A educação em saúde do cliente portador de HAS através de vídeoaula: um relato de experiência.

Raquel carolina Almeida, Isabel CF da Cruz

Resumo


Introdução:este artigo é um relato de experiência sobre a produção de uma videoaula com o objetivo de atingir o público de fumantes e hipertensos com o propósito de cessar o tabagismo e manter a pressão 120x90 mmHg, valor considerado normal. Resenha do artigo:de acordo com a SBH, o combate à HAS ocorre primariamente com medicação adequada e alimentação saudável.Um tratamento mais eficaz seria a união da proposta clínica com a proposta evidenciada, tendo a participação ativa da equipe de enfermagem.O papel social que a enfermagem exerce, focaliza a prevenção de danos e a educação em saúde, com o objetivo de estimular e preparar as pessoas para o autocuidado efetivo e ampliado, ao empoderamento de si próprio, assim obtendo maior satisfação em cuidar de si e melhores resultados.Processo de realização da videoaula:a metodologia utilizada foi a exposição audiovisual com demonstração e fala, com um roteiro pré-estabelecido. Análise e interpretação da experiência da videoaula:as atividades conferiram novas dificuldades, pois a interação é diferenciada, é dada através de um veículo que talvez não represente e expresse as orientações que são transmitidas da forma que o autor deseja. A interação pós-informação entre o autor e o público nem sempre terá a sua transmissibilidade real. Conclusão:embora seja interessante educar em saúde, a experiência da realização da videoaula foi complicada. Esperamos que o público-alvo siga as instruções e nos envie atualizações sobre o processo de parar de fumar.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino ao Paciente; Hipertensão Arterial

Texto completo:

HTML

Referências


Bertolini, W. T. O desenvolvimento de metodologias de uso do audiovisual na educação: o vídeo imagens na cidade. Disponível em: Acesso em: 11 de agosto de 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido – 17ª edição, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987

LOPES, M.C.L; MARCON, S.S. Concepções sobre saúde e doença de famílias que convivem com a hipertensão arterial: Um estudo qualitativo. Online brazilianjournalofnursing. Vol3 n 1, 2002.

SBH - SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO; IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial; 2002.

SBH - SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO; V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial; 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).