit in their information and the empirical premise of technology being seen as additional work or replacement of labor.Conclusion:The purpose of digital technology combined with nurses is to optimize multidisciplinary care according to patients' clinical results, with it being up to them to plan, coordinate and implement technological measures indexed in the electronic medical record with the aim of assertive clinical monitoring. In summary, this research presumed to consolidate the TDICs service regarding the applicability of management and sustainable technology in the health service.
Keywords:Health technology;Critical care nursing;Infection.
RESUMO
Objetivos:Buscar na literatura científica profissional experiência de implantação das referidas tecnologias digitais no trabalho da(o) enfermeira(o) junto ao paciente com o diagnóstico de enfermagem infecção (CIPE10023032) bem como seu tratamento e os resultados terapêuticos na alta complexidade.Metodologia: Trata-se de revisão sistematizada da literatura, caráter exploratório e abordagem qualitativa. O levantamento dos artigos foi realizado seguinte base de dados: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Google Acadêmico, no período de março a novembro de 2023. Resultado:Foram encontrados 32 artigos, sendo 18 artigos identificados com os descritores em saúde: (tecnologia em saúde) OR (tecnologia digital) AND (enfermagem em cuidados críticos) AND (infecção). Os resultados da busca científica foram organizados e classificados conforme a Prática Baseada em Evidência (PBE) de acordo com Oxford.Discussão: A aplicação de TDICs na saúde, concebe: como ferramenta para otimização do processo de saúde em variáveis categóricas benéficasna comunicação, a homogeneização do cuidado, certificação a gestão setorial e convergir a segurança do paciente, por outrora, a falta de educação continuada dos profissionais, reintegrar resistência da TDICs para a prática clínica do enfermeiro devido ao déficit sobre a sua informação e premissa empírica da tecnologia ser vista como trabalho a mais ou substituição de mão de obra. Conclusão: A finalidade da tecnologia digital aliada ao enfermeiro(a) é otimizar uma assistência multidisciplinar de acordo com resultados clínicos dos pacientes, cabendo-os planejar, coordenar e implementar medidas tecnológicas indexadas no prontuário eletrônico com intuito de acompanhamento clínico assertivo.Em síntese, presumisse com a presente pesquisa consolidar o serviço de TDICs acerca da aplicabilidade de gestão e tecnologia sustentável no serviço de saúde.
Palavras-chave:Tecnologia em saúde;Enfermagem de cuidados críticos;Infecção.
INTRODUÇÃO
Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica acerca da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no suporte a assistência de enfermagem no cuidado clínico ao paciente criticamente enfermo acometido por Infecção Relacionada àAssistência à Saúde (IRAS)situado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Por conseguinte, evidencia-se a perpetuação das IRASno decorrer das deficiências na qualidade do serviço ou nos processos podem impactar diretamente no cuidado, ou seja, a maioria das infecções são evitáveis quando implementados a prática do Procedimento Operacional Padrão (POP) e cumprimento de medidas preventivas de paramentação adequada e asséptica, mediante a vigilância clínica e tele monitoramento da equipe multidisciplinar.
Espera-se com este estudo contribuir para a relevância do uso mediado de tecnologia como ferramenta de suporte de trabalho a(o) enfermeira(o) no rastreio a paciente com diagnóstico de Infecção e seus reflexos na prática do cuidar; despertar uma reflexão crítica junto a equipe de assistência de saúde quanto à necessidade de buscar estratégias para a monitoramento de vigilância de acordo com unidades críticas e sítio específico de infecção, e despertar uma reflexão crítica quanto a necessidade de realizar a sistematização da assistência de enfermagem, buscando oferecer um cuidado qualificado e holístico, com apoio da TDICs.
SITUAÇÃO PROBLEMA
O estudo justifica-se devido a IRAS ser considerada como crescente agravo no âmbito da saúde públicapor retrataremde infecções recorrentes e oportunasdaUTIdevido a sua prevalência estar associadaa exposição do paciente aao uso de dispositivos invasivos, a sua instabilidade orgânica e hemodinâmica, ao uso de imunossupressores como medida terapêutica ea colonização de microrganismos multirresistentes,resultando em maior período de internação, custos hospitalares e alto índice de mortalidade.
OBJETIVO
Buscar na literatura científica profissional experiência de implantação das referidas tecnologias digitais no trabalho da(o) enfermeira(o) junto ao paciente com o diagnóstico de enfermagem infecção (CIPE10023032) bem como seu tratamento e os resultados terapêuticos na alta complexidade.
