Vídeo
aula sobre o ensino da técnica de meditação para controle do stress para
clientes com Hipertensão arterial Sistêmica: Um relato de experiência.
Cruz,
Isabel, Professora Titular do Curso de Enfermagem e Licenciatura da
Universidade Federal Fluminense
RESUMO
Este
artigo trata de um relato de experiência sobre uma vídeo aula desenvolvida
para clientes portadores de hipertensão arterial sistêmica. Tem-se com o
objetivo, o ensino de uma técnica de meditação para controle do stress para
clientes portadores de HAS.A proposta da disciplina Prática e Pesquisa em
ensino III, do Curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem da Universidade
Federal Fluminense, foi desenvolvida uma vídeoaula para auxiliar e ajudar o
cliente no controle do seu stress. Descritores:
Enfermagem; Autocuidado; Hipertensão;Meditação;Stress.
ABSTRACT.
This
article is an experience report about a video lesson developed for
clients with hypertension. It has been aimed,the teaching of a meditation
techinique for stress control of patients with HAS. The
proposed discipline Practice and Research in Education III for Undergraduate
Degree in Nursing in Universidade Federal Fluminense was developed a video
lesson to assist and help the patient to control for in himself a natural way
his stress.
Keywords:
Nursing; selfcare; Hypertension; Meditation; Stress
A
Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais freqüente das doenças
cardiovasculares. É também o principal fator de risco para as complicações
mais comuns como acidente vascular cerebral e infartoagudo do miocárdio, além
da doença renal crônica termina. Por ser na maior parte do seu curso assintomática,
seu diagnóstico e tratamento é freqüentemente negligenciado, somando-se a
isso a baixa adesão, por parte do paciente, ao tratamento prescrito. Estes são
os principais fatores que determinam um controle muito baixo da HAS aos níveis
considerados normais em todo o mundo, a despeito dos diversos protocolos e
recomendações existentes e maior acesso a medicamentos.¹
Modificações
de estilo de vida são de fundamental importância no processo terapêutico e na
prevenção da hipertensão. Alimentação adequada, sobretudo quanto ao consumo
de sal, controle dopeso, prática de atividade física, tabagismo e uso
excessivo de álcool são fatores de risco que devem ser adequadamente abordados
e controlados, sem o que, mesmo doses progressivas de medicamentos não resultarão
alcançar os níveis recomendados de pressão arterial.¹A hipertensão
arterial, ainda que não tenha causa única, resultando da interação de inúmeros
fatores, tem entre eles o estresse crônico. Num estudo longitudinal pessoas com
níveis normais de pressão arterial foram avaliadas quanto a sua propensão à
ansiedade e seguidas por 18 a 20 anos, observando-se que aquelas com alto nível
de ansiedade tiveram um risco duas vezes maior de desenvolverem hipertensão
arterial.A hipertensão arterial pode favorecer a hipertrofia do ventrículo
esquerdo, além de facilitar a ocorrência de fissuras nas paredes internas das
artérias, especialmente em suas bifurcações, contribuindo para a ocorrência
de outros processos patológicos.²
Já
falando da teoria do autocuidado,a teoria de Dorothéa Orem publicada em 1985,
descreve, que as pessoas desejam e podem se tornar aptas ao seu autocuidado,
podendo os profissionais de Enfermagem assumir esta tarefa quando não estão em
condições de fazê-lo. A atuação do enfermeiro mediante a compreensão de
que o ser humano deve ser visto em três requisitos de autocuidado (universais,
desenvolvimentais e nos desvios da saúde), cuja interação enfermeiro-pessoa
é fundamental para o estabelecimento e alcance
de metas de saúde, propiciando o desenvolvimento de potencialidades no cliente,
pessoa e comunidade.³
A
teoria do autocuidado de Orem engloba o autocuidado, a atividade de autocuidado
e a exigência terapêutica de autocuidado. O autocuidado é a prática de
atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício
para a manutenção da vida e do bem-estar. A atividade de autocuidado constitui
uma habilidade para engajar-se em autocuidado. A exigência terapêutica de
autocuidado constitui a totalidade de ações de autocuidado, através do uso de
métodos válidos e conjuntos relacionados de operações e ações.
³
.
A meditação, caracterizada como o treino da atenção plena à consciência do
momento presente, tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e
emocional. 4
Mais
recentemente, a meditação tem sido bastante pesquisada e empregada na linha da
psicologia cognitivo-comportamental. Além de influenciar mudanças
comportamentais, como a redução do estresse e ansiedade.
