Produção
de uma vídeo-aula sobre como não esquecer de tomar as medicações: um relato
de experiência
Profª
Drª Isabel Cruz. Titular
da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Resumo: Introdução:
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de como ocorreu a criação
de uma vídeoaula, atividade proposta na disciplina de Pesquisa e Prática de
Ensino III, no curso de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Situação-problema:
O tema abordado na vídeoaula é como não esquecer de tomar as medicações.
Plano de ensino: O objetivo da vídeoaula é que após a sua
visualização, o cliente seja capaz de realizar métodos que o ajudarão a
lembrar de tomar as medicações regularmente, onde ele será avaliado pela
reprodução do que foi exposto. Como estratégia de ensino, foi utilizada a
dramatização de uma consulta de enfermagem. Processo
de realização da videoaula:Na avideoaula
foi encenada uma consulta de enfermagem onde após a passagem do paciente pela
triagem, verificou-se uma pressão arterial muito elevada. Análise e
interpretação da experiência da videoaula: Foi necessária a descoberta
de novas habilidades para que fosse passada a mensagem correta e ter em mente
que cada ser aprende de uma forma. Porém mesmo após os obstáculos, creio que
produzi algo bem válido visto que são estratégias que na prática são
propostas. Conclusão:
Concluo que foi um aprendizado válido que me fez refletir sobre o atuar do
enfermeiro educador, de como ele tem de ser criativo e conhecedor de diferentes
estratégias e técnicas de ensino.
Palavras chave: Hipertensão,
Enfermagem, Autocuidado, Medicamentos
Abstract:
Introduction:
The present work it is an experience to report how a video lesson was created,
activity proposed in the discipline of Pesquisa e Prática de Ensino III in
nursing program at the Universidade Federal Fluminense. Problem situation:
The topic addressed in the video lesson is how not forget to take the medication.
Education Plan: The objective of the video lesson is that after its
viewing, the client is able to perform methods that will help you remember to
take medications regularly, where he will be evaluated by the reproduction of
the foregoing. As a teaching strategy, the dramatization of a nursing
consultation was used. Realization of the video lesson Procedure: In a
query video lesson was staged nursing where after the passage of the patient by
screening, there was a high blood pressure. Analysis and interpretation of
the experience of vide lesson: It tooks the finding of new skills to be
passed the correct message and keep in mind that each human being learns in a
diffrent way. But even after the obstacles, I've produced something quite valid
visa are strategies in practice are proposed. Conclusion: I conclude that
it was a valid learning that made me reflect on the work of the nurse educator,
how he has to be creative and knowledgeable of different strategies and teaching
techniques. Keywords:
Hypertension, Nursing, Self-Care, Drugs, Medicines
Introdução
O
presente trabalho trata-se de um relato de experiência de como ocorreu a criação
de uma vídeoaula, atividade proposta na disciplina de Pesquisa e Prática de
Ensino III, no curso de enfermagem da Universidade Federal Fluminense.
A
disciplina é diferenciada por ter suas atividades desenvolvidas no meio
virtual, tendo também encontros presenciais. Tivemos três encontros deste
tipo: o primeiro, onde a atividade foi proposta pelo docente e as instruções
sobre a realização da mesma foram explicitadas; no segundo encontro
apresentamos o plano de ensino ao docente e aos discentes que também cursavam a
disciplina; e no terceiro encontro aconteceu a apresentação da vídeoaula com
contribuições do docente.
Situação-problema
O
tema abordado na vídeoaula é como não esquecer de tomar as medicações,
tendo como público alvo os pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica
e deveria ter a duração de 7 minutos.
O
uso regular das medicações faz parte do tripé necessário para o tratamento
da hipertensão arterial sistêmica e o seu não tratamento pode levar a
diversas situações. Segundo Paula1 et.al., conduzem
a altas taxas de óbitos, de internações e de aposentadorias precoces, podendo
gerar outras complicações conjugadas, como o acidente vascular cerebral (AVC),
as doenças renais crônicas (DRC) e as doenças cardiovasculares (DCV), que
representam 31% do total de óbitos associados a causas conhecidas no país.
Há
prevalência de um bilhão de hipertensos no mundo e responsável por
aproximadamente 7,6 milhões de mortes ao ano, no entanto, aproximadamente 40%
dos pacientes hipertensos encontram-se sem tratamento anti-hipertensivo e dois
terços dos tratados não atingem as metas de controle da PA (< 140/90 mmHg)
(Grezzana2, 2013).
Plano de
ensino
O
objetivo da vídeoaula é que após a sua visualização, o cliente seja
capaz de realizar métodos que o ajudarão a lembrar de tomar as medicações
regularmente. O cliente será avaliado no momento que o enfermeiro lhe pedir que
reproduza o que foi ensinado. O conteúdo do vídeo é a apresentação de
estratégias para não esquecer de tomar as medicações. Os materiais
utilizados foram: Câmera digital; imagens da internet; material criado em power
point; papel ofício; caneta piloto; tesoura; notebook; um celular.
