Journal of Specialized Nursing Care

Vídeoaula uma estratégia de ensino para pacientes diabéticos: relato de experiência

Pedruzzi, BM¹, Acadêmica de Enfermagem do oitavo período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. 

Profa Dra Isabel Cruz .

 

 

Resumo O aprendizado pode ser afetado pelas técnicas de ensino empregadas, sendo de fundamental importância a escolha adequada dos métodos, técnicas e recursos de instrução, para satisfazer as necessidades do aprendizado. Um desses recursos utilizados são os objetos de aprendizagem definidos por qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada para facilitar o aprendizado. As técnicas aplicadas para favorecer esse aprendizado inclui a dramatização, simulação ou demonstração. Foi proposto pela disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense a produção do objeto de aprendizagem (vídeoaula) para pacientes diabéticos utilizando para sua criação a técnica de demonstração, com o seguinte tema: “Aprenda sobre diabetes”. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência da produção do objeto de aprendizagem - vídeoaula para pacientes diabéticos. A produção desse material possibilitou uma abertura de nossa criatividade, assim como conhecimento das técnicas e objetos de aprendizagem.

 

Descritores: Enfermagem; Ensino; demonstração

 

Abstract Learning can be affected by the teaching techniques employed, and the fundamental importance of proper choice of methods, techniques and instructional resources to meet the needs of learning. One of these features are used the learning objects defined by any entity, digital or non digital, that can be used to facilitate learning. The techniques applied to facilitate this learning include role play, simulation or demonstration. It was proposed by the discipline of Education Research and Practice III, Course and Degree Nursing, Fluminense Federal University production of learning objects (video classes) for diabetic patients using the technique to create their demonstration with the theme: "Learn about diabetes ". This work aims at reporting the experience of the production of learning objects - video classes for diabetic patients. The production of this material allowed an opening of our creativity, as well as knowledge of techniques and learning objects.

 

Descriptors: Nursing; Education; show

 

 

Resumen El aprendizaje puede verse afectado por las técnicas de enseñanza empleadas, y la importancia fundamental de la elección adecuada de métodos, técnicas y recursos educativos para satisfacer las necesidades de aprendizaje. Una de estas características se utilizan los objetos de aprendizaje definidos por cualquier entidad, digital o no digital, que puede ser utilizado para facilitar el aprendizaje. Las técnicas aplicadas para facilitar este aprendizaje se incluyen juegos de rol, simulación o demostración. Fue propuesto por la disciplina de la Investigación en Educación y la Práctica III, Curso de Enfermería y Licenciatura, Universidad Federal Fluminense, la producción de objetos de aprendizaje (clases de vídeo) para los pacientes diabéticos a través de la técnica para crear su manifestación con el lema: "Aprenda sobre la diabetes". Este trabajo tiene como objetivo relatar la experiencia de la producción de objetos de aprendizaje - las clases de vídeo para los pacientes diabéticos. La producción de este material permite una apertura de nuestra creatividad, así como el conocimiento de técnicas y objetos de aprendizaje.

 

Descriptores: Enfermería; Educación; mostrar

 

 

 

Introdução

 

O aprendizado pode ser definido como aquisição do conhecimento, atitudes ou competências. O ensino é definido como ajudar outra pessoa a aprender. Essas definições indicam que o processo ensino-aprendizagem é do tipo ativo, exigindo o envolvimento do professor e do aluno no esforço para alcançar o resultado desejado, uma alteração no comportamento. O professor não se dá apenas o conhecimento ao aluno, mas em vez disso, serve como um facilitador do aprendizado¹. O Enfermeiro além de ser um cuidador é também um educador, fazendo-se necessário então realizar a educação em saúde como um processo de ensino, para que seus clientes possam aprender a se autocuidarem². Para tal o enfermeiro pode utilizar as técnicas de drama, simulação e demonstração. O aprendizado pode ser afetado pelas técnicas de ensino empregadas, sendo de fundamental importância a escolha adequada dos métodos, técnicas e recursos de instrução, para satisfazer as necessidades de aprendizado¹. Um desses recursos utilizados são os objetos de aprendizagem definidos por qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado³. Foi proposto pela disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense a produção do objeto de aprendizagem (videoaula) para pacientes diabéticos utilizando para sua criação a técnica de demonstração. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre a produção de um objeto de aprendizagem (videoaula) para pacientes diabéticos.

