Boletim NEPAE-NESEN

7 min - videoaulas de enfermagem para a educação em saúde

Isabel Cruz - Titular/UFF

 Breve descrição do contexto:

As atividades interativas, tais como o vídeo na internet, oferecem oportunidades de estudo no próprio ritmo do aluno, assim como uma exploração mais detalhada e segura de aspectos do ensino de saúde em enfermagem.

Igualmente, a possibilidade de distribuição na web e a reutilização de conteúdos podem ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção de mídias é muito cara para a educação em saúde na Atenção Básica.

Este projeto testa um novo caminho para o ensino de licenciatura em enfermagem: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A produção de videoaulas representa o registro das aulas dos licenciandos em enfermagem, no contexto de sua formação docente.  

. Descrição do problema:

A disciplina PPE III do curso de Licenciatura em Enfermagem tem como descrição da Ementa/Conteúdo programático: a formação da enfermeira em educação: a escola profissional de nível médio no campo da saúde e da enfermagem. As construções coletivas em projetos pedagógicos. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Os diferentes cenários de atuação da enfermeira educadora (a sala de aula, a escola, as Unidades e Instituições de Saúde, a comunidade). O livro didático e outros materiais pedagógicos (vídeo, por exemplo) nas escolas de ensino básico e aqueles utilizados pelas escolas profissionais de enfermagem de nível médio: uma visão crítica.

Nesta disciplina inicia-se o estágio para o exercício da docência e nela o licenciando deve demonstrar a sua competência quanto a planejar, preparar, desenvolver e avaliar o as atividades de ensino-aprendizagem em enfermagem para o ensino em diversos ambientes de prestação do cuidado de saúde.

O ensino do paciente é um aspecto vital no processo de ensino-aprendizagem em enfermagem. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem se constituir em recursos importantes para o ensino-aprendizagem de informações sobre a saúde, a doença e seu tratamento e o desenvolvimento do autocuidado e do empoderamento dos pacientes.  

. Medidas chaves para a mudança (ou melhoria):

Na formação do docente é necessário apropriar-se do conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação e seu uso no processo de ensino-aprendizagem.

Na disciplina PPE III, é função da professora de estágio orientar o licenciando em todas as fases de preparação das atividades de ensino clínico, a implementação das atividades e, finalmente a avaliação de todo o processo de formação docente.

Diante do exposto anteriormente sobre o valor das TICs e da escassez de cenários adequados para o estágio de docência em enfermagem, o vídeo foi escolhido como ferramenta auxiliar para o registro da atividade docente e sua posterior análise, avaliação e auto-avaliação, assim como sua possível publicação no Canal NEPAE-NESEN no You Tube (http://www.youtube.com/user/nepaenesen ), podendo assim ser utilizados em aulas presenciais para grupos de pacientes, em sistemas híbridos e a distância.

Consideramos que o uso de ambientes computacionais pode se tornar um efetivo recurso de facilitação da aprendizagem sobre educação em saúde sem contudo anular a importância da experimentação, demonstração e/ou simulação ou qualquer outro recurso de ensino.[i]

Educomunicação é o referencial teórico que baseia o projeto. Trata-se de uma metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos de informação e técnicas da comunicação no processo ensino-aprendizagem .

A associação entre educação e comunicação com uma perspectiva multimídia, colaborativa e interdisciplinar.

Partimos do pressuposto que é um referencial importante para o ensino do autocuidado em saúde e, por esta razão, inserimos esta proposta na nossa disciplina na Licenciatura em Enfermagem.

Dos exemplos de recursos pedagógicos de comunicação como o rádio escolar, rádio virtual, videogames, softwares de aprendizagem online, podcasts, blogs, fotografia, entre outros, utilizaremos o vídeo.  

Objetivos

Produzir objetos de aprendizagem, na forma de vídeos interativos, para a educação em saúde do paciente. Tal estratégia visa capacitar os(as) licenciandos(as) de enfermagem quanto aos processos de ensino-aprendizagem, assim como estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos(as) estudantes, associando o potencial da informática e das tecnologias de comunicação às novas abordagens pedagógicas ou andragógicas na área da saúde.  

. Processo de desenvolvimento do projeto de ensino:

A dinâmica do projeto propõe leituras de textos, discussões, análise de experiências e pesquisa bibliográfica.

Serão realizados trabalhos práticos (projetos de objetos de aprendizagem: 7 min: videoaulas de enfermagem) que culminarão com a produção do vídeo, objeto de aprendizagem, a ser publicado no Canal NEPAE-NESEN no You Tube ou também no Portal de Videoaula da UFF.

Os vídeos interativos (contendo testes ou desafios a serem respondidos pelo aluno em classe) com no máximo 7 min de duração (o total ou cada módulo) focalizam um objetivo de aprendizagem específico sobre uma determinada prática de autocuidado em saúde para o paciente.

A curta duração da videoaula justifica-se pois o aluno precisa manter a atenção por apenas alguns minutos. Esta breve aula demonstrativa em vídeo, após publicação na web, poderá ser utilizada como recurso didático em diferentes ambientes de saúde.

É parte do projeto a produção de artigos para publicação no Boletim NEPAE-NESEN (http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/index) e em revistas especializadas sobre a experiência de produção dos objetos de aprendizagem - vídeos.

Para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos(as) licenciandos(as) é utilizado um espaço na internet para suporte às atividades do grupo que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - http://www.nepae.uff.br//eso/ ).  

. Próximos passos:

O projeto continuará produzindo e publicando na web material como fonte para estudo e pesquisa com acesso gratuito. Desta forma dissemina informação científica, tecnológica e promotora de saúde e bem-estar.

Este projeto se soma aos esforços de grupos em todo o país que desenvolvem conteúdos digitais e implementam repositórios de vídeos para uso público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral.  

Referências


[i] Sales, Gilvandenys Leite et al . Atividades de modelagem exploratória aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de aprendizagem pato quântico. Rev. Bras. Ensino Fís. São Paulo , 30(3), Sept.  2008 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000300017&lng=en&nrm=iso>. access on  17  Nov.  2010.

 Bibliografia:

Lira, MJ de O  Vídeo aulas: estágio e tecnologia na formação docente. Dialógica. 2(5) 2008. Disponível em: http://www.dialogica.ufam.edu.br/dialogicaV2-N5/V%C3%ADdeo-aulas.pdf Acesso em 14/11/2010.

 

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).