Construção
de videoaula como estratégia de educação em saúde para pacientes hipertensos:
relato de experiência
Construction
of videoaula as health education strategy for hypertensive patients: experience
report
Tavares,
Ana Paula Cardoso,
Acadêmica do 8° período do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem
da Universidade Federal Fluminense
Cruz,
Isabel,
Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal
Fluminense
RESUMO.
A
educação em saúde é um campo de práticas e de conhecimento do setor Saúde
que tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação
assistencial e o pensar e fazer cotidiano da população. A educação em saúde
é fundamental para o desenvolvimento do autocuidado do paciente com Hipertensão
Arterial Sistêmica. O presente trabalho
possui como objetivo relatar a experiência vivenciada na disciplina de Pesquisa
e Prática de Ensino III durante o período de construção da vídeoaula de 7
minutos. O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a construção
de uma vídeoaula de 7 minutos para pacientes portadores de Hipertensão
Arterial Sistêmica. Esta atividade foi proposta pela disciplina de PPE III, do
curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. A
aprendizagem adquirida durante a elaboração desta vídeoaula foi um dos
objetivos alcançados pela disciplina de PPE III. A construção da
videoaula permitiu promover a educação em saúde através de outro veículo de
ensino. A utilização do recurso audiovisual é uma estratégia pouco explorada
atualmente, apesar de ser facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.
Descritores: Hipertensão,
Enfermagem, Educação em Saúde.
ABSTRACT.
Health education is a field of practice and knowledge of the health sector
that has occupied more directly to the creation of links between charity work
and think and do everyday population. Health education is fundamental to the
development of self-care of the patient with Hypertension. This work has as
purpose to describe the lived experience in the discipline of Research and
Practice Teaching III during the construction of vídeoaula 7 minutes. The
present article it is an experience report about the construction of a vídeoaula
7 minutes for patients with Hypertension. This activity was proposed by the
discipline of PPE III, Travel Nursing,
Keywords:
Hypertension, Nursing, Health Education
INTRODUÇÃO
A
educação em saúde é um campo de práticas e de conhecimento do setor Saúde
que tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação
assistencial e o pensar e fazer cotidiano da população[1].
As
práticas educativas nesta área devem ser direcionadas para o desenvolvimento
de capacidades individuais e coletivas visando à melhoria da qualidade de vida
e saúde e melhora no autogerenciamento, principalmente quando relacionamos as
doenças crônico-degenerativas[2].
A doença crônico-degenerativa em questão é a Hipertensão Arterial
Sistêmica. A hipertensão arterial sistêmica em diversas vezes se apresenta de
forma silenciosa, ou seja, não há sinais ou sintomas da doença. Deste modo, a
HAS é diagnosticada pela detecção de níveis elevados e sustentados de pressão
arterial (PA) pela medida casual[3].
Visto
que o público-alvo da elaboração da videoaula encontra-se na fase adulto/
idoso, somente a apresentação de conceitos dentro da temática abordada não
é o suficiente para que o paciente possa adquirir habilidades de autocuidado.
É necessária a utilização de técnicas de ensino adequadas para a faixa etária,
como por exemplo, o método de demonstração. Esse tipo de técnica facilita o
processo de ensino-aprendizagem e permite ao paciente reproduzir a ação
correta para seu autocuidado.
A
disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III, do curso de Graduação e
Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, possui articulação
no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)
– Educação Em Saúde Online. A proposta principal da disciplina é de
capacitar o aluno de enfermagem em educação, desenvolver habilidades
tecnológicas visando uma a inovação do processo ensino-aprendizagem[4].
O
presente trabalho possui como objetivo relatar a experiência vivenciada na
disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III durante o período de construção
da vídeoaula de 7 minutos.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
A
disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III disponibiliza para os
licenciandos em enfermagem a escolha de uma temática na forma de um
questionamento. Por exemplo: Como
eu faço para manter o nível do meu açúcar no sangue no limite saudável?
A finalidade desse questionamento é de instigar o aluno a pensar e refletir de
forma a elaborar uma videoaula que promova mudança no comportamento do paciente
com HAS. Com base na escolha dessa temática, o aluno deve planejar todas as
etapas para o desenvolvimento de um plano de ensino. Sendo assim, o
planejamento constitui importante ferramenta para a efetividade da missão
organizacional[5].
MÉTODO
O
presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre a construção de
uma vídeoaula de 7 minutos para pacientes portadores de Hipertensão Arterial
Sistêmica, com o título “Como eu faço para manter o nível do meu açúcar
no sangue no limite saudável?” Esta atividade foi proposta pela disciplina de
Pesquisa e Prática de Ensino III, do curso de Enfermagem da Universidade
Federal Fluminense.
