PRODUÇÃO
DE VIDEO AULA COM OBJETIVO DE INSERIR EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR PARA PORTADORES
DE HIPERTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CANDIDO
JSC.
Graduanda do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade
Federal Fluminense.
Isabel
Cruz. Professora
titular/UFF
Resumo
Palavras
chave: Exercício; Hipertensão; Educação a distância; Educação em saúde.
Abstract
Arterial
hypertension (AH) is currently defined as blood pressure values, at which
levels equal to or exceeding 140/90 mmHg, identified in two or more scans of
blood pressure diagnose the disease. In the last decade, alternative measures to
change in lifestyle, such as weight reduction, decrease in sodium intake and
alcohol and regular physical activity, have been proposed to prevent and combat
this syndrome. Health professionals as key influencers in the habits of
customers, should expose the benefits of regular physical activity practice, and
encourages it. The objective of this paper is to report the experience of a
graduate student in nursing during the preparation and recording of a video
lesson which aims to encourage the practice of regular physical exercise for
patients with hypertension. With the use of new technologies, such as use of
virtual learning environments, the student develops the learning to learn from
peers and teachers collaboratively and assumes the role of an active agent of
their learning. The teacher, in turn, coordinates the teaching and learning
process, as a facilitator, abandoning the role of informant. Communication
difficulties, address and build dialogues need to be worked as a construction
process of our profession and ourselves as being interactive.
Keywords:
Exercise, Hypertension, Distance education, Education for health.
INTRODUÇÃO
A
hipertensão arterial (HA) é uma condição mórbida presente em grande parte
dos adultos, com alta associação com doenças cardiovasculares ¹. Nos Estados
Unidos, estima-se que 27% da população adulta seja hipertensa, apenas um
quarto com os níveis pressóricos controlados². No Brasil, atinge de 22% a 44%
da população urbana adulta¹ . Sendo assim, hoje, a hipertensão arterial,
cuja maior incidência ocorre em pessoas obesas, sedentárias e consumidoras em
excesso de sal e álcool, é considerada um dos principais fatores de risco para
a doença cardiovascular³.
É
conceituada como uma doença sistêmica que envolve alterações nas estruturas
das artérias e do miocárdio associada à disfunção endotelial e constrição
e remodelamento da musculatura lisa vascular. A HA atualmente é definida de
acordo com valores pressóricos, nas quais níveis iguais ou superiores a 140/90
mmHg, identificados em duas ou mais verificações da pressão arterial,
diagnosticam a doença³.
Alimentação
rica em sódio e gorduras, ausência de exercício físico regular, tabagismo,
etilismo e alterações psicoemocionais são mencionados como contribuintes para
a elevação da pressão arterial, considerando chave para a instalação de
doenças cardiovasculares e associação a HA5.
Contudo,
na última década, medidas alternativas para mudança no estilo de vida, tais
como redução de peso, diminuição na ingesta de sódio e álcool e prática
de atividade física regular, têm sido propostas para prevenir e combater essa
síndrome6 . A adoção dessas medidas alternativas, dependendo do
grau de hipertensão e da disponibilidade e aderência do paciente, pode ser
empregada como tratamento único, não-farmacológico ou em concomitância com o
tratamento farmacológico7.
O
treinamento físico é capaz de diminuir a pressão arterial em 75% dos
pacientes hipertensos7. Grandes ensaios clínicos aleatorizados e
metanálises não deixam dúvidas quanto ao efeito benéfico do exercício sobre
a pressão arterial de indivíduos hipertensos leves e moderados. Isto é, o
treinamento físico reduz significativamente a pressão arterial em pacientes
com hipertensão arterial sistêmica8 .
Das
diversas intervenções não medicamentosas, o exercício físico está
associado a múltiplos benefícios. Bem planejado e orientado de forma correta,
quanto a sua duração e intensidade, pode ter um efeito hipotensor importante.
Uma única sessão de exercício físico prolongado de baixa ou moderada
intensidade provoca queda prolongada na pressão arterial9.
