Boletim NEPAE-NESEN

Produção de uma vídeo-aula sobre como não esquecer de tomar as medicações: um relato de experiência

 Ana Regina Ramos Azevedo. Licenciando do 8º período da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Profª Drª Isabel Cruz. Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Resumo: Introdução: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de como ocorreu a criação de uma vídeoaula, atividade proposta na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, no curso de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Situação-problema: O tema abordado na vídeoaula é como não esquecer de tomar as medicações. Plano de ensino: O objetivo da vídeoaula é que após a sua visualização, o cliente seja capaz de realizar métodos que o ajudarão a lembrar de tomar as medicações regularmente, onde ele será avaliado pela reprodução do que foi exposto. Como estratégia de ensino, foi utilizada a dramatização de uma consulta de enfermagem. Processo de realização da videoaula:Na avideoaula foi encenada uma consulta de enfermagem onde após a passagem do paciente pela triagem, verificou-se uma pressão arterial muito elevada. Análise e interpretação da experiência da videoaula: Foi necessária a descoberta de novas habilidades para que fosse passada a mensagem correta e ter em mente que cada ser aprende de uma forma. Porém mesmo após os obstáculos, creio que produzi algo bem válido visto que são estratégias que na prática são propostas.      Conclusão: Concluo que foi um aprendizado válido que me fez refletir sobre o atuar do enfermeiro educador, de como ele tem de ser criativo e conhecedor de diferentes estratégias e técnicas de ensino.

Palavras chave: Hipertensão, Enfermagem, Autocuidado, Medicamentos

Abstract: Introduction: The present work it is an experience to report how a video lesson was created, activity proposed in the discipline of Pesquisa e Prática de Ensino III in nursing program at the Universidade Federal Fluminense. Problem situation: The topic addressed in the video lesson is how not forget to take the medication. Education Plan: The objective of the video lesson is that after its viewing, the client is able to perform methods that will help you remember to take medications regularly, where he will be evaluated by the reproduction of the foregoing. As a teaching strategy, the dramatization of a nursing consultation was used. Realization of the video lesson Procedure: In a query video lesson was staged nursing where after the passage of the patient by screening, there was a high blood pressure. Analysis and interpretation of the experience of vide lesson: It tooks the finding of new skills to be passed the correct message and keep in mind that each human being learns in a diffrent way. But even after the obstacles, I've produced something quite valid visa are strategies in practice are proposed. Conclusion: I conclude that it was a valid learning that made me reflect on the work of the nurse educator, how he has to be creative and knowledgeable of different strategies and teaching techniques. Keywords: Hypertension, Nursing, Self-Care, Drugs, Medicines

 

Introdução

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de como ocorreu a criação de uma vídeoaula, atividade proposta na disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, no curso de enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

A disciplina é diferenciada por ter suas atividades desenvolvidas no meio virtual, tendo também encontros presenciais. Tivemos três encontros deste tipo: o primeiro, onde a atividade foi proposta pelo docente e as instruções sobre a realização da mesma foram explicitadas; no segundo encontro apresentamos o plano de ensino ao docente e aos discentes que também cursavam a disciplina; e no terceiro encontro aconteceu a apresentação da vídeoaula com contribuições do docente.

 

Situação-problema

O tema abordado na vídeoaula é como não esquecer de tomar as medicações, tendo como público alvo os pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e deveria ter a duração de 7 minutos.

O uso regular das medicações faz parte do tripé necessário para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica e o seu não tratamento pode levar a diversas situações. Segundo Paula1 et.al., conduzem a altas taxas de óbitos, de internações e de aposentadorias precoces, podendo gerar outras complicações conjugadas, como o acidente vascular cerebral (AVC), as doenças renais crônicas (DRC) e as doenças cardiovasculares (DCV), que representam 31% do total de óbitos associados a causas conhecidas no país.

prevalência de um bilhão de hipertensos no mundo e responsável por aproximadamente 7,6 milhões de mortes ao ano, no entanto, aproximadamente 40% dos pacientes hipertensos encontram-se sem tratamento anti-hipertensivo e dois terços dos tratados não atingem as metas de controle da PA (< 140/90 mmHg) (Grezzana2, 2013).

 

Plano de ensino

O objetivo da vídeoaula é que após a sua visualização, o cliente seja capaz de realizar métodos que o ajudarão a lembrar de tomar as medicações regularmente. O cliente será avaliado no momento que o enfermeiro lhe pedir  que reproduza o que foi ensinado. O conteúdo do vídeo é a apresentação de estratégias para não esquecer de tomar as medicações. Os materiais utilizados foram: Câmera digital; imagens da internet; material criado em power point; papel ofício; caneta piloto; tesoura; notebook; um celular.

