Qual
melhor exercício para o controle da minha pressão: Um relato de experiência
de uma videoaula.
Cruz,
Isabel, Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da
Universidade Federal Fluminense.
RESUMO. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo tema principal aborda Hipertensão Arterial Sistêmica que é considerada um dos principais fatores de risco para a morbidade e mortalidade cardiovascular, e a eficácia da prática de exercícios aeróbicos no controle da Pressão que de maneira geral são hoje usualmente recomendados devido aos hábitos de vida que a população vem adotando. Na tentativa de promover o autocuidado, uma videoaula com duração de 7 minutos foi realizada e direcionada a um determinado grupo de pessoas portadoras de Hipertensão Arterial. A realização da videoaula se deu em duas etapas: Planejamento e Implementação. Esta tem moldes de uma palestra e demonstra alguns exemplos de forma ilustrativa.
Palavras
chave: Hipertensão Arterial, Exercício
Aeróbico, Hábito de vida saudável.
Keywords:
Hypertension,
Aerobic Exercise, Habit Healthy Life.
Hipertensão
Arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg
e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que
não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.1
A
Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças
cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações
mais comuns como acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio, além
da doença renal crônica terminal. 1
No
Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da
população de 40 anos ou mais. E esse número é crescente; seu aparecimento
está cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% das crianças e
adolescentes também sejam portadoras. (...). 1
Cursa
em sua maioria de forma assintomática, tornando dificultoso o diagnóstico e o
tratamento é frequentemente negligenciado, somando-se a isso a baixa adesão,
por parte do paciente, ao tratamento prescrito. Estes são os principais fatores
que determinam um controle muito baixo da HAS aos níveis considerados normais
em todo o mundo, a despeito dos diversos protocolos e recomendações existentes
e maior acesso a medicamentos.
(..)
deduz-se que a hipertensão é uma condição multifatorial. 2
Para
que a hipertensão se manifeste é necessário que haja uma mudança em um ou
mais fatores relacionados ao débito cardíaco e a resistência periférica.
Bem
como, somados a estes, deve haver a existências relacionados aos sistemas
controle do organismo que monitorem ou regulem a pressão. 2
São
estes os fatores:
·
Atividade aumentada do
sistema nervoso simpático relacionada com a disfunção do sistema nervoso autônomo;
·
Reabsorção renal
aumentada de sódio, cloreto e água relacionada com uma variação genética
nas vias pelas quais os rins manuseiam o sódio;
·
Atividade aumentada do
sistema renina – angiotensina – aldosterona, resultando em expansão do
volume de líquido extracelular e resistência vascular sistêmica aumentada;
·
Vasodilatação diminuída
das arteríolas relacionada com a disfunção do endotélio vascular e
·
Resistência à ação
da insulina, que pode ser um fator comum que associa a hipertensão, o diabetes
melito do tipo 2, a hipertrigliceridemia, a obesidade e à intolerância à
glicose.
Existem
dois tipos de Hipertensão: Hipertensão
primária – pressão arterial elevada por uma etiologia não identificada.
Hipertensão
Secundária – pressão
arterial elevada relacionada com causas identificáveis. 2
Diante da problemática ‘qual melhor exercício para o controle da minha pressão’, e após pesquisas em artigos, livros e auxílio virtual chega-se a conclusão que os melhores exercícios para o controle da mesma são os aeróbicos devido à maneira como fazem os músculos se movimentarem e obtenção de oxigênio e energia para o organismo. O objetivo principal da videoaula é demonstrar e comprovar a eficácia da prática de exercícios aeróbicos através da mensuração diária da P.A antes e durantes a realização dos mesmos num período pré-estabelecido. A forma de avaliação mais adequada é propor aos espectadores do vídeo que comprovem através de dados obtidos pela verificação diária da Pressão Arterial Sistêmica a manutenção de uma P.A saudável devido a prática de exercício físico.