Os
profissionais de saúde como importantes influenciadores nos hábitos de vida
dos clientes, devem expor os benefícios da prática de atividade físico
regular, bem como incentiva-la. De acordo com as características físicas,
culturais e sociais da clientela deve-se apontar uma ampla variedade de exercícios
para serem escolhidos e praticados por eles, desta
forma possibilita uma maior chance de adesão, da mesma forma que é imprescindível
uma abordagem multi ou interdisciplinar e o envolvimento dos familiares do
hipertenso nas metas a serem atingidas 10.
A
disciplina de Prática De Pesquisa E Ensino 3, do curso de Graduação e
Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, possui articulação
no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)
– Educação Em Saúde Online. A proposta principal da disciplina é de
capacitar o aluno de enfermagem em educação, desenvolver habilidades
tecnológicas visando uma a inovação do processo ensino-aprendizagem. Nesta
disciplina ocorreram 3 encontros presenciais e a carga horária restante foi
cumprida através de educação à distância com uso do Programa
Moodle, incentivando os alunos à se familiarizarem com o uso de novas
tecnologias no ensino e de se utilizarem das mesmas no ensino de pacientes
adultos e idosos11.
O
Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que oferece aos professores a
possibilidade de criar e conduzir cursos a distância, por meio de atividades
(exigem ação do aluno, como responder, discutir, etc.) ou recursos (materiais
para consulta e estudo) organizadas a partir de um plano de ensino12.
O
objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma aluna de graduação em
enfermagem durante a elaboração e gravação de uma vídeo-aula que tem por
finalidade incentivar a prática de exercício físico regular para pacientes
portadores de hipertensão.
METODOLOGIA
Este
estudo aponta um relato de experiência vivenciado por uma acadêmica de
enfermagem do 8º período de graduação da Universidade Federal Fluminense
durante disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III no segundo semestre de
2013. Para a construção desse
estudo, foi realizada uma pesquisa retrospectiva, de caráter qualitativa,
descritiva e bibliográfica. A coleta de dados deu-se no decorrer da disciplina,
no período de abril a agosto de 2013 nos momentos em que os alunos articulavam
com a professora responsável através do AVA (ambiente virtual de avaliação).
Nesse ambiente continham atividades a serem realizadas focalizadas no cliente
portador de hipertensão arterial sistêmica.
Inicialmente aprofundou-se conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de Bloom e
objetivos de aprendizagem. Realizavam-se
exercícios, pesquisas, leitura de artigos, assistia-se vídeo-aulas com foco no
aprendizado do cliente, realizou-se cursos online com disponibilização de
certificados para alunos que atingisse pelo menos 70% de acertos no curso,
enfim, todas as atividades no AVA era focada no ensinamento do aluno para
aprender a lidar e a orientar o cliente portador de Hipertensão. A partir do
aprendizado adquirido, foi possível adquirir habilidades e conhecimento para a
produção de uma vídeo-aula, que é o objetivo final deste estudo, assim como
da disciplina de PPE II. Os temas para a produção da vídeo-aula foi escolhido
entre os acadêmicos de enfermagem quando estes visitavam o AVA e encontrava-se
dispostos uma série de temas a ser desenvolvido. O tema em questão foi exercício
físico regular para hipertensos.
O
tema da vídeo aula foi “ Exercício físico regular para hipertensos:
promovendo a qualidade de vida “. Realizou-se uma revisão integrativa de
literatura em diferentes bases de dados com recorte temporário no período de
2008 a 2012 (últimos 5 anos) com a
finalidade de abordar
o assunto e sua relação com o processo de aprendizagem e estratégias e
ensino. Para a produção da videoaula foi necessária a elaboração de um
plano de aula, que constou conhecimentos sobre andragogia, taxonomia de bloom e
objetivos de aprendizagem. Após avaliação, crítica e feed-back da professora
orientadora da disciplina o plano de aula seguiu para a produção do vídeo,
através de gravações, busca por imagens, vídeos, edição do conteúdo
gravado, para este processo foi utilizado o software Windows Movie Maker11.
