O ensino na enfermagem: Relato de experiência sobre a construção de uma videoaula.
Fonseca, Patrícia M. Licencianda do curso de graduação e licenciatura da Universidade Federal Fluminense.
Isabel Cruz. Professora titular/UFF
Resumo.
A enfermagem como profissão do cuidado
em saúde lança mão da educação, esta não
entendida somente como transmissão de conteúdo, mas também como a adoção de
práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos em se tratando da
condução de suas vidas. Os métodos
pedagógicos devem ter
o potencial de conduzir o ensino para alcançar
a devida finalidade. Ao se refletir na abordagem do tema a ser ensinado,
o educador deve focar-se mais na maneira de como passar o conteúdo devido;
assim a ministração de uma aula pode tornar-se mais produtiva especialmente no
tocante ao ensino enfermeiro-paciente. Este estudo
trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de
enfermagem do oitavo período. O objetivo é descrever a construção de um método
didático para adultos e idosos com nível de escolaridade até a quarta série
ou quinto ano do ensino fundamental. A atividade foi proposta através da disciplina de Pesquisa e
Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense.
Palavras chaves: Enfermagem, Educação em saúde, Métodos pedagógicos, Idoso
Abstract.
In
as much as nursing is regarded as a profession within healthcare, it often ends
up disregarding an eficient nurse-client education when it is only understood as
the delivery of content instead of also being understood as the adoption of
educational practices that seek to empower patient autonomy in regards to
conducting their lives. Pedagogic methods must have the potential to conduct
teaching as to reach the intended goal. As one reflects on the aproach of the
theme to be taught, the educator must focus more on how to deliver the sought
content, therewith the teaching of a class may be more productive in regards to
nurse-patient teaching. This study is a self experience report of a senior
undergraduate student of nursing in her eigth semester. The goal is to describe
the development of a didatic method tailored to adults and the elderly with an
education level of fourth or fifth grade. It was proposed via the discipline
Research and Teaching Practice III of the
Na
busca da saúde de forma integral, a educação em saúde tem um significado
muito importante por colaborar na reorientação das práticas e saberes dos
profissionais, trazendo como resultado a melhoria da qualidade de vida e do
fortalecimento dos sujeitos. ²
Tem-se em mãos diversas metodologias de ensino que favorecem o aprendizado, porem o educador necessita estar sensível àquela que tem o potencial de alcançar o aluno.
É preciso ter em vista que a metodologia pedagógica a ser adotada deve ter como ponto de partida o conhecimento sistemático da realidade em que vivem os sujeitos. ²
Neste
sentido, durante a participação da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino
III, da Universidade Federal Fluminense foi proposta para turma do oitavo período
uma produção de videoaula como recurso de educação em saúde à pacientes
portadores de hipertensão arterial com o seguinte tema: “A alimentação e a
hipertensão arterial”.
A
proposta da elaboração da videoaula visa produzir um instrumento de prevenção
de agravos e promoção da saúde possuindo uma linguagem clara e sucinta a
respeito da influencia da alimentação na hipertensão arterial para adultos e
idosos com baixo nível de escolaridade.
A
elaboração de tal material foi desenvolvido tendo-se em mente a finalidade de
fornecer ao espectador subsídios para seu autocuidado.
Atualmente
o recurso de videoaula está muito difundido, visto sua facilidade e eficiência.
É possível, de forma dinâmica, gravar o discurso e a imagem do professor e,
assim, reproduzir toda a estratégia didática que o docente aplica em sua aula.
Como por exemplo as expressões faciais e corporais, entonação da voz, gestos.
Também é muito comum incluir nos vídeos, informações gráficas: mapas, gráficos,
esquemas, desenhos, sons e outros.³
É
importante a participação de equipes multidisciplinares (profissionais de
diversas áreas), especialistas no conteúdo a ser ministrado e alto nível de
planejamento para que os vídeos resultantes sejam atrativos, fixem a atenção
do aluno e propiciem uma aprendizagem eficaz. ³
Além
dos recursos humanos envolvidos na criação da videoaula, deve-se citar também
o uso de equipamentos, softwares e serviços de qualidade para gravação,
montagem e edição do vídeo, como por exemplo: câmeras de vídeo de alta
qualidade; aluguel de estúdio; softwares de edição de vídeo profissionais
como: Adobe Premiere Pro, Sony Vegas Pro, Avid Media Composer, Final Cut Pro. ³
O
resultado esperado é uma videoaula com conteúdo de qualidade e atrativa ao
estudante e, também, que sua finalidade de disseminação do conhecimento seja
duradoura.³
O objetivo deste estudo é relatar a experiência
de uma acadêmica de enfermagem do oitavo período na
construção de um método didático para adultos e idosos com nível de
escolaridade até a quarta série ou quinto ano do ensino fundamental.
