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PRODUÇÃO DE UMA VIDEOAULA PARA INSERÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR NA ROTINA DE HIPERTENSOS: um relato de experiência

Fonseca, Thais C. Graduanda do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Isabel Cruz. Professora titular/UFF


RESUMO. A hipertensão arterial é a mais prevalente doença vascular no mundo e o mais potente fator de risco para doenças cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil. A atividade física dinâmica promove uma liberação de metabólitos que provocam uma hipotensão pós exercício importante para o bem estar a longo prazo de clientes hipertensos. Na inserção de uma rotina de exercícios físicos para clientes hipertensos usa-se conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de bloom e objetivos de aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência de uma acadêmica e licencianda do curso de Enfermagem e Licenciatura na produção de uma videoaula sobre exercício físico regular e clientes hipertensos. O uso de tecnologias no processo de aprendizagem encurta distâncias, o que nos impõe a universalidade do entendimento e compreensão. Dificuldades de comunicação, abordar e construir diálogos precisam ser trabalhados como um processo de construção da nossa profissão e de nós como seres interativos. 

Palavras chave: Exercício; Hipertensão; Educação a distância; Educação em saúde. 

ABSTRACT. The arterial hypertension is the most prevalent disease in the world and the the most powerful risk factor for cerebrovascular diseases, which causes most of the deaths in Brazil. The dynamic physical activity leads to a liberation of metabolites that cause a post-exercise hypotension important for the long term welfare of hypertensive clients. When preparing a routine of physical exercises for hypertensive clients, the knowledge of andragogy, bloom taxonomy and learning objectives is used. This is an experience report of a Nursing Bachelor and Degree student on a production of a video lesson about regular physical exercises and hypertensive clients. The use of technology on the learning process shortens distances, which leads to a universal understanding and comprehension. Difficulties such as communication, approaching and dialogues need to be worked on as a building process of our profession and ourselves as interactive human beings.

Keywords: Exercise; Hypertension; Education, Distance; Health Education.  

INTRODUÇÃO

A pressão arterial (PA) é o produto do débito cardíaco multiplicado pela resistência periférica. O debito cardíaco é o produto da frequência cardíaca multiplicada pelo volume sistólico. Na circulação normal, a pressão é exercida pelo fluxo de sangue através do coração e dos vasos sanguíneos. É a mais prevalente doença vascular no mundo e o mais potente fator de risco para doenças cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil ¹-²

A PA alta, conhecida como hipertensão, é definida como uma pressão arterial sistólica superior a 140 mmHg e uma pressão diastólica superior a 90 mm Hg na média de duas ou mais medições exatas da pressão arterial obtidas durante dois ou mais contatos com um profissional da área de saúde. A PA é o principal elemento que avalia indiretamente a resposta inotrópica do coração em relação ao esforço, associada ao grau de tolerância ao exercício. A PA pode resultar de uma alteração no debito cardíaco, uma modificação na resistência periférica ou de ambas. Os medicamentos empregados para tratar a hipertensão diminuem a resistência periférica, o volume sanguíneo ou a força e frequência da contração miocárdica.  ¹-³

No Brasil, os programas de promoção à atividade física assumem posição de destaque, nos últimos anos a preocupação com a saúde foi observada por iniciativas adotadas pelo poder público, porém as estatísticas demonstram que grande parte da população brasileira permanece fisicamente inativa. 4

O exercício físico caracteriza-se por retirar o organismo de sua homeostase, além disso, a produção de metabólitos musculares promove vasodilatação na musculatura ativa, gerando uma redução da resistência vascular periférica, causando assim uma hipotensão pós-exercício verificada durante o período de recuperação, fazendo com que os valores da PA observados pós-exercícios permaneçam abaixo àqueles aferidos antes do exercício ou até àqueles medidos em um dia controle, sem a execução de exercícios.5

 A atividade física auxilia o tratamento da HAS através do controle do peso e da promoção da saúde. 6 Portanto, adotar hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular deve ser uma estratégia prioritária, a fim de prevenir a HAS e desacelerar o avanço das DCV em todo território nacional. 6

Os profissionais da saúde, ao aconselharem modificações de hábitos, devem expor opções que adequem-se ao perfil sócio-econômico e cultural do paciente, desta forma possibilita uma maior chance de adesão, da mesma forma que é imprescindível uma abordagem multi ou interdisciplinar e o envolvimento dos familiares do hipertenso nas metas a serem atingidas. 7

A disciplina de Prática De Pesquisa E Ensino 3, do curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, possui articulação no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) – Educação Em Saúde Online. A proposta principal da disciplina é de capacitar o aluno de enfermagem em educação, desenvolver habilidades tecnológicas visando uma a inovação do processo ensino-aprendizagem. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura a Educação a Distância (EAD) é autorizada, desde 1996, como modo de ensino.8

O objetivo deste relato foi descrever uma experiência de uma acadêmica na elaboração de uma videoaula que visa inserir exercícios físicos regulares na rotina de hipertensos.  

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever período de vivência de uma acadêmica licencianda do curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense na  disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino 3, durante o primeiro semestre de 2013.

Nesta disciplina houve o desenvolvimento de atividades através do Programa Moodle, também conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) – Educação em Saúde Online e também tivemos encontros presenciais. A proposta principal foi a de aprofundarmos conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de Bloom e objetivos de aprendizagem , e através destes construirmos uma videoaula voltada para pacientes adultos hipertensos e no caso específico para a inserção de atividade física regular para estes.

A videoaula teve a temática definida por “atividade física regular e o cliente hipertenso”, foi realizada uma revisão de literatura exposta em bases de dados para abordar o assunto e sua relação com o processo de aprendizagem e estratégias e ensino. Para a produção da videoaula foi necessária a elaboração de um plano de aula, que constou conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de bloom e objetivos de aprendizagem. Após avaliação, crítica e feed-back da professora orientadora da disciplina o plano de aula seguiu para a produção do vídeo, através de gravações, busca por imagens edição do conteúdo gravado, para este processo foi utilizado o software Windows Movie Maker.  

RESULTADO E DISCUSSÃO

O método de ensino a distancia proposto pela abordagem online da disciplina é corroborado pela idéia de que a educação a distância é um modelo de transformação e aperfeiçoamento da educação dita presencial 9.

Em primeiro momento da disciplina tivemos um encontro presencial no qual a docente apresentou a proposta da prática de ensino e pesquisa III e esclareceu dúvidas em relação ao uso do ambiente virtual de aprendizagem. No total foram três encontros presenciais, aonde para o segundo realizamos uma coleta de dados com pacientes hipertensos no município de Niterói (RJ), e a partir de um traçado de perfil destes elaboramos um plano de aula para esse público alvo, após a construção do plano de aula houve discussão do tema e das propostas de planos. Já o terceiro encontro teve o objetivo de apresentarmos as produções das videoaulas e encerramento da disciplina no âmbito presencial.

O objetivo principal da disciplina foi a confluência de conhecimentos apreendidos durante o semestre para a produção de uma videoaula para público alvo de hipertensos, abordando um assunto específico, o qual foi escolhido por cada aluno, no presente caso foi o exercício físico regular.

A montagem de um plano de aula foi de grande valia, pois pude conhecer cada ponto que envolve a compreensão, exposição, articulação e avaliação do processo de aprendizagem, isso através da localização da aula em um contexto da unidade temática, ou seja, o problema de saúde, definição de objetivos de aprendizagem operacionais, planejamento cronológico, assim como uma esquematização do conteúdo, relacionando-o com a estratégia de ensino, e seleção de técnica e/ou material didático de acordo com objetivos e conteúdos.

Inicialmente, a montagem do vídeo baseou-se na determinação de um método principalmente o avaliativo do processo de aprendizagem, mas também o de estratégia de abordagem do sujeito alvo, para este último utilizei técnicas de adequação de vocabulário e exemplificação do conteúdo ensinado, adequando a situação do cotidiano, como por exemplo comparar a nossa grande e pequena circulação com a distribuição de água e bombeamento de uma caixa d’agua residencial. Já para o processo avaliativo de aprendizagem a estratégia foi a de remeter perguntas ao público espectador, de forma que esse questione-se em relação a sua saúde, com a finalidade de ser sensibilizado e a partir disso gerencie sua saúde.

A introdução da videoaula tratou de identificar a hipertensão como um fator de risco para doenças cardiovasculares e identificar a realização do exercício físico regular como fator que ameniza riscos e a própria hipertensão instalada. Segui com a apresentação da real atividade do exercício físico no nosso corpo, acentuando os benefícios dessa prática para hipertensos. Logo após houve apresentação de necessidades primordiais que precedem qualquer prática de exercício e também a exposição de exemplos de práticas enfatizando a caminhada como um exercício  seguro e acessível. Após apresentei uma entrevista com uma idosa de 74 anos que realiza atividade física regular. No encerramento da videoaula há mensagem de incentivo para o início de uma nova qualidade de vida.

O processo de realização da videoaula consistiu em empreender uma comunicação precisa e atualizada do conhecimento científico sobre o tema em uma linguagem e estilo adequados ao paciente adulto/idoso, utilizar a diversidade cultural e étnica do paciente para enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem, encorajar a ação independente e auto gestora do paciente no seu processo de aprendizagem e apresentar o conteúdo em um nível baixo de complexidade, de modo que ele seja significativo para o paciente adulto/idoso de baixa escolaridade também.

Tive dificuldade no processo de gravação do vídeo por ter um processo de comunicação ainda em construção, e como processos educativos envolvem desenvolvimento da comunicação, o qual para muitos não é intrínseco e desenvolvido, devendo ser construído e exercitado, deparei-me frente a um desafio a ser vencido.