QUESTÃO PRÁTICA
Este estudo pretende responder a seguinte questão prática: Com base em evidências, como as tecnologias podem contribuir na vigilância clínica ao paciente de alta complexidade no rastreio de indicadores de infecção relacionados a assistência em saúde?
Com base em evidência, como cada TDIC pode contribuir para o diagnóstico e tratamento da pessoa com Infecção (CIPE 10023032) sob cuidados intensivos.
Quadro 1 - Estratégia de PICOT, Niterói, 2023.
Acrônimo |
Descrição |
Componente da questão prática |
P |
Paciente de alta complexidade & adulto/idoso com diagnóstico de Infecção (10023032 DE/RE CIPE®) & TDICs |
Apresentar evidências que comprovem qual a melhor tecnologia aplicada na intervenção de enfermagem acerca da Infecção Relacionada a Assistência de Saúde no paciente adulto/idoso em Unidade de Terapia Intensiva. |
I |
Intervenção |
Rastreio antimicrobiano, monitoramento clínico e procedimentos assépticos. |
C |
Comparação e controle |
Não se aplica. |
O |
Desfecho ou Outcome |
Melhores tecnologias aplicadas à intervenção de Infecção Relacionadas a Assistência de Saúde em pacientes sob cuidados intensivos. |
T |
Tempo |
Percurso crítico: 7 dias. |
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2023.
METODOLOGIA
O estudo realizado consiste em uma pesquisa de Revisão Sistematizada da Literatura, exploratória e descritiva. O levantamento dos artigosocorreu no período de março/novembro de 2023 e foi realizado através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Google Scholar.Foram utilizadosdescritores controlados peloDescritores em Ciências da Saúde (DeCS):“tecnologia em saúde’’, “Tecnologia digital’’, “Enfermagem de cuidados críticos” e “Infecções’’, cruzados entre si.A pesquisa foi conduzida utilizando os operadores booleanos "AND" e "OR" para garantir uma busca abrangente e precisa de publicações relacionadas ao tema. Após a combinação dos descritores controlados, foi possível identificar100 produções científicas.
A etapa de seleção dos estudos envolveu a leitura crítica e atenta dos artigos científicos na íntegra, aplicando os seguintes critérios: 1) Inclusão – estudos originais, publicados no idioma português e/ou inglês nos últimos oito anos, que abordassem a temática Cuidado intensivo de enfermagem mediado por tecnologia digital para paciente com diagnóstico de Infecção Relacionada a Assistência de Saúde. 2) Exclusão - não atendesse aos critérios de inclusão e estarem duplamente indexados nas bases.
Foi realizado uma leitura criteriosa e minuciosa dos resumos, alcançando 32 artigos. Após, foram utilizados os seguintes filtros: texto completo e disponível, idioma português e/ou inglêse somente artigos eletrônicos,e selecionou-se 10 estudos para compor a discussão. Vale ressaltar que o período de publicação foi delimitado nesta fase, incorporando os anos de 2015 a 2022.
RESULTADOS
A seguir, os resultados da busca científica foram organizados e classificados no quadro 02 conforme a Prática Baseada em Evidência (PBE)de acordo com Oxford. Niterói, 2023.
Quadro 2 - Características dos estudos selecionados para a revisão segundo: Autor(es), Ano & País, Objetivo da pesquisa, População/amostra, Tipo de estudo, Principais recomendações e Nível de evidência. Niterói, Brasil, 2023.