De
acordo com a literatura científica, a prática meditativa pode ser divida em
duas formas principais:
a)
concentrativa - quando há o treino da atenção sobre um único foco,
como a respiração, a contagem sincronizada à respiração, um mantra ou algum
som,entre outros; sempre que houver uma distração, o praticante deve
simplesmente retornar sua atenção ao
foco;
b) mindfulness - caracterizada pela consciência da experiência do
momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhum tipo de elaboração
ou
julgamento
é utilizado. À medida que estímulos internos ou externos atingem a consciência
do praticante, este simplesmente os observa e, assim como surgiram, deixa-os
sumir, sem qualquer reflexão ou ruminação.
Os
efeitos da meditação sentada e silenciosa vêm sendo amplamente investigados
em diversos contextos, dos o campo da saúde mental e física é um dos
principais. Quanto à cognição, por exemplo, estudos têm apontado que a prática
meditativa pode influenciar positivamente alguns estilos de pensamento e
sistemas cognitivos. Foi observado que
o
treino da meditação pode auxiliar na redução depensamentos distrativos e
ruminativos.,além de propiciar um estilo cognitivo de maior aceitação (Bishop
et al., 2004; Easterlin & Cardeña, 1998).Ademais, a própria meditação
pode constituir-se comouma estratégia de coping adaptativa, uma vez que
se mostrou mais eficaz para o controle e redução de afetos negativos
induzidos, em comparação à ruminação e à distração.Este padrão também
foi evidenciado em uma pesquisa qualitativa, a qual detectou que os
trabalhadores
que participaram de uma intervenção com meditação para gerenciamento de
estresse no trabalho relataram estratégias de coping mais positivas,
como a percepção de maior autoeficácia e menor responsividade ao estresse.
4
Metodologia
Este
estudo foi construído com base em um relato de experiência vivenciado por uma
acadêmica de enfermagem do 8º período.
Este estudo foi construído por base de graduação da Universidade Federal
Fluminense durante disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino III no período
de setembro a dezembro de 2013. Para a realização desse estudo, foi
realizada uma pesquisa retrospectiva, de caráter qualitativa, descritiva
bibliográfica.A realização da coleta de dados foi durante o período letivo
através de busca de artigos científicos em base de dados, teses e livros.Ao
decorrer da disciplina, que foi realizada online tendo apenas três encontros
presenciais,a professora articulava com nós, alunos, através de uma plataforma
virtual de Ensino.Lá, continham inúmeras atividades no qual tínhamos que
acompanhar e obter base para a realização da Video-aula. Aprendemos sobre o
conceito de Andragogia, onde fizemos um comparativo AndragogiaxPedagogia
;conhecemos a Taxonomia de BLOOM, e sobre o que são os objetivos de
aprendizagem.Tivemos acesso a uma gama de artigos teses vídeo aulas para que
realizássemos atividades em relação ao conteúdo.Esses conteúdos e conceitos
foram todos direcionados a clientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica,
para nós alunos aprendermos a lidar com a condição do cliente ser hipertenso
e assim poder construir bases para realizar orientações de autocuidado a esse
cliente.
O
temas da vídeo-aula, que abordavam orientações para o autocuidado do cliente
com HAS, foram escolhidos na plataforma virtual de Ensino,entre os acadêmicos
de Enfermagem. O tema em questão foi da prática de meditação para controle
do stress pelos clientes portadores de HAS.
Logo,
o tema da vídeo aula foi voltada para todos que queriam aprender uma técnica
de meditação para o controle do stress, porém, com enfoque nos clientes
hipertensos, uma vez que sabemos que para o desenvolvimento da Hipertensão
arterial Sistêmica não existe somente um fator causador, e sim uma combinação
de fatores, e o stress é um dos fatores modificáveis e o que o cliente pode,
se empoderando de uma técnica de autocuidado, modificar essa situação e
controlar o seu stress no dia-a-dia.
