Boletim NEPAE-NESEN enfermagem científica

Quantidade de Alimentos e Peso Corporal Adequado na Hipertensão Arterial: Vídeo- Aula Como Estratégia de Ensino

 

Santos, F.A.S -  Acadêmica de Enfermagem do oitavo período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. 
Profa. Dra. Isabel Cruz

 

RESUMO. A Hipertensão Arterial tem prevalência estimada em cerca de 20% da população adulta e forte relação com casos de AVE e de doença isquêmica do coração. Para que ocorra mudança de hábitos na vida do paciente hipertenso é fundamental que haja a educação deste para assim ocorrer a reprodução de um comportamento diferente. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na construção de um vídeo- aula. Método: Trata-se de um relato de experiência concretizado a partir da prática com a realização de um vídeo-aula voltado para pacientes hipertensos com o seguinte tema: Quantidade de alimentos- peso corporal adequado. Resultados: O vídeo- aula foi produzido de maneira clara, abordando temas científicos de forma simples e didática, assim demonstrando-se uma excelente estratégia para o ensino. Conclusão: Esta estratégia de ensino caracteriza-se para o profissional de saúde como meio de alcançar o cliente, torna se um instrumento que facilita o sucesso da assistência ao ponto que norteia o auto-cuidado, cominando em resultados eficazes.

DESCRITORES: Hipertensão; Educação em Saúde; Enfermagem.

 

ABSTRACT. The Arterial Hipertensão has prevalence esteem in about 20% of the adult population and strong relation with cases of BIRD and ischemic illness of the heart. So that it occurs change of habits in the life of the patient hipertenso is basic that it has the education of this thus to occur the reproduction of a different behavior. Objective: To tell to the experience lived deeply in the construction of a video lesson. Method: One is about a story of experience materialize from the practical one with the accomplishment of a video-lesson directed toward hipertensos patients with the following subject: Amount of foods adjusted corporal weight. Results: The video lesson was produced in clear way, approaching subjects scientific of simple and didactic form, thus demonstrating an excellent strategy for education. Conclusion: This strategy of education is characterized for the health professional as half to reach the customer, becomes if an instrument that facilitates the success of the assistance to the point that guides the auto-care, threatening in efficient results.

DESCRIPTORS: Hypertension; health education; nursing

 

RESUMEN. El Hipertensão arterial tiene estima del predominio en el cerca de 20% de la población adulta y de la relación fuerte con los casos del PÁJARO y la enfermedad isquémica del corazón. De modo que ocurra el cambio de hábitos en la vida del hipertenso paciente es básico que tiene la educación de esto así a ocurrir la reproducción de un diverso comportamiento. Objetivo: Para decir a la experiencia vivió profundamente en la construcción de una lección video. Método: Uno está sobre una historia de la experiencia materializa la práctica con la realización de una vídeo-lección dirigida hacia pacientes de los hipertensos con el tema siguiente: Cantidad de peso corporal ajustado alimentos. Resultados: La lección video fue producida de manera clara, abordando los temas científicos de forma simple y didáctica, así demostrando una estrategia excelente para la educación. Conclusión: Esta estrategia de la educación se caracteriza para el profesional de salud como mitad para alcanzar al cliente, se convierte en si un instrumento que facilite el éxito de la ayuda al punto que dirige el auto-cuidado, amenazando en resultados eficientes.

DESCRIPTORES: hipertensión; Educación para la Salud; Enfermería.

 

INTRODUÇÃO

         A Hipertensão Arterial (HA) tem prevalência estimada em cerca de 20% da população adulta (maior ou igual a 20 anos) e forte relação com 80% dos casos de AVE e 60% dos casos de doença isquêmica do coração. Constitui, sem dúvida, o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, cuja principal causa de morte, o AVE, tem como origem a hipertensão não controlada¹.

         Diversos fatores de risco relacionam-se com a HA, como: a hereditariedade, tabagismo, etilismo, sedentarismo, ingestão elevada de sal, ingesta alimentar acima da necessidade corporal e de forma desregulada. O êxito no tratamento dependerá não só do remédio e da equipe de saúde, mas do esforço para mudança de hábitos advinda do paciente e seus familiares.

         Para que ocorra tal mudança de hábitos na vida do paciente hipertenso é fundamental que haja a educação deste para assim ocorrer a reprodução de tal comportamento. A educação é um processo dinâmico e contínuo de construção do conhecimento, sendo uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento da sociedade².

         Ferraz, F et al.³, Fala que Cuidar e educar são ações eminentes ao ser humano, e, por conseguinte, intrínsecas aos profissionais da área da saúde. Assim, a articulação entre cuidar e educar torna-se a estrutura para o exercício do desenvolvimento profissional em saúde, abordando entre outros aspectos, os saberes de forma criativa, estética, ética, política e técnica.

         O professor não se dá apenas o conhecimento ao aluno, mas em vez disso, serve como um facilitador do aprendizado4.

         Uma das estratégia para o aprendizado é o vídeo aula, já que este parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos5.

         Dentro deste contexto torna-se imprescindível para a formação acadêmica, estruturada nos pilares da pesquisa, ensino e prática, o desenvolvimento de estratégias de ensino. Assim, através da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense foi proposta a realização de um vídeo-aula voltado para pacientes hipertensos com o tema: Quantidade de alimentos- peso corporal adequado.

