Produção
de uma vídeoaula por acadêmicas de enfermagem: Relato de
experiência /
Production of a video classes for nursing students: Experience report /
Producción de un video-clases para los estudiantes de
enfermería: relato de
experiencia.
Alves, A.C.[1]; Gaspar,
A. C. 2; Costa, M.B.3
________________________________________________________
[1],2,3 Acadêmicas
de Enfermagem do oitavo período da Escola de Enfermagem Aurora
de Afonso Costa
da Universidade Federal Fluminense.
Resumo
O
processo de ensino-aprendizagem conta com diversos recursos, dentre
eles a educação à distância (EAD). Uma das
modalidades da EAD é a utilização de
vídeo-aula, uma estratégia que permite a
definição de objetivos específicos
para o aprendizado. O presente artigo trata-se de um relato de
experiência
sobre a elaboração de uma vídeoaula proposta pela
disciplina de Pesquisa e
Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. A
elaboração da
vídeoaula contou com quatro momentos distintos: Leitura de
artigos e análise de
vídeoaulas no ambiente virtual da disciplina de PPE III;
Confecção de um
roteiro de filmagem; Gravação das falas e cenas contidas
na vídeoaula; E por
fim a edição da vídeoaula. Através desta
nova experiência foi possível
desenvolvermos um olhar diferenciado para o processo de ensino. Mesmo
após as
dificuldades encontradas, julgamos esta atividade bastante
enriquecedora para
nossa licenciatura em enfermagem.
Descritores:
Enfermagem, Gravação em Vídeo,
educação à distância.
Abstract
The teaching-learning process has several features,
including distance
education (DE). One of the modalities of distance learning is the use
of
instructional video, a strategy that allows you to set specific goals
for
learning. This article deals with is an experience report on developing
a video
classes proposed by the discipline of Research and Practice III,
Universidade
Federal Fluminense. The development of video classes had four different
times:
Read articles and analysis of video classes in the virtual environment
of the
discipline of PPE III Preparation of a shooting script, recording the
speeches
and scenes contained in the video classes, and finally editing the
video
classes. Through this new experience could develop a different view to
the
teaching process. Even after the difficulties encountered, we believe
this
activity very enriching for our degree in nursing
Keywords:
Nursing, Video
Recording, distance
education.
Resumen
El proceso de enseñanza-aprendizaje tiene varias
características,
incluyendo la educación a distancia (DE). Una de las modalidades
de educación a
distancia es el uso de video instructivo, una estrategia que le permite
establecer metas específicas para el aprendizaje. En este
artículo se trata de
una experiencia en el desarrollo de algunas clases de video propuesto
por la
disciplina de la Investigación y la Práctica III, la
Universidad Federal
Fluminense. El desarrollo de las clases de vídeo tuvo cuatro
momentos
distintos: artículos de lectura y análisis de las clases
de vídeo en el entorno
virtual de la disciplina de los EPI III Elaboración de un
guión de rodaje, la
grabación de edición de los discursos y las escenas que
figuran en las clases
de vídeo y, finalmente, las clases de vídeo. A
través de esta nueva experiencia
podría desarrollar un punto de vista diferente al proceso de
enseñanza. Incluso
después de las dificultades, creemos que esta actividad muy
enriquecedora para
nuestra licenciatura en enfermería.
Palabras
clave: Enfermería, Grabación
en Video, la educación a distancia.
Introdução
Atualmente,
para que aconteça a transmissão de
conhecimento de um professor para seu aluno não é mais
necessário que ocorra um
encontro presencial entre estes. O processo de ensino-aprendizagem
conta com
diversos recursos, dentre eles a educação à
distância (EAD).
Uma
das modalidades da EAD é a utilização de
vídeo-aula, uma estratégia que permite a
definição de objetivos específicos
para o aprendizado. Esta se mostra
didaticamente eficaz quando desempenha uma função
informativa
exclusiva, na qual se almeja transmitir informações que
precisam ser ouvidas ou
visualizadas 1.