Resultado
e discurssão
Esses
ambientes virtuais de aprendizagem são estabelecidos como sistema de ensino e
aprendizagem integrados e abrangentes, capazes de promover o engajamento do
aluno5. Os ambiente virtuaistem
como intuito assegurar um processo continuado de aprendizagem através de
trocas, incentivado por um trabalho cooperativo entre sujeitos de diferentes
saberes. A interação e a cooperação possibilitaram ao aluno ter uma tomada
de decisão na construção da sua aprendizagem, apurando as informações e
atribuindo-lhes significados. 6
Com
isso, o aluno desenvolve a aprendizagem e como também, aprender com colegas e
professores de forma colaborativa e assumindo um papel de agente ativo dessa
aprendizagem. O professor é visto como o coordenador processo de ensino
aprendizagem, assumindo um papel de facilitador, abandonando o papel de
informador. 7
No
primeiro encontro presencial, fomos apresentados a professora, onde ela explicou
como seria o nosso desenvolvimento na plataforma virtual de Ensino.Foi realizado
o cadastro dos alunos e explicado que cada semana teria textos e atividades a
serem desenvolvidas virtualmente, e que deveriam ser encaminhadas até a
professora através do portal de aprendizagem.
No
segundo encontro presencial foi para a apresentação de duas atividades
desenvolvidas virtualmente. A primeira atividade foi elaborar um plano de
cuidado a um cliente Hipertenso.Para isso, colhemos dados de clientes
hipertensos em unidades de saúde de atenção Básica,na qual, nós acadêmicos
realizamos o estágio curricular do 8º período. Assim, traçamos um perfil
desse cliente hipertenso e também elaboramos um plano de cuidados.O projeto foi
apresentado através de uma plataforma que não conhecíamos,a plataforma prezi.Em
sala de aula, o projeto foi apresentado e aberto para a discussão entre os
colegas de turma e a professora, que questionou pontos importantes quanto a
elaboração do plano de ensino e cuidados para o cliente com hipertensão.Apesar
das dificuldades e anseios que essa atividade gerou em nós, alunos, a
professora se mostrou muito solicita em esclarecer todas as dúvidas e mostrar
como nós tínhamos que agira para conseguir um objetivo diante daquele
pacientes: uma mudança de comportamento para a realização de seu autocuidado.
Visto isso,foi realizada a seguinte questão principal para a realização do
plano da vídeo-aula:O que você deseja que seu cliente faça para manter a sua
P.A. nos níveis de 120x80?
O
terceiro encontro foi realizada as apresentações das vídeo-aulas produzidas
pelos acadêmicos e feito o encerramento da disciplina em seu âmbito
presencial.
Processo
e realização da vídeo-aula
Primeiramente,
realizamos o plano dessa vídeo-aula.O plano foi de extrema importância pois é
através dele que realizamos um roteiro guiado de todas as atividades que iríamos
mostrar durante aula.O plano de aula foi separado em 3 momentos:Introdução(como
iríamos introduzir o assunto ao auno),desevolvimento(qual técnica de ensino
iria ser utilizada, o que o aluno iria precisar como instrumento para realizar a
técnica de auto-cuidado) e síntese(como iríamos encerrar a video-aula) tudo
isso foi pensando em um cliente de baixa escolaridade e de baixa renda.Também
através do plano de aula identificamos como ele iria nos mostrar o que ele
aprendeu através da vídeo-aula, como uma forma de avaliação.Ensinar algo a
alguém não envolve somente a simples transmissão de uma informação, é
necessário que você obtenha uma resposta de seu aluno, afim de avaliar se seu
ensino foi compreendido ou não.No demais,nada adianta se você não questioná-lo
em relação ao que ele aprendeu, irá ser perda de tempo tanto pra quem ensina
quanto para quem aprende, e assim ele não desenvolverá a habilidade de se
autocuidar.
A
busca de artigos científicos e de vídeos na web
abordando o tema foi essencial para a montagem de um roteiro para a gravação
da videoaula.Busquei artigos científicos com um recorte temporal que
compreendesse os anos de 2008 a 2013, com os seguintes descritores: Hipertensão
e stress, fisiologia do stress, meditação e stress e hipertensão e meditação.O
tema visava passar aos clientes portadores de HAS uma técnica de controle de
stress. Escolhi uma técnica de fácil acessibilidade e de alcance de todos, que
foi a de meditação em um minuto.A elaboração do roteiro me guiou para que a
aula acontecesse durante o tempo o seu tempo estimado (7 minutos), que foi o
tempo programado pela professora.Assim, elaborei um texto de aproximadamente
sete minutos e gravei utilizando o recurso que disponha, o de gravador de voz do
meu celular.após isso, realizei a gravação de mim mesma utilizando uma câmera
demonstrando como seria a técnica da meditação em um minuto.
