Boletim NEPAE-NESEN

Atualizando a análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem.

Isabel Cruz. Professora Titular/UFF

Contexto

 

Partimos desta referência para realizar este breve estudo.

MELLES, A.M.; ZAGO, M.M.F. Análise da educação de clientes/pacientes na literatura brasileira de enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 85-94, dezembro 1999.

Embora o objetivo original fosse o de identificar os aspectos conceituais e operacionais da educação de clientes/pacientes na
literatura brasileira de enfermagem, buscamos apenas identificar os descritores na base de dados online fornecida pelo Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual de Saúde (em 29/05/2013).

Percurso

 

Nenhuma referência foi identificada com os descritores: "ensino de paciente" ou "ensino de cliente", "orientação de paciente" ou "orientação de cliente".
Para o descritor "atividade educativa", sem limite de data, foram identificado foram identificadas 87 referências (cabe observar que o número não é preciso porque este Portal repete referências). Para este descritor, foram associados como "assunto principal" alguns destes termos:

Educação de Pacientes como Assunto (13)
Educação em Enfermagem (8)
Promoção da Saúde (7)
Saúde Bucal (6)
Saúde da Família (6)
Enfermagem (6)
Unidades de Queimados (5)
Gestantes (5)
Processos de Enfermagem (5)

No período entre 2012-2010, para o descritor "atividade educativa", encontramos 22 referências(?). Destas, apenas 1 tinha "Educação do paciente" como assunto:

Conhecimento do paciente com diabetes mellitus sobre o cuidado com os pés / Knowledge of foot care among patients with diabetes mellitus / El conocimiento del paciente con diabetes mellitus en cuidado de los pies.
Martin, Viviane Thomazine; Rodrigues, Cléa Dometilde Soares; Cesarino, Claudia Bernardi. Rev. enferm. UERJ; 19(4): 621-625, out.-dez. 2011. .
Artigo em Português | LILACS | ID: 645066

Outro aspecto que merece destaque na nossa avaliação, é a identificação de um único artigo sobre "prática educativa" a partir de um ensaio clínico controlado, a saber:

Custo-efetividade da escovação dental supervisionada convencional e modificada na prevenção da cárie em molares permanentes de crianças de 5 anos de idade / Cost-effectiveness of conventional and modified supervised toothbrushing in preventing caries in permanent molars among 5-year-old children
Frazão, Paulo. Cad Saude Publica; 28(2): 281-290, fev. 2012. tab.
Artigo em Português | LILACS | ID: 613458.

Conclusão

 

Com estes dados brutos nos reportamos à pergunta final do artigo que motivou este estudo na qual as autoras interpelavam as enfermeiras para a seguinte decisão: ou repensem sobre a sua prática educativa com
o cliente/paciente buscando estratégias de ensino que promovam a educação do paciente ou continuem a "orientá-
lo". Obviamente que sem a leitura crítica de cada artigo encontrado não é recomendável afirmar qual decisão foi tomada. Mas, diante de resultados terapêuticos adversos apresentados pelos clientes portadores de doenças crônicas,por exemplo, podemos inferir que nossa "prática educativa" ainda está restrita à "orientação do paciente".

Este número do BNN apresenta o trabalho da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino no sentido de sair do lugar comum da "orientação do paciente" e alcançar o ensino ao paciente.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).

Â