         Diante do expostos este trabalho tem por objetivo: Relatar a experiência vivenciada na construção de um vídeo- aula, proporcionada pela Disciplina Prática Pedagógica de Ensino III.

 

MÉTODOS

         Este estudo consiste em um relato de experiência, concretizado a partir da prática com a realização de um vídeo-aula voltado para pacientes hipertensos com o seguinte tema: Quantidade de alimentos- peso corporal adequado.

Foi realizado plano.

         Para a realização desta atividade foi necessário o aprofundamento no assunto, que deu-se através de um levantamento utilizando-se a Biblioteca da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC - da Universidade Federal Fluminense – UFF-, e as bases de dados da internet nos sites de: Literatura Latino-Americana e do Caribe (Lilacs), Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline), Biblioteca Eletrônica Online Scientific (Scielo) e Índice Bibliográfico Espanhol em Ciências da Saúde (IBECS) do sítio da Biblioteca Virtual em Saúde – BVS – BIREME.

         Após o levantamento teórico do assunto realizou-se um plano de aula para nortear a aula e assim, em seguida iniciou-se a construção do vídeo- aula de fato.

A elaboração desta atividade foi subdividida em três fases: a primeira consiste no planejamento, a segunda a implementação e a terceira avaliação.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Planejamento:

         Nesta fase deu-se a coleta de material teórico sobre hipertensão arterial, educação em saúde com pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis, alimentação saudável, dieta para pacientes portadores de HA, peso corporal adequado e quantidade de alimentos ideal em cada refeição.

 

O levantamento foi através de artigos científicos, livros didáticos, manuais do ministério da saúde, avaliação de folheto explicativo contendo simples orientações de como se montar um prato saudável, elaborado pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração do HC-FMUSP e LatinMed - ELM Marketing e Editora Médica.

Após a leitura do material didático comecei a selecionar quais os pontos principais que iria abordar no vídeo, visando um bom entendimento para o público alvo. Os objetivos foram traçados com auxílio de alguns instrumentos para orientar quanto a produção da vídeo aula como rascunho do roteiro da vídeo aula, planejamento de vídeo aula na sala virtual da disciplina.

Com o roteiro semi-estruturado foram feitas análise de material e métodos para abordagem do vídeo aula.

 

Implementação:

Nesta fase realizou-se a gravação do vídeo e edição. O cenário foi escolhido de acordo com a iluminação e a ausência de ruídos externos, na medida do possível. As gravações foram realizadas com o auxílio de uma câmera fotográfica digital que supria as necessidades audiovisuais.

         A edição das cenas gravadas foram feitas no programa audiovisual Windows Movie Maker®.  Com o auxílio deste programa foi possível realizar a edição das cenas e inserir imagens. Teve-se a preocupação de interagir com o telespectador de maneira didática e simples.

A realização desta atividade gerou grande muita dificuldade no que refere a recursos audiovisuais, edição e gravação das cenas. A prática desta produção me fez repensar em um novo modo de educação em saúde.

 

Avaliação:

Como forma de avaliação o vídeo- aula foi mostrado para 2 professores da EEAAC da UFF e 2 técnicos de enfermagem.

         Obteve-se consenso nas respostados professores e técnicos. Ambos declararam acreditar na vídeo- aula como excelente estratégia para o ensino.

Também foi ressaltado a importância de se ministrar aulas claras, que alcancem o público alvo, e, neste contexto o vídeo produzido também encontrava-se adequado.

“[...] Os pontos positivos são: clareza nas informações, domínio do assunto, abordagem científica com linguagem simples para o entendimento dos alunos e ótimo poder de síntese da temática” Professor 1.

“Ao observar a construção final do vídeo- aula percebo o amadurecimento da aluna que aborda temas científicos de forma clara e didática” Professor 2

“Achei excelente estratégia de ensino. É muito difícil conseguirmos que o paciente tenha mudança de seus hábitos” Técnico de Enfermagem 1

“Parabéns, você fala de forma simples” Técnico de Enfermagem 2

 

CONCLUSÃO

         O vídeo é importante estratégia de ensino, pois por estar intimamente ligado a televisão insere-se no contexto de lazer modificando a postura do receptor.

         A produção do vídeo, inicialmente, gerou temor por não saber utilizar recursos de mídia com destreza. Assim, gerando mais um desafio interno além do de estar falando de um assunto tão importante.

Esta estratégia de ensino caracteriza-se para o profissional de saúde como meio de alcançar o cliente, torna se um instrumento que facilita o sucesso da assistência ao ponto que norteia o auto-cuidado, cominando em resultados eficazes.

 

REFERÊNCIAS

 

1 - BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

2 - Mancia JR, Cabral LC, Koerich MS. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 set/out;57(5):605-10.

 

3 - Ferraz, F; Silva, L.W.S; Silva, L.A.A; Reibnitz, K.S; Backes, V.M.S. Cuidar-educando em enfermagem: passaporte para o aprender/educar/cuidar em saúde. 2005. Rev Bras Enferm [internet]. V. 58, nº 5, set-out, p. 607-10.

 

4 - Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005

 

5 - Moran, J.M. O Vídeo na Sala de Aula. 1995. Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr.

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).