Quantidade de Alimentos e Peso Corporal Adequado na Hipertensão Arterial: Vídeo- Aula Como Estratégia de Ensino

Fernanda Silva Santos, Isabel CF da Cruz

Resumo


A Hipertensão Arterial tem prevalência estimada em cerca de 20% da população adulta e forte relação com casos de AVE e de doença isquêmica do coração. Para que ocorra mudança de hábitos na vida do paciente hipertenso é fundamental que haja a educação deste para assim ocorrer a reprodução de um comportamento diferente. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na construção de um vídeo- aula. Método: Trata-se de um relato de experiência concretizado a partir da prática com a realização de um vídeo-aula voltado para pacientes hipertensos com o seguinte tema: Quantidade de alimentos- peso corporal adequado. Resultados: O vídeo- aula foi produzido de maneira clara, abordando temas científicos de forma simples e didática, assim demonstrando-se uma excelente estratégia para o ensino. Conclusão: Esta estratégia de ensino caracteriza-se para o profissional de saúde como meio de alcançar o cliente, torna se um instrumento que facilita o sucesso da assistência ao ponto que norteia o auto-cuidado, cominando em resultados eficazes.


Palavras-chave


enfermagem; ensino do paciente; licenciatura; didática

Texto completo:

HTML

Referências


- BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

- Mancia JR, Cabral LC, Koerich MS. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 set/out;57(5):605-10.

- Ferraz, F; Silva, L.W.S; Silva, L.A.A; Reibnitz, K.S; Backes, V.M.S. Cuidar-educando em enfermagem: passaporte para o aprender/educar/cuidar em saúde. 2005. Rev Bras Enferm [internet]. V. 58, nº 5, set-out, p. 607-10. Disponível em:

- Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

- Moran, J.M. O Vídeo na Sala de Aula. 1995. Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).