PRODUÇÃO  
DE VIDEO AULA COM OBJETIVO DE INSERIR EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR PARA PORTADORES  
DE HIPERTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CANDIDO  
JSC.  
Graduanda do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade  
Federal Fluminense.
Isabel  
Cruz. Professora  
titular/UFF
Resumo
Palavras  
chave: Exercício; Hipertensão; Educação a distância; Educação em saúde. 
Abstract  
Arterial  
hypertension (AH) is currently defined as blood pressure values, at which  
levels equal to or exceeding 140/90 mmHg, identified in two or more scans of  
blood pressure diagnose the disease. In the last decade, alternative measures to  
change in lifestyle, such as weight reduction, decrease in sodium intake and  
alcohol and regular physical activity, have been proposed to prevent and combat  
this syndrome. Health professionals as key influencers in the habits of  
customers, should expose the benefits of regular physical activity practice, and  
encourages it. The objective of this paper is to report the experience of a  
graduate student in nursing during the preparation and recording of a video  
lesson which aims to encourage the practice of regular physical exercise for  
patients with hypertension. With the use of new technologies, such as use of  
virtual learning environments, the student develops the learning to learn from  
peers and teachers collaboratively and assumes the role of an active agent of  
their learning. The teacher, in turn, coordinates the teaching and learning  
process, as a facilitator, abandoning the role of informant. Communication  
difficulties, address and build dialogues need to be worked as a construction  
process of our profession and ourselves as being interactive.
Keywords:  
Exercise, Hypertension, Distance education, Education for health.
INTRODUÇÃO
A  
hipertensão arterial (HA) é uma condição mórbida presente em grande parte  
dos adultos, com alta associação com doenças cardiovasculares ¹. Nos Estados  
Unidos, estima-se que 27% da população adulta seja hipertensa, apenas um  
quarto com os níveis pressóricos controlados². No Brasil, atinge de 22% a 44%  
da população urbana adulta¹ . Sendo assim, hoje, a hipertensão arterial,  
cuja maior incidência ocorre em pessoas obesas, sedentárias e consumidoras em  
excesso de sal e álcool, é considerada um dos principais fatores de risco para  
a doença cardiovascular³. 
É  
conceituada como uma doença sistêmica que envolve alterações nas estruturas  
das artérias e do miocárdio associada à disfunção endotelial e constrição  
e remodelamento da musculatura lisa vascular. A HA atualmente é definida de  
acordo com valores pressóricos, nas quais níveis iguais ou superiores a 140/90  
mmHg, identificados em duas ou mais verificações da pressão arterial,  
diagnosticam a doença³.
Alimentação  
rica em sódio e gorduras, ausência de exercício físico regular, tabagismo,  
etilismo e alterações psicoemocionais são mencionados como contribuintes para  
a elevação da pressão arterial, considerando chave para a instalação de  
doenças cardiovasculares e associação a HA5.
Contudo,  
na última década, medidas alternativas para mudança no estilo de vida, tais  
como redução de peso, diminuição na ingesta de sódio e álcool e prática  
de atividade física regular, têm sido propostas para prevenir e combater essa  
síndrome6 . A adoção dessas medidas alternativas, dependendo do  
grau de hipertensão e da disponibilidade e aderência do paciente, pode ser  
empregada como tratamento único, não-farmacológico ou em concomitância com o  
tratamento farmacológico7.
O  
treinamento físico é capaz de diminuir a pressão arterial em 75% dos  
pacientes hipertensos7. Grandes ensaios clínicos aleatorizados e  
metanálises não deixam dúvidas quanto ao efeito benéfico do exercício sobre  
a pressão arterial de indivíduos hipertensos leves e moderados. Isto é, o  
treinamento físico reduz significativamente a pressão arterial em pacientes  
com hipertensão arterial sistêmica8 . 
 Das  
diversas intervenções não medicamentosas, o exercício físico está  
associado a múltiplos benefícios. Bem planejado e orientado de forma correta,  
quanto a sua duração e intensidade, pode ter um efeito hipotensor importante.  
Uma única sessão de exercício físico prolongado de baixa ou moderada  
intensidade provoca queda prolongada na pressão arterial9.
