2354 Blog do Ensino Clínico

 

Ensino Clínico:

alguns conceitos implicados na docência em enfermagem

Profa. Dra. Isabel Cruz



 Breve descrição do contexto:

O ensino clínico de enfermagem tem especificidades que as teorias de educação apenas não são capazes de explicar. Torna-se necessário pensar sistematicamente o ensino clínico de modo a identificar os recursos para promoção da aprendizagem do técnico sobre o cuidado de enfermagem seguro para o paciente.

 Descrição do problema:

Um aspecto que precisa ser abordado é a relação entre a filosofia da instituição de saúde e do cuidado profissional com a filosofia de ensino profissionalizante para o técnico de enfermagem.

Assim como nossos motivos nos fazem avançar ou recuar na vida, as instituições também têm motivo ou filosofia (explícitos ou não) que direciona o seu agir. As instituições de saúde têm uma "filosofia". As instituições de ensino têm uma "filosofia". Mas, estas filosofias concorrem para o bem-estar e segurança do paciente, assim como para o aprendizado efetivo e ético sobre o cuidado em saúde pelo aluno-técnico?

Você, docente ou licenciando,  sabe qual a filosofia do ensino e de ensino clínico para o técnico de enfermagem da sua instituição? Descreva no comentário deste blog estas filosofias de cuidado e de ensino de enfermagem, citando um fator pró e um contra para o ensino técnico e em especial o ensino clínico. Não se esqueça de indicar a sua fonte de leitura (referência no formato Vancouver). Ou então, comente a abordagem descrita por um(a) colega.

Medidas chaves para a mudança (ou melhoria):

Considero fundamental aproximar as teorias de ensino com as teorias de enfermagem de modo a dar uma base sólida de sustentação para a sua atuação futura como professor(a) do técnico de enfermagem e, obviamente, enfermeiro(a).

No quadro a seguir, sumarizo e relaciono alguns aspectos sobre teoria-prática de ensino clínico na minha visão. 

Base teórica do

Ensino clínico

Base teórica de Enfermagem

Paciente

Professor do técnico/

enfermeiro preceptor (líder de equipe)

Processo/

atividade

Aluno técnico

Construtivismo (distributivo)

Autocuidado

A pessoa, família e/ou comunidade no ciclo vital

Realiza na admissão ou de forma continuada a cada turno

Histórico de enfermagem

Ajuda preparando paciente, ambiente e material

Identifica o(s) diagnóstico(s) com base no histórico (admissão ou a cada turno)

Diagnóstico de enfermagem

Ajuda monitorando sinais e sintomas

Executa os cuidados indelegáveis, incentivando o paciente a participar, se e quando possível.

Supervisiona a realização dos cuidados delegados

Prescrição de enfermagem

Executa os cuidados delegados, incentivando o paciente a participar. Ajuda preparando paciente, ambiente e material do cuidado não delegável

Avalia, junto com o paciente, a resolução do(s) diagnóstico(s) e a resposta do paciente ao plano de cuidados e à terapia médica

Evolução de enfermagem

Ajuda monitorando e registrando sinais e sintomas e resposta do paciente

Executa a parte não delegável

* Prescrição médica

Executa a parte delegada. Ajuda preparando paciente e ambiente quanto a parte não delegável

 Para compreender o que o quadro acima sintetiza, é necessário inicialmente você, docente ou licencianda(o)  se conscientizar que no ambiente clínico, onde acontecerá o ensino clínico, você será indissociavelmente:

- enfermeiro(a) do paciente,

- professor(a) do técnico e

- membro da equipe multidisciplinar (eventualmente funcionário da instituição).
Para o exercício de uma prática profissional reflexiva, olhe agora para a unidade clínica onde você atua e analise o contexto da seguinte forma:
1- descreva o sistema de prestação do cuidado de enfermagem do hospital/unidade.
1.1- quem é responsável pela tomada de decisão?
1.2- quem ministra qual cuidado para o paciente?
1.3- quem comunica o que a quem?
1.4- quem supervisiona o trabalho?
1.5- qual modelo de prestação do cuidado: total? funcional? equipe? misto? outro?
1.6- composição da equipe de enfermagem X relação numérica enfermeira/paciente
1.7- documentação do cuidado: processo de enfermagem e suas etapas
1.8- liderança do cuidado: técnico executa o plano de cuidados?
2- com base nas suas próprias observações, avalie o quanto o modelo promove a satisfação do paciente/família com o cuidado, assim como a satisfação da equipe multidisciplinar com o trabalho realizado.
3- quais são suas sugestões para melhoria?

4- este ambiente clínico oferece um modelo ético e de qualidade para o ensino-aprendizado do aluno-técnico? 

Uma vez que o paciente é o foco da sua atenção também enquanto professor(a) do técnico, faça uma avaliação do risco. Identifique se o hospital possui protocolos de prevenção de riscos, erros e danos para o paciente. Como você faria para diminuir os seguintes riscos para o paciente que poderão ser causados pelo seu aluno-técnico e que caberá a você responder administrativa ou judicialmente:
a) erro de medicação
b) erro de documentação ou omissão (descumprimento do plano de cuidados e/ou prescrição médica, inclusive)
c) falha em realizar corretamente a técnica ou procedimento
d) erro que resulta em queda do paciente
e) fracasso em comunicar sinal/sintoma importante sobre o paciente
Apresente sua solução nos comentários deste blog. Compartilhe sua experiência profissional. 

Estratégias para mudanças:

Enfim, a avaliação objetiva do ambiente clínico e da base profissional é condição prévia para se saber se neste ambiente existem as condições fundamentais para se praticar também as teorias humanistas de ensino-aprendizagem. 

Próximos passos:

Considere este texto um exercício para ser debatido e respondido pelo conjunto de docentes de seu curso ou de colegas da licenciatura.

Mesmo refletindo por si só, se você o fizer muito provavelmente se ampliará a sua visão sobre ensino clínico e o cuidado seguro do paciente, aproximando duas categorias fundamentais tanto para os profissionais quanto para a clientela de saúde e de ensino. 

Bibliografia: 

Tappen, RM et al Managing client care. In: Essentials of nursing leadership an management. 3rd ed. F.A. Davis, 2004. p.107-36.

 

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).