Metodologia
Trata-se
de um estudo descritivo de relato de experiência vivenciado por uma acadêmica
de enfermagem do oitavo período da Universidade Federal Fluminense.
Durante
o período de novembro de 2012 a março de 2013 a disciplina Pesquisa e Prática
de Ensino III trabalhou a temática da andragogia, taxonomia
de Bloom e objetivos de aprendizagem e
como parte da avaliação foi pedido a elaboração uma videoaula.
A
atividade foi dividida em duas fases: na primeira houve o planejamento da
videoaula com o levantamento teórico sobre a hipertensão arterial e na segunda
fase ocorreu a implementação, ou seja, a construção de fato da videoaula.
Resultados
e Discussão
Durante o período da
disciplina desenvolveram-se atividades através do Programa Moodle e de
encontros presenciais. Acessando a plataforma de Educação em Saúde online
pela primeira vez, tive acesso aos temas sugeridos para a videoaula que deveria
produzir ao longo do período e apresentar no último encontro presencial.
Escolhi trabalhar com a qualidade dos alimentos consumidos.
Na fase do planejamento da atividade
realizou-se a busca teórica em
livros didáticos, manuais do ministério da saúde e artigos
científicos atualizados sobre “a influencia da qualidade da alimentação na
hipertensão arterial”.
A seleção do material
dessa busca teve o cuidado de escolher a melhor linguagem para a construção do
roteiro, pois há a necessidade de relacionar o conteúdo cientifico com uma
linguagem simples para adultos e idosos com baixo nível de escolaridade.
A escolha das imagens
ocorreu com a mesma preocupação, foram selecionadas imagens de fácil
compreensão, que prendesse a atenção e que se referisse ao que estava sendo
narrado.
O local planejado foi a
minha residência, pois neste local eu teria todo o aporte necessário para a
realização da gravação.
Ao se pesquisar por métodos
tecnológicos de gravação e edição da videoaula selecionei o software Movie
Maker®, o qual dispõe de toda a tecnologia necessária para a elaboração de
um vídeo, tanto da gravação de voz e cena quanto da edição.
Após o planejamento de
como se daria a construção da videoaula iniciou-se a segunda fase, a fase da
implementação.
A fase da implementação
é a etapa da construção daquilo que foi planejado previamente.
Algumas dificuldades
foram encontradas nesta fase pelo fato de ter sido a minha primeira vez na gravação
de uma videoaula, pois até começar a gravação efetivamente é necessário se
familiarizar com a tecnologia escolhida, mas após o esclarecimento das dúvidas
de como proceder com o software Movie Maker® o trabalho fluiu
satisfatoriamente. Portanto percebi como a fase de planejamento sugerida pela
orientadora da disciplina foi de grandíssima importância para a elaboração
da atividade, desta forma pude finalizar a atividade dentro do prazo estipulado.
Durante a realização
da videoaula, a minha preocupação se dava em como eu conseguiria elaborar um
material didático cientifico e que chamasse a atenção de pessoas com baixa
escolaridade. Nesta atividade pude ver que não basta o professor ter todo o
embasamento teórico, mas a transmissão do conhecimento deve ser um fator tão
relevante quanto o conteúdo.
Após a finalização da
elaboração do vídeo apresentei-o a parentes, amigos, colegas de classe e
professores, ocorreram criticas positivas e negativas as quais analisei e que me
auxiliarão na criação do próximo instrumento pedagógico.
Considerações
Finais
A vivência da elaboração
de um instrumento pedagógico possibilitou a percepção de uma forma diferente
de assistir
As utilização de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem favorecem um novo estímulo ao aprendiz e ao educador. É preciso caminhar juntamente com as novas descobertas. Experimentar, modificar, ousar, enriquecem o dia-a-dia, que geralmente perpetua-se em padrões enrijecidos.
Referências
1- Pereira
AL. Educação
Difusão,
2003. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf
> Acesso em 20 de março de 2013.
2-
Góes FGB, Cava AML. A concepção de educação em saúde do enfermeiro no
cuidado à criança hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet].
2009;11(4):932-41. Disponível em < http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v11/n4/pdf/v11n4a19.pdf
> Acesso em 20 de março de 2013.
3
– Vialli A, Motta RAM, Oliveira AS, et al. Gestão do Enriquecimento da
Elaboração de Vídeo-aulas: uma Proposta de Aumento da Interatividade Entre
Professor e Estudante. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e
Tecnologia – 2011. Disponível em < http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf
> Acesso em 21 de março de 2013.
Recomendado
Morán JM. O Vídeo na Sala de
Aula. Comunicacão e Educacão, São Paulo, (2): 27 a 35, .jan./abr. 1995.
Disponível em; http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/3927/3685.
Acessado em 20 de Março de 2013.
Vídeos
recomendados
Meditação em um instante.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ.
Vídeo Aula – Criando uma
video aula. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bAFEY7uvCZo.
Acessado em 3 de fevereiro de 2013.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).