A
partir da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino
III (PPE III), cursada por acadêmicas de enfermagem do oitavo
período da Escola
de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal
Fluminense,
tivemos a oportunidade de entrar em contato com a modalidade de EAD e
como
produto final da disciplina produzir uma vídeoaula direcionada
à educação de
técnicos de enfermagem, tendo como tema a técnica de
aferição de pressão
arterial pelo método aneróide.
Objetivo
Relatar
a experiência
vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem na
elaboração da vídeoaula proposta
pela disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III.
Metodologia
Trata-se
de um relato de
experiência sobre a elaboração da vídeoaula,
que teve como cenário o setor de
Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital
Universitário Antônio
Pedro (HUAP), em Niterói.
A
elaboração da vídeoaula contou com quatro momentos
distintos: Leitura de artigos e análise de vídeoaulas no
ambiente virtual da
disciplina de PPE III; Confecção de um roteiro de
filmagem; Gravação das falas
e cenas contidas na vídeoaula; E por fim a edição
da vídeoaula.
Resultados
A
leitura de artigos e a análise de
vídeoaulas.
A
disciplina de PPE III exige de seus alunos um compromisso semanal com
atividades diversificadas, para que o aluno torne-se capaz de produzir
um vídeo
educativo.
Portanto,
durante algumas semanas foram realizadas tarefas de leitura de artigos,
e de
avaliação de vídeoaulas, desenvolvendo uma
capacidade de avaliação crítica por
parte do discente. Todas essas atividades são realizadas em um
ambiente virtual
da própria disciplina.
Desta
maneira, o aluno
começa a se familiarizar com questões necessárias
para a produção de um vídeo
adequado para o processo de ensino e aprendizagem a distância,
como a definição
de um tema e o passo a passo para seu desenvolvimento, a linguagem
adequada
para o público alvo, a qualidade do áudio e de imagem, a
necessidade de
recursos como legendas, entre outros fatores essências para a
confecção de um
material de qualidade.
Estas
atividades da
disciplina foram realizadas através de um website e são
úteis para demonstrar
algumas dificuldades que os alunos podem encontrar para realizar
tarefas longe
de um professor.
Isto
nos leva a entender que
o conteúdo a ser explicitado em um material de
educação a distância deve
possuir uma linguagem clara e objetiva, evitando que as dificuldades
encontradas pelo aluno sejam fatores desestimulantes, e sim se torne
uma
situação de desafio que leve o discente a buscar a
solução para a atividade
proposta.
A
confecção de um roteiro de filmagem
Neste
momento, os alunos devem se reunir e
realizar um planejamento que contenha as etapas que o vídeo
irá contemplar com
os objetivos específicos, o material a ser utilizado, e o tempo
destinado a
cada ação, para que não exista a possibilidade de
perder o foco do que se
pretende realizar.
Além
também de definir as responsabilidades, já que não
são todos os alunos que
possuem habilidades para atuar e produzir um vídeo. Logo
é necessário que seja
reservado um momento para o ensaio da dramatização.
Este
planejamento junto com a produção de um cronograma para a
realização de
atividades é muito importante quando se trata de uma disciplina
que não exige
encontros presenciais, permitindo aos alunos uma maior
organização, evitando
então que tarefas essenciais deixem de ser cumpridas.
Gravação
das falas e cenas contidas na vídeoaula
Gravar
as cenas que compõe a vídeoaula
não foi uma tarefa fácil. Deparamos-nos com diversos
problemas,
como a falta de recursos materiais, já que contávamos
apenas com uma câmera
digital, com a ausência de um local apropriado, visto que tivemos
que gravar as
cenas em um espaço do hospital que estava sendo utilizado, logo
o barulho foi o
principal vilão. Tivemos que repetir diversas vezes as cenas,
pois em muitos
momentos fomos surpreendidas por barulhos normais de um setor de um
hospital em
pleno funcionamento. Encontramos também obstáculos
pessoais na hora das
gravações, afinal entre nosso grupo não existiam
alunos com experiências em
contracenar.
