7 min - videoaulas de enfermagem para
a educação em saúde
Isabel Cruz
- Titular/UFF
As atividades interativas, tais como o vídeo na internet, oferecem
oportunidades de estudo no próprio ritmo do aluno, assim como uma exploração
mais detalhada e segura de aspectos do ensino de saúde em enfermagem.
Igualmente, a possibilidade de distribuição na web e a reutilização
de conteúdos podem ajudar na diminuição de custos, uma vez que a produção
de mídias é muito cara para a educação em saúde na Atenção Básica.
Este projeto testa um novo caminho para o ensino de licenciatura em
enfermagem: as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A
produção de videoaulas representa o registro das aulas dos licenciandos em
enfermagem, no contexto de sua formação docente.
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Descrição do problema:
A
disciplina PPE III do curso de Licenciatura em Enfermagem tem como descrição
da Ementa/Conteúdo programático: a formação da enfermeira em educação: a
escola profissional de nível médio no campo da saúde e da enfermagem. As
construções coletivas em projetos pedagógicos. A interdisciplinaridade e a
transdisciplinaridade. Os diferentes cenários de atuação da enfermeira
educadora (a sala de aula, a escola, as Unidades e Instituições de Saúde, a
comunidade). O livro didático e outros materiais pedagógicos (vídeo, por
exemplo) nas escolas de ensino básico e aqueles utilizados pelas escolas
profissionais de enfermagem de nível médio: uma visão crítica.
Nesta
disciplina inicia-se o estágio para o exercício da docência e nela o
licenciando deve demonstrar a sua competência quanto a planejar, preparar,
desenvolver e avaliar o as atividades de ensino-aprendizagem em enfermagem para
o ensino em diversos ambientes de prestação do cuidado de saúde.
O
ensino do paciente é um aspecto vital no processo de ensino-aprendizagem em
enfermagem. Neste sentido, as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
podem se constituir em recursos importantes para o ensino-aprendizagem de
informações sobre a saúde, a doença e seu tratamento e o desenvolvimento do
autocuidado e do empoderamento dos pacientes.
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Medidas chaves para a mudança (ou melhoria):
Na
formação do docente é necessário apropriar-se do conhecimento das novas
tecnologias de informação e comunicação e seu uso no processo de
ensino-aprendizagem.
Na
disciplina PPE III, é função da professora de estágio orientar o licenciando
em todas as fases de preparação das atividades de ensino clínico, a
implementação das atividades e, finalmente a avaliação de todo o processo de
formação docente.
Diante
do exposto anteriormente sobre o valor das TICs e da escassez de cenários
adequados para o estágio de docência em enfermagem, o vídeo foi escolhido
como ferramenta auxiliar para o registro da atividade docente e sua posterior análise,
avaliação e auto-avaliação, assim como sua possível publicação no Canal
NEPAE-NESEN no You Tube (http://www.youtube.com/user/nepaenesen
), podendo assim ser utilizados em aulas presenciais para grupos de pacientes, em
sistemas híbridos e a distância.
Consideramos que o uso de ambientes
computacionais pode se tornar um efetivo recurso de facilitação da
aprendizagem sobre educação em saúde sem contudo anular a importância da
experimentação, demonstração e/ou simulação ou qualquer outro recurso de
ensino.[i]
Educomunicação é o referencial teórico que baseia o projeto. Trata-se
de uma metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos de
informação e técnicas da comunicação no processo ensino-aprendizagem .
A associação entre educação e comunicação com uma perspectiva
multimídia, colaborativa e interdisciplinar.
Partimos do pressuposto que é um referencial importante para o ensino do
autocuidado em saúde e, por esta razão, inserimos esta proposta na nossa
disciplina na Licenciatura em Enfermagem.
Dos exemplos de recursos pedagógicos de comunicação como o rádio
escolar, rádio virtual, videogames, softwares de aprendizagem online, podcasts,
blogs, fotografia, entre outros, utilizaremos o vídeo.
Objetivos
Produzir objetos de aprendizagem, na forma de vídeos interativos, para a
educação em saúde do paciente. Tal estratégia visa capacitar os(as)
licenciandos(as) de enfermagem quanto aos processos de ensino-aprendizagem,
assim como estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos(as) estudantes,
associando o potencial da informática e das tecnologias de comunicação às
novas abordagens pedagógicas ou andragógicas na área da saúde.
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Processo de desenvolvimento do projeto de ensino:
A dinâmica do projeto propõe leituras de textos, discussões, análise
de experiências e pesquisa bibliográfica.
Serão realizados trabalhos práticos (projetos de objetos de
aprendizagem: 7 min: videoaulas de enfermagem) que culminarão com a produção
do vídeo, objeto de aprendizagem, a ser publicado no Canal NEPAE-NESEN no You
Tube ou também no Portal de Videoaula da UFF.
Os vídeos interativos (contendo testes ou desafios a serem respondidos
pelo aluno em classe) com no máximo 7 min de duração (o total ou cada módulo)
focalizam um objetivo de aprendizagem específico sobre uma determinada prática
de autocuidado em saúde para o paciente.
A curta duração da videoaula justifica-se pois o aluno precisa manter
a atenção por apenas alguns minutos. Esta breve aula demonstrativa em vídeo,
após publicação na web, poderá ser utilizada como recurso didático em
diferentes ambientes de saúde.
É parte do projeto a produção de artigos para publicação no Boletim
NEPAE-NESEN (http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/index)
e em revistas especializadas sobre a experiência de produção dos objetos de
aprendizagem - vídeos.
Para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos(as)
licenciandos(as) é utilizado um espaço na internet para suporte às atividades
do grupo que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - http://www.nepae.uff.br//eso/
).
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Próximos passos:
O projeto continuará produzindo e publicando na web material como fonte
para estudo e pesquisa com acesso gratuito. Desta forma dissemina informação
científica, tecnológica e promotora de saúde e bem-estar.
Este projeto se soma aos esforços de grupos em todo o país que
desenvolvem conteúdos digitais e implementam repositórios de vídeos para uso
público, tanto para pesquisa como para o ensino em geral.
Referências
[i]
Sales, Gilvandenys Leite et al . Atividades de modelagem exploratória
aplicada ao ensino de física moderna com a utilização do objeto de
aprendizagem pato quântico. Rev. Bras. Ensino Fís.,
Lira,
MJ de O Vídeo aulas: estágio e
tecnologia na formação docente. Dialógica. 2(5) 2008. Disponível em: http://www.dialogica.ufam.edu.br/dialogicaV2-N5/V%C3%ADdeo-aulas.pdf
Acesso em 14/11/2010.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).