É
incontestável que a adoção de hábitos de vida saudáveis que incluam uma
alimentação balanceada e a prática de atividade física, como, os exercícios
aeróbicos auxiliem no controle e até mesmo na redução da pressão arterial. 3
Uma
nutrição rica em hortaliças: legumes e verduras, frutas, sucos naturais e em
porções fracionadas ao longo do dia oferece ao organismo nutrientes como
vitaminas e sais minerais importantes para a formação de novas células, bem
como a obtenção de energia para o corpo. 4
Para
auxiliar no preparo de uma nutrição mais adequada pode se consultar a Tabela
da Pirâmide Alimentar que orienta no
preparo de uma dieta saudável, trata-se de um guia alimentar
geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população
saudável, acima de 2 anos de idade. 4
Quanto
à prática de atividade física, especificamente exercícios físicos, os mais
indicados para o controle da pressão arterial são os aeróbicos.
Exercícios
aeróbicos são aqueles que temos condições de suportar por períodos
prolongados, sem nos sentirmos desconfortáveis ou fatigados, com predomínio do
sistema de produção de energia em que o oxigênio tem participação direta. 5
À
medida que os exercícios se tornam parte da nossa rotina, vamos melhorando
nosso condicionamento físico e, também, o nosso organismo passa a utilizar o
oxigênio mais precocemente e com mais eficiência. 5
Os tipos mais comuns de exercícios aeróbicos são: caminhada de maneira continua e acelerada, natação, corrida curtas, musculação, pedalar, dançar, entre outras atividades.
Este tipo de exercício movimenta uma grande quantidade de músculos fazendo com que haja ‘queima’ de calorias contribuindo para redução de peso e controle da P.A (pressão arterial). Entendendo fisiologicamente como essa ‘queima’ de calorias acontece: Quando se pratica exercícios aeróbios, ocorre que as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Comparando com o exercício anaeróbio, que são de maior intensidade e de menor duração ocorre que, neste caso, nos primeiros segundos o organismo quebra o ATP (molécula que armazena energia) que existe em estoque dentro das células musculares e só depois passa a transformar a glicose existente no corpo em ATP para poder continuar a usá-la. Em exercícios aeróbios, que são de menos intensidade, porém de grande duração, o corpo irá exigir muito mais energia, porém terá mais tempo para produzi-la. Neste caso a glicose se transforma em ácido pirúvico que entra na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produz a enzima Aacetil-coA que por fim reage com o oxigênio da respiração e produz em torno de dezoito vezes mais ATP do que os exercícios anaeróbios. Mas, como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade e então passa a utilizar às moléculas de gordura no lugar da glicose para produzir energia. Por isso, o exercício aeróbio consome não só a gordura dos músculos como a de outras partes do corpo. E assim é feito o esquema dos músculos.
Mas antes de ter a iniciativa de praticar qualquer atividade física e/ ou adotar uma dieta saudável, é preciso buscar a ajuda de um profissional qualificado para tal. Somente um médico (a) pode avaliar o condicionamento físico de uma pessoa e indicar o melhor exercício para ela realizar, assim também são as (os) nutricionistas que devem ser consultadas para a elaboração de uma dieta que mais se adeque a cada um particularmente tanto em questões de cunho financeiro bem como questões de necessidade alimentar sem prejuízo de outras funções.
Dicas para realizar exercício físico: Não obrigue o corpo a grandes e insuportáveis esforços; Pergunte ao médico se sua pressão já está controlada e se você já pode começar a se exercitar; Faça um teste ergométrico (caminhar na esteira ou pedalar e meça sua pressão e a sua frequência cardíaca) durante a realização destes, um profissional educador físico pode ajudar; A intensidade dos exercícios deve ser de leve a moderada pelo menos 30 minutos / dia e 3 (três) vezes por semana.
Processo
de realização da videoaula
Planejamento
Neste
semestre e mais especificamente no 8 º período cursamos a disciplina PPE III
(Pesquisa e Prática de Ensino III) numa plataforma de Educação em saúde
online, que dispõe de atividades diversas que fazem parte de um projeto a serem
cumpridas num prazo de geralmente uma semana. A disciplina disponibiliza
artigos, vídeos, entre outros tipos de atividades, a utilização de novas
ferramentas como Prezzi e a própria elaboração da videoaula que requer dos
alunos a utilização de algo pouco usado o que contribui e enriqueceu o
aprendizado.
