O ensino na enfermagem: Relato de experiência sobre a construção de uma videoaula.
Fonseca, Patrícia M. Licencianda do curso de graduação e licenciatura da Universidade Federal Fluminense.
Isabel Cruz. Professora titular/UFF
Resumo. 
A enfermagem como profissão do cuidado 
em saúde lança mão da educação, esta não 
entendida somente como transmissão de conteúdo, mas também como a adoção de 
práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos em se tratando da 
condução de suas vidas. Os métodos 
pedagógicos devem ter 
o potencial de conduzir o ensino para alcançar 
a devida finalidade. Ao se refletir na abordagem do tema a ser ensinado, 
o educador deve focar-se mais na maneira de como passar o conteúdo devido; 
assim a ministração de uma aula pode tornar-se mais produtiva especialmente no 
tocante ao ensino enfermeiro-paciente. Este estudo 
trata-se de um relato de experiência de uma acadêmica de 
enfermagem do oitavo período. O objetivo é descrever a construção de um método 
didático para adultos e idosos com nível de escolaridade até a quarta série 
ou quinto ano do ensino fundamental. A atividade foi proposta através da disciplina de Pesquisa e 
Prática de Ensino III, da Universidade Federal Fluminense. 
Palavras chaves: Enfermagem, Educação em saúde, Métodos pedagógicos, Idoso
Abstract. 
In 
as much as nursing is regarded as a profession within healthcare, it often ends 
up disregarding an eficient nurse-client education when it is only understood as 
the delivery of content instead of also being understood as the adoption of 
educational practices that seek to empower patient autonomy in regards to 
conducting their lives. Pedagogic methods must have the potential to conduct 
teaching as to reach the intended goal. As one reflects on the aproach of the 
theme to be taught, the educator must focus more on how to deliver the sought 
content, therewith the teaching of a class may be more productive in regards to 
nurse-patient teaching. This study is a self experience report of a senior 
undergraduate student of nursing in her eigth semester. The goal is to describe 
the development of a didatic method tailored to adults and the elderly with an 
education level of fourth or fifth grade. It was proposed via the discipline 
Research and Teaching Practice III of the 
Na 
busca da saúde de forma integral, a educação em saúde tem um significado 
muito importante por colaborar na reorientação das práticas e saberes dos 
profissionais, trazendo como resultado a melhoria da qualidade de vida e do 
fortalecimento dos sujeitos. ² 
Tem-se em mãos diversas metodologias de ensino que favorecem o aprendizado, porem o educador necessita estar sensível àquela que tem o potencial de alcançar o aluno.
É preciso ter em vista que a metodologia pedagógica a ser adotada deve ter como ponto de partida o conhecimento sistemático da realidade em que vivem os sujeitos. ²
Neste 
sentido, durante a participação da disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino 
III, da Universidade Federal Fluminense foi proposta para turma do oitavo período 
uma produção de videoaula como recurso de educação em saúde à pacientes 
portadores de hipertensão arterial com o seguinte tema: “A alimentação e a 
hipertensão arterial”.
A 
proposta da elaboração da videoaula visa produzir um instrumento de prevenção 
de agravos e promoção da saúde possuindo uma linguagem clara e sucinta a 
respeito da influencia da alimentação na hipertensão arterial para adultos e 
idosos com baixo nível de escolaridade.
 A 
elaboração de tal material foi desenvolvido tendo-se em mente a finalidade de 
fornecer ao espectador subsídios para seu autocuidado.
Atualmente 
o recurso de videoaula está muito difundido, visto sua facilidade e eficiência. 
É possível, de forma dinâmica, gravar o discurso e a imagem do professor e, 
assim, reproduzir toda a estratégia didática que o docente aplica em sua aula. 
Como por exemplo as expressões faciais e corporais, entonação da voz, gestos. 
Também é muito comum incluir nos vídeos, informações gráficas: mapas, gráficos, 
esquemas, desenhos, sons e outros.³
É 
importante a participação de equipes multidisciplinares (profissionais de 
diversas áreas), especialistas no conteúdo a ser ministrado e alto nível de 
planejamento para que os vídeos resultantes sejam atrativos, fixem a atenção 
do aluno e propiciem uma aprendizagem eficaz. ³
Além 
dos recursos humanos envolvidos na criação da videoaula, deve-se citar também 
o uso de equipamentos, softwares e serviços de qualidade para gravação, 
montagem e edição do vídeo, como por exemplo: câmeras de vídeo de alta 
qualidade; aluguel de estúdio; softwares de edição de vídeo profissionais 
como: Adobe Premiere Pro, Sony Vegas Pro, Avid Media Composer, Final Cut Pro. ³
O 
resultado esperado é uma videoaula com conteúdo de qualidade e atrativa ao 
estudante e, também, que sua finalidade de disseminação do conhecimento seja 
duradoura.³
O objetivo deste estudo é relatar a experiência 
de uma acadêmica de enfermagem do oitavo período na 
construção de um método didático para adultos e idosos com nível de 
escolaridade até a quarta série ou quinto ano do ensino fundamental.
Metodologia 
Trata-se 
de um estudo descritivo de relato de experiência vivenciado por uma acadêmica 
de enfermagem do oitavo período da Universidade Federal Fluminense.
 Durante 
o período de novembro de 2012 a março de 2013 a disciplina Pesquisa e Prática 
de Ensino III trabalhou a temática da andragogia, taxonomia 
de Bloom e objetivos de aprendizagem  e 
como parte da avaliação foi pedido a elaboração uma videoaula.
A 
atividade foi dividida em duas fases: na primeira houve o planejamento da 
videoaula com o levantamento teórico sobre a hipertensão arterial e na segunda 
fase ocorreu a implementação, ou seja, a construção de fato da videoaula.
 Resultados 
e Discussão
 