Autor(es), Data & País |
Objetivo da pesquisa |
População/ Amostra |
Tipo de estudo |
Principal(is) recomendação (ões) |
Evidências |
Barbosa Filho GW, 2019, Brasil. |
Identificar os fatores de risco associados a Infecção Hospitalar. |
Pacientes que passaram mais de 24H horas internados na Unidade de Terapia Intensiva. |
Método caso-controle. |
Contribuir para prevenção e combate as infecções hospitalares e tomada de decisão por parte de gestores e profissionais de saúde contra o desenvolvimento das IRAS. |
B1. |
Evangelista ALP, Barreto ICHC, Andrade LOM, 2019, Brasil. |
Analisar a associação entre tecnologias em saúde e gestão compartilhada e identificar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e das Comunicações (TDIC) para gestão compartilhada em saúde. |
Artigos de avaliação de tecnologias em saúde em 25 países. |
Estudo qualitativo, constituindo revisão integrativa de literatura, com artigos científicos em língua portuguesa e inglesa. |
Incorporar tecnologias na saúde e constante desenvolvimento destas no contexto nacional e internacional. A gestão compartilhada em saúde, poderá fortalecer a participação social. |
B4. |
Mello WF, Saldanha HGAC, Silveira PJH, Oliveira MJS, 2015, Brasil. |
Identificar o papel do enfermeiro intensivista na prevenção das infecções na unidade de terapia intensiva |
Enfermeiro. |
Estudo bibliográfico. |
Atentar ao quadro clínico do paciente, lavagem das mãos e o uso de paramentação. |
B1. |
Oliveira LR, Cavalcante LE, Rolim RM, Coutinho AJF, Dantas GS, Sousa LF., 2019, Brasil. |
Analisar a estratégia de capacitação centrada na utilização das TDIC como ferramenta educativa. |
Profissionais de saúde, oferecendo subsídios para a fixação de profissionais em áreas remotas. |
Análise dos relatos de experiência e dos registros sobre as ações de teleducação. |
O uso de teleconsultoria com os recursos de telessaúde para ampliar e melhorar o atendimento na Atenção Básica. |
B4. |
Pissaia LF, Costa AEK, Moreschi C, Rempel C, 2017, Brasil. |
Verificar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos assistenciais de enfermagem. |
Enfermeiro. |
Estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. |
Auxílio da TIC nos processos de implantação e implementação de SAE. |
B1. |
Saigí-Rubió F, Nascimento IJB, Robles N, Ivanovska K, Katz C, Azzopardi-Muscat N, et al., 2022, Europa. |
Aplicar a telemedicina nos níveis de cuidados, eficácia, viabilidade e aplicabilidade para ajudar na concepção e implementação de intervenções de telemedicina. |
Médicos, pacientes e autoridades de saúde para melhorar a prestação de cuidados nos 53 estados membros da Região Europeia. |
Revisão Sistemática. Dados clínicos e epidemiológicos. |
Benefício das tecnologias de telemedicina no rastreio, diagnóstico, gestão, tratamento e acompanhamento a longo prazo de uma série de doenças crônicas. |
A1. |
Salles MM, Santos RS, Matos WWG, Navarros AAO, Santos AJ, Silva IA, 2021, Brasil. |
Analisar a importância da atuação do enfermeiro na identificação dos parâmetros de alerta para a triagem precoce da sepse dentro da terapia intensiva. |
Enfermeiro. |
Revisão integrativa da literatura nacional e internacional sobre a sepse e a atuação do enfermeiro na terapia intensiva. |
Obter conhecimento de pacotes/bundles atualização sobre a tecnologia com o intuito de garantir a qualidade da assistência; raciocínio clínico e agilidade nas tomadas de decisões. |
D. |
Santos CRN, Lira MCC, Burgos TMR, Campos MBS, Santos EKM, 2020, Brasil. |
Caracterizar o uso de um aplicativo para troca de mensagens pelos Enfermeiros de um Hospital Geral do Recife-PE. |
Vinte e um enfermeiros. |
Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa realizado em um Hospital Geral de Recife-PE. |
O gerenciamento de recursos materiais na saúde em decorrência dos avanços tecnológicos, insumos e equipamentos no cuidado a qualidade e segurança. |
B1. |
Silva DML, Carreiro FA, Mello R, 2017, Brasil. |
Identificar os modelos de Tecnologias Educacionais (TE) utilizados na assistência de enfermagem em educação em saúde. |
Equipe de enfermagem. |
Revisão Integrativa. |
Elaborar as TEs em relação ao público, mas essas tecnologias se mostraram práticas, eficientes e acessíveis. |
B1. |
Silva JC, 2021, Brasil. |
Desenvolver um programa online de aperfeiçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente com abordagem nas metodologias e aplicação das tecnologias ativas e digitais. |
Equipe interdisciplinar. |
Estudo prognóstico. Pesquisa qualitativa. Guia de prática clínica.
|
Desenvolvimento de cursos online aplicados na área da saúde e da educação tecnologias aplicadas à saúde e na educação. |
B1. |
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2023.
DISCUSSÃO
Implantação de tecnologias na vigilância clínicaao paciente de alta complexidade no rastreio de indicadores de infecção relacionados a assistência em saúde.