As
falas da vídeoaula
foram gravadas após a filmagem das cenas. Isto foi
necessário
já que o áudio do vídeo contava com muitos
ruídos do ambiente, devido à falta
de material e espaço adequado.
Edição
da vídeoaula
Este
último momento foi
reservado para a junção das cenas com as falas gravadas e
a edição da vídeoaula
como um todo. Para tal, utilizamos o programa Windows Live Movie
Maker,
constituindo uma etapa bastante trabalhosa.
Encontramos
dificuldades
em sincronizar as cenas com as falas e as legendas, pois era
necessário que
todos estes itens iniciassem e terminassem em um mesmo tempo.
Tivemos
a preocupação em
acrescentar no decorrer de todo o vídeo legendas como
estratégias de reforço ao
aprendizado, pois durante as avaliações de
vídeoaulas realizadas por cada uma
de nós, percebemos que a junção de legendas com o
áudio e a imagem permite um
maior entendimento por parte do ouvinte.
Conclusão
Através
desta nova
experiência foi possível desenvolvermos um olhar
diferenciado para o processo
de ensino. Pudemos perceber que a utilização de uma
linguagem clara pelo
docente, é parte essencial do ato de ensinar, para que
então o processo de
aprendizado seja realizado com êxito.
Poder
realizar uma
disciplina online durante nossa graduação, foi muito
importante no que tange a
uma vivência diferenciada. Entretanto, ainda mais importante foi
à experiência
de produzir um material destinado ao ensino a distância.
Nós,
acadêmicas de enfermagem
e licenciatura, somos alertadas no decorrer de nossa
graduação sobre a
importância de mantermos uma postura educativa. Através
desta disciplina
cursada foi possível desenvolvermos um pouco desta atividade.
Mais
importante do que colocarmos em prática nossa
atividade de docente, foi à questão de adquirirmos
conhecimento hábil para
desenvolvermos uma modalidade de ensino atual.
Sobre
as dificuldades encontradas para a gravação das
imagens e edição do vídeo, atribuímos
à falta de estrutura física adequada e
acreditamos que isto não teria sido tão complicado se
tivéssemos acesso a um
programa que oferecesse mais recursos.
Logo,
julgamos esta atividade bastante enriquecedora
para nossa licenciatura em enfermagem.
Referências
Bibliográficas
1.
Arroio,
A.; Giordan, M. O VÍDEO EDUCATIVO: ASPECTOS DA
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Rev.
2.
Spanhol,
G. K. ; Spanhol,
F.J.Processos de Produção de vídeoaula. Novas
tecnologias em educação.
CINTED-UFRGS. Disponível em: http://74.125.155.132/scholar?q=cache:kmlpFMqU6BsJ:scholar.google.com/+aprendizado+por+video-aula&hl=pt-BR&as_sdt=2000.
Acessado: 26/11/2010.
3.
Arroio,
A.; Giordan, M. O Vídeo
Educativo: Aspectos da Organização do Ensino.
Disponível em: http://www.ritla.net/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=154.
Acessado: 26/11/2010.
4.
Marangoni, R.; Maia, R. Ambiente interativo de
aprendizagem: módulos de áudio-conferência e
vídeo-aula para o Moodle. Workshop
em Informáti ca na Edu cação (sbie ) 200 7XVIII
Simpós io B rasileiro de Inf
orm ática na Edu c ação - S BIE - Mackenzie
– 2007. Disponível em:
http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/662/648.
Acessado:
26/11/2010.
5.
Núcleo
de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem - NEPAE
e o Núcleo
de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra.
Disponível em: www.uff.br/nepae.
Acessado:
26/11/2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).