Durante o período da 
disciplina desenvolveram-se atividades através do Programa Moodle e de 
encontros presenciais. Acessando a plataforma de Educação em Saúde online 
pela primeira vez, tive acesso aos temas sugeridos para a videoaula que deveria 
produzir ao longo do período e apresentar no último encontro presencial. 
Escolhi trabalhar com a qualidade dos alimentos consumidos.
Na fase do planejamento da atividade 
realizou-se a busca teórica em 
livros didáticos, manuais do ministério da saúde e artigos 
científicos atualizados sobre “a influencia da qualidade da alimentação na 
hipertensão arterial”.
A seleção do material 
dessa busca teve o cuidado de escolher a melhor linguagem para a construção do 
roteiro, pois há a necessidade de relacionar o conteúdo cientifico com uma 
linguagem simples para adultos e idosos com baixo nível de escolaridade.
A escolha das imagens 
ocorreu com a mesma preocupação, foram selecionadas imagens de fácil 
compreensão, que prendesse a atenção e que se referisse ao que estava sendo 
narrado. 
O local planejado foi a 
minha residência, pois neste local eu teria todo o aporte necessário para a 
realização da gravação.
Ao se pesquisar por métodos 
tecnológicos de gravação e edição da videoaula selecionei o software Movie 
Maker®, o qual dispõe de toda a tecnologia necessária para a elaboração de 
um vídeo, tanto da gravação de voz e cena quanto da edição. 
Após o planejamento de 
como se daria a construção da videoaula iniciou-se a segunda fase, a fase da 
implementação. 
A fase da implementação 
é a etapa da construção daquilo que foi planejado previamente. 
Algumas dificuldades 
foram encontradas nesta fase pelo fato de ter sido a minha primeira vez na gravação 
de uma videoaula, pois até começar a gravação efetivamente é necessário se 
familiarizar com a tecnologia escolhida, mas após o esclarecimento das dúvidas 
de como proceder com o software Movie Maker® o trabalho fluiu 
satisfatoriamente. Portanto percebi como a fase de planejamento sugerida pela 
orientadora da disciplina foi de grandíssima importância para a elaboração 
da atividade, desta forma pude finalizar a atividade dentro do prazo estipulado.
Durante a realização 
da videoaula, a minha preocupação se dava em como eu conseguiria elaborar um 
material didático cientifico e que chamasse a atenção de pessoas com baixa 
escolaridade. Nesta atividade pude ver que não basta o professor ter todo o 
embasamento teórico, mas a transmissão do conhecimento deve ser um fator tão 
relevante quanto o conteúdo.
Após a finalização da 
elaboração do vídeo apresentei-o a parentes, amigos, colegas de classe e 
professores, ocorreram criticas positivas e negativas as quais analisei e que me 
auxiliarão na criação do próximo instrumento pedagógico. 
Considerações 
Finais
A vivência da elaboração 
de um instrumento pedagógico possibilitou a percepção de uma forma diferente 
de assistir 
As utilização de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem favorecem um novo estímulo ao aprendiz e ao educador. É preciso caminhar juntamente com as novas descobertas. Experimentar, modificar, ousar, enriquecem o dia-a-dia, que geralmente perpetua-se em padrões enrijecidos.
Referências
1- Pereira 
AL. Educação 
Difusão, 
2003. Disponível em <  http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf 
 > Acesso em 20 de março de 2013.
2- 
Góes FGB, Cava AML. A concepção de educação em saúde do enfermeiro no 
cuidado à criança hospitalizada. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 
2009;11(4):932-41. Disponível em < http://www.fen.ufg.br/fen_revista/v11/n4/pdf/v11n4a19.pdf  
> Acesso em 20 de março de 2013.
3 
– Vialli A, Motta RAM, Oliveira AS, et al. Gestão do Enriquecimento da 
Elaboração de Vídeo-aulas: uma Proposta de Aumento da Interatividade Entre 
Professor e Estudante. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e 
Tecnologia – 2011. Disponível em < http://www.aedb.br/seget/artigos11/33114413.pdf 
> Acesso em 21 de março de 2013. 
Recomendado
Morán JM. O Vídeo na Sala de 
Aula. Comunicacão e Educacão, São Paulo, (2): 27 a 35, .jan./abr. 1995. 
Disponível em; http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/3927/3685. 
Acessado em 20 de Março de 2013.
Vídeos 
recomendados
Meditação em um instante. 
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ.
Vídeo Aula – Criando uma 
video aula. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bAFEY7uvCZo. 
 Acessado em 3 de fevereiro de 2013.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).
 
  
  
  
  
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