Educação do paciente interativa e midiática – uma proposta
Isabel Cruz
Breve descrição do contexto: A disciplina Estágio Supervisionado Pesquisa e Prática de Ensino III sentiu a necessidade de ir além da lógica da transmissão na sala de aula e introduziu a mídia na relação entre o/a licenciando/a e seu potencial aluno/a: o/a paciente. Os conteúdos das videoaulas dispostos no repositório da Universidade Federal Fluminense não devem apenas ser simplesmente assistidos, devem ser utilizados nas salas de espera de Unidades Básicas de Saúde e ambulatórios especializados, visando informar cada vez mais o/a paciente sobre o autocuidado.
Descrição do problema: a escassez de espaços para educação do paciente nas Unidades Básicas de Saúde, assim como atividades de ensino sistematizadas para esta clientela.
Objetivo: implantar no Portal de Videoaulas (http://videoaulas.uff.br/) a categoria: o Ensino do Paciente, visando a construção de uma comunidade de aprendizagem.
Consideração final: neste Boletim, está publicado o relato de experiência das licenciandas no sentido de produzir videoaulas para o paciente portador de diabetes tipo 2, conforme o projeto 7 min- videoaulas de enfermagem.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).