Os
desafios de como e por quê
se demonstrar estratégias para conseguir parar de fumar para o(a) cliente com
HAS: um relato de experiência.
Cruz,
Isabel. Titular/UFF
Resumo:
Relato de experiência de
uma acadêmica do 8ºperiodo da Escola
de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no ano de
2013, sobre os desafios e dificuldades acerca da construção de uma videoaula
sobre um autocuidado para um cliente com Hipertensão arterial sistêmica (HAS)
e tabagista com abordagem na educação em saúde onde fosse focado a construção
de objetivos, tecnicas de avaliação, estratégias de ensino pautados em um
plano de aula para a disciplina Pesquisa
e Prática de Ensino III.
Sabe-se que a HAS e o tabagismo são dois grandes fatores de risco para doenças
cardiovasculares,doenças estas que são as maiores causas de internação,
entretanto, quais são as estratégias que os profissionais de enfermagem
utilizam para a educação em saúde desta temática?Através da construção
desta videoaula algumas destas duvidas foram discutidas e outras foram
levantadas externando que o conhecimento cientifico precisa ser transmitido para
o cliente de forma que este entenda.
Palavras
chaves: Hipertensão,
Tabagismo, Enfermagem, Educação em Saúde, autocuidado.
Abstract
: Experience report of an academic 8th period Nursing School Aurora Afonso Costa
, Universidade Federal Fluminense in 2013 , about the challenges and
difficulties about building a videoaula over a self-care for a client with
systemic arterial hypertension (SAH ) and smokers with approach in health
education which was focused building objectives , assessment techniques ,
teaching strategies guided by a lesson plan for the course Research and Practice
teaching III . It is known that hypertension and smoking are two major risk
factors for cardiovascular diseases , these diseases that are major causes of
hospitalization , however, what are the strategies that nurses use to health
education of this theme ? Through construction of this videoaula some of these
and other questions were discussed were raised expressing that scientific
knowledge must be transmitted to the client so that it understands. .
Key words : hypertension , smoking , Nursing , Health Education , self-care
INTRODUÇÃO
O
presente artigo trata de um relato de experiência sobre a construção de uma vídeo
aula para a disciplina Pesquisa
e Prática de Ensino III do
curso de Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso
Costa – UFF
onde foi necessário construir um plano de ensino onde um autocuidado para um
cliente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) com hábito de fumar fosse
aplicado.
Durante
as últimas décadas o controle do tabagismo configurou-se como um dos maiores
desafios da saúde pública. Na medida em que os fumantes expõem a si mesmos e
aqueles que os cercam a inúmeras substâncias tóxicas e que causam doenças
respiratórias, cardiocirculatórias e neoplasias, são essenciais políticas públicas
que monitorem e desestimulem o consumo de tabaco¹.
Atualmente,
percebe-se que as gerações da década de 90 não construíram o hábito de
fumar como das décadas anteriores, e isso implica na educação em saúde
necessária para estas pessoas com mais experiências, onde discurso de fumar há
anos seja o maior empecilho para iniciar a tentativa de abandonar este hábito.
Fica
evidente que a educação em saúde com estes clientes precisa ser renovada,
repensada e recriada, para que hábitos e tabus sejam quebrados de forma
consistente, com consciência e autonomia por parte dos clientes.
Concomitante
a esta preocupação, a HAS contribui para uma elevada mortalidade
cardiovascular em todo o país. Conhecer a distribuição dos fatores de risco (FR)
para HA em grupos populacionais é essencial para a redução desse importante
problema de saúde pública.²
Neste
sentido, a enfermagem encontra-se em uma posição propícia para o ensino de
estratégias voltadas para o desafio de abandonar o vício do cigarro, assim
como explicar suas complicações, fatores de risco, e associa-lo a outras doenças,
como por exemplo HA.
Frente
ao exposto, a razão pela qual se deve ensinar os malefícios e prejuízos que o
tabagismo associado com HAS pode causar é evidente, tornando o “Por que” se
ensinar estratégias para conseguir parar de fumar para o(a) cliente com HAS óbvio,
entretanto o “Como” foi um grande desafio.
PLANO
DE ENSINO
A
maior problemática resumiu-se em uma questão: o que é um objetivo de
aprendizagem no contexto de um planejamento de ensino? Qual seria a dificuldade
em elaborar um objetivo de aprendizagem para um cliente tabagista com HAS? Estas
questões foi um desafio para autora e sua mentora, que no papel de educadora
mostrou todos os caminhos possíveis, entretanto deixou as pedras.
Identificou-se
a proposta na dimensão problematizadora do processo ensino-aprendizagem para a
disciplina: aprendizagem baseada em problemas, que é uma abordagem onde os
estudantes lidam com problemas, previamente elaborados, em pequenos grupos, com
a supervisão de um tutor. Os problemas são, geralmente, descrições de um fenômeno
ou evento a ser analisado pelo grupo, usando, inicialmente, o conhecimento prévio.
A partir daí, os estudantes procuram entender os processos subjacentes,
surgindo as interrogações. Essas constituem os objetivos do aprendizado e
servirão como conteúdo de estudo individual e coletivo.³
Como
estratégia de ensino a autora adotou a demonstração por entender que esta técnica
abrange vários níveis de escolaridade e se faz prática um conteúdo muitas
vezes passado de forma teórica, sendo assim , mais atrativo.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
A disciplina se dá em ambiente vistual, através do
sistema de Educação em saúde on-line, onde cada aluno faz um cadastro no site
e passa ser gerenciado pela professora da disciplina. Durante um semestre o
aluno necessita ter acesso semanal para completar as atividades e exercícios
proposto. Foruns e tópicos são disponibilizados para dúvidas, discussões e
trocas de experiência entre os alunos a respeito das atividades.