Assim,
busquei montar o vídeo da seguinte forma: selecionei figuras no buscador Google
que se relacionasse com o tema, e sincronizei com a gravação de voz. No
momento certo da narração, introduzi o vídeo com a técnica da meditação. O
vídeo começa perguntando ao usuário se ele já se sentiu estressado e como
ele se sente quando está nesse estado, mostrando também como seus sintomas
para que ele possa identificar se está stressado ou não, e efeitos maléficos
dos stress para a saúde.
No
desenvolvimento, apresentei a técnica da meditação em um minuto e tudo que
ele precisaria para realiza - lá. Fui guiando essa técnica passo a passo até
o seu desenvolvimento. Procurei esclarecer algumas dúvidas e mitos em relação
a prática da meditação e convidei o cliente a praticar a técnica
durante um minuto junto comigo.
Finalizei
o vídeo mostrando os benefícios da meditação para a saúde em geral, e
convidando o cliente a incorporar a meditação como prática do seu dia-a-dia e
mudar o seu comportamento. Como avaliação, pediria ao cliente para realizar a
técnica, conforme ensinado no vídeo e esclareceria eventuais dúvidas.
A
vídeoaula foi submetida e publicadono site youtube.com para uma avaliação da
docente responsável pela disciplina e
apresentação aos colegas de turma durante o último encontro presencial da
turma de PPE III.
No
último encontro foi avaliado a vídeo aula em sala e com todos os outros alunos
que fazem a disciplina, foram feitos comentários técnicos em sala e o foco do
comentário foi abordar o não foco ao autocuidado principal, porém a vídeo
aula foi de uma maneira clara e demonstrativa. O vídeo está disponível no
site do youtube através deste link: No último encontro foi avaliado a vídeo
aula em sala e com todos os outros alunos que fazem a disciplina, foram feitos
comentários técnicos em sala e o foco do comentário foi abordar o não foco
ao autocuidado principal, porém a vídeo aula foi de uma maneira clara e
demonstrativa. O vídeo está disponível no site do youtube através deste
link: http://www.youtube.com/watch?v=A52mBr5ALlI.
Conclusão:
A
disciplina proporcionou a nós alunos uma maneira única e diferente de ensinar.
Nunca durante a faculdade tinha tido contato com uma matéria online. Isso
proporcionou uma maneira diferente do professor a se relacionar com nós alunos,
onde ele não fez o simples papel de transmissão de informação. Nós alunos
também debatíamos no fórum virtual e aprendíamos uns com os outros. A
plataforma virtual também nos forçou a buscar conhecimento de uma maneira
diferenciada,fomos atrás do nosso conhecimento.Outro ponto positvo foi ter
ajudado a nós alunos, a desenvolver melhor a escrita e aprender novas maneiras
de ensino ao paciente,com o objetivo de mudança comportamental.
Apesar
da dificuldade de familiarização com a plataforma de ensino no início, onde
tive muitas dificuldades para entender e me relacionar com o site, este é de
grande valia como maneira de se transmitir um conteúdo.Foi interessante e um
desafio realizar uma matéria onde não temos o professor ali lado a lado.
Referências
Bibliográficas
1.
BRASIL, Hipertensão
Arterial Sistêmica; Ministério da Saúde. 2006. Disponível em:www.saúde.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23616.
Acesso em 20 Novembro 2013
2.
Zuardi,Atonio Waldo.Fisiologia do
stress e sua influência na saúde,Disponível
em:http://rnp.fmrp.usp.br/~psicmed/doc/Fisiologia%20do%20estresse.pdf
3
Nogueira,Maria Izabel dos Santos.A teoria do autocuidado e sua
aplicabilidade para a
enfermagem no programa saúde da família.(PSF) Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/70/2012_70_4028.pdf
4
Menezes,Carolina Baptista Por que
meditar? A experinência subjetiva da prática de meditação
.Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 3, p. 565-573,
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5
Tarouco
LMR. Plataformas para suporte a educação a distância. Revista Informática
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6
Mehlecke
QTC, Tarouco LMR. Ambientes de suporte para educação a distância: a mediação
para a aprendizagem colaborativa. Porto Alegra (RS). Disponível emErro! A referência de hiperlink não é válida..
Acesso em 22nov 2013.
7 Tarouco
LMR. Ambiente virtual de aprendizagem. Porto Alegre (RS). Disponível em URL:http://penta2.ufrgs.br/edu/ambvirt/ambvirt2t/sld013.htm.
Acesso em 23 nov 2013.
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BNN - ISSN 1676-4893
Boletim do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE)e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN).