PRODUÇÃO
DE UMA VIDEOAULA PARA INSERÇÃO DE EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR NA ROTINA DE
HIPERTENSOS: um relato de experiência
Fonseca,
Thais C. Graduanda
do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal
Fluminense.
Isabel
Cruz. Professora
titular/UFF
RESUMO.
A
hipertensão arterial é a mais
prevalente doença vascular no mundo e o mais potente fator de risco para doenças
cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil. A atividade física
dinâmica promove uma liberação de metabólitos que provocam uma hipotensão pós
exercício importante para o bem estar a longo
prazo de clientes hipertensos. Na inserção de uma rotina de exercícios físicos
para clientes hipertensos usa-se conhecimentos sobre andragogia,
taxonomia de bloom e objetivos de aprendizagem. Trata-se de um relato de experiência
sobre a vivência de uma acadêmica e licencianda do curso de Enfermagem e
Licenciatura na produção de uma videoaula sobre exercício físico regular e
clientes hipertensos. O uso de tecnologias no processo de
aprendizagem encurta distâncias, o que nos impõe a universalidade do
entendimento e compreensão. Dificuldades de comunicação, abordar e construir
diálogos precisam ser trabalhados como um processo de construção da nossa
profissão e de nós como seres interativos.
Palavras
chave: Exercício; Hipertensão; Educação a distância; Educação em saúde.
ABSTRACT. The arterial hypertension is the most prevalent disease in the world and the the most powerful risk factor for cerebrovascular diseases, which causes most of the deaths in Brazil. The dynamic physical activity leads to a liberation of metabolites that cause a post-exercise hypotension important for the long term welfare of hypertensive clients. When preparing a routine of physical exercises for hypertensive clients, the knowledge of andragogy, bloom taxonomy and learning objectives is used. This is an experience report of a Nursing Bachelor and Degree student on a production of a video lesson about regular physical exercises and hypertensive clients. The use of technology on the learning process shortens distances, which leads to a universal understanding and comprehension. Difficulties such as communication, approaching and dialogues need to be worked on as a building process of our profession and ourselves as interactive human beings.
Keywords:
Exercise;
Hypertension;
Education, Distance; Health Education.
INTRODUÇÃO
A
pressão arterial (PA) é o produto do débito cardíaco multiplicado pela
resistência periférica. O debito cardíaco é o produto da frequência cardíaca
multiplicada pelo volume sistólico. Na circulação normal, a pressão é
exercida pelo fluxo de sangue através do coração e dos vasos sanguíneos. É
a mais prevalente doença vascular no mundo e o mais potente fator de risco para
doenças cerebrovasculares, predominante causa de morte no Brasil ¹-²
A
PA alta, conhecida como hipertensão, é definida como uma pressão arterial
sistólica superior a 140 mmHg e uma pressão diastólica superior a 90 mm Hg na
média de duas ou mais medições exatas da pressão arterial obtidas durante
dois ou mais contatos com um profissional da área de saúde. A PA é o principal elemento que avalia indiretamente a resposta inotrópica
do coração em relação ao esforço, associada ao grau de tolerância ao exercício.
A PA pode resultar de uma alteração no debito cardíaco, uma modificação na
resistência periférica ou de ambas. Os medicamentos empregados para tratar a
hipertensão diminuem a resistência periférica, o volume sanguíneo ou a força
e frequência da contração miocárdica. ¹-³
No
Brasil, os programas de promoção à atividade física assumem posição de
destaque, nos últimos anos a preocupação com a saúde foi observada por
iniciativas adotadas pelo poder público, porém as estatísticas demonstram que
grande parte da população brasileira permanece fisicamente inativa. 4
O
exercício físico caracteriza-se por retirar o organismo de sua homeostase, além
disso, a produção de metabólitos musculares promove vasodilatação na
musculatura ativa, gerando uma redução da resistência vascular periférica,
causando assim uma hipotensão pós-exercício verificada durante o período de
recuperação, fazendo com que os valores da PA observados pós-exercícios
permaneçam abaixo àqueles aferidos antes do exercício ou até àqueles
medidos em um dia controle, sem a execução de exercícios.5
A atividade física auxilia o tratamento da HAS através do controle do peso e da promoção da saúde. 6 Portanto, adotar hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular deve ser uma estratégia prioritária, a fim de prevenir a HAS e desacelerar o avanço das DCV em todo território nacional. 6
Os profissionais da saúde, ao aconselharem modificações de hábitos, devem expor opções que adequem-se ao perfil sócio-econômico e cultural do paciente, desta forma possibilita uma maior chance de adesão, da mesma forma que é imprescindível uma abordagem multi ou interdisciplinar e o envolvimento dos familiares do hipertenso nas metas a serem atingidas. 7
A disciplina de Prática De Pesquisa E Ensino 3, do curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, possui articulação no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) – Educação Em Saúde Online. A proposta principal da disciplina é de capacitar o aluno de enfermagem em educação, desenvolver habilidades tecnológicas visando uma a inovação do processo ensino-aprendizagem. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura a Educação a Distância (EAD) é autorizada, desde 1996, como modo de ensino.8
O
objetivo deste relato foi descrever uma experiência
de uma acadêmica na elaboração de uma videoaula que visa inserir exercícios
físicos regulares na rotina de hipertensos.
METODOLOGIA
Trata-se de um relato de experiência que objetiva descrever período de vivência de uma acadêmica licencianda do curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino 3, durante o primeiro semestre de 2013.
Nesta disciplina houve o desenvolvimento de atividades através do Programa Moodle, também conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) – Educação em Saúde Online e também tivemos encontros presenciais. A proposta principal foi a de aprofundarmos conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de Bloom e objetivos de aprendizagem , e através destes construirmos uma videoaula voltada para pacientes adultos hipertensos e no caso específico para a inserção de atividade física regular para estes.
A
videoaula teve a temática definida por “atividade física regular e o cliente
hipertenso”, foi realizada uma revisão de literatura exposta em bases de
dados para abordar o assunto e sua relação com o processo de aprendizagem e
estratégias e ensino. Para a produção da videoaula foi necessária a elaboração
de um plano de aula, que constou conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de
bloom e objetivos de aprendizagem. Após avaliação, crítica e feed-back da
professora orientadora da disciplina o plano de aula seguiu para a produção do
vídeo, através de gravações, busca por imagens edição do conteúdo
gravado, para este processo foi utilizado o software Windows Movie Maker.
RESULTADO
E DISCUSSÃO
O
método de ensino a distancia proposto pela abordagem online da disciplina é
corroborado pela idéia de que a educação a
distância é um modelo de transformação e aperfeiçoamento da educação dita
presencial 9.
Em
primeiro momento da disciplina tivemos um encontro presencial no qual a docente
apresentou a proposta da prática de ensino e pesquisa III e esclareceu dúvidas
em relação ao uso do ambiente virtual de aprendizagem. No total foram três
encontros presenciais, aonde para o segundo realizamos uma coleta de dados com
pacientes hipertensos no município de Niterói (RJ), e a partir de um traçado
de perfil destes elaboramos um
plano de aula para esse público alvo, após a construção do plano de aula
houve discussão do tema e das propostas de planos. Já o terceiro encontro teve
o objetivo de apresentarmos as produções das videoaulas e encerramento da
disciplina no âmbito presencial.
O
objetivo principal da disciplina foi a confluência de conhecimentos apreendidos
durante o semestre para a produção de uma videoaula para público alvo de
hipertensos, abordando um assunto específico, o qual foi escolhido por cada
aluno, no presente caso foi o exercício físico regular.
A
montagem de um plano de aula foi de grande valia, pois pude conhecer cada ponto
que envolve a compreensão, exposição, articulação e avaliação do processo
de aprendizagem, isso através da localização da aula em um contexto da
unidade temática, ou seja, o problema de saúde, definição de objetivos de
aprendizagem operacionais, planejamento cronológico, assim como uma esquematização
do conteúdo, relacionando-o com a estratégia
de ensino, e seleção de técnica e/ou material didático de acordo com
objetivos e conteúdos.
Inicialmente,
a montagem do vídeo baseou-se na determinação de um método principalmente o
avaliativo do processo de aprendizagem, mas também o de estratégia de
abordagem do sujeito alvo, para este último utilizei técnicas de adequação
de vocabulário e exemplificação do conteúdo ensinado, adequando a situação
do cotidiano, como por exemplo comparar a nossa grande e pequena circulação
com a distribuição de água e bombeamento de uma caixa d’agua residencial. Já
para o processo avaliativo de aprendizagem a estratégia foi a de remeter
perguntas ao público espectador, de forma que esse questione-se em relação a
sua saúde, com a finalidade de ser sensibilizado e a partir disso gerencie sua
saúde.
A
introdução da videoaula tratou de identificar a hipertensão como um fator de
risco para doenças cardiovasculares e identificar a realização do exercício
físico regular como fator que ameniza riscos e a própria hipertensão
instalada. Segui com a apresentação da real atividade do exercício físico no
nosso corpo, acentuando os benefícios dessa prática para hipertensos. Logo após
houve apresentação de necessidades primordiais que precedem qualquer prática
de exercício e também a exposição de exemplos de práticas enfatizando a
caminhada como um exercício seguro
e acessível. Após apresentei uma entrevista com uma idosa de 74 anos que
realiza atividade física regular. No encerramento da videoaula há mensagem de
incentivo para o início de uma nova qualidade de vida.
O
processo de realização da videoaula consistiu
em empreender uma comunicação precisa e
atualizada do conhecimento científico sobre o tema em uma linguagem e estilo
adequados ao paciente adulto/idoso, utilizar
a diversidade cultural e étnica do paciente para enriquecer a experiência de
ensino-aprendizagem, encorajar a ação independente e auto gestora do paciente
no seu processo de aprendizagem e apresentar o conteúdo em um nível baixo de
complexidade, de modo que ele seja significativo para o paciente adulto/idoso de
baixa escolaridade também.
Tive
dificuldade no processo de gravação do vídeo por ter um processo de comunicação
ainda em construção, e como processos
educativos envolvem desenvolvimento da comunicação, o qual para muitos não é
intrínseco e desenvolvido, devendo ser construído e exercitado, deparei-me
frente a um desafio a ser vencido.
A
videoaula foi submetida a avaliação da docente responsável
pela disciplina e
apresentação aos colegas de turma e também sujeita a avaliação e comentários
de profissionais com titulo de doutor e a público leigo alvo da videoaula. Dos
docentes houve referencias que destacaram o valor do contato universal que um vídeo
pode proporcionar à população através da internet, sinalizaram a importância
da adequação de vocabulário e uso de imagens associativas para o processo de
assimilação e construção de conhecimento, assim como a relevância da
entrevista de uma mulher idosa que pratica exercício físico regularmente como
sendo um fato que aproxima o espectador e proporciona um exemplo da realidade. Já
quando submetido ao público leigo houve o interessante relato de uma mulher
hipertensa, de 49 anos, dizendo o seguinte: “achei-o
rico em informações e com uma linguagem bastante acessível, muito didático.
A entrevista com a Sra Elza foi bastante enriquecedora mostrando que não tem
idade para a prática de atividade física e que muito além da questão
estética a atividade física promove melhoria no estado de saúde do indivíduo
como mostrou o vídeo”.
É
de extrema relevância obter feedbacks, críticas e comentários de docentes e
de principalmente leigos, pois estes são mais que nossos alvos de assistência,
são de alguma forma, nosso incentivo, nosso motivo de querer cuidar.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A
disciplina de Pesquisa
e Prática de Ensino 3 propõe desafios
que enriquecem bastante as atividades que realizaremos no cotidiano de nossa
profissão, que é, entre tantas outras, a de educar. O
uso de tecnologias no processo de aprendizagem encurta distâncias, atinge um número
de pessoas e um público variado se ampliado ao universo da internet, o que nos
impõe a necessidade da universalidade do entendimento e compreensão, pela
abundância de possíveis alunos.
Dificuldades de abordar, construir diálogos ou até apresentações como a da videoaula precisam ser trabalhadas como um processo de construção da nossa profissão e de nós como seres interativos. O outro, o cliente, o paciente, nos ensina e nos reconhece quando somos parte do que construímos nele e do que ele constrói em nós.
REFERÊNCIAS
1.
Suzanne C. Smeltzer... [et al]
Brunner & Suddarth, Tratado de Enfermagem médico –cirúrgica/ [editores]
; revisão técnica Isabel Cristina Fonseca da Cruz, Ivone Evangelista Cabral;
Tradução Fernando Diniz Mundim, José Eduardo Ferreira de Figueiredo. – Rio
de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
2.
Lessa Ines. Hipertensão arterial
sistêmica no Brasil: tendência temporal. Cad. Saúde Pública [serial on
the Internet]. 2010 Aug [cited 2013 Mar 17] ;
26(8): 1470-1470. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000800001&lng=en.
·
Exercício
Físico x Pressão Arterial Alta
-
http://www.youtube.com/watch?v=0dvIcTzG6VY
·
Exercícios
que aliviam a hipertensão
-
http://www.youtube.com/watch?v=bl94k4chGGk
·
Adaptações
agudas e crônicas do exercício físico no sistema cardiovascular –
Disponível em: http://sis.posugf.com.br/AreaProfessor/Materiais/Arquivos/824.pdf
·
Exercício
físico e o controle da pressão arterial
– Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n6/a08v10n6.pdf
·
Hipertensão:
Benefícios De Exercícios Físicos Em Hipertensos –
Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_22853/artigo_sobre_hipertens%C3%83o:_benef%C3%8Dcios_de_exerc%C3%8Dcios_f%C3%8Dsicos_em_hipertensos
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).