PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PARA INSERÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR NA ROTINA DE HIPERTENSOS: um relato de experiência

thais cordeiro fonseca, Isabel CF da Cruz

Resumo


A hipertensão arterial é a mais prevalente doença vascular no mundo e o mais potente fator de risco para doenças cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil. A atividade física dinâmica promove uma liberação de metabólitos que provocam uma hipotensão pós exercício importante para o bem estar a longo prazo de clientes hipertensos. Na inserção de uma rotina de exercícios físicos para clientes hipertensos usa-se conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de bloom e objetivos de aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de uma acadêmica e licencianda do curso de Enfermagem e Licenciatura na produção de uma videoaula sobre exercício físico regular e clientes hipertensos. O uso de tecnologias no processo de aprendizagem encurta distâncias, o que nos impõe a universalidade do entendimento e compreensão. Dificuldades de comunicação, abordar e construir diálogos precisam ser trabalhados como um processo de construção da nossa profissão e de nós como seres interativos.  


Palavras-chave


Exercício; Hipertensão; Educação a distância; Educação em saúde

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Referências


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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).