RELATO DE EXPERIÊNCIA: produção de videoaula sobre prática de atividades físicas na rotina do hipertenso

Daiane Carvalho Machado, Isabel CF da Cruz

Resumo


A hipertensão arterial é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. É definida como valores pressóricos iguais ou superiores a 140/90 mmHg. A prática regular de exercício físico é parte primordial das condutas não medicamentosas de prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Os profissionais de saúde como importantes influenciadores nos hábitos de vida dos clientes, devem expor os benefícios da prática de atividade física regular, bem como incentivá-la. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de uma aluna de graduação em enfermagem durante a elaboração e gravação de uma videoaula que tem por finalidade incentivar a prática de exercício físico regular para pacientes portadores de hipertensão. Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma acadêmica do 8º período do curso de Enfermagem e Licenciatura durante a disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III. Com o uso de novas tecnologias, tais como uso de ambientes virtuais de aprendizagem,  o aluno desenvolve o aprender a aprender com colegas e professores de forma colaborativa e assume o papel de agente ativo de sua aprendizagem. Para toda ação, é necessário planejamento, e este processo demandou novos conhecimentos, novos recursos e um aperfeiçoamento na elaboração de técnicas de abordagem que possibilitarão o alcance de objetivos e a melhora da qualidade de vida de indivíduos que vivem com a hipertensão arterial.


Palavras-chave


Exercício; Hipertensão; Educação a distância; Educação em saúde.

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Referências


REFERÊNCIAS

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).