Boletim NEPAE-NESEN

Qual melhor exercício para o controle da minha pressão: Um relato de experiência de uma videoaula.

 What is the best exercise to control my blood pressure: An experience report of a videoaula.

 Silva, Janaína Carneiro de Souza da Acadêmica do 8° período do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Cruz, Isabel, Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da Universidade Federal Fluminense.

 

RESUMO. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência cujo tema principal aborda Hipertensão Arterial Sistêmica que é considerada um dos principais fatores de risco para a morbidade e mortalidade cardiovascular, e a eficácia da prática de exercícios aeróbicos no controle da Pressão que de maneira geral são hoje usualmente recomendados devido aos hábitos de vida que a população vem adotando. Na tentativa de promover o autocuidado, uma videoaula com duração de 7 minutos foi realizada e direcionada a um determinado grupo de pessoas portadoras de Hipertensão Arterial. A realização da videoaula se deu em duas etapas: Planejamento e Implementação. Esta tem moldes de uma palestra e demonstra alguns exemplos de forma ilustrativa.

Palavras chave: Hipertensão Arterial, Exercício Aeróbico, Hábito de vida saudável.

 ABSTRACT. The present work it is an experience report discusses the main theme Hypertension is considered a major risk factor for cardiovascular morbidity and mortality and the efficacy of aerobic exercise in controlling the pressure that generally are today usually recommended due to the lifestyle that the population has adopted. In an attempt to promote self-care, one videoaula lasting 7 minutes was performed and directed at a particular group of people suffering from Hypertension. The realization of videoaula occurred in two stages: Planning and Implementation. The videoaula molds have a talk and demonstrates some examples illustratively

Keywords: Hypertension, Aerobic Exercise, Habit Healthy Life.

 

 Introdução

Hipertensão Arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.1

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações mais comuns como acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. 1

 

No Brasil são cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos ou mais. E esse número é crescente; seu aparecimento está cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras. (...). 1

 

Cursa em sua maioria de forma assintomática, tornando dificultoso o diagnóstico e o tratamento é frequentemente negligenciado, somando-se a isso a baixa adesão, por parte do paciente, ao tratamento prescrito. Estes são os principais fatores que determinam um controle muito baixo da HAS aos níveis considerados normais em todo o mundo, a despeito dos diversos protocolos e recomendações existentes e maior acesso a medicamentos.

 

(..) deduz-se que a hipertensão é uma condição multifatorial. 2

 

Para que a hipertensão se manifeste é necessário que haja uma mudança em um ou mais fatores relacionados ao débito cardíaco e a resistência periférica.

Bem como, somados a estes, deve haver a existências relacionados aos sistemas controle do organismo que monitorem ou regulem a pressão. 2

 

São estes os fatores:

·        Atividade aumentada do sistema nervoso simpático relacionada com a disfunção do sistema nervoso autônomo;

·        Reabsorção renal aumentada de sódio, cloreto e água relacionada com uma variação genética nas vias pelas quais os rins manuseiam o sódio;

·        Atividade aumentada do sistema renina – angiotensina – aldosterona, resultando em expansão do volume de líquido extracelular e resistência vascular sistêmica aumentada;

·        Vasodilatação diminuída das arteríolas relacionada com a disfunção do endotélio vascular e

·        Resistência à ação da insulina, que pode ser um fator comum que associa a hipertensão, o diabetes melito do tipo 2, a hipertrigliceridemia, a obesidade e à intolerância à glicose.

 

Existem dois tipos de Hipertensão: Hipertensão primária – pressão arterial elevada por uma etiologia não identificada.

Hipertensão Secundária – pressão arterial elevada relacionada com causas identificáveis. 2

 Situação problema

 

Diante da problemática ‘qual melhor exercício para o controle da minha pressão’, e após pesquisas em artigos, livros e auxílio virtual chega-se a conclusão que os melhores exercícios para o controle da mesma são os aeróbicos devido à maneira como fazem os músculos se movimentarem e obtenção de oxigênio e energia para o organismo. O objetivo principal da videoaula é demonstrar e comprovar a eficácia da prática de exercícios aeróbicos através da mensuração diária da P.A antes e durantes a realização dos mesmos num período pré-estabelecido. A forma de avaliação mais adequada é propor aos espectadores do vídeo que comprovem através de dados obtidos pela verificação diária  da Pressão Arterial Sistêmica a manutenção de uma P.A saudável devido a prática de exercício físico.

