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Ensino Clínico:alguns conceitos implicados na docência em enfermagemProfa. Dra. Isabel Cruz |
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Breve descrição do contexto: O ensino clínico de enfermagem tem especificidades que as teorias de educação apenas não são capazes de explicar. Torna-se necessário pensar sistematicamente o ensino clínico de modo a identificar os recursos para promoção da aprendizagem do técnico sobre o cuidado de enfermagem seguro para o paciente. Descrição do problema: Um aspecto que precisa ser abordado é a relação entre a filosofia da instituição de saúde e do cuidado profissional com a filosofia de ensino profissionalizante para o técnico de enfermagem. Assim como nossos motivos nos fazem avançar ou recuar na vida, as instituições também têm motivo ou filosofia (explícitos ou não) que direciona o seu agir. As instituições de saúde têm uma "filosofia". As instituições de ensino têm uma "filosofia". Mas, estas filosofias concorrem para o bem-estar e segurança do paciente, assim como para o aprendizado efetivo e ético sobre o cuidado em saúde pelo aluno-técnico? Você, docente ou licenciando, sabe qual a filosofia do ensino e de ensino clínico para o técnico de enfermagem da sua instituição? Descreva no comentário deste blog estas filosofias de cuidado e de ensino de enfermagem, citando um fator pró e um contra para o ensino técnico e em especial o ensino clínico. Não se esqueça de indicar a sua fonte de leitura (referência no formato Vancouver). Ou então, comente a abordagem descrita por um(a) colega. Medidas chaves para a mudança (ou melhoria): Considero fundamental aproximar as teorias de ensino com as teorias de enfermagem de modo a dar uma base sólida de sustentação para a sua atuação futura como professor(a) do técnico de enfermagem e, obviamente, enfermeiro(a). No quadro a seguir, sumarizo e relaciono alguns aspectos sobre teoria-prática de ensino clínico na minha visão.
Para compreender o que o quadro acima sintetiza, é necessário inicialmente você, docente ou licencianda(o) se conscientizar que no ambiente clínico, onde acontecerá o ensino clínico, você será indissociavelmente: - enfermeiro(a) do paciente, - professor(a) do técnico e
- membro da equipe
multidisciplinar (eventualmente funcionário da
instituição).
4- este ambiente clínico oferece um modelo ético e de qualidade para o ensino-aprendizado do aluno-técnico?
Uma vez que o paciente
é o foco da sua atenção também enquanto
professor(a) do técnico, faça uma avaliação
do risco. Identifique se o hospital possui protocolos de
prevenção de riscos, erros e danos para o paciente. Como
você faria para diminuir os seguintes riscos para o paciente que
poderão ser causados pelo seu aluno-técnico e que
caberá a você responder administrativa ou judicialmente: Estratégias para mudanças: Enfim, a avaliação objetiva do ambiente clínico e da base profissional é condição prévia para se saber se neste ambiente existem as condições fundamentais para se praticar também as teorias humanistas de ensino-aprendizagem. Próximos passos: Considere este texto um exercício para ser debatido e respondido pelo conjunto de docentes de seu curso ou de colegas da licenciatura. Mesmo refletindo por si só, se você o fizer muito provavelmente se ampliará a sua visão sobre ensino clínico e o cuidado seguro do paciente, aproximando duas categorias fundamentais tanto para os profissionais quanto para a clientela de saúde e de ensino. Bibliografia: Tappen, RM et al Managing client care. In: Essentials of nursing leadership an management. 3rd ed. F.A. Davis, 2004. p.107-36.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).