 

Metodologia

           

            Este estudo é um relato de experiência, sugerido pela disciplina Pesquisa e Prática de Ensino III, de acadêmica do oitavo período da Universidade Federal Fluminense, onde a mesma explana sua vivência diante da elaboração de um vídeo aula. Para elaboração do vídeoaula, no primeiro momento foi feito leituras sobre dramatização: recurso de ensino, demonstração: recurso de ensino clínico, avaliação de vídeo instrucional, além de outras leituras com a o intuito de aprender sobre o processo ensino aprendizagem e os recursos necessários para que o processo aconteça, contribuindo posteriormente para a produção do vídeoaula. No segundo momento foi realizado um planejamento, onde foi colocado passo a passo o que seria feito. Nesse planejamento foi determinado as etapas que consistiam em introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo inclusos também os objetivos específicos da produção, o conteúdo didático, o material que seria utilizado e o tempo do vídeoaula. Para construção do conteúdo foi feita a procura de materiais didáticos, onde foram selecionados um folheto sobre o ensino do paciente: 4 passos para tratar o diabetes indicado pela professora responsável pela disciplina, o manual de diabetes do ministério da saúde, publicações encontradas na ADA, além de materiais ilustrativos e áudio-visuais. No terceiro momento foi realizado a gravação do vídeoaula com uma filmadora. Após a gravação foi feita a montagem do vídeo utilizando o software Windows Movie Maker, englobando a gravação, materiais ilustrativos e audiovisuais. Todo esse processo foi realizado entre 30 de maio e 20 de junho.

 

 

Resultados e discussões

 

Drama na educação significa uma abordagem de aprendizagem que é a integração de sentimentos, pensamentos e ações em uma maneira que parece se adequar ao objetivo do projeto. Ele é um modo de aprendizagem através da ativa dos alunos, identificação com papéis fictícios e situações vividas no atendimento, e, portanto, o drama funciona com dois mundos simultaneamente4.

Simulação de uma situação didática, em qualquer contexto, envolve preparo do local que deve ser adequado ao número de alunos, espaço suficiente para o desempenho das tarefas, confortável, fresco, arejado, isento de problemas acústicos; do material que precisa estar em boa condição de uso, fiel à situação real; do conteúdo que dever ser limitado à capacidade prática da estação, objetivo e bem definido, passível de ser avaliado pelo instrutor, cientificamente embasado e do instrutor devendo ser capaz de interação com a platéia, capaz de representar um paciente real5.

Uma demonstração consiste em uma apresentação que mostra como executar um ato ou procedimento, ou como usar um equipamento ou como se comunicar com um cliente ou elemento da equipe de trabalho, com a finalidade de permitir a imitação ou a reprodução da mesma. Para fundamentar a demonstração, cabe destacar as sensações acústicas bem como as da linguagem. Uma das estratégias de ensino para facilitar a compreensão do conteúdo é a produção do vídeo utilizando a demonstração. O vídeo, como em tecnologias anteriores, são soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem, e está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para o local onde será assistido. Vídeo, muitas vezes, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso, sendo proveitoso então para atrair a atenção e promover melhor o conhecimento. Vídeo significa também uma forma de contar multilingüística, de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, mais próxima da sensibilidade e prática do homem urbano e ainda distante da linguagem educacional, mais apoiada no discurso verbal-escrito6,7.