 Plano de ensino

 

É incontestável que a adoção de hábitos de vida saudáveis que incluam uma alimentação balanceada e a prática de atividade física, como, os exercícios aeróbicos auxiliem no controle e até mesmo na redução da pressão arterial. 3

 

Uma nutrição rica em hortaliças: legumes e verduras, frutas, sucos naturais e em porções fracionadas ao longo do dia oferece ao organismo nutrientes como vitaminas e sais minerais importantes para a formação de novas células, bem como a obtenção de energia para o corpo. 4

 

Para auxiliar no preparo de uma nutrição mais adequada pode se consultar a Tabela da Pirâmide Alimentar que orienta no preparo de uma dieta saudável, trata-se de um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade. 4

 

Quanto à prática de atividade física, especificamente exercícios físicos, os mais indicados para o controle da pressão arterial são os aeróbicos.

Exercícios aeróbicos são aqueles que temos condições de suportar por períodos prolongados, sem nos sentirmos desconfortáveis ou fatigados, com predomínio do sistema de produção de energia em que o oxigênio tem participação direta. 5

À medida que os exercícios se tornam parte da nossa rotina, vamos melhorando nosso condicionamento físico e, também, o nosso organismo passa a utilizar o oxigênio mais precocemente e com mais eficiência. 5

Os tipos mais comuns de exercícios aeróbicos são: caminhada de maneira continua e acelerada, natação, corrida curtas, musculação, pedalar, dançar, entre outras atividades.

Este tipo de exercício movimenta uma grande quantidade de músculos fazendo com que haja ‘queima’ de calorias contribuindo para redução de peso e controle da P.A (pressão arterial). Entendendo fisiologicamente como essa ‘queima’ de calorias acontece: Quando se pratica exercícios aeróbios, ocorre que as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Comparando com o exercício anaeróbio, que são de maior intensidade e de menor duração ocorre que, neste caso, nos primeiros segundos o organismo quebra o ATP (molécula que armazena energia) que existe em estoque dentro das células musculares e só depois passa a transformar a glicose existente no corpo em ATP para poder continuar a usá-la. Em exercícios aeróbios, que são de menos intensidade, porém de grande duração, o corpo irá exigir muito mais energia, porém terá mais tempo para produzi-la. Neste caso a glicose se transforma em ácido pirúvico que entra na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produz a enzima Aacetil-coA que por fim reage com o oxigênio da respiração e produz em torno de dezoito vezes mais ATP do que os exercícios anaeróbios. Mas, como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade e então passa a utilizar às moléculas de gordura no lugar da glicose para produzir energia. Por isso, o exercício aeróbio consome não só a gordura dos músculos como a de outras partes do corpo. E assim é feito o esquema dos músculos.

Mas antes de ter a iniciativa de praticar qualquer atividade física e/ ou adotar uma dieta saudável, é preciso buscar a ajuda de um profissional qualificado para tal. Somente um médico (a) pode avaliar o condicionamento físico de uma pessoa e indicar o melhor exercício para ela realizar, assim também são as (os) nutricionistas que devem ser consultadas para a elaboração de uma dieta que mais se adeque a cada um particularmente tanto em questões de cunho financeiro bem como questões de necessidade alimentar sem prejuízo de outras funções.

Dicas para realizar exercício físico: Não obrigue o corpo a grandes e insuportáveis esforços; Pergunte ao médico se sua pressão já está controlada e se você já pode começar a se exercitar; Faça um teste ergométrico (caminhar na esteira ou pedalar e meça sua pressão e a sua frequência cardíaca) durante a realização destes, um profissional educador físico pode ajudar; A intensidade dos exercícios deve ser de leve a moderada pelo menos 30 minutos / dia e 3 (três) vezes por semana.

 

Processo de realização da videoaula

 

Planejamento

Neste semestre e mais especificamente no 8 º período cursamos a disciplina PPE III (Pesquisa e Prática de Ensino III) numa plataforma de Educação em saúde online, que dispõe de atividades diversas que fazem parte de um projeto a serem cumpridas num prazo de geralmente uma semana. A disciplina disponibiliza artigos, vídeos, entre outros tipos de atividades, a utilização de novas ferramentas como Prezzi e a própria elaboração da videoaula que requer dos alunos a utilização de algo pouco usado o que contribui e enriqueceu o aprendizado.

A videoaula tem como título ‘Qual o melhor exercício para o controle da minha pressão: um relato de experiência’. A videoaula tem duração de 7 (sete) minutos e acontece em forma de palestra ilustrada abordando os temas Hipertensão Arterial e a eficácia da prática de exercícios aeróbicos no controle da pressão.

Implementação

Nesta fase é realizada a elaboração da videoaula, onde foi feito o arranjo e os preparativos para tal. Selecionei imagens que ilustrassem os tipos mais comuns de exercícios aeróbicos praticados pelas pessoas de forma que quem assista à palestra possa ter ideia de como fazê-los e onde procura-los. Os slides foram construídos em cima do tema principal Hipertensão e a eficácia do Exercício Aeróbico no controle desta. A gravação de um texto sobre o tema e de acordo com cada slide foi produzida e posteriormente a junção da palestra ditada por mim com sua respectiva ilustração no slide.

Disponível em: http://www.4shared.com/video/gErCoNo1/Qual_melhor_exerccio_para_cont.html

 Análise e interpretação da experiência da videoaula

Realizar está videoaula foi de suma importância para o meu currículo acadêmico, tive dificuldades em fazer a junção da minha voz ditando a palestra com as imagens que selecionei para ilustrarem o que estava sendo dito, ainda na elaboração do plano de aula que deu sequência a esta videoaula, ocorreram diversas dúvidas e erros que depois foram corrigidos pela docente prof. Dra. Isabel Cruz. Para a realização desta (videoaula) foi necessário buscar bibliografias atualizadas e assistir algumas outras videoaulas que deram ‘suporte’ de como inicia-las.

CONCLUSÃO

 

A realização da videoaula contribuiu para o meu aprendizado visto que me inseriu em meios poucos habituais dos utilizados ao longo de toda graduação, permitindo a possibilidade de manusear novas ferramentas de ensino e com isso adquirir novas experiências para umas das maiores senão a maior atuação do Enfermeiro, que tem o papel de Educador, ou seja, a função de empoderar o cliente/ paciente para que este tenha autonomia suficiente para cuidar de si e de outros.  O objetivo principal da videoaula é demonstrar uma técnica de ensino ao cliente que neste caso está relacionado a Hipertensão Arterial e Atividade Física e pedir que ele repita o que lhe foi orientado. Essa é uma das muitas formas de avaliação que o educador- enfermeiro pode utilizar para saber se o que ele tentou passar realmente ficou compreendido para o ouvinte. Na elaboração desta videoaula ferramentas como o PREZZI e o MOVIE MAKER foram utilizados, além de buscas em bibliotecas virtuais, artigos e revistas que dessem o embasamento teórico para a realização desta atividade.

 REFERÊNCIAS

 

1BRASIL.     Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica nº 15. Hipertensão Arterial Sistêmica. Brasília DF, 2006.

2 Brunner & Suddarth Tratado de Enfermagem Médico – Cirúrgica. [editores] Suzane C. Smeltzer...[et.al].Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

3 Site: Hábitos de vida saudável. Disponível em: < http://www.paho.org/bireme/index.php?id=219%3Ao-dia-mundial-do-coracao-2013-preconiza-habitos-de-vida-saudavel-desde-a-infancia&option=com_content >.

 Acessado em: 11/12/2013.

4 Site: Só nutrição. Disponível em: < http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/> .

Acessado em: 11/12/2013.

5 Site: ABC da Saúde. Disponível em: < EXERCÍCIOS AERÓBICOS - ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?728#ixzz2nOyhVyU3 >. Acessado em: 11/12/2103.

6 Exercício Físico Regular e Controle Autonômico na Hipertensão Arterial- LATERZA,M.C; AMARO, G; NEGRÃO, C.E; RONDON, M.U.P.B. Rev. SOCERJ. 2008;21(5):320-328 setembro/outubro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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BNN - ISSN 1676-4893 

Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).