RESULTADO
E DISCUSSÃO
Os
ambientes virtuais de aprendizagem são definidos como sistema de ensino e
aprendizagem integrados e abrangentes, capazes de promover o engajamento do
aluno13. Esses ambientes pretendem propiciar um processo continuado
de aprendizagem através de trocas, incentivando o trabalho cooperativo entre
sujeitos de diferentes saberes. A interação e a cooperação possibilitam ao
aluno a tomada de decisão na construção da sua aprendizagem, selecionando as
informações e atribuindo-lhes significados14.
Nesta
perspectiva, o aluno desenvolve o aprender a aprender com colegas e professores
de forma colaborativa e assume o papel de agente ativo de sua aprendizagem. O
professor, por sua vez, coordena o processo de ensino aprendizagem, sendo um
facilitador, abandonando o papel de informador15.
No
primeiro dia da disciplina tivemos um encontro presencial entre alunos e
professora responsável pela disciplina, onde a professora mostrou o AVA,
cadastrou os alunos para terem acesso a portal, explicou as atividades a serem
cumpridas de acordo com as datas disponíveis no portal e ressaltou a importância
de que os alunos visitassem semanalmente este ambiente, com o objetivo de se
manterem sempre ativos tanto na disciplina quanto no ambiente virtual. E, que o
não cumprimento deste implicaria no processo de ensino-aprendizagem não sendo
possível a continuação do aluno na disciplina.
No
segundo encontro presencial realizou-se
uma coleta de dados com pacientes hipertensos no município de Niterói (RJ),
mais especificamente nas unidades de saúde onde os alunos realizavam estágio
curricular obrigatório das disciplinas da graduação, e a partir daí foi traçado
um perfil destes pacientes e elaborou-se um plano de aula para esse público
alvo, após a construção do plano de aula houve discussão do tema e das
propostas de planos. Também no segundo
encontro todos os alunos realizaram uma produção do plano de aula utilizando o
PREZI, que é um programa que permite que você
crie apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de
zoom. As apresentações criadas no Prezi são
autoexplicativas e extremamente cativantes. Nesta atividade, constatou-se
que apenas 1 aluna atingiu o objetivo desejado pela professora, ressaltando que
a aluna já tinha realizado esta disciplina e esta cursando-a pela segunda vez,
portando supõem-se que esta já saberia como deveria ser realizada a atividade.
Gerou-se muitas dúvidas, receios e falta de esclarecimento durante a
realização da atividade, mas que durante a apresentação a professora
mostrou-se capacitada e disposta a qualquer tipo de esclarecimento, e após
todas as apresentações conseguiu-se identificar o real objetivo da produção
do plano de aula: criar um objetivo comportamental, onde o cliente é o foco,
embasado no seguinte questionamento: O que você deseja que seu cliente faça
para manter sua PA 120x80 ( de acordo com cada tema para a vídeo-aula). Após
a construção do plano de aula houve discussão do tema e das propostas de
planos.
Já
o terceiro encontro teve o objetivo de apresentarmos as produções das vídeo-aulas
e encerramento da disciplina no âmbito presencial.
Durante
a montagem da vídeo-aula que pode-se perceber a importância de ter realizado
anteriormente um plano de aula. Pois, com o plano de aula em mãos, bastou
seguir os passos de aplicar o objetivo comportamental, identificar qual técnica
de atividade de ensino seria realizada, e desenvolver durante o vídeo os
principais tópicos e conceitos. Para
Moretto (2007)16, planejar é organizar ações. Essa é uma definição
simples mas que mostra uma dimensão da importância do ato de planejar, uma vez
que o planejamento deve existir para facilitar o trabalho tanto do professor
como do aluno. O planejamento deve ser uma organização das ideias e informações.
Inicialmente,
para a montagem do vídeo criou-se um roteiro de gravação, onde foi separado
todas as partes que deveriam conter na vídeo- aula, sempre adequando-se ao
tempo total que era permitido conter nesse vídeo, ou seja sempre focalizando
que o vídeo final seria permitido apenas uma tempo de 7 min para desenvolver os
principais tópicos do vídeo. O vídeo
inicia-se com a estratégia
de remeter perguntas ao público espectador, de forma que esse questione-se em
relação a sua saúde, com a finalidade de ser sensibilizado e a partir disso
gerencie sua saúde. Logo após,
tentou-se convencer o expectador a praticar algum tipo de exercício físico,
mostrou-se vários tipos de exercício disponíveis e exemplificou-se com
pessoas praticando estes exercícios, para que após essas exposição o
expectador percebesse a variedade de exercícios disponíveis e que poderia
escolher entre qualquer um deles o que mais se adapte ao seu estilo de vida, e a
partir de então começasse a pratica-lo. Por último foi focalizada a
caminhada, onde ressaltou-se a facilidade de realização deste exercício, a
possibilidade que pessoas de diferentes idade, classe social e cultura poderia
praticar essa modalidade de exercício. E, ressaltou-se também a importância
de pratica-la dentro de uma regularidade e que isto só trará benefícios para
a vida do portador da hipertensão.
Ao
final do vídeo mostrou-se um exemplo de uma portadora de hipertensão, com 56
anos, hábitos de vida considerados não saudáveis, e, que após iniciar a
pratica de exercício físico e incluir essas atividades como rotineira na sua
vida, pode controlar o seu quadro da doença e obter uma melhor qualidade de
vida e controle da sua saúde.
Durante
todo o vídeo buscou-se utilizar técnicas de adequação de vocabulário e
exemplificação do conteúdo ensinado, adequando a situação do cotidiano. No
encerramento da videoaula há mensagem de incentivo para o início de uma nova
qualidade de vida.
Tive
muita dificuldade no processo de edição do vídeo durante a utilização do
software do Windows
Movie Maker, primeiramente por nunca tê-lo utilizado antes e segundo por
desejar colocar vídeos que exemplificavam os tipos de exercícios da rede e
inclui-los no vídeo, tentando desta maneira, enriquecer minha produção. Tive
ajuda de uma colega de turma no processo de gravação dos vídeos onde eu apareço
nas imagens e durante o processo de edição. Também busquei ajuda de
profissionais que soubessem trabalhar com este software.
A
videoaula foi submetida a avaliação da docente responsável
pela disciplina e apresentação aos colegas de turma durante o último
encontro presencial da turma de PPE III, e também foi publicada no site do
youtoube para que qualquer pessoa que se interesse possa assistir ao vídeo.
A
professora avaliou o vídeo e o julgou como interessante, deixou alguns comentários
técnicos em sala e comentou também através do you toube. Os colegas de turma
acharam o veio muito bom, gostaram da escolha do local para filmagem e também
da dinâmica utilizada. A maioria dos alunos me procurou e elogiou o vídeo,
dizendo que é estimulante e que a pessoas ao assistir sentem-se a vontade para
iniciar ou dar continuidade ao exercício físico. O vídeo está disponível no
site do you toube através deste link: http://www.youtube.com/watch?v=aNQTQpe3haQ
É
de extrema relevância obter feedbacks, críticas e comentários de docentes e
de principalmente leigos, pois estes são mais que nossos alvos de assistência,
são de alguma forma, nosso incentivo, nosso motivo de querer cuidar11 .
CONCLUSÃO
A
disciplina de PPE III propôs desafios aos graduandos de enfermagem por se
tratar de uma disciplina com uma abordagem diferenciada de avaliação e exposição
de temas a serem discutidos em conjunto, num ambiente virtual, onde o professor
passa daquele que demanda conteúdos a serem estudados em sala de aula e
os cobra através de uma tradicional avaliação escrita, para aquele que
incentiva que o aluno pesquisa e busque cada vez mais informação de fontes
diferenciadas desde que sejam informações fidedignas, relativas ao tema e que
tenham relevância para o propósito estudado.
As
dificuldades encontradas no decorrer da disciplina, tais como familiarização
com o ambiente virtual, adaptação de não ter o professor lado a lado com o
aluno, responsabilização pela busca de conteúdos a serem estudados, desafio
de alcançar os objetivos propostos pela disciplina, e principalmente
criatividade para montar uma vídeo aula, que fosse interessante para o
expectador e chamasse o público para realizar tarefas, fez com que esta
disciplina se tornasse não apenas desafiadora, mas também curiosa e prazerosa
de se desenvolver.
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Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).