O aperfeiçoamento do desempenho ou a aprendizagem competente de uma habilidade prática não é um processo contínuo. O homem aprende sobre a forma de estágios sucessivos iniciando com o cognitivo caracterizado pelo acúmulo de informações que lhe permitam formar o conceito ou o modelo da tarefa ou de estrutura de referência que lhe sirva de padrão, sendo a leitura, a palestra e a demonstração estratégias de ensino muito válidas. Estágio de fixação é a fase onde deve haver a repetição com correção, onde deve ser feito o exercício do raciocínio e estágio autônomo onde o conhecimento deverá incorporar-se a memória de longa duração. O aprendiz é capaz de utilizar a nova habilidade aprendida de maneira independente e transferi-la para situações muito diferentes6.

As abordagens teóricas da aprendizagem trata da teoria de cognição, onde essa teoria promove ao paciente, a compreensão, armazenamento das informações, percepção, memória, raciocínio,utilizando adequadamente para tal, métodos, técnicas e recursos de instrução, sendo então colocadas nesse vídeo as ilustrações, materiais  audiovisuais com a finalidade de  prender a atenção do paciente e garantir o aprendizado8.

A produção desse vídeo foi um desafio; pude através dele observar a importância das técnicas de aprendizagem e perceber a importância da escolha correta dos recursos para facilitar esse ensino. Pude perceber que preparar uma aula não é uma tarefa fácil, pois para o alcance dos objetivos é fundamental a realização de um planejamento, para que seja concretizada aquilo que se almeja. A experiência prática demonstrou que o planejamento antecipado e cuidadoso contribui muito para facilitar a realização da atividade. São, portanto, ações coordenadas, modelos, técnicas, instrumentos, recursos didáticos para cada objetivo a ser alcançado ou, para cada momento, atividade e público que se quer atingir. Pude perceber o quão prazeroso é quando o conhecimento do público alvo é alcançado, nesse caso os pacientes diabéticos. Foi possível com esse vídeo encarar o desafio de prender a atenção do paciente e garantir o aprendizado, com os recursos ilustrativos e materiais audiovisuais.

  

Conclusão

 

A produção desse material possibilitou uma abertura de nossa criatividade, assim como conhecimento das técnicas e objetos de aprendizagem. Permitiu o desafio de criar uma vídeoaula para paciente diabéticos, com a finalidade de passar o conhecimento e prender ao máximo a atenção do mesmo para que o conhecimento seja absorvido. A escolha dos recursos é inestimável quando utilizados de maneira adequada. A demonstração e a prática são ingredientes essenciais de um programa. O conhecimento adquirido pelo público-alvo é a melhor recompensa do nosso trabalho.

 

Referências bibliográficas

 

1. Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

2. Reveles, AG, Takahashi, RT. Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Rev. esc. enferm. USP, Jun 2007, vol.41, no.2, p.245-250. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342007000200010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em : 06 de julho de 2011.

 

3. Wikipédia, a enciclopédia livre[internet]. [Modificada pela última vez à(s) 04h42min de 24 de junho de 2011; acesso em 6 de julho de 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem

 

4. Ekebergh M, Lepp M, Dahlberg K. Reflective learning with drama in nursing education – a Swedish attempt to overcome the theory praxis gap. Nurse Education Today (2004) 24, 622–628.

 

5. Romano MMD, Pazin FA. Simulação em manequins: aspectos técnicos. Medicina, Ribeirão Preto, 40 (2): 171-9, abr./jun. 2007. em: 6 de julho de 2011. Disponível em: http://www.fmrp.usp.br/revista/2007/vol40n2/4_simulacao_em_manequins.pdf.

 

 

6. Friedlander,MR. A teoria e a prática da demonstração na enfermagem.Acta Paul.Enf. São Paulo, V.6, n1/4. 1993. Acesso em: 6 de julho de 2011. Disponível em: http://www.unifesp.br/denf/acta/1993/6_1-4/pdf/art5.pdf

 

7. Moran, J.M. O Vídeo na Sala de Aula. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Acesso em: 6 de julho de 2011. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm

 

 

8. Ginape. Abordagens teóricas de aprendizagem. Acesso em: 25 de maio de 2011. Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/renatomaterial/abordagens.htm

 

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).