Neste estudo, analisaremos as aplicações das TDICs indexadas ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)e as ações as quais podem serem implementadas simultaneamente durante todo o Processo de Enfermagem junto a equipe multidisciplinar em relação ao monitoramento de vigilância clínica de infecções manifestadas no paciente após a exposição ou submissão de procedimento invasivo, visando melhorar o processo de trabalho da(o) enfermeira(o) com o(a) paciente de alta complexidade.
Denomina-se a TDIC como ferramenta tecnológicasimilarmente aos dispositivos eletrônicos e espaço virtualcom o fito de potencializar o processo de saúde, perpetuar troca de informação instantaneamente expandindo assim a obtenção do histórico de saúde do paciente simultaneamente por meio da integração de múltiplas mídias aos demais profissionais de saúde a vigilância sobre inovações no cuidado ao paciente tornandoum instrumento otimizador no decorrer da coleta de dados, diagnóstico, prescrição, intervenção e planejamento do cuidado ao doente criticamente enfermo5.
Estudos integram ao alinhar aquisição tecnológica aos conhecimentos técnico científicos bem como implementação dos pacotes/bundlesquando intimamente interligado a criação de sistema de monitoramento vinculado a ferramenta digital do enfermeiro posto de forma a garantir qualidade da assistência; apurados conhecimentos de raciocínio clínico e agilidade na tomada de decisões corroboram para o desfecho clínico satisfatório ao permitir maior controle dos parâmetros vitais, detecção de pacientes com risco eminente de foco infeccioso, controle de antimicrobianos e tempo de permanência no setor de cuidados críticos7.
Em virtude, o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem dá-se como inícioatravés da abordagem histórica e coleta minuciosa de dados, torna-se um fator contribuinte ao enfermeiro dispor do amparotecnológico, quando devidamente treinando, que possa garantir o processo eficiente na primeira etapa da admissãoem tempo hábil transfigurando em processo primordial no baixo tempo de espera no atendimentoe realização do exame físico, propiciando a segurança do paciente6.
Pesquisas revelam a TDIC aplicadanos moldes de ferramentas de otimização de processos no cuidado em saúdepermite variáveis categóricas benéficas em investigações científicas,melhora da comunicação interpessoal, gestão intersetorial, cuidado integrado, gerenciamento de risco e recursos humanos,elaboração de treinamentos de enfermageme eficiência no cuidado e qualidade da assistência da equipe de enfermagem, permitindo a compreensão de fenômenos complexos para que possam ser analisados juntamente com outras métricas para interpretar a eficácia do trabalho e se os objetivos pretendidos estão sendo alcançadosdevidamente prestados a segurança do paciente, convergindo com as seis metas internacionais de segurança: identificação do paciente; comunicação efetiva; uso seguro de medicamentos de alta vigilância; cirurgia segura; prevenção do risco de infecções e prevenção do risco de queda8.
Nesse hiato, salienta-seaindaa resistência da implantação da tecnologia de informação para a prática clínica do enfermeiro refém dodesconhecimento sobre a sua informação e premissa empírica como ferramenta ser vista como uma adição ao trabalho e substituiçãodemãode obra. Tal problemática advémdafaltadeeducaçãocontinuada dos profissionaise o pré-conceitoculturalemrelaçãoanovos métodos tecnológicos refletindo no atrasoa sua implantação,persistindo em uma gestão insustentável aos princípios do apoio integrado prestado ao paciente5.
Dessa forma, ao considerar a equipe de enfermagem comocategoria que delega maior assistênciaa beira leito no processo docuidar para detecção precoce de desenvolvimento de um agente infeccioso, é possível priorizar o gerenciamento e diretrizes pautados aoscuidados sistêmicosde forma agarantirmelhor prognóstico e intervençãoprecisa e eficazao paciente grave.