Os  
profissionais de saúde como importantes influenciadores nos hábitos de vida  
dos clientes, devem expor os benefícios da prática de atividade físico  
regular, bem como incentiva-la. De acordo com as características físicas,  
culturais e sociais da clientela deve-se apontar uma ampla variedade de exercícios  
para serem escolhidos e praticados por eles, desta  
forma possibilita uma maior chance de adesão, da mesma forma que é imprescindível  
uma abordagem multi ou interdisciplinar e o envolvimento dos familiares do  
hipertenso nas metas a serem atingidas 10. 
A  
disciplina de Prática De Pesquisa E Ensino 3, do curso de Graduação e  
Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, possui articulação  
no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)  
– Educação Em Saúde Online. A proposta principal da disciplina é de  
capacitar o aluno de enfermagem em educação, desenvolver habilidades  
tecnológicas visando uma a inovação do processo ensino-aprendizagem. Nesta  
disciplina ocorreram 3 encontros presenciais e a carga horária restante foi  
cumprida através de educação à distância  com uso do Programa  
Moodle, incentivando os alunos à se familiarizarem com o uso de novas  
tecnologias no ensino e de se utilizarem das mesmas no ensino de pacientes  
adultos e idosos11.
O  
Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que oferece aos professores a  
possibilidade de criar e conduzir cursos a distância, por meio de atividades  
(exigem ação do aluno, como responder, discutir, etc.) ou recursos (materiais  
para consulta e estudo) organizadas a partir de um plano de ensino12.  
O  
objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma aluna de graduação em  
enfermagem durante a elaboração e gravação de uma vídeo-aula que tem por  
finalidade incentivar a prática de exercício físico regular para pacientes  
portadores de hipertensão.
METODOLOGIA
 Este  
estudo aponta um relato de experiência vivenciado por uma acadêmica de  
enfermagem do 8º período de graduação da Universidade Federal Fluminense  
durante disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III no segundo semestre de  
2013.  Para a construção desse  
estudo, foi realizada uma pesquisa retrospectiva, de caráter qualitativa,  
descritiva e bibliográfica. A coleta de dados deu-se no decorrer da disciplina,  
no período de abril a agosto de 2013 nos momentos em que os alunos articulavam  
com a professora responsável através do AVA (ambiente virtual de avaliação).  
Nesse ambiente continham atividades a serem realizadas focalizadas no cliente  
portador de hipertensão arterial sistêmica.  
Inicialmente aprofundou-se conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de Bloom e  
objetivos de aprendizagem. Realizavam-se  
exercícios, pesquisas, leitura de artigos, assistia-se vídeo-aulas com foco no  
aprendizado do cliente, realizou-se cursos online com disponibilização de  
certificados para alunos que atingisse pelo menos 70% de acertos no curso,  
enfim, todas as atividades no AVA era focada no ensinamento do aluno para  
aprender a lidar e a orientar o cliente portador de Hipertensão. A partir do  
aprendizado adquirido, foi possível adquirir habilidades e conhecimento para a  
produção de uma vídeo-aula, que é o objetivo final deste estudo, assim como  
da disciplina de PPE II. Os temas para a produção da vídeo-aula foi escolhido  
entre os acadêmicos de enfermagem quando estes visitavam o AVA e encontrava-se  
dispostos uma série de temas a ser desenvolvido. O tema em questão foi exercício  
físico regular para hipertensos. 
O  
tema da vídeo aula foi “ Exercício físico regular para hipertensos:  
promovendo a qualidade de vida “. Realizou-se uma revisão integrativa de  
literatura em diferentes bases de dados com recorte temporário no período de  
2008 a 2012 (últimos 5 anos)  com a  
finalidade de abordar  
o assunto e sua relação com o processo de aprendizagem e estratégias e  
ensino. Para a produção da videoaula foi necessária a elaboração de um  
plano de aula, que constou conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de bloom e  
objetivos de aprendizagem. Após avaliação, crítica e feed-back da professora  
orientadora da disciplina o plano de aula seguiu para a produção do vídeo,  
através de gravações, busca por imagens, vídeos, edição do conteúdo  
gravado, para este processo foi utilizado o software Windows Movie Maker11.
