Relato de experiência sobre a construção de uma vídeo-aula para portadores de hipertensão arterial sistêmica
Resumo
Na atualidade, torna-se imperativo o conhecimento e a utilização de diferentes meios de comunicação tecnológicos para o processo de ensino-aprendizagem. A utilização de diferentes recursos pode facilitar o ensino e a adesão do paciente ao tratamento. Porém, ainda é escasso a utilização desses meios no cotidiano dos profissionais de saúde. Esse artigo trata-se de um relato de experiência de uma aluna de graduação em enfermagem durante a elaboração de uma vídeo-aula para educação em saúde de adultos e idosos portadores de HAS, com foco principal sobre a dieta como estratégia para controle do peso. O maior aprendizado obtido durante o período de realização da disciplina a distância foi a formulação do plano de aula, com métodos capazes de afetar os três domínios do conhecimento da taxonomia de Bloom e com objetivos operacionais. Também foi possível aprender que os métodos avaliativos devem estar de acordo com os objetivos predeterminados. Ao final do período, conclui-se que a aluna terá maior facilidade para trabalhar a educação em saúde com os seus clientes e que as vídeo-aulas são recursos que podem ser implementadas sem dificuldades nas unidades de saúde, junto com a presença do profissional educador.
Palavras-chave
Texto completo:
HTMLReferências
Who – World Health Organization. Cardiovascular diseases [Internet]. Geneva; 2009. Disponível em: http://www.who.int/cardiovascular_diseases/priorities/en/.
Brasil, Ministério da Saúde. Indicadores e Dados Básicos - Brasil – 2009. Disponível em http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2009/matriz.htm#mort. Acesso em: 30 de abril de 2011.
Brasil, Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica para a Atenção Primária em Saúde. Porto Alegre : Hospital Nossa Senhora da Conceição, 2009.
Cruz ICF. Moodle and nursing teaching – a brief experience report. Online Brazilian Journal of Nursing, 8(1), 2009.
Souza L, Silva M. Nursing consultation to elderly people based on andragogy: a review article. Online Brazilian Journal of Nursing, 8(1), 2009. Disponível em: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nursing/article/view/2119. Acesso em: 17 de abril de 2012, 22:40hrs.
Nascimento MS, Santos FPA, Rodrigues VP, Nery VAS. Oficinas Pedagógicas: Construindo Estratégias para a Ação Docente – Relato de Experiência. Rev.Saúde.Com. 3(1):85-95, 2007.
Ferraz APC, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.Gest. Prod., São Carlos, 17(2), 2010.
Hoga LAK, Abe CT. Relato de experiência sobre o processo educativo para a promoção da saúde de adolescentes. Rev.Esc.Enf.USP, 34(4):407-12, 2000.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).