Na introdução do vídeo é explicitado a intenção do vídeo e a importância das consultas com profissionais de saúde. Utiliza-se como estratégia de ensino: a dramatização de uma consulta de enfermagem, sendo melhor detalhada no tópico realização da videoaula.

 

Processo de realização da videoaula

A vídeoaula foi gravada por uma câmera digital de média potência, o que justifica seu baixo nível na qualidade do áudio, porém não havia outros recursos disponíveis para a gravação. Foi gravada em uma sala de estar e teve a participação de mais uma pessoa além da discente. A gravação também foi feita por esse participante e enquanto ele estava em cena a câmera se mantinha apoiado em um tripé.

Na videoaula foi encenada uma consulta de enfermagem onde após a passagem do paciente pela triagem, verificou-se uma pressão arterial muito elevada. Com isso, durante a consulta, a enfermeira questiona o paciente sobre o que pode estar acontecendo, quando ele confessa vir esquecendo de tomar suas medicações anti-hipertensivas diariamente. Isso faz com que a enfermeira proponha a ele assistir um vídeo que dará algumas estratégias para que esse cenário mude. Nesse segundo vídeo foram expostas três estratégias para não esquecer de tomar as medicações: a estratégia sol e lua, onde se usa essas figuras para lembrar as mediações do dia e da noite; uma tabela com todas as medicações expostas e o uso do despertador do celular. A partir disso, o paciente é questionado sobre qual estratégia mais lhe agrada e após a sua escolha, a enfermeira pede que ele reproduza como deve ser feito a estratégia, sendo assim uma forma de avaliação do seu aprendizado.

 

Análise e interpretação da experiência da videoaula

Foi difícil imaginar como passar a mensagem para o público, como agradar o público, qual a linguagem adequada, qual a estratégia de ensino para essa temática específica, de forma que seja realmente útil. O fato de não possuir a tecnologia adequada para produção de um trabalho de alta qualidade, também é um pouco frustrante. Tive que me adequar com o material que tinha, com o tempo que tinha, com o espaço que tinha e contar com a ajuda que tinha, visto que nem todos aceitam aparecer diante das câmeras. Sem contar que foi meu primeiro trabalho em frente uma câmera. Bertolini3 diz que, o uso do audiovisual na educação requer do professor o conhecimento da linguagem, o domínio dos seus códigos e a capacidade de se expressar e se comunicar através dela, tal qual o domínio que possui da linguagem verbal.

Foi necessária a descoberta de novas habilidades para que fosse passada a mensagem correta e ter em mente que cada ser aprende de uma forma. Isso é confirmado por Lemos 20114, quando diz que ensinar e aprender são ações que não possuem relação direta de causa e efeito e, além disso, que não existe um modelo de ensino ideal.

Porém mesmo após esses obstáculos, creio que produzi algo bem válido visto que são estratégias que na prática são propostas. Pude estar presente em uma consulta de enfermagem, durante o estágio curricular do 8º período, em que a enfermeira prescrevia estas estratégias e os pacientes utilizavam. Isso demonstra que são estratégias utilizáveis e que demonstravam resultado.

Conclusão

A produção desta videoaula foi de grande aprendizado, quanto a planejamento, o pensar que a enfermeira deve ter em mente diferentes estratégias de ensino, e que a ideal para um paciente pode não ser ideal ao outro, aprendi a manusear outros recursos tecnológicos, como o Prezzi, o Movie Maker.

A gravação de um vídeo não pode ser feita de forma displicente. É necessário a criação de um roteiro, se pensar em um espaço livre de ruídos, de moviemntação, é necessário se pensar no áudio desse vídeo, tem de ser algo que chame atenção do espectador, o conteúdo deve ser de qualidade, informativo e útil.

Concluo que foi um aprendizado válido que me fez refletir sobre o atuar do enfermeiro educador, de como ele tem de ser criativo e conhecedor de diferentes estratégias e técnicas de ensino.   

 

Referências

1 - Paula Paula, Stephan-Souza AI, Vieira RCPA, Alves TNP. O uso do medicamento na percepção do usuário do Programa Hiperdia. Ciência & Saúde Coletiva, 16(5):2623-2633, 2011

 

2 - Grezzana GB, Stein AT, Pellanda LC. Adesão ao tratamento anti-hipertensivo em atenção primária. Arq Bras Cardiol. 2013;100(4):355-361

3 - Bertolini WT, Santana CS. O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE USO DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO: O VÍDEO IMAGENS DA CIDADE. [acesso em: 10/12/2013] Disponível em < http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/128.pdf>

4 - Lemos ES. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(1), pp. 25-35, 2011.

 

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).