Na
introdução do vídeo é explicitado a intenção do vídeo e a importância
das consultas com profissionais de saúde. Utiliza-se como estratégia de
ensino: a dramatização de uma consulta de enfermagem, sendo melhor detalhada
no tópico realização da videoaula.
Processo de
realização da videoaula
A
vídeoaula foi gravada por uma câmera digital de média potência, o que
justifica seu baixo nível na qualidade do áudio, porém não havia outros
recursos disponíveis para a gravação. Foi gravada em uma sala de estar e teve
a participação de mais uma pessoa além da discente. A gravação também foi
feita por esse participante e enquanto ele estava em cena a câmera se mantinha
apoiado em um tripé.
Na
videoaula foi encenada uma consulta de enfermagem onde após a passagem do
paciente pela triagem, verificou-se uma pressão arterial muito elevada. Com
isso, durante a consulta, a enfermeira questiona o paciente sobre o que pode
estar acontecendo, quando ele confessa vir esquecendo de tomar suas medicações
anti-hipertensivas diariamente. Isso faz com que a enfermeira proponha a ele
assistir um vídeo que dará algumas estratégias para que esse cenário mude.
Nesse segundo vídeo foram expostas três estratégias para não esquecer de
tomar as medicações: a estratégia sol e lua, onde se usa essas figuras para
lembrar as mediações do dia e da noite; uma tabela com todas as medicações
expostas e o uso do despertador do celular. A partir disso, o paciente é
questionado sobre qual estratégia mais lhe agrada e após a sua escolha, a
enfermeira pede que ele reproduza como deve ser feito a estratégia, sendo assim
uma forma de avaliação do seu aprendizado.
Análise e
interpretação da experiência da videoaula
Foi
difícil imaginar como passar a mensagem para o público, como agradar o público,
qual a linguagem adequada, qual a estratégia de ensino para essa temática
específica, de forma que seja realmente útil. O fato de não possuir a
tecnologia adequada para produção de um trabalho de alta qualidade, também é
um pouco frustrante. Tive que me adequar com o material que tinha, com o tempo
que tinha, com o espaço que tinha e contar com a ajuda que tinha, visto que nem
todos aceitam aparecer diante das câmeras. Sem contar que foi meu primeiro
trabalho em frente uma câmera. Bertolini3 diz que, o uso do
audiovisual na educação requer do professor o conhecimento da linguagem, o domínio
dos seus códigos e a capacidade de se expressar e se comunicar através dela,
tal qual o domínio que possui da linguagem verbal.
Foi
necessária a descoberta de novas habilidades para que fosse passada a mensagem
correta e ter em mente que cada ser aprende de uma forma. Isso é confirmado por
Lemos 20114, quando diz que ensinar e aprender são ações
que não possuem relação direta de causa e efeito e, além disso, que não
existe um modelo de ensino ideal.
Porém
mesmo após esses obstáculos, creio que produzi algo bem válido visto que são
estratégias que na prática são propostas. Pude estar presente em uma consulta
de enfermagem, durante o estágio curricular do 8º período, em que a
enfermeira prescrevia estas estratégias e os pacientes utilizavam. Isso
demonstra que são estratégias utilizáveis e que demonstravam resultado.
Conclusão
A
produção desta videoaula foi de grande aprendizado, quanto a planejamento, o
pensar que a enfermeira deve ter em mente diferentes estratégias de ensino, e
que a ideal para um paciente pode não ser ideal ao outro, aprendi a manusear
outros recursos tecnológicos, como o Prezzi, o Movie Maker.
A
gravação de um vídeo não pode ser feita de forma displicente. É necessário
a criação de um roteiro, se pensar em um espaço livre de ruídos, de
moviemntação, é necessário se pensar no áudio desse vídeo, tem de ser algo
que chame atenção do espectador, o conteúdo deve ser de qualidade,
informativo e útil.
Concluo
que foi um aprendizado válido que me fez refletir sobre o atuar do enfermeiro
educador, de como ele tem de ser criativo e conhecedor de diferentes estratégias
e técnicas de ensino.
Referências
1
- Paula Paula, Stephan-Souza AI, Vieira RCPA, Alves TNP. O
uso do medicamento na percepção do usuário do Programa Hiperdia. Ciência
& Saúde Coletiva, 16(5):2623-2633, 2011
2
- Grezzana GB, Stein AT, Pellanda LC. Adesão
ao tratamento anti-hipertensivo em atenção primária. Arq
Bras Cardiol. 2013;100(4):355-361
3
- Bertolini WT, Santana CS. O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE USO DO
AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO: O VÍDEO IMAGENS DA CIDADE. [acesso em: 10/12/2013]
Disponível em < http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/128.pdf>
4
- Lemos
ES. Aprendizagem
Significativa em Revista/Meaningful Learning Review – V1(1), pp. 25-35, 2011.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).