A ideia principal é que haja discussões entre os alunos que estão
cursando a disciplina, onde um possa ajudar o outro, levantar erros, sugerir
soluções e avaliações uns dos outros. A intenção é que torne uma sala de
aula onde não haja um professor julgando ou avaliando mas um grupo de alunos
trocando experiências e dificuldades para alcançar os objetivos de
aprendizagem propostos pela professora.
Como avaliação final, cada aluno deveria criar uma vídeo aula de 7
minutos onde fosse abordado uma habilidade de autocuidado para o (a) cliente com
HAS e uma tema de escolha, como colesterol, atividade fisica, alimentação saudável
entre outros. Foi escolhido pela autora o tabagismo, pois este se faz um dos
principais fatores de risco para HAS frente a ação da nicotina nos vasos sanguíneos.
Durante todo o semestre os alunos tinham subsídios de artigos, livros, vídeos
e apresentações sugeridas pela professora para ajudar na construção de
ideias e conceitos assim como novas ferramentas de apresentações e recurso
audiovisual. Por tratar de uma disciplina sequencial, onde o aluno já deveria
ter passado por PPE I e PPE II, alguns conhecimentos e experiências quanto a prática
de educação foram cobrados.
Processo
de realização da videoaula:
A vídeo aula elaborada pela autora teve como titulo: Não
consigo parar de fumar. O que devo fazer? Onde a mesma demonstrou uma técnica
de relaxamento que supostamente é encontrada no ato de tragar. Seu público
alvo é fumantes hipertensos que almejam parar de fumar e não
conseguem.Seu objetivo é relaxar sem precisar fumar e sua técnica de ensino
foi a demonstração. Como avaliação de sua vídeo aula, a autora solicitou ao
final do vídeo que fosse enviado um email para o endereço disponibilizado,
contanto como a vídeo aula ajudou e se foi útil para relaxar sem precisar
fumar.
ANÁLISE
E INTERPRETAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DA VIDEOAULA
Estamos vivendo uma era onde a internet é a mediadora de praticamente
todos os processos, seja na área da saúde, judicial, esportiva ou lazer, e
isso faz com que os profissionais de saúde repensem as formas como educar seus
clientes no que diz respeito a autocuidado de certas enfermidades, seja crônica
ou não.
Além
disso, por ser tratar de um curso onde a licenciatura e bacharelado faziam parte
do plano pedagógico, foi um desafio articular estratégias, técnicas e
objetivos de ensino com o conteúdo da área de saúde escolhido: HAS e
tabagismos. Ficou evidente que as duas disciplinas anteriores de licenciatura (PPE
I e PPE II) não foram sozinhas, suficiente para fornecer conhecimentos acerca
de toda problematização para elaboração de um objetivo de ensino, seja ele
para o próprio aluno ou para o cliente em questão.
Durante
o semestre, foram realizados alguns encontros e orientação via email, onde a
professora insistentemente mostrou aos alunos várias técnicas de ensino,
taxonomias, avaliações entre outros conteúdos, tentando desta forma se tornar
presente mesmo estando em ambiente virtual.
Através
da vídeo aula, o cliente assiste uma demonstração de uma técnica de
relaxamento onde o mesmo pode ver passo a passo como realizar a atividade
proposta. A idéia é mostrar que o relaxamento encontrado no ato de tragar nada
mais é que um exercício de respiração, desmitificando que cigarro acalma
onde na verdade o que acalma é todo o processo de parar, respirar, soltar o ar,
relaxar o corpo.
Para
que a autora tenha um feedback a vídeo
aula, a mesma disponibilizou um endereço de email, convidando a todos que
assitiram a darem sua opinião sobre como aquele vídeo ajudou a resistir a
tentação do “stress” para fumar, esperando desta forma uma avaliação
sobre seu trabalho.
CONCLUSÃO
Diante
de todo conhecimento cientifico acerca da área de saúde, a forma como cada
profissional pode e/ou deve ensinar seus clientes não é um assunto muito
discutido durante a graduação, o que torna muito difícil para o aluno quando
confrontado por uma disciplina que seu foco é o ensinar, e não somente a doença
ou diagnostico.
Sabe-se
que o enfermeiro é um profissional que lida diretamente com o cliente seja em
uma consulta de enfermagem ou em um procedimento, e faz-se um instrumento de
educação em saúde, entretanto, será que este profissional está consciente
do processo de aprendizagem que estabelece para seu cliente? Este profissional
faz-se claro em suas orientações e diagnósticos?
Atraves
da criação de uma simples tarefa, a videaula, onde a mesma tinha um simples
objetivo: ensinar um autocuidado, foi possível perceber que existe muitas
duvidas e incertezas quanto ao planejamento de uma atividade de educação em saúde,
podendo ser esta uma razão para tantas campanhas e eventos não acontecerem com
êxito esperado.
Fica
a reflexão sobre a necessidade de se estudar o como ensinar e aprender, para
que todo conhecimento cientifico construído na academia cientifica não seja em
vão ou apenas mais um bom profissional de prática assitencial.
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