A
videoaula teve como tema principal a manutenção da glicemia em pacientes com
Hipertensão Arterial Sistêmica, sendo realizado um levantamento bibliográfico
sobre o assunto para a sua construção e elaboração de um plano de ensino.
Para a construção da vídeoaula foram utilizadas imagens, vídeos, gravações
e filmagens e editada pelo programa Camtasia Studio 6.
Além
desta atividade, a disciplina também disponibilizou atividades variadas através
do Programa Moodle, também conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
inserido no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as atividades em enfermagem (NEPAE)-
Educação em Saúde Online. Também aconteceram encontros presenciais em que
ocorreram debates, atividades e apresentações.
PLANO
DE ENSINO
O
plano de ensino foi a etapa fundamental para o planejamento das etapas a serem
realizadas e serviu como principal instrumento para a conduzir a construção da
videoaula. Ele significa, sobretudo, pensar a ação docente refletindo sobre os
objetivos, os conteúdos, os procedimentos metodológicos, a avaliação do
aluno e do professor. É essencial enfatizar que o planejamento de ensino
implica, especialmente, em uma ação refletida: o professor elaborando uma
reflexão permanente de sua prática educativa[6].
O
plano de ensino foi constituído pelas seguintes etapas: tema, público-alvo,
objetivo, avaliação, conteúdo, material, introdução, estratégia de ensino,
encerramento e referências bibliográficas.
Público
alvo: |
Pacientes
portadores de HAS |
Tema: |
Como
eu faço para manter o nível do meu açúcar no sangue no limite saudável? |
Objetivos: |
Ao
final da vídeo aula o paciente portador de HAS deverá ser capaz de: 1.
Manter seu nível de glicose no limite saudável, aplicando os
conhecimentos adquiridos no autocuidado diário. 2.
Demonstrar as medidas apresentadas para o controle de glicemia, permitindo
que outras pessoas sejam capazes de aprender e perceber a importância do
controle glicêmico. |
Avaliação: |
Ao
final da videoaula o paciente será capaz de reproduzir o que foi
aprendido, sendo incentivado a promover uma mudança de seu comportamento
quanto à manutenção de sua glicemia em níveis saudáveis ao longo do
tempo. |
Conteúdo: |
Na
vídeoaula serão abordados temas importantes como o conceito de glicemia,
identificando os principais sinais de hipoglicemia e hiperglicemia, e a
realização de medidas benéficas na manutenção de níveis glicêmicos,
como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, uso de
medicamentos, prevenção do estresse, manutenção do peso corporal,
entre outros, funcionando como estratégias para mostrar os comportamentos
adequados ao paciente com HAS para manter o controle da glicemia. |
Material: |
Livros
de enfermagem, câmera, vídeo do YouTube, Power Point, computador,
internet, alimentos e objetos para demonstração. |
Introdução
(incentivação): |
Apresentação
através de vídeoaula de conceitos essenciais para o entendimento do
funcionamento do corpo, mostrando como o desequilíbrio do nível da
glicose traz prejuízo para o organismo. Apresentação de comportamentos
adequados e inadequados no controle do nível de glicose sanguínea. |
Estratégia
de ensino: |
Apresentação
de comportamentos adequados para o controle da glicemia através de uma vídeoaula
de 7 minutos, para que o paciente com HAS possa reproduzir esses
comportamentos diariamente para o controle da glicemia. |
Encerramento
(síntese): |
Através
das práticas aplicadas, o paciente terá agora a informação necessária
para que possa desenvolver habilidades para a manutenção de um bom nível
de glicemia, podendo assim entender como realizar medidas que sejam
eficazes para o controle da mesma, como identificar e prevenir problemas
ou enfermidades provenientes do desequilíbrio dessa taxa de glicose. |
Referências
Bibliográficas: |
-Smeltzer;
S.C; Bare, B.G. Brunner& Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 12ª
ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. -Potter,
P.A; Perry, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 7. ed. Rio de Janeiro:
Guanabara, 2009. |
Como
dito anteriormente, o plano de ensino deu o embasamento necessário para a
elaboração da videoaula. Foram separados os materiais necessários para a
aula, gravação e filmagem do vídeo. Para a montagem da vídeoaula foi necessário
um vídeo do You Tube encontrado pelo link http://www.youtube.com/watch?v=RF1o4YYjAmA
baixado pelo programa VDownloader, uma gravação de voz para narrar o vídeo
baixado, o programa de conversão de áudio FreeStar AMR MP3 Converter e a
filmagem da aula propriamente dita. Para a edição, foi utilizado o programa
Camtasia Studio 6. Houveram dificuldades na edição do vídeo visto que
tratava-se da utilização de programas e recursos complexos e que nunca fizeram
parte do nosso dia-a-dia.