A
videoaula tem como título ‘Qual o melhor exercício para o controle da minha
pressão: um relato de experiência’. A videoaula tem duração de 7 (sete)
minutos e acontece em forma de palestra ilustrada abordando os temas Hipertensão
Arterial e a eficácia da prática de exercícios aeróbicos no controle da
pressão.
Implementação
Nesta
fase é realizada a elaboração da videoaula, onde foi feito o arranjo e os
preparativos para tal. Selecionei imagens que ilustrassem os tipos mais comuns
de exercícios aeróbicos praticados pelas pessoas de forma que quem assista à
palestra possa ter ideia de como fazê-los e onde procura-los. Os slides foram
construídos em cima do tema principal Hipertensão e a eficácia do Exercício
Aeróbico no controle desta. A gravação de um texto sobre o tema e de acordo
com cada slide foi produzida e posteriormente a junção da palestra ditada por
mim com sua respectiva ilustração no slide.
Disponível em: http://www.4shared.com/video/gErCoNo1/Qual_melhor_exerccio_para_cont.html
Realizar está videoaula foi de suma importância para o meu currículo acadêmico, tive dificuldades em fazer a junção da minha voz ditando a palestra com as imagens que selecionei para ilustrarem o que estava sendo dito, ainda na elaboração do plano de aula que deu sequência a esta videoaula, ocorreram diversas dúvidas e erros que depois foram corrigidos pela docente prof. Dra. Isabel Cruz. Para a realização desta (videoaula) foi necessário buscar bibliografias atualizadas e assistir algumas outras videoaulas que deram ‘suporte’ de como inicia-las.
CONCLUSÃO
A
realização da videoaula contribuiu para o meu aprendizado visto que me inseriu
em meios poucos habituais dos utilizados ao longo de toda graduação,
permitindo a possibilidade de manusear novas ferramentas de ensino e com isso
adquirir novas experiências para umas das maiores senão a maior atuação do
Enfermeiro, que tem o papel de Educador, ou seja, a função de empoderar o
cliente/ paciente para que este tenha autonomia suficiente para cuidar de si e
de outros. O objetivo principal da
videoaula é demonstrar uma técnica de ensino ao cliente que neste caso está
relacionado a Hipertensão Arterial e Atividade Física e pedir que ele repita o
que lhe foi orientado. Essa é uma das muitas formas de avaliação que o
educador- enfermeiro pode utilizar para saber se o que ele tentou passar
realmente ficou compreendido para o ouvinte. Na elaboração desta videoaula
ferramentas como o PREZZI e o MOVIE
MAKER foram utilizados, além de buscas em bibliotecas virtuais, artigos e
revistas que dessem o embasamento teórico para a realização desta atividade.
1BRASIL.
Ministério da Saúde. Cadernos
de Atenção Básica nº 15. Hipertensão
Arterial Sistêmica. Brasília DF, 2006.
2
Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico – Cirúrgica. [editores] Suzane C.
Smeltzer...[et.al].Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
3
Site: Hábitos de vida saudável.
Disponível em: < http://www.paho.org/bireme/index.php?id=219%3Ao-dia-mundial-do-coracao-2013-preconiza-habitos-de-vida-saudavel-desde-a-infancia&option=com_content
>.
Acessado
em: 11/12/2013.
4
Site: Só nutrição. Disponível em:
< http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/> .
Acessado
em: 11/12/2013.
5
Site: ABC da Saúde. Disponível
em: < EXERCÍCIOS AERÓBICOS - ABC da Saúde
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?728#ixzz2nOyhVyU3 >. Acessado em:
11/12/2103.
6 Exercício
Físico Regular e Controle Autonômico na Hipertensão Arterial-
LATERZA,M.C; AMARO, G; NEGRÃO, C.E; RONDON, M.U.P.B. Rev.
SOCERJ. 2008;21(5):320-328
setembro/outubro
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).