A videoaula foi submetida a avaliação da docente responsável pela disciplina e apresentação aos colegas de turma e também sujeita a avaliação e comentários de profissionais com titulo de doutor e a público leigo alvo da videoaula. Dos docentes houve referencias que destacaram o valor do contato universal que um vídeo pode proporcionar à população através da internet, sinalizaram a importância da adequação de vocabulário e uso de imagens associativas para o processo de assimilação e construção de conhecimento, assim como a relevância da entrevista de uma mulher idosa que pratica exercício físico regularmente como sendo um fato que aproxima o espectador e proporciona um exemplo da realidade. Já quando submetido ao público leigo houve o interessante relato de uma mulher hipertensa, de 49 anos, dizendo o seguinte: “achei-o rico em informações e com uma linguagem bastante acessível, muito didático. A entrevista com a Sra Elza foi bastante enriquecedora mostrando que não tem idade para a prática de atividade física e que muito além da questão estética a atividade física promove melhoria no estado de saúde do indivíduo como mostrou o vídeo.

É de extrema relevância obter feedbacks, críticas e comentários de docentes e de principalmente leigos, pois estes são mais que nossos alvos de assistência, são de alguma forma, nosso incentivo, nosso motivo de querer cuidar. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino 3 propõe desafios que enriquecem bastante as atividades que realizaremos no cotidiano de nossa profissão, que é, entre tantas outras, a de educar. O uso de tecnologias no processo de aprendizagem encurta distâncias, atinge um número de pessoas e um público variado se ampliado ao universo da internet, o que nos impõe a necessidade da universalidade do entendimento e compreensão, pela abundância de possíveis alunos.

Dificuldades de abordar, construir diálogos ou até apresentações como a da videoaula precisam ser trabalhadas como um processo de construção da nossa profissão e de nós como seres interativos. O outro, o cliente, o paciente, nos ensina e nos reconhece quando somos parte do que construímos nele e do que ele constrói em nós. 

REFERÊNCIAS

1.      Suzanne C. Smeltzer... [et al] Brunner & Suddarth, Tratado de Enfermagem médico –cirúrgica/ [editores] ; revisão técnica Isabel Cristina Fonseca da Cruz, Ivone Evangelista Cabral; Tradução Fernando Diniz Mundim, José Eduardo Ferreira de Figueiredo. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.  

2.      Lessa Ines. Hipertensão arterial sistêmica no Brasil: tendência temporal. Cad. Saúde Pública  [serial on the Internet]. 2010  Aug [cited  2013  Mar  17] ;  26(8): 1470-1470. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000800001&lng=en. 

 3.      Brito Fábio Sândoli de, Vilas-Boas Fábio, Castro Iran, Oliveira Japy Angelin de, Guimarães Jorge Ilha, Stein Ricardo et al . II Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sobre Teste Ergométrico. Arq. Bras. Cardiol. [serial on the Internet]. 2002 [cited  2013  Mar  17] pp. 01-17.  Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2002000800001&lng=en. 

 4.      Ferreira Marcos Santos, Najar Alberto Lopes. Programas e campanhas de promoção da atividade física. Ciênc. saúde coletiva  [serial on the Internet]. 2005 Sep [cited  2013  Mar  20]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000500022&lng=en. 

 5.      Patricia Chakur BRUM*Cláudia Lúcia de Moraes FORJAZ*Taís TINUCCI*Carlos Eduardo NEGRÃO Adaptações agudas e crônicas Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.18, [serial on the Internet] 2004 Aug. [cited  2013  Mar  17]  p.21-31, N.esp.  Disponível em: http://sis.posugf.com.br/AreaProfessor/Materiais/Arquivos/824.pdf

 6.      Zortéa Karine, Tartari Rafaela Festugatto. Hipertensão arterial e atividade física. Arq. Bras. Cardiol.  [serial on the Internet]. 2009  Oct [cited  2013  Mar  16] ;  93(4): 446-447. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001000020&lng=en. 

 7.      Brasil, Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição. Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica para a Atenção Primária em Saúde. Porto Alegre : Hospital Nossa Senhora da Conceição.  [serial on the Internet] 2009. [cited  2013  Mar  17] . Disponível em: http://www2.ghc.com.br/GepNet/publicacoes/protocolodehipertensao.pdf

 8.      Ministério da Educação e Cultura (BR). Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação e Cultura; 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

 9.      Valle, Lílian Do; Bohadana, Estrella D'alva Benayon. Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online. Educ. Soc.,  Campinas. [serial on the Internet] 2012 Dec. [cited  2013  Mar  17]    v. 33,  n. 121, Dec.  2012 .   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101

 VÍDEOS RECOMENDADOS

·        Exercício Físico x Pressão Arterial Alta

- http://www.youtube.com/watch?v=0dvIcTzG6VY

·        Exercícios que aliviam a hipertensão

- http://www.youtube.com/watch?v=bl94k4chGGk

 LEITURAS RECOMENDADAS 

·        Adaptações agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular – Disponível em: http://sis.posugf.com.br/AreaProfessor/Materiais/Arquivos/824.pdf

·        Exercício físico e o controle da pressão arterial – Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6.pdf

·        Hipertensão: Benefícios De Exercícios Físicos Em Hipertensos – Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_22853/artigo_sobre_hipertens%C3%83o:_benef%C3%8Dcios_de_exerc%C3%8Dcios_f%C3%8Dsicos_em_hipertensos

 

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).