RESULTADO  
E DISCUSSÃO
Os  
ambientes virtuais de aprendizagem são definidos como sistema de ensino e  
aprendizagem integrados e abrangentes, capazes de promover o engajamento do  
aluno13. Esses ambientes pretendem propiciar um processo continuado  
de aprendizagem através de trocas, incentivando o trabalho cooperativo entre  
sujeitos de diferentes saberes. A interação e a cooperação possibilitam ao  
aluno a tomada de decisão na construção da sua aprendizagem, selecionando as  
informações e atribuindo-lhes significados14.
Nesta  
perspectiva, o aluno desenvolve o aprender a aprender com colegas e professores  
de forma colaborativa e assume o papel de agente ativo de sua aprendizagem. O  
professor, por sua vez, coordena o processo de ensino aprendizagem, sendo um  
facilitador, abandonando o papel de informador15.
No  
primeiro dia da disciplina tivemos um encontro presencial entre alunos e  
professora responsável pela disciplina, onde a professora mostrou o AVA,  
cadastrou os alunos para terem acesso a portal, explicou as atividades a serem  
cumpridas de acordo com as datas disponíveis no portal e ressaltou a importância  
de que os alunos visitassem semanalmente este ambiente, com o objetivo de se  
manterem sempre ativos tanto na disciplina quanto no ambiente virtual. E, que o  
não cumprimento deste implicaria no processo de ensino-aprendizagem não sendo  
possível a continuação do aluno na disciplina.
No  
segundo encontro presencial realizou-se  
uma coleta de dados com pacientes hipertensos no município de Niterói (RJ),  
mais especificamente nas unidades de saúde onde os alunos realizavam estágio  
curricular obrigatório das disciplinas da graduação, e a partir daí foi traçado  
um perfil destes pacientes e elaborou-se um plano de aula para esse público  
alvo, após a construção do plano de aula houve discussão do tema e das  
propostas de planos. Também no segundo  
encontro todos os alunos realizaram uma produção do plano de aula utilizando o  
PREZI, que é um programa que permite que você  
crie apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de  
zoom.  As apresentações criadas no Prezi são  
autoexplicativas e extremamente cativantes. Nesta atividade, constatou-se  
que apenas 1 aluna atingiu o objetivo desejado pela professora, ressaltando que  
a aluna já tinha realizado esta disciplina e esta cursando-a pela segunda vez,  
portando supõem-se que esta já saberia como deveria ser realizada a atividade.   
Gerou-se muitas dúvidas, receios e falta de esclarecimento durante a  
realização da atividade, mas que durante a apresentação a professora  
mostrou-se capacitada e disposta a qualquer tipo de esclarecimento, e após  
todas as apresentações conseguiu-se identificar o real objetivo da produção  
do plano de aula: criar um objetivo comportamental, onde o cliente é o foco,  
embasado no seguinte questionamento: O que você deseja que seu cliente faça  
para manter sua PA 120x80 ( de acordo com cada tema para a vídeo-aula). Após  
a construção do plano de aula houve discussão do tema e das propostas de  
planos.
Já  
o terceiro encontro teve o objetivo de apresentarmos as produções das vídeo-aulas  
e encerramento da disciplina no âmbito presencial.
Durante  
a montagem da vídeo-aula que pode-se perceber a importância de ter realizado  
anteriormente um plano de aula. Pois, com o plano de aula em mãos, bastou  
seguir os passos de aplicar o objetivo comportamental, identificar qual técnica  
de atividade de ensino seria realizada, e desenvolver durante o vídeo os  
principais tópicos e conceitos.  Para  
Moretto (2007)16, planejar é organizar ações. Essa é uma definição  
simples mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar, uma vez  
que o planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor  
como do aluno. O planejamento deve ser uma organização das ideias e informações.