ANÁLISE
E INTERPRETAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA VIDEOAULA
A
partir do primeiro encontro da disciplina, o planejamento de todas as atividades
já estavam definidas, dentre elas, a criação da vídeoaula como estratégia
para educação em saúde de pacientes portadores de HAS.
A
construção da vídeoaula exigiu muita dedicação dos licenciandos, pois foi
necessário aprender a manejar equipamentos, programas de montagem e edição de
vídeo, gravações e outros materiais para auxílio desse processo. Os
programas para montagem e edição de vídeos contém uma interface bem
complexa, o que dificulta o trabalho dos alunos. Além disso, esses programas têm
sua apresentação em inglês, sendo mais um fator de dificuldade para o
manuseio dos mesmos.
A
experiência de construir uma vídeoaula é benéfica em todos os aspectos.
Sabemos que atualmente o processo de ensino-aprendizagem pode ser facilitado por
meio de vários recursos. É fundamental que o profissional se abra para novos
conhecimentos a fim de aplicá-los em seus métodos de ensino. Para
que as tecnologias de informação e comunicação possam trazer alterações no
processo educativo elas precisam ser compreendidas e incorporadas
pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do
ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça
diferença[7].
A aprendizagem adquirida durante a elaboração
desta vídeoaula foi um dos objetivos alcançados pela disciplina de PPE III.
CONCLUSÃO
A
construção da videoaula permitiu promover a educação em saúde por meio de
outro veículo de ensino. Percebe-se que utilização do recurso audiovisual é
uma estratégia pouco explorada atualmente, apesar de ser facilitadora do
processo de ensino-aprendizagem.
Esta
atividade proposta aos licenciandos de PPE III proporcionou experiência em uma
área ainda pouco trabalhada durante a graduação de enfermagem, permitindo o
desenvolvimento e planejamento de estratégias de ensino mais adequadas de
acordo com o público-alvo.
Além
disso, para a construção da vídeoaula foi necessário desenvolver habilidades
na utilização de recursos tecnológicos, visto que são fundamentais na
dinamização do processo de ensino na atualidade.
A
utilização da vídeoaula para educação em saúde é uma estratégia de
ensino ainda pouco conhecida pelos enfermeiros. Apesar de ser geralmente
associada ao lazer e entretenimento, a produção de vídeos digitais pode ser
utilizada como atividade de ensino e aprendizagem com vasto potencial
educacional ainda a ser explorado[8].
Mesmo diante de algumas dificuldades na construção da vídeoaula, foi possível adquirir bastante conhecimento em práticas de ensino e no manejo de ferramentas interativas. A vídeoaula produzida durante a disciplina encontra-se disponível ao acessar o link:
http://www.youtube.com/watch?v=Ge-oBjj_0eI
REFERÊNCIAS
1-
Ministério
da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de Educação
Popular e Saúde. Brasília (DF); 2007. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/caderno_de_educacao_popular_e_saude.pdf
2-
Organização
Mundial da Saúde. Cuidados inovadores pra condições crônicas: componentes
estruturais de ação. Relatório anual. Brasília: OMS; 2003.
3-
VI
Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Rev bras hipertens [Internet].
2010; 17(1): 57-60. Disponível em:http://www.anad.org.br/profissionais/images/VI_Diretrizes_Bras_Hipertens_RDHA_6485.pdf Acessado
em: 28/11/13)
4-
Fonseca TC, Isabel CFC. Produção
de uma videoaula para inserção de exercício físico regular na rotina de
hipertensos: um relato de experiência. BNN
- ISSN 1676-4893. Universidade Federal Fluminense.
2013. Disponível em:http://www.uff.br/jsncare/index.php/bnn/article/view/2577/590
5-
Kurcgant
P, Ciampone MHT, Melleiro MM. O planejamento nas organizações de saúde: análise
da visão sistêmica. Rev Gaúcha Enferm. 2006;27(3):351-5.
6-
Leal,
R. B. (2005). Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista
Iberoamericana de Educação, 49/7, pp.1-6. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1106Barros.pdf
7-
Kenski VM.; Educação e
Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
8-
Serafim, ML; Sousa, RP; Multimídia
na Educação: O vídeo Digital Integrado ao contexto escolar, IN:Tecnologias
digitais na educação. EDUEPB. Campina Grande-PB,2011.p.17-48.
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Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).