CONCLUSÃO
Apesar de inúmeras vertentes acerca das IRAS consideram-se persistentes tais objeções no serviço de saúde pública devido ao alto índice de mortalidade, resistência microbiana, investimento em matéria-prima para antibioticoterapia de largo espectro e custos hospitalares secundários. O objetivo da pesquisa foi atingindo à medida que o uso da tecnologia digital da informação e comunicação indexada ao PEP acentua como ferramenta de suporte para a prática do enfermeiro na vigilância clínica e detecção precoce de possível falha iatrogênica e gestão de eventos adversos devido à instabilidade clínica e ao grande número de intervenções e dispositivos aos quais são submetidos durante o tratamento. Quanto as tecnologias utilizadas, a de melhor usabilidade e aquisição apontada pela literatura foram as que tinham pacotes/bundles interligados com um sistema de monitoramento do paciente, que permitia visualizar com fluidez informações relevantes, como parâmetros vitais, detecção de riscos de foco infeccioso, controle de antimicrobianos e tempo de permanência. A finalidade da tecnologia digital aliada ao enfermeiro(a) é otimizar uma assistência multidisciplinar de acordo com resultados clínicos dos pacientes, cabendo-os planejar, coordenar e implementar medidas tecnológicas indexadas no prontuário eletrônico afim de acompanhamento clínico assertivo.Em síntese, presumisse com a presente pesquisa consolidar o serviço de TDICs acerca da aplicabilidade de gestão e tecnologia sustentável noserviço da saúde.
REFERÊNCIAS
1.BarbosaFilho WG. Fatores de risco associados às infecções hospitalares na unidade de terapia intensiva de um hospital público da Paraíba. [Dissertação].Paraíba: Universidade Federal da Paraíba; 2019 [cited 2024 jan 05].Available from: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20187.
2.Evangelista ALP, Barreto ICHC, Andrade LOM. Saúde Digital e Gestão Compartilhada: como podem ser associadas? Rev.Saúde. Digi. Tec. Edu.[Internet] 2019 [cited 2024 jan 05];4(2):114-130.Available from: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49172.
3. Melo WF, Saldanha HGAC, Silveira PJH, Oliveira MJS. O papel do enfermeiro intensivista na prevenção das infecções na unidade de terapia intensiva: uma revisão bibliográfica. Rev Bra de Edu e Saude [Internet] 2015[cited 2024 jan 05];5(4):23-29. Available from: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/402.
4.OliveiraLR, Cavalcante LE, Rolim RM, Coutinho AJF, Dantas GS, Sousa LF. Inovação tecnológica em educação: a inserção das teleconsultorias no treinamento profissional em saúde da família. R Saúd Digi Tec Edu [Internet] 2019 [cited 2024 jan 05];4(2):102-112. Available from: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44185.
5.Pissaia LF, Costa AEK, Moreschi C, RempelC. Tecnologias da informação e comunicação na assistência de enfermagem hospitalar. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção [Internet] 2017[cited 2024 jan 05];7(4):203-207. DOI: https://doi.org/10.17058/reci.v7i4.8959.
6.Saigí-Rubió F, Nascimento IJB, Robles N, IvanovskaK, Katz C, Azzopardi-Muscat N, et al.A situação atual do uso da tecnologia de telemedicina na região europeia da Organização Mundial: Uma Visão Geral das Revisões Sistemáticas.J Med Internet Res[Internet] 2022[cited 2024 jan 05];24(10):e40877.Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36301602/.
7.SallesMM, Santos RS, Matos WWG, Navarros AAO, Santos AJ, Silva IA.Conhecimento do enfermeiro sobre os parâmetros de alerta da sepse na triagem precoce em terapia intensiva. 2021. 1 ed. SP: Editora Científica Digital, 2021.Avaiable from: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/conhecimento-do-enfermeiro-sobre-os-parametros-de-alerta-da-sepse-na-triagem-precoce-em-terapia-intensiva.
8.Santos CRN, Lira MCC, Burgos TMR, Campos MBS, Santos EKM. A utilização de aplicativo para troca de mensagens como ferramenta para o gerenciamento de enfermagem. RevEnferm Atual In Derme[Internet] 2020[cited 2024 jan 05];91(29):65-72. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2020-v.91-n.29-art.590.
9.Silva DML, Carreiro FA, Mello R. Tecnologias educacionais na assistência de enfermagem.Revenferm UFPE online[Internet] 2017[cited 2024 jan 05];11(2):1044-1051. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i2a13475p1044-1051-2017.
10.Silva JC. Programa educacional: desenvolvimento de um curso online de aperfeiçoamento em qualidade e segurança do paciente com abordagem nas metodologias ativas de aprendizagem na cultura de segurança institucional [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de ciências biológicas e da saúde; 2021.123 p.Avaiable from:https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/04/1367512/dissertacao-para-publicacao-josinete-cabral-da-silva.pdf.
JSNCARE