Inicialmente,  
para a montagem do vídeo criou-se um roteiro de gravação, onde foi separado  
todas as partes que deveriam conter na vídeo- aula, sempre adequando-se ao  
tempo total que era permitido conter nesse vídeo, ou seja sempre focalizando  
que o vídeo final seria permitido apenas uma tempo de 7 min para desenvolver os  
principais tópicos do vídeo.  O vídeo  
inicia-se com a estratégia  
de remeter perguntas ao público espectador, de forma que esse questione-se em  
relação a sua saúde, com a finalidade de ser sensibilizado e a partir disso  
gerencie sua saúde. Logo após,  
tentou-se convencer o expectador a praticar algum tipo de exercício físico,  
mostrou-se vários tipos de exercício disponíveis e exemplificou-se com  
pessoas praticando estes exercícios, para que após essas exposição o  
expectador percebesse a variedade de exercícios disponíveis e que poderia  
escolher entre qualquer um deles o que mais se adapte ao seu estilo de vida, e a  
partir de então começasse a pratica-lo. Por último foi focalizada a  
caminhada, onde ressaltou-se a facilidade de realização deste exercício, a  
possibilidade que pessoas de diferentes idade, classe social e cultura poderia  
praticar essa modalidade de exercício. E, ressaltou-se também a importância  
de pratica-la dentro de uma regularidade e que isto só trará benefícios para  
a vida do portador da hipertensão.
Ao  
final do vídeo mostrou-se um exemplo de uma portadora de hipertensão, com 56  
anos, hábitos de vida considerados não saudáveis, e, que após iniciar a  
pratica de exercício físico e incluir essas atividades como rotineira na sua  
vida, pode controlar o seu quadro da doença e obter uma melhor qualidade de  
vida e controle da sua saúde. 
Durante  
todo o vídeo buscou-se utilizar técnicas de adequação de vocabulário e  
exemplificação do conteúdo ensinado, adequando a situação do cotidiano. No  
encerramento da videoaula há mensagem de incentivo para o início de uma nova  
qualidade de vida.
Tive  
muita dificuldade no processo de edição do vídeo durante a utilização do  
software do Windows  
Movie Maker, primeiramente por nunca tê-lo utilizado antes e segundo por  
desejar colocar vídeos que exemplificavam os tipos de exercícios da rede e  
inclui-los no vídeo, tentando desta maneira, enriquecer minha produção. Tive  
ajuda de uma colega de turma no processo de gravação dos vídeos onde eu apareço  
nas imagens e durante o processo de edição. Também busquei ajuda de  
profissionais que soubessem trabalhar com este software. 
A  
videoaula foi submetida a avaliação da docente responsável  
pela disciplina e apresentação aos colegas de turma durante o último  
encontro presencial da turma de PPE III, e também foi publicada no site do  
youtoube para que qualquer pessoa que se interesse possa assistir ao vídeo.
A  
professora avaliou o vídeo e o julgou como interessante, deixou alguns comentários  
técnicos em sala e comentou também através do you toube. Os colegas de turma  
acharam o veio muito bom, gostaram da escolha do local para filmagem e também  
da dinâmica utilizada. A maioria dos alunos me procurou e elogiou o vídeo,  
dizendo que é estimulante e que a pessoas ao assistir sentem-se a vontade para  
iniciar ou dar continuidade ao exercício físico. O vídeo está disponível no  
site do you toube através deste link: http://www.youtube.com/watch?v=aNQTQpe3haQ
É  
de extrema relevância obter feedbacks, críticas e comentários de docentes e  
de principalmente leigos, pois estes são mais que nossos alvos de assistência,  
são de alguma forma, nosso incentivo, nosso motivo de querer cuidar11 .
CONCLUSÃO
A  
disciplina de PPE III propôs desafios aos graduandos de enfermagem por se  
tratar de uma disciplina com uma abordagem diferenciada de avaliação e exposição  
de temas a serem discutidos em conjunto, num ambiente virtual, onde o professor   
passa daquele que demanda conteúdos a serem estudados em sala de aula e  
os cobra através de uma tradicional avaliação escrita, para aquele que  
incentiva que o aluno pesquisa e busque cada vez mais informação de fontes  
diferenciadas desde que sejam informações fidedignas, relativas ao tema e que  
tenham relevância para o propósito estudado.
As  
dificuldades encontradas no decorrer da disciplina, tais como familiarização  
com o ambiente virtual, adaptação de não ter o professor lado a lado com o  
aluno, responsabilização pela busca de conteúdos a serem estudados, desafio  
de alcançar os objetivos propostos pela disciplina, e principalmente  
criatividade para montar uma vídeo aula, que fosse interessante para o  
expectador e chamasse o público para realizar tarefas, fez com que esta  
disciplina se tornasse não apenas desafiadora, mas também curiosa e prazerosa  
de se desenvolver. 
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Videoaula
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